3.11.24

O Fim da Era Luís Freire no Rio Ave FC: Um Olhar Sobre as Estatísticas






A ligação de Freire ao Rio Ave terminou, deixando para trás números que espelham um percurso marcado por altos e baixos, onde a estabilidade e o crescimento se viram, muitas vezes, manchados por desempenhos inconsistentes.

Ao longo de 129 jogos no comando do Rio Ave FC, Luís Freire alcançou um total de 36,43% de vitórias, o que, em teoria, representa uma prestação mediana, mas que esconde desafios e dificuldades sobretudo na primeira liga. Com um registo de apenas 13,95% de vitórias na primeira liga, o técnico viu as suas aspirações e ambições para o escalão máximo frequentemente ofuscadas por resultados aquém do esperado.

Os empates foram, talvez, o reflexo mais evidente das dificuldades do treinador em consolidar um Rio Ave competitivo na Primeira Liga. Freire registou 64,35% de empates neste escalão. Este fator contribuiu para a sensação de estagnação e falta de progressão que levou, em última instância, ao fim da sua passagem pelo clube.

No que toca aos golos, a balança também pendeu desfavoravelmente. Na primeira liga, o Rio Ave sob o comando de Freire marcou 82 golos e sofreu 106 golos. Já na segunda liga, a história foi um pouco diferente: a equipa marcou 52 golos e sofreu 31, números que ajudaram o Rio Ave a regressar ao principal escalão, mas que, infelizmente, não foram replicados com o mesmo sucesso na Primeira Liga.

A fase final da sua passagem pelo Rio Ave foi também marcada por críticas da massa associativa e pela crescente pressão sobre a administração, que acabou por ver nesta separação uma solução inevitável.

A saída de Luís Freire encerra assim um ciclo de mais de três anos de trabalho, deixando para trás a memória de uma subida de divisão, mas também a de uma primeira liga onde os resultados ficaram aquém do desejado (principalmente este ano).

Hoje, despede-se um treinador que deu o seu contributo para o clube, mas que encontrou obstáculos maiores do que as suas soluções.

Podes consultar aqui uma infografia que permite aferir a relação dos objetivos delineados pela SAD para esta época, com os objetivos de Freire e posição atual da equipa.