3.4.21

Gil Vicente: que meninos.

Só me ocorre falar em tiros nos pés. Tenho muita dificuldade em falar depois de um jogo tão mal conseguido. Em falar, em jantar, em manter os olhos abertos. O Rio Ave joga o pior futebol da primeira liga.
Quando tudo corre mal, corre mesmo mal. Camacho lesiona-se, Aderllan se calhar também (ainda não fui à procura de saber o que lhe aconteceu, estou sem vontade...) ACTUALIZAÇÃO: falta de memória, mea culpa: Aderllan estava castigado!
e Pelé também não regressou bem da selecção da Guiné. As ausências são importantes, mas o plantel tem mais soluções. Não são jogadores iguais, nunca são, mas são alternativas, são escolhas válidas para formar sempre um 11 que seja capaz de vencer. Hoje não foram. Hoje só conseguimos ter ascendência por um período curto quando o treinador tirou Brandão e meteu Guga. Sobre Brandão não há muito a dizer. Lutou, correu, foi atrás da bola. O futebol do Rio Ave não parece gostar de um ponta de lança, Brandão ou outro. O treinador gosta de ter bola, gosta de tecer teias, de ter bola no pé, de ter controlo, de centralizar o jogo, de partir em posse de uma baliza à outra. Não parece haver alternativa a este modelo. Miguel Cardoso gosta do futebol assim, mas não terá no plantel jogadores que o satisfaçam totalmente para lhe permitir jogar como gosta. Talvez deva procurar adaptar-se ao que tem, procurar com estes atletas criar uma forma de jogar que dê mais frutos. Mas não sei se tem flexibilidade para tal. Para quem gosta tanto de ter sempre o controlo das operações e de ter um plano bem mecanizado, foi curioso ver a mudança de ideias em cima de uma substituição e não usar nem Pelé nem Anderson e que estavam prontos pra entrar e optar por Ronan. Pelé chegou a estar junto da linha com o quarto árbitro à espera de uma paragem para entrar. Pareceu desnorte. E desnorte parece toda a temporada. É natural que nestes momentos tudo se questione. Quando se tem o sal a ser esfregado numa ferida aberta é mais difícil de conter as críticas. A época é atípica, prometia imenso, mas está a servir-nos do pior que já provámos em muito tempo. Que se faça uma reflexão e que se aprenda. Não é tudo mau, mas encontramos mais feijão com bicho do que aquele que vamos poder cozinhar. A equipa partiu-se e a cola que se usou pra se consertar não está a ser muito eficaz.

Tudo espremido, perdemos porque o Gil Vicente foi melhor que nós. Não tinha tido até marcar melhores oportunidades que nós, mas jogava melhor, mais objectiva, mais solidária, mais decidida. Nós não fomos os homens que o treinador falava há umas semanas atrás.