Com o mercado de transferências aberto, é sempre interessante acompanhar a evolução dos jogadores emprestados pelo Rio Ave. Estas cedências, que visam o desenvolvimento e a valorização dos jogadores, nem sempre resultam em experiências positivas, mas permitem ao clube avaliar o potencial de cada jogador. Eis o ponto de situação dos jogadores que estão a representar outras equipas:
Emprestado já em setembro, Miguel Nóbrega mudou-se para a Polónia, onde integra o plantel do Piast Gliwice. Apesar das expectativas iniciais, o defesa-central de 24 anos ainda não conseguiu impor-se na equipa. Desde a sua chegada, participou apenas em três jogos.
O lateral-esquerdo, que tem contrato de longa duração com o Rio Ave, foi cedido ao Feirense no início desta temporada. Hélder Sá começou por ser suplente, mas assumiu a titularidade à 6.ª jornada da Segunda Liga. No entanto, perdeu esse estatuto à 10.ª jornada e desde novembro que não tem sido utilizado.
Amine Rehmi é outro jogador a evoluir no Feirense. O extremo, contratado em definitivo pelo Rio Ave no ano passado, tem tido uma época irregular. Após três titularidades em que foi substituído antes dos 60 minutos, passou a ser utilizado como suplente nos minutos finais dos jogos. Tem apenas um golo marcado.
Julien Lomboto tem sido, até ao momento, o caso mais positivo entre os emprestados. Após um empréstimo à Oliveirense na época passada, o defesa/médio defensivo foi cedido ao Torreense no início desta temporada. Lomboto tem sido titular em quase todos os jogos da equipa, que atualmente ocupa o 4.º lugar na Segunda Liga e luta por um lugar que dê o acesso à primeira Liga.
Noah, que tem contrato válido com o Rio Ave até Junho de 2027 e que estava cedido até ao final da temporada à Académica (joga atualmente na Liga 3), vai ser emprestado ao Leça FC (atualmente joga no Campeonato de Portugal). Noah renovou o seu vinculo contratual há menos de um ano, quando Alexandrina ainda coordenava o futebol sénior. Na sua passagem pelo Rio Ave (apenas cinco meses), realizou 13 jogos pelos sub-23 tendo marcado 6 golos. Já esta época foi emprestado à Académica onde realizou 15 jogos tendo marcado 3 golos e feito uma assistência.