23.4.21

As palavras de ASC ao Record

As palavras do presidente ao Record com reprodução no site e redes sociais do clube tiveram repercussão negativa junto de um número considerável de adeptos, a julgar pelas reacções sobretudo no Facebook.
Reclamava-se (reclamavam alguns) do Presidente mais visibilidade neste momento mais delicado e ele apareceu. Não sei dizer se foi na hora certa, mas o Presidente apareceu. A mensagem não é muito diferente da que eu passaria se estivesse no leme do clube: união. Haverá certamente conclusões já tiradas sobre os motivos de termos uma prestação tão abaixo do esperado, mas não me parece que seja já, agora, o momento de fazer o julgamento e condenação. Que poderia dizer mais ASC do que aquilo que disse? Assumir que é culpado de tudo, que só fez más escolhas e que no Rio Ave é tudo mau? Ou sacudir responsabilidades e  começar a apontar dedos e nomear culpados? Acusar os atletas de mau profissionalismo, os treinadores de incapazes ou outros elementos da estrutura como incompetentes? É isso que vai de um momento para o outro por a equipa a jogar melhor, que vai fazer os golos aparecerem do nada? Eu acho que não. Se a panela já ferve, não interessa aumentar o lume. 
É evidente que houve erros no planeamento da temporada e erros ao procurar emenda-los. Terminada a temporada faça-se a apreciação, dispense-se quem tiver que se dispensar se o seu trabalho é fraco, se o comportamento é errado e prejudicial ao clube, se houver quem não tenha sabido ou querido honrar as nossas cores.
Se vamos andar a pedir cabeças na guilhotina e sangue na calçada todos os dias estamos a contribuir para o desacerto. Eu não estou para aí virado agora. Tenho um desencanto do tamanho do mundo, mas ainda há uma época pra salvar.