13.2.24

Com a "Graça" de Aziz

 Mister quero o Graça e mais 10.

Aziz para muitos foi considerado o homem do jogo, e realmente foi uma "Graça" de Deus ao que assistimos no domingo. Marcar o golo do jogo, e que golo, de uma vitória que nos fugia á algumas jornadas, depois de estar a pedir para sair porque estava lesionado ( disse na flash : "-eu achava que estava lesionado, mas..") foi realmente épico e ficará para a história. 
Rio Ave Fc
Mas porque já se disse muito sobre isso, hoje decidi falar mais d´um jogador que a muitos passa despercebido mas que começa a ser um caso sério no nosso meio campo, falo do João Graça, não me canso de o elogiar, hoje fez mais um grande jogo. O crescimento de Graça depois da saída de Guga, salta aos olhos de todos, e não deve também fugir aos do treinador, que deve estar muito satisfeito com este crescimento. Pedro Henrique, comentador da Sport Tv ao longo do jogo fartou-se de o elogiar, realçando  as características de J.Graça, e foi possível perceber ainda mais que J. Graça estava a fazer um grande Jogo. Ele só não foi o Homem do jogo porque o Golo de Aziz ultrapassou-o nos últimos instantes. 

Eu já havia destacada J. Graça em jornadas anteriores,

Rio Ave FC
mas há que realçar que ele está muito mais intenso, dura 90´, define cada vez melhor, praticamente não tem perdas de bola, joga de costas ou de frente para o jogo, joga ao 1º toque com eficácia, e corre como ninguém. Sinceramente eu não fui ver as estatísticas do jogador, mas com certeza estas refletem os bons jogos que Graça tem feito.  

No sentido contrário, J. Teixeira, tem sido uma desilusão, e com a chegada de Adrian, (se este estiver ao seu nível), acredito que J.Teixeira passará a ser suplente. J. Graça a jogar assim é melhor que J. Teixeira, no domingo vimos que J.Teixeira a jogar sobre a direita  não consegue ser tão forte,  de frente para o jogo, nota-se que é um jogador de grande classe, mas o futebol moderno não é apenas de bola no pé com a cabeça levantada, o futebol moderno, tem o dobro da intensidade, é um futebol de duelos, e de eficácia. Ora o que eu noto é que este jogador começa muito bem os jogos, mas perde o "gás", no passado domingo, á meia hora de jogo já não tínhamos J. Teixeira, e nem sou eu quem o refere, novamente P. Henriques da Sportv a destacar a falta de intensidade do jogador nos duelos, e algumas falhas de finalização nos passes longos(o seu forte) onde deixou 3 ou 4 vezes a equipa desiquilibrada permitindo ao adversário ter espaço para jogar no contra-ataque. Por isso não estranhei que o 1º a sair do jogo fosse J. Teixeira. Após a sua saída a equipa passou a ter mais bola e tornou-se sempre mais capaz.

Por estas razões acho que o momento Adrian chegará, e "este" J. Teixeira perderá a titularidade.

Uma última palavra para o treinador, destacando a coragem VilaCondense, todos nós já tínhamos a noção de que a equipa em casa tinha muitas dificuldades em criar oportunidades, e concretiza-las. Freire, agora com mais soluções, deu um pequeno toque na tática, e estratégia de jogo que costumava a usar em 

Rio Ave FC
casa, passando a jogar claramente com mais gente na zona de finalização (2 a 5, novidade), este "novo" 3-4-3, em contraponto com o anterior 3-5-2, que na maioria do tempo era mais um 5-3-2, parece-me dar mais equilíbrios á equipa em zonas altas, e no futuro acredito que isso trará mais capacidade empreendedora, e de finalização. Pelo menos não rebenta com os laterais (Costinha, e F.Ronaldo), e assim permite-lhes render mais ao longo dos 90´.