29.7.24

"Vão chegar avançados, médios, defesas" (Freire)

No final do jogo com o Santa Clara, Luis Freire fez as primeiras declarações relativas à nova época.

Três ideias principais:

1) o plantel apresentado no sábado tem 25 elementos, mas Freire anunciou que "A equipa não está completa, estão a chegar jogadores. Precisamos de alguns jogadores e estamos todos alinhados nisso. Toda a gente sabe isso. Tem sido feito um trabalho, os reforços têm qualidade. E vai chegar gente, vão chegar avançados, médios, defesas... Não vale a pena dizer se são três, quatro ou cinco, mas vai chegar gente. É necessário, porque saiu muita gente, e há um projeto novo."

(comentário: certamente o plantel não ficará com 28 ou 29 elementos, pelo que, neste contexto, possa haver mais 'circulação' entre sub23, até porque há jogadores muito jovens; Pelo que vi, a grande lacuna é na frente, mas pelos vistos virá gente para todos os setores)

2) Sobre os objetivos desportivos, Freire disse: Queremos criar uma equipa forte para fazer melhor do que na temporada passada, em que andámos a sofrer quase até ao fim e acabámos em 11.º. Queremos fazer melhor do que no ano passado, acabar na primeira metade da tabela.

(comentário: o administrador Diogo Ribeiro, durante a última AGE, foi mais específico, ao dizer que o objetivo seria lutar pelo 7º/8º e se calhar 'morder os calcanhares' do 5º, mas sem ter ainda como objetivo lutar pela Europa)

3) Freire ainda: "Temos de ir fazendo as coisas aos poucos. É uma equipa que se constrói toda nova, mas temos muita vontade, porque temos muito potencial. Temos uma boa base e quem chega vai ter, com o tempo, de receber a nossa mentalidade(...). Temos muito trabalho pela frente. É preciso muita coragem para refazer tudo, mas estamos convictos de que, daqui a algum tempo, a equipa será uma equipa bastante forte."


 

28.7.24

Os reforços no jogo de ontem

Por ordem decrescente, os 10 reforços (ou seja, jogadores que não estavam cá na época passada ou que nunca vimos jogar) usados no jogo de apresentação (Okkas e Panzo não foram convocados, por estarem com pequenas lesões, segundo  o site):

1º Pohlmann: qualidade com a bola (as bolas paradas são com ele), foi dos poucos que arriscou no um-para-um; Está em plena adaptação e ontem jogou como extremo esquerdo (embora estas definições sejam cada vez mais fluidas); Nesta altura, parece-me o reforço com mais qualidade. [nota: na camisola aparece identificado como Olinho!]

2º Tomé: durante muito tempo, naquele corredor direito estará o 'fantasma' de Costinha. Tomé não parece ter (ainda?) o 'pulmão' de Costinha, mas tem boa técnica e gostei da sua agressividade. Foi um das boas surpresas.

3º Kiko Bondoso: pareceu-me bem integrado, a jogar na sua posição natural, ainda que tenha tido pouca bola. Mostrou qualidades.

4º Novais: enquanto teve 'pernas' foi o dinamizar do meio campo, tentou levar e trazer a bola, tentou alguns passes em profundidade. Havia muita gente do Santa Clara no meio campo e não foi fácil movimentar-se;

5º Tiago Morais: fez um treino na véspera e ainda jogou 30 minutos. Deve ter estranhado ficar 'preso' à ala esquerdo, com menos margem para avançar, mas ainda tentou desequilibrar e rematou à baliza;

6º Aguilera: jogou muito pouco tempo. Apenas deu para ver que é combativo, porque disputou meia dúzia de bolas em duelos com alguma intensidade;

7º Zoabi; jogou os primeiros 45 minutos a ponta de lança e pouco ou nada se viu. Pode queixar-se de que a bola não chegou à área, mas poderia ter tentado desequilibrar;

8º Lomboto: 10 minutos ou menos em campo, jogou na posição de Aderlan. Deu o seu melhor e não comprometeu, ele que não é central;

9º Rehmi: já cá estava mas nunca o vimos jogar. Jogou a extremo direito na segunda parte, mas não guardei qualquer memória da sua presença em campo.

10º Chukwudi: o ponta de lança de toda a segunda parte. Nada mais a dizer.



27.7.24

Derrota no jogo de apresentação (1-2). Época nova, erros velhos

 É normal que a nova época traga novas expetativas e até uma nova ambição. Mas quem viu o jogo de apresentação frente ao Santa Clara (1-2) não saiu do Estádio otimista.

Ok, é apenas um jogo, está tudo no início, há muitos jogadores novos, mas o que se viu foi a repetição dos problemas da época passada (para não ir mais longe): incapacidade de contrariar o famoso 'bloco baixo' [atenção que pelo menos 11 dos 16 jogos que teremos em casa serão assim...], alguma falta de agressividade na disputa de bola e raras oportunidades de golo.

Neste particular, e deixando para amanhã uma apreciação detalhada aos reforços, quero dizer que, depois do que vi, o Rio Ave precisa de contratar não um mas dois pontas de lança!

Sejamos justos: o resultado e a fraca exibição não se devem apenas à falta de produtividade dos avançados, há questões estruturais difíceis de compreender. Um exemplo: a perder, o Rio Ave jogou os últimos 15 minutos com um trio de centrais insólito (Nóbrega, Lomboto e Hélder Sá), mantendo Tiago Morais preso à ala. Não passou pela cabeça do treinador abdicar de um dos centrais, passando Sá para a esquerda e mandando Morais para o seu lugar, que é extremo, aumentando assim a capacidade de 'fogo' do ataque Rioavista?

(o jogo começou não às 11h, como estava anunciado, mas às 11h40. 40 minutos de atraso, para mim, é amadorismo)


24.7.24

Um orçamento de 15 milhões?

Estou certo de que, mais dia menos dia, teremos informações sobre os planos da SAD para esta época. Um deles será o orçamento.

Duas notas:

- Diversos rumores dizem que o Rio Ave queria contratar Clayton, que, ao que parece, recebia mais de 300 mil euros limpos por ano no Brasil (qualquer coisa como 600 mil brutos cá). O jogador até pode não vir ou assinar com 'desconto', mas são valores que nos põem noutro patamar; 

- segundo notícias de Israel, o jovem Zoabi (19 anos) custou €900 mil euros!

- A SAD está a contratar jogadores que vêm de clubes e campeonatos com alguma nomeada (Aguilera, Pohlman, Vroussai ou Panzo, para citar alguns exemplos), ainda por cima com contratos longos, pelo que não me admiraria que o incentivo principal para os convencer fosse o ordenado.

Por tudo isto, não ficarei espantado se vier a ser divulgado que o investimento para este ano é de 15 milhões, o que se tornaria no orçamento mais elevado de sempre (12 milhões na época em que descemos).

(não há nenhuma crítica nisto, pelo contrário: primeiro, porque o dinheiro é do senhor Marinakis e ele faz o que quer e como quer. Segundo, se está a gastar dinheiro é porque os jogadores - à partida - são bons e se eles forem bons o Rio Ave ganhará mais vezes, que é o que todos queremos)

(Aguilera poderá ser uma das revelações do campeonato)


23.7.24

Jonathan Panzo - Central: Reserva ou Titular?

A última contratação antes do Rio Ave Fc SAD ir para estágio foi a do  Inglês Panzo de 23 anos. Um central esquerdino, e que nas últimas épocas jogou quase sempre a central pela esquerda, e em outras tantas como central pelo meio. Este jogador foi durante muito tempo uma promessa do Chelsea, mas  após as suas conquistas pela seleção e na English Youth League foi vendido pelo clube de Londres sem perspectivas de valor acrescentado.


  A 1ª grande transferência deste jogador valeu 3 milhões ao Chelsea, o Mónaco foi o comprador, e deve ter esfregado as mãos pela "pechincha", (só 3 milhões por uma promessa, e campeão?)mas como podem confirmar pelas imagens o jogador não se afirmou nem na Equipa B do Mónaco, nem tão pouco depois de ser vendido novamente por um valor próximo da anterior transferência(3.4 milhões) ao Dijon,  sendo que mais recentemente custou ao Nottingham 1.7 milhões de euros, onde também não se afirmou, e desde ai tem andado em sucessivos empréstimos.
  Mais uma vez posso e baseado nos factos, afirmar que, é muito dinheiro investido em potencial(no total este jogador no carrossel de compras e empréstimos já fez rodar cerca de 8 milhões de euros, e abordo este tema desta forma porque o jogador tarda em se afirmar como um verdadeiro titular por onde recentemente tem passado). Preocupa-me que o Rio Ave Fc possa ser mais um nessa falta de afirmação, neste trajeto periclitante. O facto de ter conseguido alguns títulos internacionais pela Inglaterra, fez crescer quanto a mim muito o valor do jogador, e os seus empresários mais uma vez alegadamente venderam potencial, potencial esse que não tem conseguido convencer os clubes por onde Jonathan tem passado. Se não vejamos:



  O jogador tem verdadeiramente e apenas uma época a titular desde os seus 17/18 anos, jogou regularmente quando estava ao serviço do Coventry na premiership (2ª liga Inglesa - 22/23) no total fez 34 jogos. Quanto à época anterior os números  e comparando-os com a tal do Coventry são menos de metade,  878 minutos jogados, distribuídos por 16 jogos em 23/24, números que se podem confirmar pela imagem abaixo. Ou seja foi uma época praticamente inteira, no banco.


  É um empréstimo, sim é, mas a que custo para o nosso treinador? 
 Trata-se realmente de um reforço? 
 Ou de um empréstimo com 2ªs intenções? 
  Os números deste jogador, como jogador são muito fracos, e aí não tem como esconder, não me parece que esta contratação seja algo trabalhado pelo scouting(Bexiga), mas sim pela tal politica de "carrossel de jogadores" no qual o nosso presidente, me parecer ser o verdadeiro responsável pela contratação. Nós sabemos que esta politica existe, e que cada vez mais nos vamos ter que habituar a vê-la por aí. Já os números(valor em Euros) as transferências são altíssimas, pressionando o nosso "dono"( e do Nottingham) a tentar colocar o jogador a titular em Vila do Conde, como forma de recuperar o investimento de 1.7 milhões que o Nottingham fez quando pagou pela transferência de Panzo vindo do Dijon. 
  Perante tudo isto, veio-me á cabeça uma pergunta, o jogador veio para  o Rio Ave FC Sad para jogar ou fazer CV? Para ser verdadeiramente um reforço, ou para fazer banco e/ou balneário? 
  Bom, neste momento não consigo dizer, pelo que vi o jogador parece ter alguma qualidade, mas ainda não consegui ver erros, na net só colocam os melhores momentos e por isso só encontrei "Highlights". Sinceramente, espero que este jogador seja realmente um reforço, e que o nosso treinador, que é quem tem a responsabilidade de o colocar a jogar, consiga extrair dele o que os outros clubes por onde Jonathan passou não conseguiram, tem a palavra nos próximos jogos, o nosso treinador, boa sorte Mister...

Um plantel ainda 'magrão'

O Rio Ave divulgou a lista dos 27 jogadores que Freire levou para estágio em Melgaço.

A ausência de Magrão [vi-o a treinar a semana passada] é o facto mais notório, até porque o míster chamou um dos guarda-redes dos sub23 - de acordo com a convocatória chama-se Lazar, mas não sei dizer nada sobre ele, nem sequer a naturalidade.

Há ainda mais três jogadores da equipa sub23 (dois defesas, Karseladze, Valentim, e o avançado Fernando Ferreira, conhecido como Ferna).

Ou seja, são 23 elementos da equipa principal (de que parece fazer parte Lomboto e não sub23) mais estes quatro.

Acredito que o plantel não fique com 23 jogadores, pelo que, se calhar, teremos alguma surpresa no sábado. Sobretudo no ataque, onde faltam dois elementos.

PS - o zerozero, que é o site de referência nestas coisas, continua a dar Sávio como jogador do Rio Ave, mas acho que, mesmo sem qualquer explicação, o assunto está encerrado e vão ter de corrigir a referência. O mesmo se passa com Ruca. (ATUAlizado: no mesmo dia ambos saíram do plantel)

19.7.24

O que "passou-se" com Clayton Silva?

  

Segundo o jornal a "a bola" noticia de ontem, ("Atacante brasileiro já faz exames médicos e testes físico em Vila do Conde e deverá estar a postos para jogo de preparação contra o Arouca, no sábado"),,  Clayton Silva Ex-Vasco da Gama e anteriormente Casa Pia, estaria ontem a fazer testes médicos?????? tanto tempo?  

A  mesma noticia ontem dá conta de que o jogador já poderia jogar com o Arouca. Como? Sem anuncio prévio do clube? A verdade é que parece que hoje o nosso departamento de comunicação esteve a dormir...nem o anúncio dos estatutos online, nem desta "nova" contratação tivemos novidades. O que se passou? o jogador  'passou-se'?

 Será que os nossos responsáveis de comunicação entraram de férias? Ou Clayton Silva não passou nos testes físicos, ou ainda pior não chegou a acordo com o Rio Ave. Os brasileiros anunciaram a 10 de julho o tipo de acordo que o Vasco fez com o Rio Ave, veja aqui, dizem eles  que Clayton Silva vinha emprestado, e com uma cláusula de compra.

Silêncio ensurdecedor, algo falhou...

18.7.24

Os estatutos da SAD, finalmente

Estão online desde esta manhã.

As primeiras notas da primeira leitura (há, felizmente, muitos advogados que são Rioavistas; quem puder que leia com outros conhecimento que não o meu):

a) "O Conselho de Administração poderá, sem o consentimento de outros órgãos sociais, deslocar a sede dentro do mesmo concelho." (sair do Estádio?)

b) "O Conselho de Administração poderá também, sem necessidade de deliberação de qualquer outro órgão social, criar e encerrar sucursais, agências, delegações ou quaisquer outras formas locais de representação tidas por convenientes, em território nacional ou no estrangeiro." (Já a lógica do multiclube?)

c) "Um dos membros do Conselho de Administração deverá dedicar-se em regime de exclusividade e a tempo inteiro à gestão da sociedade." (é o que acontece, com Diogo Ribeiro) 

d) "A composição do Conselho de Administração deverá respeitar o regime de paridade de sexo e o regime das incompatibilidades previsto, respetivamente, nos artigos 20.º e 21.º da Lei n.º 39/2023, de 4 de Agosto." (o quinto elemento será uma mulher?) 

e) "Cada um dos membros do Conselho de Administração com funções executivas, poderá ser remunerado de acordo com as condições estabelecidas pela Assembleia Geral." (ou seja, apenas Toshav e Ribeiro; não estão previstas senhas de presença)

 



16.7.24

“Exame da cadeira de Gestão Desportiva (1º ano)”

(texto publicado originalmente no jornal Terras do Ave da semana passada)

Leia o enunciado do exame e escolha uma das respostas, justificando-a:

1. Um empresário, a quem vamos chamar de M, decide adquirir a maioria de um clube a 3 mil quilómetros do local onde vive, para além dos dois outros clubes de futebol que já possui no mesmo continente. O clube vendedor precisa de fazer a operação, por urgência financeira, mas ainda assim as negociações demoram mais de meio ano. Neste espaço de tempo, M nunca visitou o clube que irá comprar. O que é que isto significa?

a) Que M confia naqueles a quem delegou as negociações?

b) Que M não atribui muita importância ao negócio, no contexto dos seus outros (muitos...) negócios, desportivos e não só?

c) Que as facilidades de comunicação remota hoje substituem a presença nas empresas?

 

2. Concluídas as negociações, e formalizado o negócio, M precisa de escolher um presidente para a nova sociedade, mas não exige que essa pessoa seja da localidade/país onde o clube se situa ou que essa pessoa tenha de viver na respetiva localidade. Ou seja, o presidente também será remoto (ficando, pelo menos na fase inicial, apenas um administrador delegado a tempo inteiro). O que é que isto significa?

a) Que M tem muita confiança no gestor em causa e que uma ou duas deslocações do presidente da sociedade, por mês, serão suficientes?

b) Que M pretende que esse gestor se envolva nos seus outros negócios (sobretudo desportivos) e que, portanto, esta aquisição, em particular, faz parte de um plano mais vasto?

c) Que através dos telemóvel e do computador tudo se resolve?

 

3. M poderia ter escolhido três administradores, que se juntarão aos dois nomeados pelo clube, que mantém uma participação minoritária na nova sociedade, mas escolheu, na fase inicial, apenas dois. São ambos financeiros e nenhum com ligação direta ao futebol. O que é que isto significa?

a) Que M confia nos quadros intermédios (diretores e equipa técnica) e que, se necessário, nomeará um terceiro administrador?

b) Que M entende esta compra sobretudo como um negócio (investimento) e menos como projeto desportivo?

c) Que as principais decisões (por exemplo, construção da equipa) serão tomadas pelos quadros técnicos que M tem ao seu serviço para gerir os seus dois outros clubes, externos, portanto, à realidade da nova sociedade?

(A 'correção' será divulgada na próxima semana)


 

15.7.24

Um esboço do plantel

Freire entra na terceira semana de trabalho com 24 jogadores.

É provável que haja erros neste 'desenho' até porque muitos dos reforços são desconhecidos e não sei ao certo em que posição jogam ou podem vir a jogar. E é provável que haja acertos no plantel nestes próximas semanas (entradas ou até saídas). Virá mais um central? Quem será o segundo lateral direito? Polhman é ponta de lança ou '10'? Virá mais um médio de cobertura para se juntar a Amine e Vítor Gomes? E falta um ponta de lança.



12.7.24

Brandon Aguilera - É Craque, mas falta afirmar-se.

 Está encontrado o verdadeiro substituto de Guga.
 Gostei muito do que vi na Internet sobre este jogador.

Mais um Jogador comprado a pensar no Potencial. 

 O jogador de 21 anos assinou até ao final da época 2026/27, ou seja, por três épocas, sendo jogador do Rio Ave «a título definitivo», o jogador Costa-riquenho vem do Nottingham Forest, desconhecem-se para já os valores desta transferência. O tranfermarket avalia o jogador em 300 mil euros. Mas lembro que este jogador custou ao Nottingham 950 mil euros, e não acredito que o negócio entre Nottingham e Rio Ave se tenha concretizado por menos de 500 mil euros, falta saber se por 100% do passe.

 

 Ao contrário dos outros reforços com menos de 23 anos já efetuados pelo nosso scouting do qual falei aqui, este jogador tem muito mais experiência, lastro, e jogos na sua seleção ao mais alto nível, na sua curta carreia profissional já soma mais de 6 mil minutos e 109 jogos nas várias competições que disputou. Tem 19 internacionalizações, 2 das quais recentemente na copa América, o Internacional A pela Costa Rica Brandon Aguilera, foi titular nos jogos ante Brasil e Colômbia não o sendo contra o Paraguai. A costa Rica não passou a fase de grupos, e o jogador encontra-se a gozar um período de férias. As últimas noticias dão conta que o jogador deve começar os trabalhos em vila do Conde na próxima semana.

 Brandon Aguilera estreou-se como sénior no Alajuelense e passou pelo Guanacasteca, antes de sair do seu país natal para jogar em Portugal, no Estoril. Na época passada integrou a equipa principal e a de sub-21 do Nottingham Forest na primeira metade da época, antes da cedência no último meio ano ao Bristol Rovers.


 O meu comentário:  É um médio centro puro, eu assisti ao jogo do Brasil com a Costa Rica, e gostei muito de ver Aguilera. Vi ainda alguns resumos do jogador especialmente do tempo em que jogou no Estoril onde foi campeão da liga revelação, e acho que este jogador é um número 10 puro, um médio de grande cobertura, um verdadeiro "playmaker" faz lembrar, no estilo, o Guga, no entanto parece-me, e é mais alto (1,79m) e mais corpulento, portador de uma técnica bastante aprimorada.  Pelo que vi Aguilera faz crescer água na boca, com um POTENCIAL incrível e apesar de jovem já tem muita experiência, no entanto tem um grande senão, já passou por vários clubes e ainda não se conseguiu afirmar. Espero sinceramente que o Rio Ave lhe abra as portas da afirmação e a confirmação do Potencial que o nosso clube comprou. Não me admira nada, que o jogador dentro em breve esteja a fazer o percurso inverso rumo ao Nottingham. 

11.7.24

Treinos de porta aberta

Nas declarações que fez, no dia em que a SAD foi apresentada, Boaz Toshav falou na "fantástica" ligação à comunidade que a Sociedade herda do Clube e que "só queremos melhorar". Toshav falou várias vez em "comunidade" e nos "valores" do Rio Ave FC.

Lembrei-me disto a propósito do treino de hoje.

Passei em frente ao Estádio e percebi que havia treino no relvado nº2, aquele que facilmente  nos permite ver tudo. Parei o carro e estive lá uns minutos, por compromissos. Apesar de haver vários jogadores novos, é sempre interessante ver quem está e quem não está e matar saudades (o último jogo foi há quase dois meses).

Porque não dizer aos sócios que determinados treinos se realizam no relvado nº2?
Hoje estava só eu e outra pessoa, mas, sabendo de antemão, outros podem certamente aparecer.

Para que fique claro: não estou a pedir ao treinador que faça treinos à porta aberta; eles já são à porta aberta, quando realizados no relvado nº2. Só peço que isso seja comunicado, em nome da tal ligação à comunidade.

PS - ... até porque, de acordo com as últimas informações, e ao contrário do que tem acontecido nos anos anteriores, não há jogos treino para observar (nem apresentação da equipa marcada).


10.7.24

Costinha vai deixar saudades

Comço por dizer que, analisando as quatro épocas em que jogou na primeira equipa do Rio Ave, Costinha foi o melhor jogador. Houve outros bons jogadores, mas nenhum atingiu o seu patamar numa análise global. Com muito orgulho digo que sempre estive entre os seus principais fãs.
A sua saída era inevitável e, sendo o principal ativo do Clube antes da SAD chegar, só admira que não tenha saído antes (elogiei Alexandrina Cruz por ter conseguido manter o jogador até final da época em Vila do Conde).
Agora que se foi, algumas notas mais:
- 2,5 milhões de euros é um preço de saldo para um jogador desta qualidade (ser o melhor defesa direito do campeonato português e não jogar no Sporting, Porto, Benfica ou Braga não é para qualquer um). - Nem Rio Ave nem Olympiacos revelaram o valor da transferência - porquê? Nem, aliás, a duração do contrato.
- Ainda penso que com outro agente o seu passe teria outro valor;
- Marinakis pôs alguns milhões no Rio Ave antes da SAD estar pronta; Costinha foi a garantia bancária...
- Acredito que, a partir de agora, com a SAD, o Rio Ave dexiará de ter de vender jogadores em saldos.
- A saída só foi anunciada ontem e já me tinham dito que o jogador ainda treinava, até à semana passada, em Vila do Conde, quando todas as equipas já começaram a preparar a próxima época. Estando os seus direitos desportivos na posse do Olympiacos desde dezembro do ano passado, vou esperar para perceber o que se passou.


Chukwudi, Zaobi, e Georgios - As incógnitas.

Afirmar-se-ão na 1ª equipa? 
Ou será que vão rodar todos nos sub23? 
Para mim são uma total incógnita. 
Total beneficio da dúvida ao scouting.

  Hoje o Rio Ave anunciou a contratação de mais um jovem de 20 anos, um médio centro ou ala que pode jogar nas 3 posições do meio campo,chama-se Georgios Okkas, um esquerdino, Cipriota / Australiano ou seja tem dupla nacionalidade. Pelo que pude constatar, é um médio centro puro, com grande capacidade de aceleração, muito bom tecnicamente, e porque é jovem muito pouco se consegue extrair da internet,  mas aqui fica o que de mais importante consegui apurar: 

 



- Soma já 10 internacionalizações pelas seleções jovens do Chipre, jogou as últimas 2 épocas no Fulham no campeonato U21 (os sub 21 ingleses) e despediu-se do Fulham o mês passado marcando o golo com que a sua equipa se sagrou campeã da taça  U21 premier league.  Temos por isso que esperar para ver e dar o beneficio da dúvida ao scouting do Rio Ave. Pelos vistos trata-se de uma grande promessa, de um jogador com muita qualidade, mas que vai entrar num campeonato profissional pela 1ª vez. com muito pouca experiência em campeonatos profissionais. Torna-se assim necessário, quanto a mim, algum tempo de adaptação. Esta contratação entra claramente na minha lista de jogadores que para já são uma total incógnita, e refira-se já são 3, todos eles muito jovens, e com muito pouca experiência. Acredito que também este jogador se possa juntar aos sub 23, isto depois claro está de ser avaliado pelo nosso treinador. Se não agradar durante esta fase de apuramento de forma natural de inicio de época, acredito mesmo que seja cedido aos sub23. 
Algumas imagens do jogador 1 2 

Na semana passada também muito jovem o Rio Ave anunciou Goodluck Igbokwe Chukwudi, um Nigeriano, de 22 anos, que estava a jogar numa equipa chamada KAA Gent da 3ª divisão da Bélgica. Sabe-se pelo transfermarket que efetuou na época passada 22 jogos, e marcou 4 golos, e que na época 22/23  havia feito 31 jogos e marcado 12  golos.  É um avançado, ponta de lança, alto e possante, mas não existem praticamente imagens na internet sobre este jogador e não se consegue aferir das suas potencialidades. Assim para mim este jogador  é também uma grande incógnita, e porque tem menos de 23 anos, acho que também ele poderá rodar nos sub23 se eventualmente o treinador entender que ainda lhe falta formação. Também tentei apurar o porquê da aposta neste jogador, disseram-me que é um jogador que tem uma margem de progressão e um potencial elevadíssimo( este é sem dúvida o novo paradigma do nosso clube, compra-se potencial). Facto curioso, é que o seu empresário (empresa) é o mesmo que representa Bukayo Saka, jogador do Arsenal e da seleção Inglesa. 

Será que temos craque? A ver vamos. 

Quanto a mim Goodluck, Georgios, e Zoabi(falei dele recentemente), são jogadores de potencial, e não jogadores de referência para que o treinador os possa integrar imediatamente num possível 11 para fazer uma época descansada,  daí  o meu titulo de lhes chamar incógnitas. Espero enganar-me e para bem de todos desejo que todos eles se tornem grandes e autênticos craques.

7.7.24

Sorteio da Liga 2024/2025

Vamos a Alvalade na 1ª Jornada.

Defrontamos os 4 grandes até à 9ª jornada!

 O sorteio que se realizou hoje ditou que o Sporting CP. o atual campeão nacional. seja o 1º adversário do Rio Ave FC SAD, o jogo será a 11 de agosto. O nosso 1º jogo em casa é com o SC Farense, o FC Porto surge à 3ª Jornada no Dragão, vem depois o Braga à 7ª em Braga, e jogamos com o SL Benfica na luz à 9ª jornada.

 Vai ser um inicio difícil com os grandes a jogarem com o Rio Ave FC SAD logo no início do campeonato. Vamos ter que ter  um inicio a todo o gás, principalmente fora de casa, pois no que diz respeito aos jogos em casa na 1ª volta, podem tornar-se acessíveis.

Confira aqui o calendário completo:

Jornada 1 (11 de agosto 2024)

SC Braga-Estrela da Amadora
Arouca-Vitória de Guimarães
Farense-Moreirense
Aves SAD-Nacional
Famalicão-Benfica
Casa Pia-Boavista
Sporting-Rio Ave
FC Porto-Gil Vicente
Estoril-Santa Clara

Jornada 2 (18 de agosto 2024)

Benfica-Casa Pia
Boavista-SC Braga
Estrela da Amadora-Famalicão
Nacional-Sporting
Santa Clara-FC Porto
Moreirense-Arouca
Vitória de Guimarães-Estoril
Rio Ave-Farense
Gil Vicente-Aves SAD

Jornada 3 (25 agosto 2024)

Benfica-Estrela da Amadora
FC Porto-Rio Ave
SC Braga-Moreirense
Arouca-Nacional
Estoril-Gil Vicente
Farense-Sporting
Aves SAD-Vitória Guimarães
Famalicão-Boavista
Casa Pia-Santa Clara

Jornada 4 (1 de setembro 2024)

Boavista-Estoril
Moreirense-Benfica
Sporting-FC Porto
Gil Vicente-SC Braga
Rio Ave-Arouca
Estrela da Amadora-Casa Pia
Nacional-Farense
Vitória Guimarães-Famalicão
Santa Clara-Aves SAD

Jornada 5 (15 de setembro 2024)

Benfica-Santa Clara
SC Braga-Vitória Guimarães
Arouca-Sporting
Casa Pia-Moreirense
Estoril-Nacional
Famalicão-Gil Vicente
Aves SAD-Rio Ave
Estrela da Amadora-Boavista
FC Porto-Farense

Jornada 6 (22 de setembro 2024)

Vitória Guimarães-FC Porto
Santa Clara-Estrela Amadora
Boavista-Benfica
Nacional-SC Braga
Farense-Arouca
Gil Vicente-Casa Pia
Rio Ave-Estoril
Moreirense-Famalicão
Sporting-Aves SAD

Jornada 7 (29 de setembro 2024)

Benfica-Gil Vicente
SC Braga-Rio Ave
Casa Pia-Vitória Guimarães
Estoril-Sporting
Estrela Amadora-Moreirense
Famalicão-Nacional
Aves SAD-Farense
FC Porto-Arouca
Santa Clara-Boavista

Jornada 8 (6 de outubro 2024)

Arouca-Aves SAD
Nacional-Benfica
FC Porto-SC Braga
Vitória Guimarães-Boavista
Sporting-Casa Pia
Farense-Estoril
Gil Vicente-Estrela Amadora
Rio Ave-Famalicão
Moreirense-Santa Clara

Jornada 9 (27 outubro 2024)

Benfica-Rio Ave
SC Braga-Farense
Boavista-Moreirense
Casa Pia-Nacional
Estrela Amadora-Vitória Guimarães
Famalicão-Sporting
Aves SAD-FC Porto
Santa Clara-Gil Vicente
Estoril-Arouca

Jornada 10 (3 de novembro 2024)

Arouca-SC Braga
Vitória Guimarães-Moreirense
Aves SAD-Famalicão
Farense-Benfica
Gil Vicente-Boavista
Rio Ave- Casa Pia
FC Porto-Estoril
Sporting-Estrela Amadora
Nacional-Santa Clara

Jornada 11 (10 de novembro 2024)

Benfica-FC Porto
SC Braga-Sporting
Boavista-Rio Ave
Casa Pia-Farense
Estrela Amadora-Nacional
Santa Clara-Vitória Guimarães
Famalicão-Arouca
Moreirense-Gil Vicente
Estoril-Aves SAD

Jornada 12 (1 de dezembro 2024)

Arouca-Benfica
Vitória Guimarães-Gil Vicente
Estoril-Famalicão
Aves SAD-SC Braga
Nacional-Boavista
FC Porto-Casa Pia
Farense-Estrela Amadora
Rio Ave-Moreirense
Sporting-Santa Clara

Jornada 13 (8 dezembro 2024)

Benfica-Vitória Guimarães
SC Braga-Estoril
Boavista-Farense
Gil Vicente-Nacional
Moreirense-Sporting
Famalicão-FC Porto
Santa Clara-Rio Ave
Estrela Amadora-Arouca
Casa Pia-Aves SAD

Jornada 14 (15 de dezembro 2024)

SC Braga-Famalicão
Arouca-Santa Clara
Farense-Gil Vicente
Aves SAD-Benfica
Rio Ave-Vitória Guimarães
Sporting-Boavista
Estoril-Casa Pia
FC Porto-Estrela Amadora
Nacional-Moreirense

Jornada 15 (22 de dezembro 2024)

Benfica-Estoril
Vitória Guimarães-Nacional
Gil Vicente-Sporting
Estrela Amadora-Rio Ave
Moreirense-FC Porto
Famalicão-Farense
Santa Clara-SC Braga
Casa Pia-Arouca
Boavista-Aves SAD

Jornada 16 (29 de dezembro 2024)

SC Braga-Casa Pia
Arouca-Gil Vicente
Estoril-Moreirense
Farense-Vitória Guimarães
Aves SAD-Estrela Amadora
Sporting-Benfica
FC Porto-Boavista
Rio Ave-Nacional
Famalicão-Santa Clara

Jornada 17 (5 de janeiro 20)

Benfica-SC Braga
Vitória Guimarães-Sporting
Casa Pia-Famalicão
Gil Vicente-Rio Ave
Estrela Amadora-Estoril
Nacional-FC Porto
Santa Clara-Farense
Boavista-Arouca
Moreirense-Aves SAD