12.4.21

Ainda sobre os dedos em riste do treinador.

foto: site oficial do Rio Ave

Não devemos reclamar para nós em cada momento, em cada situação, um regime de excepção para o que, em circunstâncias normais, consideramos ser a atitude, o comportamento, o padrão exigíveis a outros. Encontrar sempre um escape para justificar estarmos nós, grupo ou individuo, dispensados de cumprir com o que exigimos e apontamos a outros é desonesto. Pode ser confortável para o nosso ego, mas no fundo só nos retira credibilidade. 

Não é, pelo histórico do nosso actual treinador, de todo o caso. O treinador justificou-se na conferência de imprensa, o clube e muito bem, publicou um comunicado. Concedo e condescendo ao treinador a humanidade do acto. Gostava, porém, que Miguel Cardoso para além de tudo o que disse na conferência de imprensa, não pedisse apenas desculpas ao Boavista. O treinador afirmou estar bem consciente da sua responsabilidade social e no seguimento desse contexto apresentasse desculpas pelo acto em si. Não o fez, admito que não tenha sido propositado, nem sempre a presença de espírito num momento assim nos ajuda e não ajudou nem na conferência de imprensa, nem antes quando fez o gesto.

Espero que não se repita, espero que não torne o treinador alvo de constantes provocações no futuro à procura de mais reacções semelhantes, espero, ainda que desesperançado, que o futebol seja só bola a rolar e atletas em competição pela vitória. Espero ainda para ver se haverá castigo ao treinador.