SAÍDAS:
1) Guarda-redes: Magrão;
2) Defesas: Costinha, Josué, Devenish, Sávio e Helder Sá;
3) Médios: Tanlongo, Adrien, Ventura, Joca e João Teixeira;
4) Avançados: Embaló, Ukra, André Pereira, Aziz, Zé Manuel e Boateng.
A estes poderemos ainda acrescentar que no decorrer da época e tendo uns mais impacto que outros: Guga, Hernani, Ruiz, Frederico Namora e Lomboto.
Outros jogadores que fizeram parte do plantel mas que não foram utilizados também saíram, fosse por empréstimo ou a título definitivo: Hiago, Rhemi, Noah e Lucas Flores.
Dos que saíram no final da época eram titulares indiscutíveis quando esta terminou Costinha, Tanlongo, Joca e Aziz, sendo que Josué, Adrien, João Teixeira, Embaló e Boateng eram jogares que alternavam a titularidade com o banco mas que jogavam frequentemente.
FICARAM:
Houve obviamente permanências e aqui vou incluir os jogadores que já cá estavam fosse a título definitivo ou estando na altura emprestados:
1) Guarda-redes: Miszta e Jhonatan;
2) Defesas: Vroussai, Nóbrega, Pantalon, P. William, Aderllan e Fábio Ronaldo;
3) Médios: Amine, Vítor Gomes e João Graça;
4) Avançados: NENHUM
Karseladze é um lateral que se mantém, mas no ano passado não fez qualquer jogo na equipa A e este ano não aparece no site oficial como integrado no plantel pelo que não o considero.
ENTRADAS
Entraram de novo (e aqui vou incluir todas as entradas anunciadas para a equipa A, pois só no final da época saberemos se foram efectivamente para a equipa A ou jogaram nos Sub23):
1) Guarda-redes: Sina;
2) Defesas: Muniz, Petrasso, Omar, Tomé e Panzo;
3) Médios: Demir, Aguilera, Okkas, Neto e Novais;
4) Avançados: Ole, Clayton, Igbokwe, Kiko, Medina, Hassan, Zoabi e Morais.
Posto isto em termos efetivos neste mercado saíram 17 jogadores, permaneceram 11 e entraram 19. jogadores.
Temos um plantel de 30 jogadores, pelo que creio que havendo ainda alguns mercados abertos poderá dar-se a saída de um ou outro e alguns deles poderão ter sido contratados para os sub23, nomeadamente: Zoabi, Medina, Okkas, Demir ou Sina. Foram ainda contratados Kostoulas e Lazar, mas estes não constam no plantel no site do Rio Ave FC no plantem.
Destaco as saídas de Costinha, Joca e Aziz (além da impressionante proeza de não manter nenhum avançado).
Enalteço a permanência de Jhonatan acima de todos (pois é o melhor jogador do Rio Ave FC nas últimas 3 épocas e este ano já foi o nosso melhor jogador em 2 jogos) e de se conseguir ficar com Vroussai. Ficar com Amine, Vitor Gomes e com 4 centrais da época passada. além do guarda-redes, também dá estabilidade num plantel com tantas mexidas daí para a frente.
Espero muito de: Omar, Panzo, Novais, Morais e Clayton.
Notas:
Temos 30 jogadores de 16 nacionalidades.
Temos 7 centrais - 4 do ano passado e os 3 novos abaixo dos 23 anos.
Temos 2 centrais canhotos, que acho fundamental no sistema em que jogamos.
Só temos um lateral esquerdo canhoto, mas este parece que tem qualidade para agarrar o lugar.
Não temos nenhum avançado que permaneça da época passada o que pode configurar alguma dificuldade inicial na construção de ataque organizado.
À primeira vista, um mercado muito movimentado do Rio Ave FC, com um plantel demasiado extenso e muitas mexidas no ataque. Reforços são 3 jogadores experientes na primeira liga e no clube (2 desses 3, mas há muitos anos fora do país), mas a maior parte jovens: 4 portugueses e os restantes que são a maioria não são portugueses nem têm esse conhecimento do nosso futebol.
É acreditar.