31.1.10

Empate em Setúbal; 20 pontos, finalmente

O Rio Ave empatou a dois golos em Setúbal; dois golos de Chidi e com Carlos expulso ao primeiro minuto (penalti que resultou no primeiro golo do Setúbal).

Algumas notas:
- a jogar muito tempo só com 10, o empate é positivo para o Rio Ave (mas o Setúbal acabou com nove);
- depois de estar a perder por 1-0, o Rio Ave deu a volta e esteve a ganhar por 2-1; o pássaro fugiu;
- o ciclo de derrotas foi interrompido;
- Nelson Oliveira foi suplente mas não se estreou;
- Chidi foi novamente titular e lá se foi a minha previsão; atendendo aos dois golos [algum dia a bola tinha de entrar...], ainda bem que o foi...
- Chidi ganhou a Keita, mas por outro lado Keita ganhou a Chidi [quem falhava mais golos]!
- Wesllem estreou-se a titular mas saiu aos dois minutos para entrar Mora!!! Nem terá tocado na bola.
- Sidnei continua no banco;
- O meio campo do Rio Ave também foi diferente do habitual: Vilas Boas, Chaves e Tarantini;
- O Rio Ave fez 20 pontos, com duas jornadas de atraso...
- 20 jogos e 30 pontos ainda é matematicamente possível, mas...
- Magno foi o 19º

Sílvio: clubes? interessados? e?

Aqui está uma notícia que precisaria de ser melhor explicada: «existem clubes portugueses interessados na contratação do defesa lateral Sílvio. O dirigente ficou a par das novidades pelo empresário do jogador, Paulo Barbosa». Para sair já? Com que contrapartidas? A menos que lá para Maio se volte a falar disto.

Tomás: «oferta do emblema árabe é bastante vantajosa em termos financeiros»?

50 mil euros, uma «oferta do emblema árabe (...) bastante vantajosa em termos financeiros»? Estão a brincar connosco?

OU seja, tanto quanto se percebe até amanhã de manhã Tomás ainda é jogador do Rio Ave... Também fica claro que, mesmo sem Tomás, «Carlos Brito afirmou com todas as letras que "não está prevista a chegada de mais nenhum reforço" para o Rio Ave»

30.1.10

João Tomás de sáida? Malditos 50 mil euros!!!!!

A Bola diz que João Tomás deve deixar ainda hoje de ser nosso jogador: «está de partida para o Al-Sharjah, clube da Liga dos Emirados Árabes Unidos, cuja equipa é orientada pelo técnico português Manuel Cajuda». O Rio Ave recebe 50 mil euros e Tomás 25 mil por mês.

O meu comentário:
- Malditos 50 mil euros!
- a notícia não é surpresa mas ninguém a desejava!
- Tomás vai fazer muita falta;
- ainda se arranja alguém para o seu lugar ou será Fogaça o 'reforço' da segunda volta?
- Por gostar dele, desejo-lhe que não marque um só golo nas arábias, e que volte em Agosto!!!!

(Setúbal - convocatória) Só Nelson Oliveira

Tal como aqui adiantámos, só Nelson Oliveira faz parte das opções de Brito no jogo de amanhã em Setúbal.
Foram chamados 19:
Guarda-redes: Carlos e Mora.

Defesas: Gaspar, Jeferson, Fábio Faria, Sílvio, Zé Gomes e Magno.
Médios: Ricardo Chaves, André Vilas Boas, Adriano, Wires e Tarantini.
Avançados: Evandro, Wesllem, Chidi, Sidnei, Nelson Oliveira e Bruno Gama.

Notas: ficam em Vila do Conde os três lesionados (Tomás, Bruno Mendes e Fogaça, que hoje treinaram à parte), mais Felipe e Bruno Moraes. Sobram três: Trigueira, Terroso e Valdir (e Vítor Gomes, castigado). O plantel tem 28 porque Nelson Oliveira está inscrito como junior.

29.1.10

João regressa ao Esposende

João, o quarto guarda-redes do Rio Ave, vai regressar ao Esposende, de onde veio no final de Dezembro.

É um desfecho natural, porque é o quarto guarda-redes mas sobretudo porque não há lugar na lista de inscritos. Claro que João foi sacrificado neste processo e devemos ter isso em atenção no futuro.

Em Setúbal com Nélson Oliveira? (ACT)

Sem Tomás (e com Chidi longe dos golos), é provável que Brito dê uma oportunidade a Nélson Oliveira, que marcou pelo Benfica no passado fim de semana. O Nélson já está inscrito e acredito que venha a ser titular.

PS - como quase sempre acontece com jogadores brasileiros, os certificados internacionais demoram a chegar; Felipe Alberto e Bruno Moraes ainda não estão inscritos (embora no caso do portista o certificado venha do outro lado... do rio!)

ACTualizo, com a leitura do Record, que diz «trio de reforços não entra de início já em Setúbal». Estranho, na medida em que se o certificado internacional de Felipe Alberto não chegou e se Bruno Moraes não compete há quase 15 meses (mas não lhe fazia mal entrar a 15 ou 20 minutos do fim, para ganhar ritmo), já o argumento para Nelson Oliveira não jogar parece-me muito fraco: «os 18 anos que conta levantam um grande ponto de interrogação sobre as habilitações para, no imediato, render de forma eficaz o lesionado João Tomás». Isto parece-me um disparate; Nelson tem 18 anos e continuará a ter; se veio é porque tem qualidade. E, além do mais, quem é que nós temos para «render de forma eficaz» João Tomás?

O caso Trigueira: contratar três guarda-redes?

As contas relativamente ao período-Mora, suscitam-me outra reflexão: o papel de Trigueira na equipa do Rio Ave (em 24 jogos fez um!).
Desde o dia 18 de Outubro do ano passado que Trigueira não tem uma oportunidade. Numa circunstância normal nem sequer é convocado. Não é difícil concluir que Brito deixou (temporariamente?) de contar com ele.
Partindo do pressuposto de que Carlos não continuará em Vila do Conde, de que Mora não renovará e de que Trigueira não é opção, estamos perante um cenário de três novos guarda-redes na próxima época?

(Por mim, sempre o disse, Trigueira merece sem dúvida uma segunda oportunidade)

NOTA: a próxima época não se prepara em Junho ou Julho, até porque há renovações para decidir. Mas não pretendo voltar ao assunto da próxima época nas próximas semanas; a prioridade, agora, é conseguir a manutenção!

Até segunda-feira tudo pode acontecer?

A Bola diz que, excluído Balboa, o plantel não vai sofrer alterações; que não vai sair nem entrar ninguém. Mas as inscrições só terminam segunda-feira (31 é domingo...)

28.1.10

Surpreendente descoberta

os textos que se seguem foram interceptados em mensagens de correio electrónico trocadas entre Setúbal e Vila do Conde durante esta semana. A identidade dos autores dos textos não me foi revelada. A fonte também não revelo. Trata-se de textos chocantes. Não os coloquei no Youtube porque não sei como se faz.

Texto1
"Olá. Vamos manter a aposta do costume este fim de semana?"
Texto 2
"Boas. Sim, mas tenho a certeza que vou ganhar. Queres mesmo?"
Texto 3
"Sim! O jogo é em minha casa, vou ter mais protagonismo. Quanto vale?"
Texto 4
"5 euros. Dizes isso para ver se me intimidas. O jogo pode ser em tua casa, mas estou em melhor forma que tu."
Texto 5
"Apostado! Podes estar em melhor forma, mas a forma é apenas temporária, a classe é permanente. E nisso ganho-te sempre!"
Texto 6
"És um gabarolas! Para quem já marcou 5 golos este ano, estás com muita garganta! É 1\3 dos que marcaste cá em 3 anos!"
Texto 7
"Já admiti que tens estado melhor que eu, mas não dura sempre. Já marcaste 1! Vais ver! Já agora, vê se trazes o disco de de Amadou & Maria que te emprestei quando fui aí jogar."
Texto 8
"Marquei um porque correu mal. O disco emprestei-o ao Carlos pra se ambientar com a música africana por causa da CAN. Não me esqueço. Nós é que devíamos ter ido."
Texto 9
"Somos da velha escola, já ninguém nos aprecia! Queres lançar um número para tornar isto mais animado?"
Texto 10
"Vale! Pelos 20 minutos da primeira parte já falhei 4 golos!!! Se fizeres melhor, dou-te 5 euros e ainda te pago um jantar no Burger King!"
Texto11
"Só 4??? Por essa altura já falhei uns 6 no mínimo!!! Tá apostado!!!"

Preocupante. Já dei a minha contribuição e mais não digo. Quem quiser saber mais que investigue. Faça-se um Apito Dourado. Sugiro o nome "Alvo Falhado" para a operação!

Na tua ausência, Carlos

Mora fez 6 jogos.

- 1 para a Taça de Portugal em casa com o Guimarães, 20-1-2010, empate 2-2 nos 90 e 120 minutos. Vitória com total de 6-4 nos penalties.

- 2 para a Liga, ambos em casa, derrota com Benfica 0-1 e derrota com Leiria 0-2, a 09-1-2010 e 17-1-2010 respectivamente.

- 3 para a Taça da Liga, a 3-1-2010 vitória em Guimarães por 1-2, a 13-1-2010 empate 1-1 em casa com o Nacional e finalmente a 24-1-2010 derrota por 1-2 com o Benfica em casa.

Mora sofreu 9 golos, mais 2 no desempate por penalties da Taça de Portugal. 3 derrotas, 2 empates, 1 vitória em 5 jogos em casa e 1 fora.

Confirma-se: Carlos já defende!

A informação que ontem aqui coloquei de que hoje Carlos já estaria a treinar confirma-se.

A equipa com uma média de idades mais elevada...

... é, de acordo com esta fonte, o Rio Ave: 27 anos em média por jogo na primeira volta.

Sinceramente surpreendeu-me esta informação; é certo que Gaspar (34), Tomás (34) , Zé Gomes (33) ou mesmo Carlos (30) já não são jovens [mais Mora: 35, Bruno Mendes, 33, Chaves, 32, Evandro, 35] mas ser a equipa com jogadores mais velhos em toda a primeira liga é sempre algo preocupante para o futuro.

Mais disparates? Agora é Jorge Ribeiro

A Bola junta ao nome de Balboa o de Jorge Ribeiro, que estaria a caminho de Vila do Conde (a notícia é esta, mas na versão completa em papel). Mas o mesmo jornal também o dá em Belém!

À partida é um disparate - a menos que Sílvio esteja de saída. A propósito, as propostas foram rejeitadas?

Isto só acaba mesmo no dia 1 de Fevereiro!

Obrigado TVI! (ACT)

Para quem, como eu, gostaria de ir a Braga apoiar o Rio Ave mas não tem hipótese de lá chegar em tempo útil, aqui está uma boa notícia: o jogo dá na TVI. E são mais 100 mil euros pela transmissão do jogo!

PS - Os próximos  quatro jogos do Rio Ave para a Liga são domingo às quatro da tarde, em casa e fora.

ACtualizo a 29/1: como escrevi no Rioavistas, o jogo é a esta hora para não estragar o prime-time nocturno da(s novelas da) TVI

Balboa? Nem o rocky... (ACT)

«Javier Balboa rejeitou ser cedido ao Rio Ave até final da época, depois de ter sido oferecido pelo clube da Luz ao emblema de Vila do Conde, envolvido no negócio de Fábio Faria, que chegará a Lisboa no Verão. Contactado pelo CM, Carlos Brito admitiu que o extremo guineense foi uma possibilidade colocada pelos encarnados mas não escondeu as dificuldades no acordo. “O Benfica apresentou-nos esse cenário mas ainda não está nada certo. Vamos aguardar”, disse». «(...) até porque os encarnados e o jogador pretendem valorizar o investimento feito no atleta, contratado a época passada ao Real de Madrid por 4,5 milhões de euros». «O jogador, de 24 anos, vai voltar a Espanha para ser emprestado até final da época a um emblema da 2.ª Liga» (ACT: vai para o Cartagena da segunda divisão espanhola e vai muito bem!)

O meu comentário: sempre que um jogador rejeita vir para o nosso clube, e ainda por cima isso se sabe, não é agradável. O assunto não terá sido bem trabalhado internamente? Balboa não é um jogador desinteressante e é extremo direito, como Brito quer(ia); mas se não quer vir, que se lixe o Balboa!

27.1.10

Médio

O excesso confunde-me. Se a questão do extremo é verdade, sai alguém? O treinador está mesmo descontente com Sidnei? E com Chidi?
Porque não vem um médio criativo, organizador de jogo? Não se encontrou ninguém ou estamos bem assim? Eu quero um médio com essas características porque acho que não temos nenhum. Prefiro-o a mais um extremo. Ou então o extremo que vier tem de ser uma imediata mais-valia para o plantel, daquelas que chegam e é logo para jogar para nunca mais sair.

Carlos já esteve hoje no estádio

... para fazer uma segunda volta ao nível da primeira.
É uma excelente notícia, sobretudo para quem temia que ele não voltasse.
Amanhã já estará a treinar.
(outra coisa completamente diferente é se continuará a ser nosso guarda-redes na próxima época; será difícil que isso aconteça, até porque não faltarão clubes das 'arábias' a propor-lhe contratos em que ganhe 10 vezes mais do que em Vila do Conde)

PS - Carlos a titular já no próximo jogo, até porque Mora está 'tocado'.

(Acho que no próximo jogo em casa a direcção deveria preparar uma pequena homenagem a Carlos, uma vez que se trata de um nosso jogador que foi internacional; Carlos poderia também oferecer uma camisola ao nosso 'museu'; é uma sugestão, apenas)

O elogio a Valdir

«Valdir (...) continua para mim a ser dos melhores laterais-esquerdos portugueses. Tem tido muito azar com as lesões mas continuo a acreditar no seu potencial. É um grande lateral-esquerdo, tem facilidade de jogo incrível, é muito inteligente a jogar. É dos melhores laterais com quem joguei até hoje (...). E sei que ainda vai conseguir aquilo que deseja, pois, quando se trabalha como ele faz, isso acontece» (Hugo Viana, no Record de hoje).

Agora que o negócio de FF está confirmado...

... o Benfica vai comunicá-lo à CMVM?

Parece não haver dúvidas de que são dois milhões de euros (no balneário os seus colegas chamam «dois milhões a Fábio Faria»!), mas a minha curiosidade é se são dois milhões apenas por FF ou se também há ali dinheiro da percentagem de Fábio Coentrão.

26.1.10

Balanço da participação na Taça da Liga: positivo!

Concluída a participação do Rio Ave na Taça da Liga, eis um balanço:
- cinco jogos, duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota (que ditou o afastamento, num grupo muito forte);
- cinco golos marcados e quatro sofridos (os golos são bens preciosos, mas o balanço é positivo);
- Sílvio foi o único jogador que fez os cinco jogos a titular (Adriano fez quatro a titular e um a suplente e Tarantini também fez os cinco, mas dois a suplente);
- Sidnei não fez nenhum a titular (tal como Trigueira, Terroso ou Valdir, mas isso são outras contas)
- Fogaça foi titular uma vez;

Descubram tudo aqui; por alguma razão o Gil perde tanto tempo a juntar os números...

O número de inscritos (corrigir a correcção?)

Acho que, enquanto não terminar Janeiro, não se poderá fazer um balanço do plantel em termos quantitativos.
Sem os reforços e sem Serrão, são 25, diz a Liga. Se Nelson Oliveira for inscrito como junior é menos um e, assim, ficam 27.
Isso significa que, afinal, João não vai ser inscrito (Carlos vem a caminho...).
E que para vir o tal extremo terá mesmo de sair alguém.

Sílvio de saída?

Acabo de ouvir na TSF que Paulo Madeira (que trabalha para Paulo Barbosa) e o próprio empresário de Sílvio esteviveram em Vila do Conde esta manhã com propostas para que o defesa-esquerdo saia já em Janeiro. Também ouvi que nenhuma delas é do Sporting.
Aguardemos, portanto, eventuais novidades.

Felipe Alberto vai ser inscrito (ACT); excesso de avançados

... é o que se deduz da informação de que será um dos três reforços hoje apresentados.

(Já o disse antes, Brito não está muito satisfeito com o rendimento de Sidnei; a titularidade de Chidi, domingo, foi mais um sinal disso; Felipe Alberto pode ser alternativa)

ACTualizo: Dessa conferência de imprensa, que decorreu ao fim da manhã, fica a certeza de que estes três reforços vão ser inscritos e que ainda pode vir mais um jogador, um extremo (direito, percebe-se, para fazer concorrencia a Bruno Gama).

O meu comentário:
O Rio Ave tem neste momento Tomás, Chidi, Gama, Sidnei, Evandro, Wesllem, Fogaça, Felipe Alberto, Bruno Moraes e Nelson Oliveira. 10 avançados (e é uma avaliação apenas quantitativa). Só o Benfica terá mais. Não vão continuar os dez, certamente, porque só podem ser três titulares, mais três no banco e quatro não convocados? 

25.1.10

A última semana de 'mercado': emprestar Terroso rapidamente

Com dois ou três reforços assegurados (dependendo se Felipe Alberto vai ser inscrito), mais João, o Rio Ave não deve registar mais entradas até ao fim de Janeiro.
As novidades podem vir do lado das saídas.
O departamento de futebol tem naturalmente as suas prioridades, mas eu entendo que o caso de Tiago Terroso deve ser apreciado. Terroso não teve oportunidade de mostrar o seu valor - e quando teve foi para se sacrificar pela equipa - e devia ter tido. Todos os jogadores deveriam/merecem uma oportunidade. Penso que, daqui para a frente, dificilmente terá (a médio-esquerdo não é opção, a extremo-esquerdo também não). O Rio Ave deveria empenhar-se em encontrar um clube da Liga de Honra que o pudesse receber até ao fim da época e onde ele possa mostrar as suas qualidades (defendi isto no final de Dezembro, antes do ciclo de cinco jogos, muito mais agora...). Nem que seja o Varzim...

Dos nossos jogadores

Eu, que sou fã eterno do Miguelito, lamento que a carreira dele esteja num mau momento: vai ser emprestado pelo Marítimo (onde joga pela equipa B) ao Belenenses!
(Miguelito - tu és grande e vais dar a volta por cima; Caro Henrique: vendendo Sílvio, Miguelito poderia voltar!)

Já agora, ontem mais um jogo curioso na segunda B: Vizela (com André Serrão a titular) e Vianense (com Pedro Coentrão e Bruno Graça a titulares) empataram; e o Vizela (de Daniel Ramos) cada vez mais longe do primeiro lugar.

Do ciclo de cinco jogos seguidos

Liga: Rio Ave 0, Benfica 1
TdL: Rio Ave, 1 - Nacional 1
Liga: Rio Ave, 0 - Leiria 2
Taça: Rio Ave, 6 - Guimarães, 4
TdL: Rio Ave, 1 - Benfica 2

Ou seja, cinco jogos, uma vitória, três derrotas e um empate.
Mesmo havendo dois jogos com o Benfica, não se pode fazer um balanço positivo (em termos quantitativos).
A derrota com o Leiria custou a 'engolir' e com o Nacional podiamos e devíamos ter feito mais.

Ainda assim, e para além dos resultados finais, acho que se pode dizer que com 5 jogos em pouco mais de 20 dias, e com um plantel com as nossas características, não estivemos mal. Lutámos até ao fim na Taça da Liga (éramos os últimos, à partida, ficámos em segundo), conseguimos seguir na Taça de Portugal e só na Liga foi mesmo mau. A equipa nunca caiu, o relvado também não ajudou, mas o plantel não nos desonrou. Só aquele jogo com o Leiria...

Taça de Portugal; azar!

Vamos jogar fora [fizemos três jogos em casa, a sorte não dura sempre] e logo em Braga [o que não deve dar grande receita] (ainda por cima é a meio da semana).

Mas não entramos em campo derrotados, claro. Será difícil, mas podemos conseguir o acesso às meias-finais!

O preço dos bilhetes e a assistência no estádio

Para quem como nós (eu e o Gil, entre muitos outros, claro) defende que com bilhetes mais baratos haverá mais gente nos estádios, ontem foi interessante ver mais gente no estádio do que no jogo anterior com o Benfica (atenção: o outro foi a um sábado e este a um domingo, que é pior; este era de uma competição mais desinteressante e na televisão havia muito futebol); mas com bilhetes a metade do preço o estádio teve mais gente.

PS - claro que conta o dinheiro que entra em caixa e nesse aspecto gostava de saber quanto é que cada jogo rendeu!

(da Liga; Benfica): nada a dizer, a não ser agradecer aos jogadores

Desta vez, e ao contrário dos últimos jogos, não saí com a sensação de que falhámos. O Benfica é muito melhor e nós entrámos em campo com limitações. Sem Tomás e mesmo sem Carlos esta equipa fica mais fraca. E apesar da falta de força não ter sido visível, é evidente que os jogadores se ressentiram.
Brito esteve bem ao tentar compensar a falta de Tomás com um 4-4-2 em estreia. Fê-lo com os jogadores que tem, não pode inventar outros (e se eles não rendem mais, vai bater-lhes?). Brito esteve mal ao apostar em Chidi, mas não quero alongar-me relativamente ao que diz o Gil (e que, genericamente, subscrevo).
Tivemos - como é lógico - poucas oportunidades de golo e marcámos num penalti que me pareceu no estádio não existir.
Perdemos e perdemos bem - a vida continua já domingo (aliás, acho que faz sentido dizer que o Rio Ave não tem plantel para três competições em simultâneo, muito menos jogadas de três em três dias). Vamos tentar ter mais sorte na Taça (e não receber o Benfica!).
Quero mandar um abraço aos jogadores: penso que todos deram o máximo e que honraram a camisola, mesmo aqueles que tiveram - da minha parte - nota negativa (apenas porque não corresponderam às minhas expectativas:; e nós queremos sempre muito para os nossos jogadores).
Descansem bem e tragam uma vitória para Vila do Conde no domingo, por favor!

PS - o melhor em campo foi Vilas Boas, com bons destaques para Sílvio, Fábio Faria [que ontem mostrou que sabe honrar a camisola que veste e não hesitou em jogar no máximo contra os seus ex-colegas, 'corrigindo' este pequeno lapso] e Bruno Gama

24.1.10

Taça da Liga - Benfica - não faltou muito

Tendo em conta que o Benfica não teve de jogar 120 minutos na 4ª-feira e que tem muito mais por onde escolher do que nós e com outra qualidade, só fez o que tinha de fazer. Não estou nem aborrecido nem triste, fizemos uma boa figura neste jogo dentro das limitações que temos. A equipa respeitou o Benfica um bocadinho demais, mas algumas das atenuantes para essa atitude já estão acima listadas. A alteração táctica não abalou muito a equipa, para isso já lá estava Chidi. Nada me move contra o nigeriano. Nada mesmo. Mas não posso mais com ele. Chidi é um a menos em campo. Chidi não se encontrou em campo. Não pressionava os defesas quando saíam com a bola, não prendeu os defesas adversários, não assistiu, não rematou, não fez coisa nenhuma. Chidi não pode continuar no Rio Ave. Emprestem o nigeriano, vendam-no, dispensem-no. Chidi não parece um jogador realizado ou feliz. Nestas coisas ou se tem ou não se tem. Eu não jogo à bola porque não tenho jeito, não pinto quadros porque me falta talento, não escrevo com a mão esquerda porque sou destro. Chidi não tem o que é preciso para estar no Rio Ave. Noutro sítio pode ser muito feliz, marcar golos, ser um ídolo. A mim dá amargos de boca, dores de estômago e o capital de crédito esgotou-se já há muito tempo. Esta é a última vez que falo de Chidi. Espero que quando tiver de voltar a fazê-lo seja para engolir uma a uma estas palavras. Caso contrário, ponto final.

Do resto do jogo: foi penalty?, não sei, acho que não, mas foi assinalado. O golos resultante daí deu para empertigar o Benfica e com um bocado de mais frescura e atrevimento até poderia ter dado para segurar o empate e seguir em frente. Não deu, assunto arrumado. Há reforços na equipa, há um jogo bem mais importante em Setúbal daqui por 8 dias. Nesse é que convem somar uma vitória.


Taça da Liga - Benfica - notas: por Vilas Boas não perdíamos

As minhas a negro, as do JPMeneses a verde.
Mora - 3, mesmo com a falha clamorosa numa reposição de bola ao pé, porque no resto julgo que esteve impecável. 2, se calhar os golos eram indefensáveis, mas podia esperar-se mais (uma exibição de luxo, para 3);
Sílvio - 2 hoje menos bem. 3, caiu na segunda parte, mas a primeira foi de luxo;
Gaspar - 3 na zona central impecável. 2, com algumas aflições (desnecessárias?);
Faria - 3 boa dupla com Gaspar. 3, muito trabalho, mas quase sempre muito bem;
Zé Gomes - 2, muito trabalho e quase sempre bem, mas foi dali que nasceu o 1-2. 3, trabalhou muito, quase sempre e merece nota máxima;
Vilas Boas - 3, enorme, o melhor de todos. 3, concordo. O melhor em campo;
Vítor Gomes - 2 que é um prémio pela entrega, porque a construir... 2, concordo; esteve muito em jogo, mas poucas vezes a fazer a diferença; Os passes saíram quase sempre mal;
Tarantini - 1 hoje viu-se mais em jogo e em muitas batalhas, mas não gostei muito. 1, é mais um jogador que não tem qualidades para jogar na primeira divisão (atenção: acredito que seja um excelente profissional e que treine todos os dias no máximo; mais, acredito que dê o máximo; mas não chega);
Adriano - 1, nem um apontamento digno de ficar-me na memória. 1, ao menos serviu para começar a construir uma opinião sobre Adriano: não tem lugar no Rio Ave (eu sei que estas coisas são desagrádaveis de se ouvir/ler, mas eu sou do Rio Ave, não sou de nenhum jogador);
Bruno Gama - 3, está a melhorar de jogo para jogo e hoje foi mais uma vez o mais perigoso do nosso ataque; 3, concordo;
Chidi - 1, uma completa nulidade; 1, plenamente;
Wires, Sidnei e Evandro - 1 porque não dei por eles em campo; 2, para Wires, que ainda fez duas posições em campo e tentou remar contra a maré; 1 para os outros

Brito - 1. Porque insiste em lançar Chidi. Eu não sei o que esperava o treinador de Sidnei ou que este não tem feito para agradar ao treinador, mas entre os 2 eu não hesitaria em escolher o brasileiro. De resto, gostei da alteração táctica para tentar equilibrar forças. Não há muita riqueza de escolhas, havia o factor cansaço, mas a imagem deixada não foi de todo má. Mas apostar em Chidi é como abdicar de entrar em campo com menos um. E por isso 1.
Brito - 2. Não era possível fazer muito mais. Claro que, como defendi, Sidnei seria uma opção mais válida, mas tirando isso Brito fez o que pôde com o que tinha; se a equipa não dá mais ou se o Benfica é muito melhor, que fazer? Apenas um reparo: depois do empate, e quando o Benfica estava em cima do Rio Ave, talvez se pudesse antecipar uma substituição, porque o meio campo não estava a produzir e porque só tínhamos um atacante;

(Benfica): Sem Tomás (e sem Fogaça), como será o ataque?

Brito convocou 19 para o jogo de logo.
Sem os três lesionados (Tomás, Brunos Mendes e Fogaça) e sem Carlos (e ainda sem os reforços), eis a lista:
Guarda-redes: Mora e Trigueira
Defesas: Gaspar, Jeferson, Fábio Faria, Sílvio, Zé Gomes e Magno.
Médios: Ricardo Chaves, Vitor Gomes, André Vilas Boas, Adriano, Wires e Tarantini.
Avançados: Evandro, Wesllem, Chidi, Sidnei e Bruno Gama

Ou seja, ficaram Terroso e Valdir, que não têm sido opçõs nos últimos jogos. Magno será provavelmente o 19º (e não é por Brito não estar satisfeito com as suas exibições; sei que está; é apenas porque tem de tirar um e Zé Gomes será o titular).

PS - agora falta saber o que Brito vai fazer com estes 19. Bruno Gama - em grande forma - é a única certeza

8-1 à Póvoa! (é mesmo uma semana histórica)

Vitória inequívoca do Rio Ave ontem em futsal frente à equipa da Póvoa (8-1). Na primeira parte a diferença entre as duas equipas não foi muito visível (1-0) mas na segunda houve baile. Estão todos de parabéns, pela magnifica exibição. E, sim, tudo parece apontar para a subida de divisão.
O Rio Ave contou com duas centenas de apoiantes e com a direcção do clube em força, desde o presidente ASC a vários vice-presidentes (além de outros elementos, claro) e do presidente da AG (que chegou o durante o intervalo e deu sorte!)

PS - o jogo visto pelos olhos da Póvoa (genericamente concordo).

23.1.10

Sem Tomás (o que eu gostava e o que vai acontecer....)

Eu gostava que o Rio Ave se apresentasse em campo, amanhã, com dois avançados - Gama e Sidnei - e quatro médios (Vilas Boas, Vítor Gomes, Tarantini e Adriano*). Seria uma pequena revolução táctica (que não deve estar treinada, é certo) mas que poderia surpreender o Benfica. Sobretudo, resolveria a ausência de João Tomás.
Brito não deve ir por este caminho. Ele gosta que os extremos do ataque fechem os defesas adversários e um 4-4-2 é menos eficaz nesse capítulo; depois, tanto quanto parece pelas últimas opções, Brito não anda muito entusiasmado com Sidnei (para lhe dar tanta responsabilidade)**.
Daí que pareça previsível que Chidi vá ser titular*** (pela mobilidade que consegue colocar em campo sempre mantém a defesa em respeito).****

* Wires não está em forma e poderia descansar;
** Até Evandro tem sido mais opção do que Sidnei;
*** Será, previsivelmente, o último jogo que fará a titular esta época (a não ser que arranque uma exibição portentosa!);
**** E um ataque com Gama e Chidi?

22.1.10

Tomás: apendicite!

As dores abdominais de João Tomás eram... uma apendicite. O avançado foi operado de urgência hoje e vai ficar parado algumas semanas! Para Tomás o abraço de solidariedade dos rioavistas!

PS1 - Não há Tomás para domingo (o raio da apendicite é amiga do Benfica!), mas poderemos contar, em Setúbal, com os dois reforços do ataque;
PS2 - Isto acontece no dia em que Fogaça regressa aos treinos.

Mora - o que é preciso dizer

É muito ingrato dizer isto na semana em que Mora foi o herói do apuramento. Mas a partir do momento em que - legitimamente - Mora coloca as coisas nestes termos não faz sentido adiar. Mora diz: «[o experiente guardião está em final de contrato com o Rio Ave, a sua "segunda casa", mas quer renovar, pois sente-se] "apto a continuar pelo menos mais dois anos". "Estou bem fisicamente e tratam-me com carinho no clube. Gostava de finalizar a carreira no Rio Ave"».
Eu, com a legitimidade de - genericamente - sempre o ter defendido [excepto no tempo que demora repor a bola...], entendo que o ciclo de Mora em Vila do Conde chega ao fim quando terminar a temporada. Admito sem qualquer problema que ele se sinta em forma e que possa fazer pelo menos mais duas épocas ao mais alto nível (e desejo-lhe os maiores sucessos), mas é tempo do Rio Ave procurar um guarda-redes que dê garantias (na baliza e quando tem de sair dela) de futuro (e que, se possível, possa ser um activo para eventual venda).

Empatar com o Benfica

Já se sabe, quem joga para empatar perde quase de certeza.
Mas não é a mesma coisa ter de ganhar ou poder «vencer» com um empate.
Não sei é como é que isto funciona na cabeça dos jogadores - se como um estímulo se como um inibidor. E é essa a minha grande dúvida para domingo.
Outra, mas menor, é o estado físico da equipa - a equipa está muito mais cansada do que o Benfica, mas a motivação pode ajudar a ultrapassar algumas dificuldades (pelo menos enquanto o resultado estiver equilibrado). Não será - acredito - pelo cansaço que o Benfica nos vai derrotar (até porque se não há relvado também não há treino, se não há treino não há desgaste...).

O Benfica é favorito, mas lá estarei acreditando que podemos equilibrar a partida e garantir as meias-finais da Taça da Liga. Seria uma semana histórica!

PS - se tivessemos ganho ao Nacional precisávamos na mesma de um ponto!

A pergunta que qualquer rioavista faz hoje:

João Tomás está a treinar?
Não.
Ainda não está recuperado (ontem teve de ir ao hospital em Braga).
Mas ainda não está perdida a esperança de que possa marcar ao Benfica!
Amanhã há treino e domingo também é dia!

Sobre a vinda de Bruno Moraes

«Lembram-se do FC Porto-Benfica para a Liga, em 2006? Esse jogo que os "dragões" venceram por 3-2, com um golo apontado aos 91 minutos por... Bruno Moraes? Pois bem, o brasileiro - que nunca conseguiu afirmar-se no plantel azul e branco - está de regresso aos relvados portugueses, agora para jogar em Vila do Conde. Bruno Moraes mantém vínculo contratual ao FC Porto, mas a verdade é que estava sem clube(...). O avançado, que termina no final desta época o seu vínculo com o FC Porto, irá nos próximos dias integrar os trabalhos da equipa vila-condense, mas não será opção para o jogo deste domingo frente ao Benfica, a contar para a Taça da Liga». (Público)

Jovens nas selecções; acabou?

É certo que na nossa equipa principal há alguns jovens que podemos vender nos próximos dois anos, mas parece-me preocupante que não haja jogadores do Rio Ave chamados às selecções mais jovens. Acabam de ser conhecidas as convocatórias sub20, sub-18 e sub-16 e não há um único jogador do Rio Ave. Tem sido assim nas últimas convocatórias.
Vale a pena alguém preocupar-se? alô François!

PS1 - o mais perto de Vila do Conde é Rui Coentrão, do Varzim;
PS2 - na selecção de sub-16 há 6 (!) jovens do Padroense (Senhora da Hora/Matosinhos); não seria de lhes pôr os olhos em cima?

21.1.10

Reforços: desconfiança

Para que se saiba: têm o benefício da dúvida.
Minha primeira impressão: desconfiança.

Moraes é infelizmente uma ferida aberta e, passe o exagero, passa mais tempo lesionado que a jogar. Nélson Oliveira desconheço em absoluto, desejo-lhe muita sorte, mas antes do mais desejo que para bem do Rio Ave não seja o Carvalhas que se seguiu.

Segunda impressão: de falta de homens no ataque passa-se a ter 5. Ou Moraes vem para ser um número 10?

Bruno Moraes é jogador do Rio Ave

... acabo de saber e cá está a informação para todo o universo rioavista (o «site» confirma); é o quarto Bruno no plantel!

(Obviamente que há uma dose de incerteza neste empréstimo que o FC Porto nos faz; Bruno Moraes não joga há muito tempo; mas é um excelente jogador, disso não há dúvida; e era alguém que estava na lista do Rio Ave desde o princípio; interessante como o Rio Ave consegue ir buscar um jogador ao FC Porto e outro ao Benfica; apesar de desejar que os reforços tivessem chegado mais cedo, parece-me muito bem trabalhado pelo departamento de futebol)

PS - vai ter de sair alguém, certo?

Corrigir um erro: 27 inscritos na Liga

ONtem escrevi que o Rio Ave estava a fazer contas ao número de reforços para os poder inscrever (27 jogadores na Liga) e fiz algumas somas. Esqueci-me de que João, o quarto guarda-redes, já foi inscrito, pelo que o Rio Ave não tem 25 mas são já 26 os inscritos. Com Nelson Oliveira são 27. E Felipe Alberto?
Ou não é inscrito ou tem de sair alguém.

O meu comentário: há três candidatos naturais a sair: Terroso, Valdir e, menos, Wesllem. Mas Fogaça também poderia ser uma hipótese. Vamos por partes: Terroso precisa de jogar; se não joga é melhor sair; Valdir precisa de jogar (para relançar a carreira); se não joga é melhor sair (para ele); Wesllem não tem tido oportunidades; Já o caso de Fogaça é muito diferente: Fogaça tem tido muito azar. Ele não tem culpa, mas o Rio Ave também não. Penso que se os direitos do jogador forem bem acautelados, se o processo for tranquilo e não parecermos um bando de malfeitores, penso que pode ser uma opção a estudar. Mas, pessoalmente, não o desejo. Por várias razões. Preferia por exemplo ver Terroso numa equipa da segunda liga (onde pudesse mostrar o seu valor) e deixar Fogaça em Vila do Conde.

Nelson Oliveira é reforço - já cá devia estar! (ACT)

Saúdo naturalmente a contratação do jovem Nelson Oliveira, emprestado pelo Benfica. É avançado, costuma marcar golos e pode ajudar-nos [claro que, à partida, preferia um ponta de lança de 'créditos firmados', mas compreendo que não seja fácil ou possível; além disso, como sempre faço, se é nosso jogador, tem toda a confiança à partida].
Mas permito-me deixar uma crítica aos responsáveis pelo nosso futebol (desculpe Henrique!): Nelson Oliveira ou outro qualquer já cá devia estar! Fogaça já está lesionado há muito tempo, Chidi não é opção e o que aconteceu com Tomás podia ter acontecido mais cedo ou mais tarde. José António, do Leiria, e Valdomiro, do Guimarães, que jogaram domingo e ontem respectivamente, foram contratados já neste defeso. E se já cá estivesse já teria sido opção.

PS - falar é fácil, eu sei, e quem está lá dentro é que tem os dados todos; mas se o adepto não desopila...

ACTualizo: de acordo com A Bola, Nelson chega a Vila do Conde na segunda ou na terça-feira, já que este fim de semana ainda jogo pelo Benfica frente ao Sporting (juniores).

(Taça; Guimarães) Houve vontade e força!

Gostei bastante da exibição do Rio Ave; aquilo que faltou nos últimos jogos (sobretudo no último) não faltou ontem: determinação, vontade e força.
O Rio Ave entrou muito bem em jogo e adiantou-se no marcador justamente.
Claro que o Vitória é melhor, tem melhores jogadores e até estava mais fresco fisicamente. Mas o Rio Ave esteve globalmente bem (excepto, talvez, no início da segunda parte, quando se percebeu que o nosso meio campo não estava a segurar a bola).
Além do mais entrámos em campo sem o nosso ponta de lança (o Vidal dizia, com alguma razão, que entrámos a perder). Ou seja, por tudo isto, a equipa revelou maturidade, personalidade e uma força que eu não imaginava.
A defesa esteve muito bem (Magno e Sílvio a brilharem, os centrais também, apesar de algumas fífias menos comuns), Vila Boas mostrou que é insubstituível e ontem apareceu Bruno Gama (e, no momento-chave, também apareceu Mora, claro). Magno, já o disse, foi o melhor em campo, com destaques muito bons para Sílvio, Gama e Vilas Boas.
Para Brito nota 3: desenhou o onze possível (e não havia muitas alternativas) e soube motivar os jogadores (quando corre mal a responsabilidade é sua, quando corre bem também deve merecer os louros). Mas, sobretudo, é 3 e não 2 pelas declarações finais. Pela coragem de responder a Paulo Sérgio e de defender a equipa e o clube. Pela atitude de 'não levar desaforo' para casa! Obrigado, Brito.

PS - não me pareceu falta para penalti aquele que Vitor Gomes falhou. Felizmente o Rio Ave não venceu com esse lapso do árbitro.

20.1.10

Taça de Portugal - Guimarães - Mora(L)

Jogo emotivo mas que mostrou que... O Rio Ave não está bem. A equipa que perdeu em Guimarães mas jogou muito, eclipsou-se. Hoje até começou bem, activa e lutadora, adiantou-se por um penalty que não sei julgar, mas depois esteve sempre a correr atrás da bola, a ver o Guimarães crescer e a jogar melhor. As nossas boas competências defensivas vão compensando a má produção a meio-campo e no ataque. Na defesa, a guardar a baliza, Mora esteve no mau e no bom. Para a frente da defesa, só Vilas Boas e Gama estiveram ao nível do que lhes era exigido. O meio-campo é, foi, mais uma vez o nosso pior sector. Não há ideias, não há rasgo, não há muita coisa digna de elogio a não ser a abnegação e a fibra do capitão Vilas Boas. No ataque, Sidnei está irregular em termos exibicionais, Chidi fez uma boa assistência para o golo de Gama mas é manifestamente pouco. Gama foi sempre o mais perigoso e intencional nas suas acções. Hoje foi o Gama que eu espero ver mais vezes. Belo golo em habilidade.

Nota 2 para Carlos Brito. Eliminatória superada, em esforço, mas superada. Há que fazer alguma coisa para melhorar o nível exibicional e a moral, porém. E o Benfica não é o melhor adversário para isso por uma conjugação de factores: muito mais fresco que nós, muito mais moralizado que nós e vem cá precisado de ganhar. Haverá pernas e inspiração?

Taça, Guimarães; um-a-um: Bruno Gama, Magno e André Vilas Boas

As do João Paulo a verde.

Mora - 3, de vilão, de mau, a bom, a heroi da eliminatória. Agruras da posição mais recuada de uma equipa. Mora não inspirou grande confiança sobretudo nos cantos e bolas altas para a área e no primeiro golo achei que esteve mal. Mas depois defendeu um penalty que podia ter dado 1-2 e defendeu mais dois no desempate final. O balanço final é positivo e decisivo. 2, é 'criminoso' dar 2 a quem defende três penalties, mas foram muitos os calafrios durante o jogo, além do frango.
Sílvio - 2, razoável; 3, muito bom. Está em grande forma.
Faria - 3, regular; 2, alguns calafrios, mas sem perder qualidade
Gaspar - 3, pendular; 2, o mesmo que Gaspar
Magno - 3, positivo; 3, o melhor em campo. Excelente exibição, muito difícil e marcada pelo terreno;
Tarantini - 1, marcou o penalty vitorioso, mas teve um jogo apagado e sem rasgo; 1, concordo. não agarrou a oportunidade;
Vilas Boas - 3, cumpre a sua função sem mácula. O árbitro marcou-lhe falta para penalty que Mora defendeu, mas não concordo com o árbitro. 3, muito bom; é insubstítuível
Adriano - 1, um motor que ainda não pegou e que só na recarga do seu penalty meteu a bola nas redes; 1, desiludiu.
Sidnei - 1, teve uns fogachos, foi ajudando Sílvio, mas foi-se apagando progressivamente. 2, determinado, voluntarioso, teve algum azar;
Chidi - 1, que me recorde fez a assistência para o 2-2; 1, precisamente
Gama - 3, para mim o seu melhor jogo e para mim o nosso melhor jogador em campo. 3; só não foi o melhor em campo porque Magno esteve excelente; mas foi sem dúvida o segundo melhor.
Wesllem - 1, com vontade; precisa de mais oportunidades; 1, concordo;
Vitor Gomes - 1, entrou para segurar, acabou por falhar um penalty que dava 3-2 no prolongamento; 1, exibição marcada pelo penalti falhado
Wires - 1, só entrou para o desempate por penalties, e cumpriu; 2 - porque cumpriu no momento certo (seria 1 se tivesse falhado)

Algumas notas ainda sobre o panorama depois do jogo com o Leiria

Foi apenas a segunda vez que o Rio Ave chegou ao intervalo a perder. Ambas em casa. A anterior tinha sido com o Sporting, jogo que empatámos a 2. E foi por isso a primeira vez que não se conseguiu pontuar chegando ao intervalo a perder.

Após a 16ª jornada, o Rio Ave encontra-se pela primeira vez com uma diferença de golos negativa. Acho um facto notável.

Na rubrica "Rei do Ave", com os pontos que os jogadores vão recebendo da comunicação social e não contando com os votos dos editores deste blogue, a jornada anterior foi aquela em que os nossos jogadores menos pontos receberam. Carlos, é o jogador que melhor média de pontos obtém por este critério.

Felipe Alberto não foi (ainda?) inscrito

Como cada equipa só pode ter 27 jogadores inscritos na Liga e o Rio Ave tem 25, mais Felipe Alberto (26), a sua inscrição estará dependente de virem outros jogadores ou não (ou seja, de haver 'espaço' para ser inscrito)?

(Guimarães) Os convocados para logo: todos menos Zé Gomes e Wires (ACTx2)

O Rio Ave vai apresentar-se na máxima força logo mais, uma vez que da primeira equipa só faltam Zé Gomes e Wires. Eis os 18:
Guarda-redes: Mora e Trigueira;
Defesas: Gaspar, Jeferson, Fábio Faria, Sílvio e Magno;
Médios: Ricardo Chaves, Vítor Gomes, André Vilas Boas, Adriano e Tarantini;
Avançados: Evandro, Wesllem, João Tomás, Chidi, Sidnei e Bruno Gama.

Notas:
- 18 mais Zé Gomes e Wires dá 20; mais Fogaça e Bruno Mendes (lesionados) dá 22. Finalmente Carlos.
Ou seja ficam dois de fora por opção: Valdir, Terroso.
ACTualizo:  Zé Gomes está fora para descansar (tem estado sempre fora nos jogos da Taça de Portugal e da Taça da Liga); Já Wires fica pela primeira vez de fora (tanto quanto a minha memória me ajuda e os números confirmam) por opção. Há portanto um padrão claramente diferente entre os dois. Daí que seja - penso - legítimo perguntar até que ponto a ausência de Wires se deve à maneira como saiu do jogo com o Leiria, quando foi substituído e não retribuiu a saudação do treinador?
Este será o o segundo caso de «indisciplina» (com aspas, claro) na época, depois da situação com Vítor Gomes no jogo com a Académica (e que o levou a ser suplente no jogo seguinte, com a Naval).
ACtualizo a 21/1: Wires acabou por ser convocado em cima da hora, por causa da lesão de João Tomás (e até jogou e até marcou o penalti!)

Afinal a saída de Sílvio ainda mexe

Pelo menos é o que se percebe por uma notícia de A Bola; só não se percebe se é para já ou no fim da época.

Liga de Clubes: novamente Paulo de Carvalho

Paulo de Carvalho volta a ser falado para presidente da Liga de Clubes, com o apoio dos clubes da Liga Vitalis (em A Bola de hoje).

19.1.10

Quem vai jogar amanhã

Não é uma questão pacífica - houve jogo no domingo, a equipa apresentou-se algo cansada, e domingo há mais uma final. Mas por outro lado este jogo com o Guimarães é 'mata-mata' (e queremos, todos, seguir em frente!).
Trigueira por exemplo fez o último jogo pelo Rio Ave na Taça; aposto no seu regresso amanhã.  Zé Gomes também deve descansar (Magno foi titular nos dois anteriores); Gaspar (que foi titular nos dois da Taça) pode descansar e dar lugar a Faria e Jeferson; na esquerda já nem arrisco...
Vilas Boas tambem deve regressar, juntando-se a Wires (foi titular nos dois)? Aposto mais em Adriano.
No ataque as opções são as do costume. Mas - insisto - parece fazer sentido que Tomás descanse, tal como Bruno Gama (foram titulares nos dois jogos da Taça). Sidnei deverá ser titular, com Chidi e Evandro?
Ou seja, em face do que se viu no domingo e do que está para vir, Brito tem mesmo que fazer alguma gestão do esforço. Sem tentar não perder ambição.
(Gostava de falar em Terroso e Wesllem mas parece-me claro que Brito já se decidiu).

Sobre o reforço Felipe

... A Bola diz que Brito ontem falou com o jovem para lhe pedir que se aplique no sentido de «recuperar rapidamente o ritmo de jogo para poder acompanhar a pedalada dos colegas». Também diz que a contratação seria apenas para a próxima época, mas que se assim se adaptará mais facilmente. Mas que Brito o usará esta época, «mostrando-se entusiasmado com o potencial do jogador, que lhe abre uma diferente gama de opções na esquerda».

Sobre as renovações: Tomás e Jeferson

... e relativamente ao que aqui se avançou, o Record escreve hoje que já houve os primeiros contactos com estes dois jogadores. O jornal não fala em Gaspar, Sílvio e Carlos (mas neste caso compreende-se porquê).

Outra vez futebol às quatro da tarde...

... é dia 7 de Fevereiro; Rio Ave - Leixões.

Para memória futura: contratações

Já que estamos em maré de contratações (ou de acertos no plantel), permitam-me insistir nesta ideia, nem que seja só por teimosia: a grande lacuna do plantel é um médio criativo que possa substituir Vítor Gomes, quando este não está a render 100 por cento (e é , penso, o que acontece agora). Se não é Adriano também não é Tarantini. Domingo isso voltou a ser evidente. Ainda por cima era um lugar em que Brito tanto apostava como fundamental na organização das suas equipas.

PS - claro que a partir do momento em que Fogaça está 'out' continua a fazer falta um substituto. Foi pena não ter sido possível contratar Bruno Moraes (ou mesmo Freddy Adu).

18.1.10

Zé Gomes, o rei

A generalidade da comunicação social que pontua os jogos do Rio Ave concordou connosco e José Gomes é o mais pontuado nesta jornada do Rei do Ave (29 pontos).
A dois pontos surge Jeferson, em linha, aliás, com aquilo que também aqui se defendeu.
Com 24 pontos dois jogadores: Bruno Gama e Sílvio.
Gaspar aparece em quinto (23) o que não é nada normal.
O titular menos pontuado foi Chaves (que saiu muito cedo), mas Evandro só tem mais um ponto (16). Há suplentes, como Tarantini ou Chidi, que tiveram mais pontos (17).

André Serrão e Ricardo Martins...

... encontraram-se ontem em Vizela. Serrão foi suplente utilizado, Martins foi titular pelo Gondomar. Ganhou o Vizela por 3-0, mas o Gondomar mantém-se em segundo lugar (o Moreirense segue destacado)

As bolas paradas

Paulo Vidal e Duarte Sá referiram-no ontem durante o relato e não foi a primeira vez que o fizeram. Parece-me que têm razão: o Rio Ave não tira partido das bolas paradas para criar perigo ou fazer golo; os nossos livres directos são quase inofensivos e dos cantos raramente resulta perigo.
Se a memória não me falha (muito...) houve dois lances de livre que resultaram em golo, o de Bruno Gama em Leiria e o de Adriano em Paços de Ferreira. É pouco, não?

Futsal - todos ao pavilhão sábado... (ACT)

... às 16h30.
Depois do excelente resultado de sábado, frente ao Boavista, no próximo sábado há derby poveiro. O Rio Ave está isolado no segundo lugar e a subida de divisão pode começar a desenhar-se em breve.

PS - Para quem não puder ir ao Pavilhão ou gostar das emoções do relato, a Linear vai estar em directo.

ACtualizo a 19/1: Rio Ave - Sporting para a Taça de Portugal a 20 de Fevereiro.

Felipe Alberto já treina hoje; quantos golos? (ACT)

Felipe Alberto chegou com vontade de “marcar golos”.

ACtualizo: já treinou.

PS - sem querer valorizar muito a coisa, até porque se sabe que (não só no futebol) o que é verdade hoje será mentira amanhã, Brito diz que não estão previstos ajustes no plantel quando já sabia que o primeiro reforço chegava dois dias depois? (e nem quero pensar que não tenha sido aprovado por si, como é óbvio)

17.1.10

16ª j - Leiria - Virar muito mal o campeonato

Chegar em duas jornadas consecutivas a casa saído do estádio e ter a sensação que perdemos e perdemos muito bem, não é coisa que me agrade.

Mas foi o que aconteceu, perdemos e perdemos muito bem, contra um Leiria que jogou sempre organizado e concentrado, com certeza nos passes, encaminhando a bola sempre para onde havia gente sua, passando pelo estático Rio Ave com demasiada facilidade. O terreno estava mau nalgumas zonas, mas aguentou-se, quem esteve mal foi unicamente o Rio Ave.

As alterações na equipa inicial eram obrigatórias, mas acho que Brito esteve muito infeliz. Chaves a trinco foi ineficaz e a Vitor Gomes e a Wires faltou esclarecimento. Evandro voltou a ser um fantasma em campo, Tomás estava só e quando muito cheirava a bola de longe a longe. Bruno Gama escapou e a defesa aguentou-se, com a excepção de Mora que hesitou a sair no primeiro golo e abdicou sempre de barreiras mais compactas nos livres de Ronny, com os maus resultados que se viu para nós.

Porquê Evandro no onze inicial? A meio da semana afirmei que foi o melhor Evandro que vi em muito tempo, mas sempre achei que fôra titular por se tratar de um jogo de Taça. Sidnei nesse jogo entrou e esteve muito bem. Hoje ficou no banco e nem primeira opção foi a saltar do banco, quando foi Evandro a sair do jogo. Por outro lado, em dia que se fala de novo reforço que até esteve na bancada, causa-me alguma estranheza que esse novo elemento não venha ou para o centro do meio-campo ou para o centro do ataque. No meio-campo falta um pensador (Silas foi um gigante com a bola nos pés e fez uma gato-sapato dos nossos médios) e isso está a ser cada vez mais evidente. Para mim, neste momento é o nosso sector mais débil.

Eu continuo a acreditar na equipa. Acho que temos argumentos suficientes para nos mantermos sem passar por grandes aflições, mesmo concordando com Brito que a partir de agora vai ser mais complicado, porque quem estava pior foi reforçar-se. Acho ainda que esta pausa a competir para as Taças nos vai fazer bem. E ainda acho que deve ser dada uma oportunidade a outros jogadores, a Terroso, a Wesllem, para compensar os momentos menos bons de alguns dos seus colegas que têm jogado mais.

Carlos Brito leva 1. Ele terá os seus motivos para deixar Sidnei no banco, mas não gostei que tivesse Chaves no míolo do meio-campo, não gostei que fosse Chidi o primeiro a entrar para o ataque e não gostei de perder. Mexeu cedo na equipa, mas as suas escolhas correram mal.

(Leiria) Uma derrota dos cansados?

Acho que se percebeu, desde cedo, que as coisas iam correr mal; a equipa entrou apática, desinspirada. Cansada? É a única explicação mais ou menos lógica. O Rio Ave parecia uma equipa derrotada, que só nos últimos minutos - quando Brito deixou 4 avançados em campo - mostrou capacidade (que é diferente de vontade) de inverter os acontecimentos. Uma equipa que está a fazer uma época tão boa deixa-se ir abaixo porquê?
Se estão cansados é porque o planeamento dos últimos jogos não terá sido bem feito (demasiados titulares repetidos de quarta para hoje)? Sinceramente não sei. Sei, isso sim, que o Rio Ave jogou muito abaixo do que se lhe exige - e, se estou a ver bem, o guarda-redes do Leiria fez apenas uma boa defesa.
Não há garra nesta equipa? O que se passa? Por favor ponham os olhos em Zé Gomes, o melhor em campo, lutador até cair para o chão. E, quando caía, levantava-se imediatamente. Jogadores como Chidi, como Evandro, mesmo como Wires ou Tarantini (ou o Sílvio da segunda parte) pareciam adormecidos! Que falta fez André Vilas Boas! Pela positiva quero destacar apenas Bruno Gama.
(O Leiria é uma boa equipa mas não nos criou muito perigo, tirando os livres de Ronny - não mostraram que são muito melhores do que nós; e da arbitragem não há nada de importante a dizer).
A Brito dou nota 1. Achei a entrada de Tarantini demasiado cautelosa e a de Sidnei demasiado tardia (tal como achei o onze inicial muito 'defensivo'). Mas, principalmente, há uma coisa que não percebo: Evandro, que tem sido sempre suplente, foi titular na quarta e Sidnei foi suplente. Quatro dias depois, Evandro é novamente titular e Sidnei (que até tinha entrado muito bem na quarta) novamente suplente? Que gestão do esforço é este?
Sinceramente não sei explicar esta derrota - sei que é a terceira seguida, que há mais de quatro meses que não ganhamos em casa, mas também sei que «É preciso reanimar esta gente e não permitir que eles deixem de acreditar no valor que têm. Se eles tinham valor não é agora que vão deixar de ter»

(Leiria) Um a um: Zé Gomes e poucos mais

(os meus pontos - JPM - a negro; os do Gil a verde)

Mora 1 (nunca deu segurança; sair dos postes nunca foi o seu forte e o primeiro golo ressentiu-se; barreira mal formadas nos livres de Ronny?) 1 - é ingrato, mas as falhas de um guarda-redes são as que mais prejuízos dão.
Zé Gomes: 3 (só isto: por ele o Rio Ave goleava); 3 - atitude, vontade, fibra, à frente, atrás, bons cruzamentos, tudo muito bem, tudo mal aproveitado. O melhor.
Gaspar: 2 (menos bem do que noutros jogos, mas positivo); 2 - Com algumas dificuldades porque se viu muitas vezes a lutar um para um com adversários complicados.
Jeferson: 2 (muito trabalho, muitas dificuldades, mas a maior parte das vezes bem; confirma-se que é valor seguro) 3 - Gostei, é prático e não levou com tantos adversários como Gaspar.
Sílvio: 2 (na primeira parte foi dos melhores, quebrou muito na segunda; cansado?) 2 - está mais ofensivo; não esteve mal a defender.
Ricardo Chaves: 1 (pouco ou nada se viu, até porque saiu muito cedo) 1- só me lembro de uma intervenção e depois saiu.
Wires: 1 (ainda assim melhor a trinco do que a médio mais avançado; está em baixo de forma?) 1 - ele e Vitor Gomes foram Chidis no meio-campo, muito trabalho, muito suor, mas nada de jeito.
Vítor Gomes: 1 (lutador, é certo, mas MUITO desinspirado) 1 - tá dito
Evandro: 1 (das poucas vezes que se viu foi para atrapalhar Tomás) 1 - mal
Tomás: 1 (lutou, rematou, mas pouco mais) 1 - o retrato da sua exibição é o número de vezes que andava à esquerda ou à direita ou atrás no meio-campo a disputar bolas.
Bruno Gama: 2 (tal como em relação a José Gomes, por ele o Rio Ave não perdia, só que pouco ou nada lhe saiu bem) 2 - Gama é um jogador jeitoso, mas não faz a diferença. Bem aproveitado pode ser muito útil. Esforça-se, consegue alguns desequilíbrios, mas tem de ser melhor auxiliado por quem joga no meio-campo. Hoje foi o terceiro melhor.
Tarantini: 1 (teve tempo para se mostrar mas não se mostrou) 1 - foi apenas mais um sem ideias.
Chidi: 1 (nem com este terreno; um remate à baliza) 1 - nada trouxe
Sidnei: 1 (ao contrário de quarta, não fez a diferença) 1 - nada de novo também

O primeiro reforço - extremo-esquerdo!

Deve chegar hoje a Vila do Conde um extremo-esquerdo brasileiro com origem no Brasil; chama-se Felipe Alberto e chegou a ser dado em Paços de Ferreira. Tem 21 anos e jogava no Rio Preto (São Paulo), o mesmo clube de origem de Jefferson (e o mesmo empresário?).

Os meus comentários:
- um extremo-esquerdo? É uma surpresa, sem dúvida. Brito não estará completamente satisfeito com Sidnei e quer 'pressioná-lo' com esta contratação; Sidnei terá de dar mais, de acordo com o nosso treinador, para manter a titularidade;
- a alternativa no plantel a Sidnei era Terroso; Brito assim não entende e é um direito que tem. Uma coisa parece quase certa: Terroso não vai jogar mais esta época!
- Por outro lado, não é difícil imaginar que mais um avançado resultará em gente a mais na frente (além de Tomás, Bruno Gama e Sidnei, há ainda Evandro, Chidi e Wesllem - e este tem sido, nas opções do técnico, o elo mais fraco; Terroso ou Wesllem, um eles será emprestado?
- um extremo-esquerdo não era, à partida, a principal lacuna do plantel; imagino que continuem a procurar um avançado que 'substitua' Fogaça;

Neste video (download) estão diversos golos marcados, pelo que percebi em 2008, no anterior clube de Felipe; golos para todos os gostos; golos de extremo (em corrida), golos à ponta de lança (de cabeça e com o pé), recargas, chutos de longe, etc; assim marque metade deles em Vila do Conde!

ACT: Aqui uma entrevista com um resumo da carreira do jogador.

16.1.10

A pior sequência da época interrompida amanhã

O Rio Ave, esta época, ainda não tinha perdido duas vezes seguidas (Guimarães e Benfica). Este é, portanto, o pior momento da temporada. Se a isso juntarmos o facto de a última vitória em casa ter sido há mais de quatro meses, só se pode exigir uma vitória amanhã!

PS - Brito ontem: «aqui não falta ambição mas até parece que o Rio Ave já nem está na Taça da Liga... Não quero abdicar do êxito em qualquer prova. Na Liga? estamos um bocadinho acima do que muita gente pensava» (sublinhado meu, que reforço, porque na quarta há jogo decisivo da Taça de Portugal e no domingo seguinte jogo decisivo para a Taça da Liga)

Delson e Yazalde na Olhanense

A Bola anuncia que a Olhanense se vai reforçar com dois jogadores que na época passada estiveram em Vila do Conde: o mal-amado Delson e o bem-amado Yazalde.

(Leiria) Brito chamou todos (Valdir convocado pela primeira vez)

Sem Carlos, Fogaça e Bruno Mendes (lesionados), Vilas Boas e Faria (castigados), Brito chamou os 20 restantes:
Guarda-redes: Mora e Trigueira

Defesas: Gaspar, Jeferson, Zé Gomes, Valdir, Sílvio e Magno.
Médios: Ricardo Chaves, Vitor Gomes, Tiago Terroso, Adriano, Wires e Tarantini.
Avançados: Evandro, Wesllem, João Tomás, Chidi, Sidnei e Bruno Gama

(nada a dizer, portanto)

PS - o «site» diz que esta manhã houve treino às 10h30; não sei se por causa da chuva ou do relvado, às onze da manhã a dezena de adeptos que lá apareceu nãotinha nada para ver (estariam os jogadores nos balneários?)

Ainda os números da primeira volta (disciplina e espectadores)

A Bola (edição papel) faz hoje o balanço da primeira volta da primeira liga com vários números.
O Rio Ave aparece citado algumas vezes:
- mais faltas cometidas num jogo (Rio Ave-Braga); cometemos 31 faltas!
- esse mesmo jogo aparece referenciado outra vez como o jogo com mais cantos para uma equipa (13 para o Braga);
- Também aparecemos na disciplina: André Vilas Boas é o quarto mais indisciplinado, com cinco amarelos e um vermelho directo e o Rio Ave é a sétima equipa mais indisciplinada (36 amarelos, 1 duplo amarelo e dois vermelhos) e a quinta equipa com mais faltas  (245, numa média de pouco mais de 16 por jogo);
- Finalmente, João Tomás aparece na lista dos melhores marcadores (sétimo);

(Outro dos rankings são os jogos com mais e menos espectadores; não estamos no primeiro lote, como é compreensível - são jogos com mais de 40 mil espectadores -, mas também não estamos no segundo, jogos com menos de 1100 espectadores, quase todos da Naval [3], Leiria [3], Paços de Ferreira e - surpreendentemente - Belenenses)

O Pùblico também o seu balanço, mas de nomes: Faria, Silvio, Bruno Gama e João Tomás são referenciados, além de Carlos Brito (lamentáveis as ausências de Carlos e Gaspar).

15.1.10

Brito em linha com Direcção

Não tinha ainda ouvido o treinador falar de possíveis entradas neste mercado de Inverno.
Acabo de ler n' A Bola Brito dizendo que «O actual plantel é equilibrado e não estão previstos ajustes.»

Este discurso é igual ao que Henrique Maia já mais que uma vez produziu. No entanto, não é uma opinião, é um alinhamento com a versão "oficial". O que pensa mesmo o treinador? Está Brito mesmo satisfeito com o que tem? Mais um avançado como o próprio presidente já equacionou? Opinar não fere ninguém.

Começar a pensar em renovações

Acredito que até Janeiro ainda vão surgir novidades (e não apenas uma novidade...), mas isso não impede que se comece a pensar já em renovações.
Sílvio poderá renovar, mesmo sendo relativamente certa a saída; Jeferson - que está emprestado - também seria um jogador a manter. Os veteranos Gaspar e João Tomás podem e devem fazer mais uma época. A situação de Carlos é mais complicada, embora - tanto quanto sei - o jogador admita continuar.
Outra coisa diferente são os jogadores que não vão continuar.

Rio Ave - Benfica da taça da Liga...

... é domingo 24 de Janeiro, às 20h15; transmissão na SIC. E bilhetes a 10 euros.

José Gomes - o que é preciso dizer

Do tempo em que ainda havia comentários neste blogue percebeu-se que José Gomes é um jogador que divide os rioavistas - ou se gosta muito ou não se gosta.
Existe, em muitos rioavistas, a ideia de que o lado direito ficou órfão desde a saída de Miguel Lopes, mas os números não mentem:
- José Gomes é o quarto jogador mais usado para a Liga (depois de Gaspar & Faria e de Bruno Gama);
- José Gomes é um dos oito jogadores com mais de 300 pontos no 'Rei do Ave';
Penso que estes dois números nos devem fazer pensar que José Gomes é uma mais-valia na equipa do Rio Ave.

PS - como depois da tempestade vem a bonança, duas notas sobre o acumulado à 15ª jornada:  Gaspar já leva mais nove pontos do que Faria na liderança do Rei do Ave, diferença que se vai acentuar esta semana, o mesmo acontecendo no número de minutos jogados.

Poupar o relvado principal

... é muito importante; não admira que os treinos estejam a passar pelo sintético.

14.1.10

E confirmação?

Fui eu que não vi bem ou o site oficial do Rio Ave não fala da cedência de Serrão ao Vizela?

Porquê?

Estatística

O mau tempo arruinou a minha ligação à internet e só hoje foi possível actualizar a estatística do Rio Ave.

Liga, Taça da Liga e as 3 competições em conjunto finalmente disponíveis.

A equipa para domingo: mais ou menos ataque no meio campo

Sem Vilas Boas e Fábio Faria, o Rio Ave terá de se apresentar de forma diferente (são dois titulares indiscutíveis). Faria vai ser substituído por Jeferson mas Vilas Boas já não é uma equação tão clara: se for Ricardo Chaves, isso significa que Wires e Vítor Gomes se juntam na frente; se for por Wires, pode abrir-se um lugar no meio campo para Adriano ou Tarantini, além de Vítor Gomes - dando mais 'fogo' a um meio campo que costuma produzir pouco ataque. Pessoalmente apostaria nesta segunda solução e em Adriano - porque o jogador precisa de mostrar o seu valor (ontem não o fez) - mesmo imaginando que Tarantini é mais do gosto do nosso treinador.

AInda a saída de André Serrão (ACT)

Lembram-se de ter lido que Andrè Serrão foi para o Vizela «graças ao apoio que António Salvador, presidente do Braga»?
Algumas notas que consegui saber:
- Serrão foi para Vizela emprestado e o Vizela paga uma parte minoritária do seu ordenado;
- Serrão está em final de contrato e o Rio Ave não deve renovar com ele [o que, por muito que nos custe, por ser um jogador das nossas escolas, se compreende, se não é opção para o treinador];
- Não parece que o presidente do Braga possa ter tido qualquer papel no acordo, a não ser que venha a intervir na contratação do jogador pelo Vizela, no fim da época;

ACTualizo a 15/1: caro 'aqueduto' já passou tanto tempo desde esse jogo do Vizela (sendo que nós, nas mesmas circunstâncias, teríamos feito o mesmo, não?)...

Taça da Liga: empate serve para as meias finais

O Rio Ave-Benfica da terceira jornada da Taça da Liga vai ser decisivo para qualquer uma das equipas.
Uma vitória coloca esse clube nas meias finais, mas o empate também nos interessa: Rio Ave e Benfica têm quatro pontos e ficariam com cinco. O primeiro critério de desempate é a diferença entre golos marcados e sofridos (3-2 para nós, 2-1 para eles; ou seja, um golo de diferença); segundo critério: maior número de golos marcados. E é aqui que fazemos a diferença. Teremos sempre mais um golo marcado do que o Benfica. (Ou seja, interessa a vitória e o empate; a derrota deixa-nos com quatro pontos e muito dificilmente seriamos apurados como o melhor segundo; mas se o Nacional ainda sonha...).

PS - O meu forte não são as contas, mas sou eu que estou errado?

13.1.10

Taça da Liga - Nacional

O João Paulo bem pede uma vitória em casa, mas ainda não foi desta.

Ponto prévio: eu cheguei ao estádio a pensar que ia ser um jogo de lotaria, que me ia aborrecer imenso, que ia contar os minutos de tanto enfado. Falso. Eu gostei muito da primeira parte que me fez saltar da cadeira muitas vezes e desculpo a segunda pela excelente entrega da primeira e também porque o físico não dava para mais. Outro receio: que o campo não aguentasse. Não ficou muito bom para domingo, mas hoje não foi a relva que impediu melhor futebol.

O jogo: esqueçam o futebol em dias de sol e temperatura amena num relvado imaculadamente verde. Futebol a sério é sob chuva pesada, vento forte e num relvado encharcado. Depois de ver a primeira parte deste jogo, com tanta entrega, com tanta vontade, com tanto futebol bem jogado, com tantas oportunidades de golo, não vou perdoar mais exibições cinzentas em condições perfeitas. Descontemos a segunda parte pelos motivos já acima indicados. Em poucas palavras foi assim: o Nacional apanhou-se a ganhar num lance em que Gaspar foi infeliz, o Rio Ave reagiu da melhor maneira, caiu sobre os madeirenses e empata por Tomás num penalty que me pareceu existir. Continuou sobre o adversário, bola na trave por Tomás (terá entrado? eu diria que sim, mas os meus olhos são do Rio Ave...) e mais pelo menos duas boas ocasiões, daquelas de estar toda a gente a gritar golo. Entusiasmou-me deveras. Intervalo, o ritmo baixa, o Nacional que na primeira parte ainda fez qualquer coisa, desaparece de vez. Mora não fez uma única defesa digna desse nome. O Rio Ave também baixa de intensidade e de qualidade e o jogo termina com um empate que me sabe a muito pouco.

(TaçaLiga - Nacional) Faltou (falta...) qualquer coisa

No sábado escrevi que «infelizmente, todos saímos do estádio com a ideia de que o Benfica mereceu ganhar»; hoje saímos todos dos Arcos com a impressão de que o Rio Ave não ganhou porque 'não quis'. Mora não fez uma defesa na segunda parte (o Nacional marcou um golo na primeira  mas desistiu de mudar o resultado na segunda!).
Claro que o relvado não ajudou, que o vento foi um obstáculo (perdemos três ou quatro cantos em que a bola não chegou a entrar nas quatros linhas - não me lembro de ver uma coisa assim!), mas faltou força e - é uma crítica a Brito - audácia/garra na última meia hora (com o vento claramente a favor).
Pareceu-me que o nosso treinador ficou relativamente satisfeito com o empate, que dá quatro pontos e mantém o Rio Ave na luta pelo apuramento. Digo isto baseado em quê? No facto de só ter feito duas substituições e de ter mantido até final o 4-3-3 (o 4-3-3 está para Brito como o casamento está para os católicos - até que a morte os separe!). Dou nota 1 a Brito por isso.
Atenção: o Rio Ave fez uma primeira parte muito boa (não sei mesmo se não foi a melhor primeira parte desta época futebolística, o que atendendo ao relvado e ao tempo é ao mesmo tempo estranho e notável) e se o resultado ao intervalo fosse de 3 ou 4-1 seria normal. Depois, na segunda, caiu radicalmente.
Desiludido? Não exactamente. Talvez desanimado. Continuo sem ver o Rio Ave ganhar. Mas a vitória domingo é muito mais importante.

PS - o relvado lá se aguentou, mas vai ser preciso poupá-lo estes dias.

(TaçaLiga; Nacional) Um a um: Tomás é um jovem!

Mora 2 (não teve culpas no golo e pareceu estar seguro, com pouco trabalho);
Magno 2 (esteve bem; foi o melhor jogo de Magno que vi desde a pré-época)
Gaspar 2 (acusou o terreno e teve uma outra atrapalhação)
Fábio Faria 2 (menos bem do que o costume, porque o costume é muito bom)
Sílvio 3 (atendendo às condicionantes foi quase perfeito)
Vilas Boas 2 (muito trabalho, quase sempre bem)
Ricardo Chaves 2 (o melhor jogo no Rio Ave, ainda que com algumas falhas)
Tarantini 2 (na primeira parte quase não se viu mas na segunda mostrou bons apontamentos)
Chidi 1 (só na primeira parte se viu um outro lance; na segunda nem se viu)
Tomás 3 (o melhor em campo e não tem a ver com o golo; se havia emissários na bancada devem ter visto o jovem Tomás cheio de força)
Evandro 2 (um pouco melhor do que Chidi; mais interventivo e mais acertado)
Adriano 1 (de boas intenções está o...; não era um bom jogo para Adriano brilhar)
Sidnei 2 (depois de Sílvio e de Tomás, foi o melhor; em pouco tempo mostrou qualidades; é um jogador que me está a surpreender)

Taça da Liga- notas

Mora - 3, sempre bem, no golo nada a fazer.
Sílvio - 3, só lhe faltou arranjar um pé esquerdo;
Faria - 3, bem
Gaspar - 2, não fosse o azar no golo adversário, seria uma exibição sem mácula
Magno - 3, cheio de vontade e atitude;
Chaves - 3, esteve bem;
Vilas Boas -3, um jogo com a cara do André, intenso de princípio a fim;
Tarantini - 2, o menos esclarecido do meio-campo;
Evandro- 2, o melhor que lhe vi em duas épocas enquanto teve pilhas;
Tomás - 3, o melhor em campo! Que força, que frescura, que atitude! Não tivesse complicado uma ou outra vez e tinha marcado pelo menos mais um! Mas gostei imenso de toda a sua acção.
Chidi - 1. Este jogador foi tema de debate entre mim e o JPMeneses durante largos minutos da segunda parte. Eu achei que Chidi esteve a um nível semelhante ao dos colegas de ataque na primeira parte. Correu e lutou, ganhou o penalty, teve algumas iniciativas interessantes na direita. Depois Chidi não conseguiu fazer mais nada à medida que a chuva amainou e o terreno não empapava tanto. E mais nada é mesmo mais nada.
Sidnei - 2, entrou e esteve muito bem, revitalizando um ataque que estava já amorfo;
Adriano - 1, entrou mas não engrenou.

Carlos Brito - 1, porque hoje parecia o João Eusébio. Ó mister, nem parecia seu! Demorou nas substituições, não as gastou todas, parecia contente com o empate, devia ter feito Evandro descansar mais cedo, porque para o fim estava já debilitado... A sua garra? Estava a poupar para domingo?

Sílvio, um dos melhores

Sílvio é um dos três melhores defesas da primeira volta da Liga, de acordo com Luís Freitas Lobo, no Expresso de sábado (os outros são João Pereira e Evaldo). Sílvio é o único jogador do Rio Ave que aparece.

Algumas notas:
- Sílvio merece esta e outras distinções. Mas todos concordarão, a começar pelo próprio, que esta não está a ser uma época tão boa como a anterior. Para mim Sílvio não tem brilhado (sobretudo na faceta atacante, que não lhe tem saído tão bem). Se mesmo assim é um dos melhores...
- Por falar em Sílvio, parece que ao terceiro dia a notícia da ida para o Sporting morreu; Acredito que vá no fim da época, mas neste caso O Jogo e companhia não estiveram muito bem (a menos que ainda haja uma surpresa!)... Ainda bem, digo eu, 350 mil euros é - repito - uma miséria!

Faria vale dois milhões de euros?

Além do benfiquismo de Fábio Faria, a entrevista de A Bola revela que o Rio Ave recebe dois milhões pela contratação.

Alguns comentários:
- tanto quanto me lembro, é a primeira vez que se fala em dois milhões (1,6 milhões era a verba anterior);
- desconfio que a diferença possa ter a ver com a cedência da percentagem do passe de Fábio Coentrão (os 20% que estavam na posse do Rio Ave), algo que ainda não foi explicado, mas a que prometo estar muito atento.

Faria benfiquista (de camisola e tudo)

Fábio Faria dá hoje uma entrevista à Bola em que aparece com a camisola do Benfica. É a primeira vez que assume algo que já todas a gente sabia.

Duas notas:
- Faria entendeu assumir a sua transferência apenas depois do jogo com o Benfica (ainda que venha aí outro jogo com o Benfica, curiosamente);
- o que já não me parece tão bem é um jogador, que representa a camisola do Rio Ave e tem contrato com o Rio Ave, aparecer a segurar a camisola do Benfica. Desculpa lá Fábio, mas até saíres, a única camisola que tu representas é a do Rio Ave!

12.1.10

(Convocados para o Nacional) Zé Gomes, Vítor Gomes e Wires descansam

Brito não treina amanhã (penso que isso só acontece em dias de jogos, quando estes são à noite) e já fez a convocatória. Eis os 18:
Guarda-redes: Mora e Trigueira
Defesas: Gaspar, Jeferson, Fábio Faria, Sílvio e Magno.
Médios: Ricardo Chaves, André Vilas Boas, Tiago Terroso, Adriano e Tarantini.
Avançados: Evandro, Wesllem, João Tomás, Chidi, Sidnei e Bruno Gama

As minhas notas:
- são 18 e não 20; há muito que isso não acontecia;
- dois lesionados (Bruno Mendes e Fogaça) e um ausente (Carlos), dos 25.
- descansam José Gomes, Vítor Gomes, Wires;
- não descansa ninguém no ataque;
- Só Valdir não é opção para Brito - e portanto já me enganei! E nem me atrevo a propor um onze! Apenas que Sílvio, Fábio Faria, Magno e Vilas Boas vão ser titulares...

A última vitória em casa foi há quatro meses

Faz hoje quatro meses que o Rio Ave ganhou o último jogo para a Liga. Foi a 12 de Setembro, frente ao Nacional (que amanhã voltamos a defrontar, curiosamente).
Quatro meses sem uma vitória em casa é muito tempo, verdade?

A Taça da Liga amanhã

A vitória em Guimarães veio baralhar as contas. O Rio Ave era o 'outsider' do grupo e, afinal, nesta altura está em boa posição para trocar as voltas a essas contas. Uma vitória sobre o Nacional pode não garantir o apuramento (fica a faltar uma jornada) mas há que contar com o melhor segundo...
Brito, que iria certamente apresentar uma equipa 'reservista' caso tivessemos perdido em Guimarães, não vai deixar de lutar mais vincadamente pela vitória. Pela possibilidade de fazer história.
Estou, por isso, muito curioso em saber quem vai jogar. Já arrisquei, e mantenho, dois nomes: Valdir e Terroso, mas reconheço que seriam duas grandes surpresas. Só mais um argumento: não tenho qualquer dúvida de que a vitória domingo, com o Leiria, é muito mais importante do que a vitória, amanhã, com o Nacional. A prioridade é garantir a permanência e para isso a equipa deve apresentar-se na máxima força domingo. O que significa, sem dúvida, poupar alguns elementos.

E a primeira volta acabou

Melhor jogador da primeira volta: Gaspar (Carlos é o vice)

Revelação da primeira volta: Fábio Faria

Desilusão da primeira volta: Ricardo Chaves (Adriano e Trigueira são vices)

Livramento, lembram-se dele?

Depois de ter saído do Rio Ave e de ter ficado meia época sem jogar, assinou pelo Paços de Ferreira.

O meu comentário: nunca fui um entusiasta de Livramento, que - certamente ele próprio é o primeiro a reconhecê-lo - não é um jogador de topo. Mas - e também não é a primeira vez que o digo - o lugar que ele faz é para mim a grande lacuna do actual plantel. Vítor Gomes deu sinais no início da época que não confirmou posteriormente. Também não seria Livramento o substituto ideal de Vítor Gomes, mas também não o é Tarantini. Se poderá ser Adriano tenho cada vez mais dúvidas. O chamado 'patrão' da equipa costuma ser o 'número 10'; Vítor Gomes (ainda?) não o é. Como acontece com a generalidade dos ex-jogadores do Rio Ave, desejo-lhe sucesso.

11.1.10

Valdir estreia-se?

Com Bruno Mendes lesionado e Gaspar a descansar (aposto), estou a ver uma defesa com Zé Gomes ou Magno, Jeferson, Fábio Faria e Valdir.

João Tomás de partida?

Eis uma notícia que há uns meses seria absurda! A verdade é que de acordo com O Jogo (de sábado) há vários clubes estrangeiros interessados em contratar João Tomás - que poderá sair já este mês (basta que paguem a cláusula de rescisão)! O Rio Ave quer renovar com Tomás, mas assim será muito difícil!
Nesse caso, não precisamos de um avançado mas de dois. Yazalde!

PS - se estiveram no sábado a ver Tomás não terão ficado muito entusiasmados...

Jeferson e Gaspar, os reis da jornada 15

Jeferson dificilmente poderia ter melhor estreia (só se marcasse...). Foi o mais pontuado nesta jornada do Rei do Ave, com 28 pontos... os mesmos que Gaspar (mas esse já não é notícia!).
José Gomes ficou em terceiro, com 27 (teria 28 se eu não tenho dado dois...) e depois aparecem Vilas Boas e Bruno Gama, com 26.
O titular menos pontuado foi  João Tomás, com 20, com Wires (21) logo a seguir.

A melhor prenda de aniversário para Tiago Terroso

... seria na quarta-feira, dia em que faz 22 anos, poder ser titular no jogo da Taça da Liga.

(Como é evidente, Brito não faz as equipas a contar com prendas de aniversário, mas se está prometido que todos vão ter uma oportunidade...)

ASC confirma contratação de um avançado...

... se Bruno Fogaça não recuperar a tempo (em A Bola de hoje).

Espero que o Rio Ave já esteja no mercado, avaliando possíveis interesses! É que quanto mais tempo passar mais difícil será encontrar esse avançado (que tanta falta faz, como se viu sábado)

Faria e Vilas Boas ausentes domingo

Se no caso de Sílvio a situação me parece mais clara (o Rio Ave não quis ficar com menos um em Guimarães, para ter mais hipóteses de tentar o empate), já relativamente a Fábio Faria e a Vilas Boas tenho mais dúvidas: ambos viram o quinto amarelo e vão falhar o jogo com o Leiria, domingo (podendo jogar depois de amanhã com o Nacional). E se Jeferson já mostrou que pode substituir Faria, Vilas Boas é mais difícil de substituir (um segundo amarelo no final na parte final do jogo com o Benfica teria resolvido o assunto) - sendo que o jogo com o Leiria é para ganhar!

PS - Vai ser o primeiro jogo do campeonato que Faria vai falhar. Gaspar tornar-se-á o único totalista!

Não se pode dizer que Carlos tenha tido uma boa estreia,

não é verdade?

(é curioso este sentimento relacionado com Carlos: quanto melhor a vida lhe correr em Angola menos provável é que continue em Vila do Conde, e já não digo esta época, digo na próxima; mas não é por isso que quero que dê frangos! Frangos, em Angola, só com jindungo!)

PS - Miguel Lopes estreou-se a titular ontem e esteve bem.

10.1.10

(14ª Benfica) A equipa da primeira parte não entrou na segunda? (ACT)

Penso que, infelizmente, todos saímos do estádio com a ideia de que o Benfica mereceu ganhar.
A primeira parte foi equilibrada (e há um penalti não assinalado a favor do Rio Ave, que só vi esta manhã na televisão, por carga sobre Sidnei) mas na segunda o Rio Ave não conseguiu reagir ao golo do Benfica. Fiquei desiludido com a segunda parte do Rio Ave. Quase não criou perigo e esteve mais perto de sofrer o 2-0 do que de empatar.
Como escrevi abaixo, penso que a equipa deve reflectir sobre a razão que levou a este abatimento emocional (sobretudo em Vitor Gomes, Wires ou Sidnei). Estariam a pensar no jogo de quarta? Parece um pouco absurdo, mas quem sabe? O meio campo, que foi a chave da primeira parte, foi, ao contrário, a gazua que permitiu a entrada do Benfica na segunda (excepto Vilas Boas, para quem não há altos e baixos, sempre no mesmo tom!). O melhor sector foi indiscutivelmente a defesa, onde Sílvio fez falta, mas onde vimos um Jeferson de grande qualidade. Que crime voltar a mandar este jogador para o banco! Além de Jeferson, o melhor, destaco Gaspar, Bruno Gama e Vilas Boas.
Também me parece que o míster podia ter feito diferente na segunda parte (já o expliquei abaixo), mas o jogo de ontem voltou a colocar em evidência a necessidade de mais um atacante. Não só para substituir Tomás quando ele não pode ou não dá mais como para o ajudar, como seria ontem o caso.
Se o penalti sobre Sidnei tivesse sido marcado e o Rio Ave estivesse em vantagem teria sido diferente no final? Uma coisa é certa, por muito que me custe, o resultado é justo! [ACtualizo a 11/1 com estes links sobre arbitragem]

PS - anedótica a forma como Wires e companhia tentaram marcar aquele livre perigoso que Paixão marcou a favor do Rio Ave por falta de Quim. É certo que só não falha quem não está lá dentro, mas estas coisas tornam-nos mais pequenos ('coitaditos, nem um livre sabem marcar...').

9.1.10

14ª j - Benfica - Muito curto

Nada a dizer da vitória do Benfica. Foi melhor, dominador e teve mais oportunidades. O Rio Ave não lhe prestou vassalagem, não foi esmagado, mas foi claramente inferior.
Competência a defender e a fechar espaços, o domínio do adversário não se traduziu em tantas oportunidades como o tempo de bola que teve, mas depois essa manta nunca se esticava ao ponto de contrariar a tendência a ter sempre a bola no nosso espaço defensivo.

Foi medo do Benfica? Acho que também isso, mas não só. A falta de alguém que saiba e goste de ter a bola no pé, de a guardar e temporizar o jogo também se notou. O nosso meio-campo não esteve inspirado, Vilas Boas foi enorme a correr para todo o sítio onde a bola mexia, mas os seus parceiros não estiveram tão bem como eu já os vi noutros jogos.

E espremendo tudo, estivemos tão frios no jogo como a temperatura do ar.

15ª j - Benfica - Notas (de Vilas Boas a Jeferson)

(as do Gil a preto, as de jpmeneses a verde)

Mora - 2, sem culpas no golo, mas muito mãos de manteiga; 2, não foi por ele que perdemos;
Fábio Faria - 2, timidez nas subidas e sempre com muito jogo do seu lado; 2, foi o seu pior jogo esta época, mas também o seu primeiro a defesa-esquerdo [corrijo, por indicação do SO: Na quarta jornada o Bruno Mendes fez dupla com o Gaspar e o Fábio Faria jogou a defesa esquerdo] em muitos meses.
Jeferson - 3, uma falha em todo o jogo, com um adversário complicado. Gostei; 3, O melhor em campo. Temos ali um craque em potência!
Gaspar - 3, sempre concentrado e competente; 3 menos determinante do que o colega, mas muito bem;
Zé Gomes - 3, raçudo, lutador ofuscou aquele argentino que dizem que vale muitos milhões; 2, ... mas falhou muitos cruzamentos e vários passes (e foi apanhado em contramão uma ou duas vezes);
Wires - 1, sempre manietado; 2, boa primeira parte a manietar o adversário, mas depois desapareceu;
Vitor Gomes - 1, sempre em decrescendo, eclipsou-se de vez após o amarelo; 1, ainda mais notório do que Wires; não estava mal na primeira parte mas o que é se passou depois?
Vilas Boas - 3, para mim o melhor, porque me pareceu da defesa em diante o único jogador igual a si mesmo; 2, o mais lutador, o mais regular, mas demasiado azarado depois do desarme; muitos passes falhados (alguns deles permitiram ataques do Benfica);
Sidnei - 1, só o notei a atacar quando roubou a bola ao defesa do Benfica e falhou o que parecia golo; 2, foi o mais perigoso atacante do Rio Ave, sobretudo na primeira parte. Se o Rio AVe tivesse marcado teria sido com ele; também não compreendo porque caiu na segunda
Tomás - 1, mal? não, mas a bola não lhe chegava. 1, Concordo
Gama - 1, o que mais bola teve, mas que conseguiu fazer estragos; 2, Discordo. Sivesse criado mais perigo teria sido uma exibição perfeita; faltou-lhe isso para ser mais determinante;
Chidi - 1, nulo; 1, passámos a jogar com menos um em campo;
Tarantini - 1, nada de novo; 1, dos três suplentes foi o único que ainda vi a tentar mudar os acontecimentos;
Adriano - 1, 1+ na verdade porque foi o único que teve uns rasgos parecidos com pensar o jogo. 1, mais uma oportunidade perdida para Adriano, que tarda em confirmar metade do que dele se disse;

Carlos Brito - 1. Entendo perfeitamente os argumentos que apresentou na conferência de imprensa. Mas não deixo de dizer que gostava que o Rio Ave tivesse jogado um bocadinho melhor e que tivesse criado mais perigo do que o que criou e foi manifestamente pouco. E apostar em Chidi...
1, Apresentou o onze mais forte no momento e conseguiu equilibrar as coisas na primeira parte; na segunda não só não teve sorte com os jogadores que meteu, como ainda viu a equipa cair muito de rendimento (deveria ser motivo para reflexão). A insistência em Chidi é absolutamente incompreensível, muito mais depois do que Wesllem fez em Guimarães; e, na parte final, podia ter arriscado um pouco mais tacticamente (mais uma avançado); e não é verdade, míster, que tenhamos dado o nosso melhor. aquela seguda parte...