10.1.10

(14ª Benfica) A equipa da primeira parte não entrou na segunda? (ACT)

Penso que, infelizmente, todos saímos do estádio com a ideia de que o Benfica mereceu ganhar.
A primeira parte foi equilibrada (e há um penalti não assinalado a favor do Rio Ave, que só vi esta manhã na televisão, por carga sobre Sidnei) mas na segunda o Rio Ave não conseguiu reagir ao golo do Benfica. Fiquei desiludido com a segunda parte do Rio Ave. Quase não criou perigo e esteve mais perto de sofrer o 2-0 do que de empatar.
Como escrevi abaixo, penso que a equipa deve reflectir sobre a razão que levou a este abatimento emocional (sobretudo em Vitor Gomes, Wires ou Sidnei). Estariam a pensar no jogo de quarta? Parece um pouco absurdo, mas quem sabe? O meio campo, que foi a chave da primeira parte, foi, ao contrário, a gazua que permitiu a entrada do Benfica na segunda (excepto Vilas Boas, para quem não há altos e baixos, sempre no mesmo tom!). O melhor sector foi indiscutivelmente a defesa, onde Sílvio fez falta, mas onde vimos um Jeferson de grande qualidade. Que crime voltar a mandar este jogador para o banco! Além de Jeferson, o melhor, destaco Gaspar, Bruno Gama e Vilas Boas.
Também me parece que o míster podia ter feito diferente na segunda parte (já o expliquei abaixo), mas o jogo de ontem voltou a colocar em evidência a necessidade de mais um atacante. Não só para substituir Tomás quando ele não pode ou não dá mais como para o ajudar, como seria ontem o caso.
Se o penalti sobre Sidnei tivesse sido marcado e o Rio Ave estivesse em vantagem teria sido diferente no final? Uma coisa é certa, por muito que me custe, o resultado é justo! [ACtualizo a 11/1 com estes links sobre arbitragem]

PS - anedótica a forma como Wires e companhia tentaram marcar aquele livre perigoso que Paixão marcou a favor do Rio Ave por falta de Quim. É certo que só não falha quem não está lá dentro, mas estas coisas tornam-nos mais pequenos ('coitaditos, nem um livre sabem marcar...').