A viragem do campeonato é sempre um momento para as mais variadas reflexões. Hoje falo-vos do comportamento do nosso relvado.
No último jogo do Rio Ave em casa, foi impossível não reparar no estado do relvado. Tufos a levantar e a relva visivelmente frágil deram o mote para a conversa com os vizinhos de cadeira (pessoas que estão ao meu lado no estádio). A opinião era unânime: o relvado parecia estar longe dos seus melhores dias e, talvez, entre os piores da Liga Portugal.
Num estádio com um volume de jogos tão reduzido, era difícil compreender a fragilidade evidente do tapete verde.
Com a curiosidade, decidi consultar os dados oficiais disponibilizados pela Liga Portugal sobre a classificação dos relvados das equipas da Primeira Divisão. Confesso que fiquei surpreendido com o que descobri: o relvado do Estádio do Rio Ave está classificado como o 9.º melhor da Liga, numa competição que conta com 18 equipas.
De acordo com os critérios da Liga, a classificação do nosso relvado é de 3,73, numa escala de 0 a 5. Embora esteja longe da perfeição, está, curiosamente, acima do que eu e os meus vizinhos achavamos. Para referência, o relvado do Gil Vicente e do Benfica partilham o topo da tabela com uma nota impecável de 5,00.
No entanto não deixa de ser importante referi que a classificação final de época ao longo das temporadas, tem vindo a piorar de ano para ano sendo que a época passada recebeu a pior classificação final de sempre (desde que há este ranking).
SEGUE AQUI O MERCADO DE INVERNO DO RIO AVE