26.11.24

A Comunicação Seletiva do Clube. "Surpreendido? Nada."



Este fim de semana, a equipa de sub-15 de futsal do Rio Ave assegurou um lugar na fase de Apuramento de Campeão ao vencer o Maia. Um resultado positivo e, claro, amplamente divulgado pelos canais oficiais do clube. Contudo, como tem sido prática recorrente nos últimos anos, outros resultados importantes, mas menos favoráveis, foram convenientemente ignorados na comunicação oficial do clube.

Um exemplo disso foi o silêncio sobre o desfecho do jogo da equipa sub-19 de futsal. A derrota desta equipa determinou que a equipa disputará o playoff de despromoção, um momento desafiador que, aparentemente, o clube optou por não partilhar com os seus associados. Coincidentemente, o clube publicou todos os resultados das equipas de Futsal (Seniores, Sub-17 e sub-15) à exceção deste mesmo (que é o único negativo).

Este padrão de comportamento — divulgar apenas os feitos positivos enquanto se omitem os menos agradáveis — levanta questões sobre a transparência e a abrangência da comunicação do clube.

Num clube desportivo, a comunicação deveria ser um reflexo de tudo o que acontece, bom ou mau. Divulgar todos os resultados, de todas as equipas, deveria ser o padrão. Esconder as dificuldades não as faz desaparecer, apenas cria uma desconexão entre o clube e os seus adeptos.


A Importância dos blogues
É precisamente nesta lacuna que os locais de escrita dos associados, como este blog, assumem uma importância preponderante. Estes espaços tornaram-se essenciais para garantir que os sócios têm acesso a informações abrangentes e imparciais sobre a realidade do clube. Apesar de alguns locais alinharem com a mensagem da direção, muitos blogs e perfis mantêm a sua independência, informando sem filtro e sem amarras, como deveria ser o papel de uma comunicação verdadeiramente transparente.


Uma Nota Final ao Diretor de Comunicação (Vítor Ramos)
E, por falar em comunicação, não posso deixar de o dizer. O diretor de comunicação do clube, Vítor Ramos, demonstrou no sábado uma grande exigência ao queixar-se do trabalho da comunicação social. Resta-nos perguntar se essa mesma exigência se reflete internamente na gestão da comunicação do clube. Talvez fosse interessante aplicar a mesma minúcia internamente divulgando os acontecimentos menos positivos, que também fazem parte da história do Rio Ave. Afinal, a honestidade informativa é tão valiosa quanto as vitórias em campo.