18.8.25

Empate previsível em jogo imprevisível

Inexplicavelmente sofremos muito na 2ª Parte.

Há quem veja este gesto após o golo como um adeus de Cleiton!

1ª Parte

Previsível 1: a equipa titular,  apenas 1 Reforço Athanasiou

Previsível 2: O Golo, jogada bonita, a melhor do jogo e que deu  o 1º golo da época do nosso Goleador Clayton.

Previsível 3: A expulsão, com aquela entrada só podia ser expulso.

Previsível 4: O sistema tático, 3x4x3 - Pelos jogos jogados, era previsível que o treinador grego  aproveitasse o 3x4x3 de Luis Freire em detrimento do 4x3x3 de Petit.

Previsível 5: O resultado na 1ª parte de 1-0, era merecido.

2ª Parte

Previsível 6: A reação do Nacional - A jogar com 10,  pareceu que tinha mais jogadores que o Rio Ave. A atitude das duas equipas inverteu-se e advinhava-se reviravolta.

Previsível 7: As substituições, que em nada trouxeram tranquilidade ao jogo, o treinador chegou mesmo a mexer na posição dos 5 defesas.

Previsível 8: O golo do Nacional, mais do que merecido, o nacional foi melhor e o golo apenas repôs alguma justiça no marcador.

Previsível 9: Jogo muito macio por parte do Rio Ave,   sem acutilância, pouco intenso que só reage depois do empate do Nacional.

Previsível 10: O melhor em campo André Luis.

O que foi sendo ainda mais previsível: A falta de ideias, de ritmo,  incapacidade de ser melhor que o adversario (já havia ficado patente no jogo com o Al Nassr) na 2ª parte quando estávamos 11 contra 10, não matamos o jogo quando tivemos chances para o fazer, e demos ao Nacional suficiente tempo e moral para crescer no jogo ao ponto de este merecer empatar.

Ideia final:  A equipa tem jogadores para dar passos mais seguros mas a jogar sem a nossa "garra caxineira, muito nosso sem igual" permite que adversário tenha tempo para pensar. Sem bola não se ganham jogos. A jogar com supremacia(11 contra 10), temos que ter bola, temos que ter supremacia. O resultado é justo e não se compreende muito bem esta incapacidade da equipa em ser superior perante "este" Nacional. Por momentos este sistema tático pareceu-me igual ao do Luís Freire.  Achei a equipa demasiadamente apática principalmente na 2ª parte, problemas físicos? não sei, a ver vamos! Foi uma entrada com erros, e ficou quanto mim patente que este sistema de jogo precisa de "Alas"  com maior capacidade(melhores) para  darem a tal  amplitude aos flancos que este sistema exige.