25.2.24

Cópia (RAFC) muito melhor do que o original (SCP).

3-3 Empate com sabor a Vitória!

Fotos: Rio ave FC

O Rio Ave arrancou um precioso empate sobre um Sporting muito forte. Este foi quanto a mim o melhor jogo em  casa do Rio Ave este ano, pena foi que não tivéssemos conseguido vencer, porque o merecíamos.

Foi um jogo frenético com muita incerteza no resultado, 2 penáltis justíssimos a favor do Rio Ave Fc, e muitos protestos do Sporting em relação a alguns lances, nomeadamente no lance do 1º golo  onde se reclama uma falta no meio campo do Sporting e um alegado penálti de Nobrega sobre Trincão. Na minha opinião no lance do 1º golo tenho a impressão que Morita joga a bola a seguir à falta e precipita-se, e aí eu acho que o árbitro dá/deu a lei da vantagem e manda seguir; no penálti, o corte é na bola, e quanto a mim viu bem o árbitro e o VAR que na dúvida não tem que intervir.

Quanto ao jogo, um inicio forte do Rio Ave deu muito cedo em grande golo de Embaló. Em desvantagem o Sporting reagiu e logo a seguir fez o empate por Hjulmand, conseguindo dar a volta ao marcador por intermédio de Gyokeres num grande erro de Amine. Confesso que aqui pensei que o Sporting não mais iria perder este jogo, mas depois vem o penálti sobre Costinha, justíssimo diga-se, e assim  conseguimos ir para o intervalo empatados com Aziz a concretizar o penálti fazendo o 2-2

Na 2ª parte, o Rio Ave volta a entrar melhor, de facto esta forma de jogar do Rio Ave FC muito idêntica à do Sporting, (daí o titulo), permitiu perceber o porquê de o Rio Ave ter conseguido surpreender e anular este Sporting,  jogamos quase sempre em 5-2-3 quando defendíamos, e em 3-4-3 quando atacávamos, a equipa sempre muito equilibrada, e com jogadores na frente a pressionar alto o Sporting no seu inicio da construção, criando muito perigo nomeadamente Ronaldo com uma bola no poste. Os nossos 2 médios estiveram também em grande nível, Anime e Graça, mas foi pena aquele deslize de Amine, se não teria sido uma exibição de grande quilate. Na defesa com a saída de Aderlan por castigo, Nóbrega sobressaiu, e foi até considerado o melhor em campo pelo comentador Sportv, e eu concordo, pois o central do Rio Ave Fc esteve em todas. Marcamos ainda o 3-2, mais um penálti, o guarda-redes do Sporting derruba AZIZ, e este marca o 2º golo no jogo, e o 2º de penálti. Pensei que podíamos nos aguentar e ganhar o jogo, mas voltei a enganar-me, num lançamento de linha lateral, Coates de cabeça faz o empate, naquele momento o 3-3 foi injusto quanto a mim.

A verdade é que se tivéssemos vencido não era escândalo para ninguém, porque percebemos o grande jogo que a EQUIPA do RAFC fez. Mas aceita-se o empate, porque também se percebe que este Sporting é de facto uma grande equipa.

Somamos mais um ponto na nossa luta, e agora para confirmarmos as nossas melhorias como equipa, precisamos de ir ganhar fora, somar pontos porque sinceramente a jogar assim merecemos muito mais.

PS: Grande apoio à equipa, obrigado aos adeptos do Rio Ave. Pode ver o resumo do jogo aqui

Na próxima jornada, Moreirense é o adversário dos rioavistas (sábado, 15h30), lembro que na 1ª volta o Moreirense ganhou-nos 4-0, naquele que foi o nosso pior jogo esta época.