Com a transformação da nossa Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas (SDUC) numa Sociedade Anónima Desportiva (SAD), o Rio Ave FC iniciou uma nova era, caracterizada por uma gestão que prioriza os resultados financeiros, alicerçada no sucesso desportivo. Esta mudança reflete-se diretamente na forma como o clube é agora gerido, assumindo uma lógica empresarial onde o retorno financeiro dos investidores é fundamental.
É natural que, neste contexto, Marinakis tenha optado por uma reestruturação profunda. Jogadores que eram pilares do clube no passado já não fazem parte do plantel, com os novos administradores implementarem uma "limpeza" quase total. Do núcleo da equipa sénior, que contava com mais de 25 jogadores na última época, apenas Vítor Gomes, Graça e Pantalon continuam a vestir as cores do Rio Ave. A saída de Pantalon nesta janela de transferências parece iminente, o que pode reduzir ainda mais esta lista.
Esta abordagem tem gerado desagrado entre alguns adeptos, especialmente com a saída de jogadores acarinhados como Jonathan e mais recentemente Aderlan Santos. Contudo, é importante recordar que a presidente Alexandrina Cruz foi sempre clara sobre a direção que o clube iria seguir (embora a mesma possa ter romantizado a situação algumas vezes). Desde o início, transmitiu a mensagem de que o Rio Ave teria de ser gerido como uma empresa, rompendo com o modelo que vigorava no passado. O que vemos hoje a acontecer é o retrato que Alexandrina nos traçou. Alexandrina não nos mentiu. Agora é fazer como o povo diz: "é lidar". Podemos criticar o facto de a mesma não dar a cara nestes momentos, mas Alexandrina "disse-nos ao que vinha".
Com a possível saída de Pantalon em janeiro e o contrato de Vítor Gomes a terminar em junho de 2025, é plausível que o Rio Ave inicie a próxima temporada sem nenhum jogador do plantel que marcou presença na época anterior, com a exceção de Graça.
Esta nova realidade indica que revoluções no plantel de época para época podem tornar-se a norma. Foi esta a solução apresentada e a maioria dos sócios decidiu avançar com esta transformação.
SEGUE AQUI O MERCADO DE INVERNO DO RIO AVE