O fenómeno do multiclube, onde um investidor detém várias equipas, tem gerado várias discussões.
Um exemplo importante para nós é o do empresário Evangelos Marinakis, que controla o Olympiakos (Grécia), Nottingham Forest (Inglaterra) e Rio Ave (Portugal) e, alegadamente, está em negociações para adquirir o Monza (Itália). Esta abordagem oferece vantagens financeiras e estratégicas, pois permite desenvolver jovens talentos e realizar transferências internas, otimizando recursos e contornar algumas questões fiscais e de fairplay financeiro.
No entanto, o modelo também levanta algumas preocupações. Detendo vários clubes, há o risco de influências desportivas em jogos entre as equipas, especialmente em competições europeias. A UEFA tem regulamentações que proíbem a participação de clubes com o mesmo proprietário numa competição europeia, mas o crescimento de redes multiclube torna difícil monitorar possíveis conflitos de interesse.
Talvez seja por isso, que Alexandrina Cruz e o Rio Ave FC nunca mais fizeram referencia ao empresário Evangelos Marinakis e nunca assumiram ou vão assumir que a aquisição foi feita pelo empresário grego mas sim por uma sociedade criado este ano.
Assumir que a aquisição foi também feita pelo dono do Olympiakos e Nottingham Forest poderá trazer problemas futuros quando uma ou mais equipas estiverem apuradas para a mesma competição europeia.
Talvez até seja por isso que Alexandrina Cruz em Novembro de 2023, quando apresentou a proposta do empresário grego, tenha tido o cuidado de dizer que a proposta ainda podia cair é que assim, depois da aprovação dos sócios e da transformação da sociedade, poderá sempre dizer que sempre disse que aquele negócio podia cair e que caiu mesmo tendo feito um novo negócio com a sociedade RAH Sports.
A título de curiosidade, fui ver as transferências que existiram entre os 3 clubes neste mercado de inverno:
Vrousai -> Olympiakos para o Rio Ave
Antzelo Sina -> Olympiakos para o Rio Ave
Konstantinos Kostoulas -> Olympiakos para o Rio Ave
Costinha -> Rio Ave para o Olympiakos
David Carmo -> Nottingham Forest para o Olympiakos
Marko Stamenic -> Nottingham Forest para o Olympiakos
Omar Richards -> Nottingham Forest para o Rio Ave
Panzo -> Nottingham Forest para o Rio Ave
Brandon Aguilera -> Nottingham Forest para o Rio Ave