6.7.24

Kiko Bondoso - Muito bom jogador mas a contratação é arriscada

 Guerra de Israel com o Hamas abre portas ao regresso a Portugal antes do esperado.
 Foi Campeão pelo Maccabi Tel Aviv mas fez muito pouco devido a lesão.


 É uma contratação de risco, mas damos o beneficio da dúvida ao scouting, falta informação sobre o empréstimo, nomeadamente  quem paga o salário e quanto é que o RAFC SAD pagou por este empréstimo.
  Vamos a dados, antes do Macabi(já lá vamos) foi o melhor jogador  do Vizela durante 4 anos, em boa verdade existem videos no youtube onde se vê o jogador a discursar, juntamente com outros companheiros no balneário do Vizela  sendo-lhe atribuindo a grande responsabilidade das várias subidas dos Vizelenses, bem como dos bons anos na 1ª liga. E do Vizela pouco mais podemos dizer, porque os números apenas são grandes na titularidade, onde fez no total cerca de 71 jogos na 1ª liga.  Mas em termos de golo, e assistências, a coisa não é muito famosa, com apenas 8 golos, e 9 assistências nas 2 épocas parece-me pouco para tanta e apregoada qualidade. No Macabi, a coisa foi diferente, apesar de ter ganho o campeonato, o Kiko, logo a seguir á transferência em agosto do ano passado por 1 milhão de euros, lesionou-se no menisco já ao serviço do Macabi, e consequência disso, apenas fez 13 jogos(nem sempre a titular), sendo que em muitos deles já na parte final do campeonato(foto) foi preterido na convocatória.  Ora isto atira-me para o meu 1º comentário sobre o jogador. Tudo depende de como vem, se vem com as suas qualidades físicas intactas, é uma boa contratação, não acredito que o nosso scouting e os nossos médicos nos testes não se tenham precavido em relação a isso. Se não estiver bem fisicamente, pode ser complicado recuperar um jogador  que praticamente não jogou a época passada.
É um jogador muito técnico, um estremo puro que tanto joga na direita como na esquerda, no Vizela fazia as 2 posições muito devido ao facto de jogar muito bem com os 2 pés, mas "ele" diz que prefere jogar pela esquerda. Ainda segundo ele, diz-se rápido, ágil drible fácil, sem medo de errar, enfim, pelo que fui ver, parece-me de facto um jogador com qualidade, mas não sei se será um titular absoluto, pois Luis Freire gosta mais de jogar com alas, do que com extremos puros devido à sua ideia de jogo. Também me parece obvio que o treinador está à procura de dar outras dinâmicas/nuances à equipa e por conseguinte  mais soluções para os vários momentos do jogo.

A minha avaliação global: Trata-se sem dúvida de um bom jogador, e parece-me uma boa aquisição, no entanto acarreta algum risco devido ao seu passado recente.