A última contratação antes do Rio Ave Fc SAD ir para estágio foi a do Inglês Panzo de 23 anos. Um central esquerdino, e que nas últimas épocas jogou quase sempre a central pela esquerda, e em outras tantas como central pelo meio. Este jogador foi durante muito tempo uma promessa do Chelsea, mas após as suas conquistas pela seleção e na English Youth League foi vendido pelo clube de Londres sem perspectivas de valor acrescentado.
A 1ª grande transferência deste jogador valeu 3 milhões ao Chelsea, o Mónaco foi o comprador, e deve ter esfregado as mãos pela "pechincha", (só 3 milhões por uma promessa, e campeão?)mas como podem confirmar pelas imagens o jogador não se afirmou nem na Equipa B do Mónaco, nem tão pouco depois de ser vendido novamente por um valor próximo da anterior transferência(3.4 milhões) ao Dijon, sendo que mais recentemente custou ao Nottingham 1.7 milhões de euros, onde também não se afirmou, e desde ai tem andado em sucessivos empréstimos.
Mais uma vez posso e baseado nos factos, afirmar que, é muito dinheiro investido em
potencial(no total este jogador no carrossel de compras e empréstimos já fez rodar cerca de 8 milhões de euros, e abordo este tema desta forma porque
o jogador tarda em se afirmar como um verdadeiro titular por onde recentemente tem passado). Preocupa-me que o Rio Ave Fc possa ser mais um nessa falta de afirmação, neste trajeto periclitante. O facto de ter conseguido alguns títulos internacionais pela Inglaterra, fez crescer quanto a mim muito o valor do jogador, e os seus empresários mais uma vez alegadamente venderam potencial, potencial esse que não tem conseguido convencer os clubes por onde Jonathan tem passado. Se não vejamos:
O jogador tem verdadeiramente e apenas uma época a titular desde os seus 17/18 anos, jogou regularmente quando estava ao serviço do Coventry na premiership (2ª liga Inglesa - 22/23) no total fez 34 jogos. Quanto à época anterior os números e comparando-os com a tal do Coventry são menos de metade, 878 minutos jogados, distribuídos por 16 jogos em 23/24, números que se podem confirmar pela imagem abaixo. Ou seja foi uma época praticamente inteira, no banco.
É um empréstimo, sim é, mas a que custo para o nosso treinador?
Trata-se realmente de um reforço?
Ou de um empréstimo com 2ªs intenções?
Os números deste jogador, como jogador são muito fracos, e aí não tem como esconder, não me parece que esta contratação seja algo trabalhado pelo scouting(Bexiga), mas sim pela tal politica de "carrossel de jogadores" no qual o nosso presidente, me parecer ser o verdadeiro responsável pela contratação. Nós sabemos que esta politica existe, e que cada vez mais nos vamos ter que habituar a vê-la por aí. Já os números(valor em Euros) as transferências são altíssimas, pressionando o nosso "dono"( e do Nottingham) a tentar colocar o jogador a titular em Vila do Conde, como forma de recuperar o investimento de 1.7 milhões que o Nottingham fez quando pagou pela transferência de Panzo vindo do Dijon.
Perante tudo isto, veio-me á cabeça uma pergunta, o jogador veio para o Rio Ave FC Sad para jogar ou fazer CV? Para ser verdadeiramente um reforço, ou para fazer banco e/ou balneário?
Bom, neste momento não consigo dizer, pelo que
vi o jogador parece ter alguma qualidade, mas ainda não consegui ver erros, na net só colocam os melhores momentos e por isso só encontrei "
Highlights". Sinceramente, espero que este jogador seja realmente um reforço, e que o nosso treinador, que é quem tem a responsabilidade de o colocar a jogar, consiga extrair dele o que os outros clubes por onde Jonathan passou não conseguiram, tem a palavra nos próximos jogos, o nosso treinador, boa sorte Mister...