1.12.08

Enfrentar a crise; algumas coisas que precisam de ser ditas

1) Eusébio disse no final do jogo da Trofa que o espírito da equipa local fez a diferença; eu gostava de saber porque é que a nossa equipa não teve um espírito que fizesse a diferença (é que espírito não custa dinheiro nem implica saber rematar à baliza...);
2) Eusébio voltou ontem a dizer, no final do jogo da TRofa, algo que até pode ser verdade, mas dito pelo líder tem leituras perigosas: «O Rio Ave vai andar ali [nos últimos lugares] até ao fim.»; Caramba, é preciso um pouco mais de ambição, mesmo que artificial; quem joga para o empate perde mais vezes do que ganha...
3) Aquilo que eu e outros temiam está a acontecer: o início de campeonato com os três grandes maquilhou a realidade da equipa, porque esses jogos funcionam como «doping» para os jogadores e não mostram a verdade; apenas a adiaram para a 10ª jornada...
4) A nova Direcção tem aqui uma primeira prova de fogo; depois de nos primeiros dias apenas falarem em vender jogadores, é tempo de viver o presente e de mostrar saber lidar com a crise; a dúvida maior será o que fazer relativamente à equipa técnica: dar confiança e aguentar até ao limite do razoável ou antecipar o problema o mais cedo possível? É preciso falar com os jogadores e perceber o estado dos espiritos...
5) Como é legítimo esperar deste blogue, aqui fica a minha opinião: Eusébio não tem condições para continuar; se o próprio não entende isso, alguém por ele que o faça ver que em dez jogos uma vitória é muito pouco; é por isso mesmo que se chama chicotada psicológica!
6) Eu confio nesta equipa; já vi todas as da primeira liga a jogar e não sinto que Estrela, Naval, Trofense, Belenenses ou Paços de Ferreira sejam melhores. Esta equipa tem condições para se manter na primeira liga, mas precisa de vida nova.

5 comentários:

Anónimo disse...

na minha opiniao á mt que eusebio deveria ter ido embora. Penso tambem que esta equipa precisa de 2 coisas: 1 homem golo e 1 chicotada psicologica!
E para que isso aconteça nao é preciso sair o treinador. Se revolucionar a equipa no procimo domingo, isso vai mexer com os jogadores e haverá melhorias com certeza(resultou com jesualdo em kiev por exemplo).
Assim penso que é importante deixar os jogadores mais queimados de fora.Alguns nem sequer convocar!!!! Para mim, os queimados, sao o B.Mendes, Tarantini e o Evandro.
Depois outros que nao teem agradado: Ronaldo, Henrique e R. Matias.
Aestes juntam se Silvio e Mora lesionados.

O 11, em 4.4.2, seria este:
Paiva
M.Lopes
J. Humberto
Gaspar
Wires( ja jogou a defesa esquerdo)
V.Gomes
Delson
Niquinha
Livramento
Semedo
Chidi

Banco:
Cesar
F.Faria
B.Novo
A.V.Boas
Evandro
A.Carvalhas
Mateus

Mas penso que seria bom apostar no 4.3.3.
Para este o 11 seria diferente:
Paiva
V.Gomes
J. Humberto
Gaspar
Wires( ja jogou a defesa esquerdo)
Niquinha
Delson
Livramento
A.Carvalhas
M.Lopes
Mateus

Banco:
Cesar
F.Faria
B.Novo
A.V.Boas
Evandro
Semedo
Chidi


O 11 em 4.3.3 para alem da tactica faz entrar 4 habituais suplentes(2 deles em posiçoes diferentes), e altera a posiçao de 2 jogadores.
Na normalidade mantem se Paiva, Gaspar, Delson, Livramento.
Muda muita coisa. ACABA POR SER UMA ENORME CHICOTADA SEM MUDANÇA DE TREINADOR.

Renato Sousa disse...

Concordo que as declarações de Eusébio mostram muito pouca ambição e conformismo com a posição actual. O líder tem que dar o exemplo e não é com estas palavras que se motivam os jogadores. Já no ano em que não subimos me lembro de quando ainda era possível matematicamente subirmos o Eusébio dizer numa entrevista que já era muito difícil dar a volta à cabeça dos jogadores. Mais uma vez mostra que a parte psicológica e a comunicação não são claramente o seu forte.
Quanto à sua continuidade ou não, deixo à consideração da direcção.
Certo é que enquanto estiver à frente do Rio Ave, não me vão ver assobiar durante os jogos, quer a treinadores quer a jogadores e é isso que peço no próximo jogo, que se apoie incondicionalmente a equipa para não estarmos a dar tiros nos pés.

FORÇA RIO AVE!

Carlos Saraiva disse...

Por norma sou contra o «chicote». Não vi com bons olhos a saída de Toni da trofa, de Mior do Restelo e fui dos que defendeu que Jesualdo deveria ficar no Dragão, pelo menos até passar os testes de fogo - Kiev, Alvalade e Guimarães.
Porém, há algo em Eusébio que me faz desconfiar da aptidão deste para ser treinador de futebol: a forma como fala para a comunicação social.
Treinar uma equipa não é só escolher 11 e definir uma estratégia. Existe toda uma componente de liderança e motivação que Eusébio definitivamente não domina.
Mas será que a culpá do Rio Ave ser último é só de Eusébio?
Talvez não. A verdade é que o Rio Ave tem uma boa equipa do meio campo para trás, mas no ataque faltam soluções. Resta saber se não as tem porque Eusébio não soube escolher, ou se não as tem porque faltam meios financeiros para ter melhor.
Porém, bem vistas as coisas, talvez nesta altura, em que a equipa me parece descrente, o «chicote» possa ajudar.

P.S. - Uma leitura de um imparcial, pois como sabem não sou rioavista.

http://chutodeletra.blogspot.com/

Anónimo disse...

Boas,
Como já referi JE nem sequer devia ter começado a epoca, ou não se lembram do sofrimento q foi subir divisão com o melhor plantel da II dito por varios treinadores? (menos JE, claro)!!
Mas foi dado o crédito e infelizmente atingiu o limite rapidamente e a partir daqui começam-nos a cobrar juros que podem ser altos de mais caso não se faça algo JÁ.
Ninguém aqui é anti-JE, amamos é demais o Rio Ave para ouvir alguem dizer que o RA está num lugar onde possivelmente passara o resto do campeonato, isso Sr.JE não lhe perdoarei, nem aquela do final do jogo de Barcelos "equipa na I jogadores de II". Eu quero ver o RIO AVE no lugar que merece e JE não me parece seja o treinador indicado, já lá vao 2 anos e tal e andamos sempre aflitos, MUDANÇAS são necessárias.
tn

Anónimo disse...

POR FAVOR Eusébio, SAI!!!! Chega de tanto sofrimento!!!!!