10.7.24

Chukwudi, Zaobi, e Georgios - As incógnitas.

Afirmar-se-ão na 1ª equipa? 
Ou será que vão rodar todos nos sub23? 
Para mim são uma total incógnita. 
Total beneficio da dúvida ao scouting.

  Hoje o Rio Ave anunciou a contratação de mais um jovem de 20 anos, um médio centro ou ala que pode jogar nas 3 posições do meio campo,chama-se Georgios Okkas, um esquerdino, Cipriota / Australiano ou seja tem dupla nacionalidade. Pelo que pude constatar, é um médio centro puro, com grande capacidade de aceleração, muito bom tecnicamente, e porque é jovem muito pouco se consegue extrair da internet,  mas aqui fica o que de mais importante consegui apurar: 

 



- Soma já 10 internacionalizações pelas seleções jovens do Chipre, jogou as últimas 2 épocas no Fulham no campeonato U21 (os sub 21 ingleses) e despediu-se do Fulham o mês passado marcando o golo com que a sua equipa se sagrou campeã da taça  U21 premier league.  Temos por isso que esperar para ver e dar o beneficio da dúvida ao scouting do Rio Ave. Pelos vistos trata-se de uma grande promessa, de um jogador com muita qualidade, mas que vai entrar num campeonato profissional pela 1ª vez. com muito pouca experiência em campeonatos profissionais. Torna-se assim necessário, quanto a mim, algum tempo de adaptação. Esta contratação entra claramente na minha lista de jogadores que para já são uma total incógnita, e refira-se já são 3, todos eles muito jovens, e com muito pouca experiência. Acredito que também este jogador se possa juntar aos sub 23, isto depois claro está de ser avaliado pelo nosso treinador. Se não agradar durante esta fase de apuramento de forma natural de inicio de época, acredito mesmo que seja cedido aos sub23. 
Algumas imagens do jogador 1 2 

Na semana passada também muito jovem o Rio Ave anunciou Goodluck Igbokwe Chukwudi, um Nigeriano, de 22 anos, que estava a jogar numa equipa chamada KAA Gent da 3ª divisão da Bélgica. Sabe-se pelo transfermarket que efetuou na época passada 22 jogos, e marcou 4 golos, e que na época 22/23  havia feito 31 jogos e marcado 12  golos.  É um avançado, ponta de lança, alto e possante, mas não existem praticamente imagens na internet sobre este jogador e não se consegue aferir das suas potencialidades. Assim para mim este jogador  é também uma grande incógnita, e porque tem menos de 23 anos, acho que também ele poderá rodar nos sub23 se eventualmente o treinador entender que ainda lhe falta formação. Também tentei apurar o porquê da aposta neste jogador, disseram-me que é um jogador que tem uma margem de progressão e um potencial elevadíssimo( este é sem dúvida o novo paradigma do nosso clube, compra-se potencial). Facto curioso, é que o seu empresário (empresa) é o mesmo que representa Bukayo Saka, jogador do Arsenal e da seleção Inglesa. 

Será que temos craque? A ver vamos. 

Quanto a mim Goodluck, Georgios, e Zoabi(falei dele recentemente), são jogadores de potencial, e não jogadores de referência para que o treinador os possa integrar imediatamente num possível 11 para fazer uma época descansada,  daí  o meu titulo de lhes chamar incógnitas. Espero enganar-me e para bem de todos desejo que todos eles se tornem grandes e autênticos craques.