19.2.24

Mais uma remontada sofrida.

O que me fica do jogo em Famalicão é acima do penalty falhado, levar mais uma virada num jogo onde estávamos a ganhar. 

O Rio Ave entrou em Famalicão num ciclo de 6 jogos que serão provavelmente o ciclo mais complicado do campeonato. 2 jogos em casa com equipas superiores e 4 jogos fora, 1 com a equipa sensação e que neste momento joga mito mais que nós e os outros 3 com equipas com os mesmos objectivos, sendo que 1 já perdemos. A probabilidade de pontuar é menor com equipas candidatas ao título e o que este ano nos tem dito é que fora de casa ainda não ganhamos a ninguém. Portanto, em Famalicão, em vantagem, não se pode sofrer um golo como o primeiro em contra pé, muito menos como o segundo.

São já 5 os jogos em que o Rio Ave FC está a ganhar e leva a derrota de virada, além dos 4 que esteve a ganhar e que se deixou empatar. Isto mostra uma de duas coisas: ou não têm noção de como gerir um jogo, ou têm uma tremenda falta de confiança como equipa. Sinceramente, parece-me muito mais a primeira. Deixar a equipa desequilibrada quando se está a ganhar é falta de noção do momento do jogo e houve momentos em que há culpa dos jogadores mas outros em que há culpa do treinador. Juntos têm de trabalhar isso. Os jogadores terem noção que por vezes têm de jogar feio e o treinador ter noção que por vezes o momento do jogo e do campeonato pede coisas que ele pode não gostar muito, mas tem de as fazer deixando de ser teimoso passando a ser mais pragmático.

Vroussai chegou em 3 jogos já fez 3 posições. Fábio Ronaldo tem feito 2 posições e Umaro em 3 jogos também já fez 2 posições. João Teixeira está fora do lugar. Isto não abona nada à consistência de uma equipa. Pelo menos deixou de trocar centrais... embora o Aderllan continue a fazer o que quer...

Quanto ao penalty marcado por Adrien não vejo problema. Se não desautorizou ninguém, se foi consentido pelo treinador não há problema nenhum. Aziz também chegou há 3 semanas e tirou os penaltys ao Costinha e não vi celeuma nenhuma. O Vroussay chegou há 15 dias, marcou um livre à entrada da área, o que João Teixeira também já tinha feito no jogo passadao e não vi celeuma nenhuma. O Adrien antes de marcar o penalty marcou cantos à esquerda e à direita, o João Teixeira já o fez nos últimos 3 jogos e não vi celeuma nenhuma. A celeuma, em minha opinião é por ter falhado, porque não vi tanto alarido com o penalty marcado pelo Aziz, mas se tivesse falhado viriam com a história de os ter roubado ao Costinha, porque era quem os marcava até então.

Só reforçar que quando Adrien falha o penalty já o Famalicão tinha virado o jogo - e isso é de facto o que nos deve preocupar porque é sistemático esta época - e só voltamos a ter o controlo do jogo quando este entrou.

Há jogos, ciclos e momentos, que por muito que nos custe, é mais importante não perder do que ganhar e os jogadores e treinador têm de ter essa sensibilidade de perceber que por vezes ganhar um ponto e segurar um resultado é mais importante que ir desenfreadamente à procura dos 3 correndo um risco desmesurado de ficar sem nenhum. 

MISSÃO: STOP REMONTADAS.