A equipa sénior feminina do Rio Ave alcançou o primeiro grande objetivo da temporada na 2.ª divisão nacional. Ao vencer o Romariz por 4-1, o conjunto orientado por Mara Vieira assegurou um lugar na fase de Apuramento de Campeão e de subida, garantindo, pelo menos, a continuidade na divisão atual.
Com duas jornadas ainda por disputar nesta fase inicial – um confronto com o Vitória SC em Guimarães, a 9 de novembro, e outro com o Rio Tinto, em Vila do Conde, a 16 de novembro –, a equipa de Vila do Conde soma 12 pontos, um a menos que o líder Gil Vicente. No entanto, já está garantido que terminarão entre os quatro primeiros lugares, condição necessária para avançar para a fase seguinte.
Nesta próxima fase, as quatro equipas do Norte – com Rio Ave e Gil Vicente já apurados, enquanto Braga B e Vitória SC estão perto de o conseguir – vão juntar-se a quatro equipas do Sul para disputar um mini-campeonato. A equipa vencedora deste campeonato subirá diretamente à liga principal, enquanto a segunda classificada terá uma oportunidade de promoção num playoff contra uma equipa da primeira divisão.
Este formato cria uma reta final intensa para as equipas, que jogarão entre si em duas voltas (em casa e fora), com o objetivo final de alcançar a promoção.