A realidade mudou no Rio Ave (SAD). Se antes tínhamos um núcleo duro e que via entrar poucos jogadores de época para época (apenas alguns reajustes) agora a realidade mudou.
Consultando o site da Liga Portugal podemos verificar:
- O Rio Ave FC SAD inscreveu 35 jogadores na Liga Portugal
- São 5 os guarda-redes inscritos
- 8 defesas centrais inscritos
- 6 laterais (se contarmos com Vrousai e Ronaldo a laterais)
- 9 Médios
- 7 jogadores para a zona mais avançada do campo
1. Parecem-me demasiados jogadores e demasiados defesas centrais. Muitos poderão dizer que muitos dos 35 jogadores jogarão a maior parte do tempo nos sub-23 e que muitas equipas têm mais jogadores inscritos, no entanto não deixa de ser verdade que são uma opção para Luís Freire utilizar na liga e devem treinar a maior parte do tempo com o plantel principal visto serem contratações "caras" ou empréstimos de um ano.
2. Guarda - Redes: Jonathan neste início da temporada assume-se como primeira opção visto mesmo depois da péssima exibição na primeira jornada ter mantido o lugar. Miszta é segunda opção e certamente espera uma oportunidade para entrar no onze inicial. Se não for esta temporada, será na próxima. A terceira opção de guarda-redes deverá recair num dos outros inscritos (Radojicic, Sina e Sauri). É díficil perceber quem o será visto nenhum dos 3 ter feito qualquer minuto até hoje em qualquer equipa do Rio Ave.
3. Quanto aos defesas centrais, o número é enorme. Muniz deve ir rodar para os sub-23 nesta fase inicial, mas qual é a lógica do Sporting emprestar o jovem central por uma época se o mesmo poderia jogar nos sub-23 do clube como tem feito nas últimas duas temporadas? Por isso acreditar que Luís Freire vê nele uma possibilidade para o plantel inicial.
Já Kostoulas que ganhou a Youth League o ano passado pelo Olympiakos, veio para rodar nas camadas jovens do Rio Ave mas o seu rendimento (4 golos em 4 jogos e otimas performances) levou a que o central fosse inscrito na liga.
Para além destes jogadores, ainda existe Nobrega, Pantalon, Santos, Panzo, Patrick William e Petrasso todos eles claramente jogadores para o plantel sénior.
4. Vrousai não começou a lateral direito o campeonato mas as chegada de Omar levou-o a essa posição. Tomé não soube aproveitar as jornadas iniciais para se afirmar e Vrousai deverá ser a opção principal para lateral direito nesta fase. Do outro lado, foi chegar e jogar. Omar jogou frente ao Arouca e foi um dos melhores em campo. Dá para perceber que tem algo de especial e que dificilmente não será titular (arrisco-me a dizer absoluto) enquanto por cá andar.
Ainda existe Okkas (jogador que não foi apresentado mas foi inscrito) que deverá jogar nos sub-23, Ronaldo que jogou pouco nas 4 jornadas iniciais e quando entrou entrou para zonas mais avançadas no terreno fincando a dúvida se será "devolvido" à sua posição inicial e Jorge Karseladze que não teve qualquer oportunidade a época passada e poucas deverá ter este ano independentemente da saída de Costinha.
5. Ora no meio campo, Amine, Vítor Gomes e João Graça ficaram e entraram mais 6 médios: regresso de Novais, e entrada de Martin Neto, Tiknaz, Aguillera, Valentim e Olinho (que está inscrito como médio). Amine embora seja um jogador um pouco limitado a nível tecnicamente tem demonstrado ser o patrão neste momento no meio campo face ao empenho e esforço que aplica. Deverá continuar pelo menos nas próximas jornadas. Vitor Gomes deverá ser solução a partir do banco assim como João Graça. Novais tem sido titular e tem subido de rendimento sendo que Aguillera do pouco que jogou já demonstrou muita qualidade e penso que será questão de tempo até Freire ser "obrigado" a colocá-lo no onze titular. Valentim apesar de estar inscrito deverá ir rodar para as camadas jovens sendo que Olinho tem desiludido.
Martin Neto e Tiknaz chegaram no fecho do mercado, são jovens que são apelidados como promessas mas terão de demonstrar que merecem uma oportunidade. São poucos lugares para tanta gente.
6. Serão 2/3 posições disponíveis para 7 jogadores. As opções passam por Clayton, Morais, Hassan, Zoabi, Chukwudi, Kiko Bondoso e Medina. Clayton faz-me lembrar Vinicius - é uma força da natureza, tecnicamente não é muito bom mas aplicasse em todos os lance e não dá um lance por perdido. Tem sido o nosso PL de referência de deverá manter-se mesmo com a chegada de Hassan que já está numa fase da carreira descendente não obstante de poder ser importante em vários momentos. Zoabi apesar de ser um jovem internacional não deverá ser aposta de Luís Freire ao longo desta temporada assim como Chukwudi. Kiko Bondoso poderá ser uma boa opção para ser lançado a espaços mas não acredito que se afirme no onze inicial. Morais foi inicialmente colocado a lateral direito mas a exibição foi tão má e Freire foi tão "criticado e questionado" que dificilmente voltará a cometer o mesmo erro. Poderá ser um reforço muito útil. Medina foi uma grande aposta por parte da nossa SAD (investido 1.5M na sua contratação) mas desconheço o seu valor e nunca o vi a jogar. Será um jogador a seguir.
Para finalizar, faço as minhas apostas para esta temporada:
Melhor Reforço: Omar
Surpresa: Aguillera
Desilusão: Tomé
Nota: Correção feita ao artigo. Inicialmente disse que Zoabi e Chukwudi ainda não tinham sido convocado. Erro meu! Prontamente corrigido quando foi detetado.
Nota: Correção feita ao artigo. Inicialmente disse que Zoabi e Chukwudi ainda não tinham sido convocado. Erro meu! Prontamente corrigido quando foi detetado.