30.11.09

Dependentes de Tomás?

Está o Rio Ave dependente de Tomás para marcar golos? Nos últimos 4 jogos da Liga Tomás marcou sempre. E mais, foi o único que marcou. Soma metade dos golos da equipa até agora.

Se se lesiona Tomás, como vai ser? Avança Chidi? Foi essa a solução à 3ª jornada contra o Leixões quando Tomás estava magoado. E quando regressa Foçaça?

Rei Carlos!

Com a excelente exibição no estádio do Dragão, Carlos foi o jogador mais votado para 'Rei do Ave!' na jornada 11. Mas não ficou por aí. Carlos era o 4º jogador com mais pontos na 10ª jornada, a 9 pontos de Gaspar, mas em virtude de ter somado mais 10 pontos que o central é agora líder dessa tabela.

Vilas Boas, Zé Gomes, Wires e Chidi subiram todos um lugar. Vitor Gomes e Gama caem duas posições. João Tomás consolidou o 5º lugar, mas está a uns distantes 25 pontos do 4º, Bruno Gama.

No que toca ao Rio Ave, é agora 7º, a pior posição que ocupou até agora. No entanto, mantém 7 pontos de vantagem sobre os lugares de descida.

Carlos não tem razão (críticas ao árbitro)

Não foi uma boa arbitragem a de ontem, mas não me parece justo que Carlos critique desta forma Paulo Costa. Muito mais porque é claro que não foi pela arbitragem que o Rio Ave perdeu. Desta forma, não se compreende o que diz. Eu pelo menos não percebo. Até porque na próxima jornada até pode ter razão e arrisca-se a perdê-la por banalizar as críticas.

Jogadores do Rio Ave correram mais e mais rápido

Estes números são muito interessantes e dão-nos uma imagem complementar do jogo: «os jogadores do Rio Ave percorreram no total 103 748 metros, mais 5564 metros do que os do FC Porto (98 184), isto com uma velocidade média de 7,1 km/h, contra 6,8 km/h dos dragões. O avançado Bruno Gama foi o jogador que mais correu, com um total de 10 621 metros, a frente de Wires (10 401) e André Vilas Boas (10 275). O médio Fernando foi o jogador com mais quilómetros do lado do FC Porto, com 10 030 metros»

Vítor deslocou (a articulação d)o ombro

... a chamada luxação. Em certos casos é uma coisa complicada (lembram-se os meses que Vukcevik esteve parado?), mas o Vítor vai recuperar rapidamente.

O que se passa com Adriano?

Ficou de fora da convocatória mas não por problemas físicos ou mesmo por opção táctica. Ficou de fora por opção do treinador, desagradado com algo no seu comportamento (tanto quanto julgo saber extra-futebol). É uma pena. No mesmo dia em que Brito, no Record, o elogiava, não deixando se chamar atenção para a necessidade de se adaptar («temos também jogadores vindos de outros clubes que podem ser mais-valias. O Sidnei, que veio do Boavista, o Sílvio, o Vítor Gomes e o próprio Adriano. Podem dizer-me que o Adriano tem jogado pouco mas, lá está, a adaptação não é fácil mas as qualidades estão lá»), Adriano falha um jogo em que podia ter brilhado (seria ele, provavelmente, a substituir Vítor Gomes e teria 80 minutos para se mostrar). Acredito que Adriano esteja um pouco frustrado por não ser opção, mas é nestas ocasiões que tem de saber resistir. Vai depender de si e não tanto do treinador saber dar a volta.

... e com Wires?

Wires está num mau momento de forma e de confiança. É, nesta altura, uma menos-valia. Parece desmotivado e desconcentrado. Esperemos que passe rapidamente, claro, mas, ao contrário do que eu próprio escrevi, afinal Wires sabe jogar mal (não é, portanto, como Niquinha!)

29.11.09

11ª j - Porto - Foi apenas a 2ª derrota

Começando pelo fim, Carlos foi o melhor, porque Carlos também é jogador, está lá porque tem um trabalho a fazer e hoje desempenhou-o muito bem. E não esteve muito bem acompanhado, sobretudo mesmo à sua frente no corredor central.
Acho que hoje não pontuámos porque não soubemos ser matreiros. Não haverá muitas mais oportunidades como esta para pontuar no Dragão. O Porto mesmo com empurrões de terceiros, foi trapalhão. E nós mais trapalhões fomos por não saber aproveitar isso. Há atenuantes, é claro. Brito só fez uma substituição porque as restantes duas foram queimadas e triste é o treinador que tem Chidi como alternativa de ataque. Mas não foi só isso. O meio-campo foi fracote, o nosso pior sector. Vilas Boas e Tarantini lutadores, o segundo ainda deu uns esticões, mas não esteve confiante, Vilas Boas macio demais, nem me parecia ele. Wires foi um desastre completo, um elefante numa loja de cristais finos.

Voltando às coisas melhores: Tomás deixou a defesa portista assustada e em sentido (grande Joe!) e o cavalo de corrida Sidnei, que mesmo trapalhão (mais um...) que chegue, foi muito acutilante e uma força muito positiva.

O cozinhado resultante: interessante pela vontade, menos bom quando me pareceu evidente que faltava um cérebro fresco em campo.

Dou um 2 a Brito. Noutros jogos já fez substituições duplas. Neste, perante o azar das lesões, talvez se tenha inibido de ser mais audaz. Mas faltou mesmo dar um sinal lá para dentro que era preciso reagir para sacudir a pressão. E Chidi...

(FCPorto) 20 minutos fatais

Gostei bastante da primeira parte e dos primeiros minutos da segunda. Mas depois o Rio Ave desapareceu. O FCPoto massacrava e só Carlos ia adiando o inevitável. Para surpresa minha Brito não reagiu. Manteve os 3 da linha da frente, que são a sua imagem de marca, mas hoje foi uma teimosia (as táctoicas têm de ser flexíveis). Via-se que faltava alguém no meio campo para segurar a bola. Se seria Chaves não sei, sei que não seria Chidi. Houve 20 minutos de paragem colectiva que foram fatais, não só do mister como da generalidade da equipa (excepto de um ou de outro, como Carlos).
A vitória portista é justa, o Rio Ave só acordou depois de estar a perder (e até podia ter marcado).
Azar a lesão de Vítor Gomes, que entrou muito bem. Mostrou mais em 10 minutos do que Tarantini nos restantes 35 (mas são jogadores diferentes, como é óbvio). Também não ajudou ter só meio Wires...
Globalmente há que reconhecer que a camisola do Rio Ave saiu dignificada e isso era o mais importante. Foi pena não ter dado para mais, mas sábado a vida continua...
Carlos foi o melhor, sem margem para dúvida ( e faço dois destaques para Vilas Boas e Faria).
Para Brito nota 1: pela incapacidade em reagir naqueles 20 minutos, pela 'teimosia' em Chidi;

(FCPorto) Um a um: Carlos, Faria e Vilas Boas

Carlos: 3 (o melhor, sem margem para dúvidas) 3, quem te viu hoje acha que tu devias estar era na selecção de Portugal. O melhor, óbvio.
Zé Gomes: 2 (evitou um golo, mas teve dois ou três disparates) 2 Faltaram pernas aqui e ali, mas na sua tarefa de defender não comprometeu
Gaspar: 2 (um pouco mais inseguro do que o costume) 2 demasiados cabeceamentos à nossa baliza
Fábio Faria: 3 (mais eficaz e presente do que o campanheiro) 2 um pouco melhor que Gaspar, mas o mesmo mal
Sílvio: 2 (apanhou um amarelo muito cedo e talvez não tenha sido o mesmo) 2 começou bem, mas depois teve o azar de ter pela frente um adversário que esteve meio jogo a tentar sacar o segundo amarelo, inibindo-o
Vilas Boas: 3 (sempre bem) 2 baixinho, porque só lutar e correr é pouco
Wires: 1 (vários disparates, inseguro; fora de forma) 1 crise de confiança?
Vítor Gomes: 2 (muito bem nos 10 m em que esteve em campo) 2 prometeu, mas não pôde cumprir
Bruno Gama: 2 (é um dois menos, mais pela luta permanente do que pelos resultados) 1 está na hora de mostrar mais qualquer coisa.
João Tomás: 2 (marcou, mas andou muito isolado) 3 assinou o ponto e deixou muita gente nervosa
Sidnei: 2 (ainda ameaçou, mas desapareceu CORRIJO a minha nota e o meu texto; lutou bastante e tentou levar a equipa para a frente. Inconsequente, mas merecedor de 2) 3 o jogo em que mais gostei deste ala, o jogador que melhor soube aproveitar os espaços
Tarantini: 1 (podia ter marcado mas falhou no meio campo) 2 falta-lhe um bocadinho mais de desinibição.
Chidi: 1 (a nulidade do costume) 1 seguinte, por favor.
Wesllem: 1 (não deu para mais) 1

(FCPorto) 20 convocados; Adriano fora

Brito leva 20 jogadores ao Dragão, o que significa que vai deixar dois na bancada *:

Carlos Fernandes e Mora, Gaspar, Jeferson, Zé Gomes, Bruno Mendes, Fábio Faria e Sílvio, Ricardo Chaves, Vitor Gomes, André Vilas Boas, Tiago Terroso, Wires e Tarantini; Evandro, Wesllem, João Tomás, Chidi, Sidnei e Bruno Gama.

As minhas notas: Sílvio foi convocado (é sinal de que jogará, penso); Serrão e Fogaça são os ausentes 'físicos'; os outros quatro: Trigueira (é claramente a terceira opção nesta altura), Magno também não faz parte das escolhas, Valdir mesmo com Sílvio um pouco limitado não é opção; Adriano é a grande surpresa (a menos que haja alguma limitação física);

* Infelizmente, e partilho das preocupações que Paulo de Carvalho manifestou hoje na AG, Terroso é candidato, juntamente com Wesllem.

AG - os seis milhões de euros

Quem olhar para os seis milhões de euros de orçamento (de receitas) pode ficar com uma ideia errada: são seis milhões de euros porque, dos três milhões e 200 mil euros de vendas de jogadores, foi preciso devolver quase dois milhões de comissões a empresários (nomeadamente a Jorge Mendes). Ou seja, ele vendeu Alípio ao Real Madrid por dois milhões e meio mas apenas 600 mil são do Rio Ave, o resto teve de ser devolvido (o negócio, formal, tem de ser feito entre clubes). Ou seja, os números são um pouco artificiais.
A Direcção não o explicou (nem bem nem mal) e por isso pode haver alguma confusão. O que sobra dos dois milhões e meio para os 3 milhões e 200 mil é o dinheiro da venda de Miguel Lopes (um pouco mais de 700 mil euros, tanto quanto percebi).
Ao contrário do que já se ouviu em Vila do Conde, não há aqui ainda o dinheiro da venda de Fábio Faria, que aparecerá, isso sim, no próximo relatório, daqui a um ano (um milhão e seiscentos mil euros, esperemos que todo para o Rio Ave).
Daí este meu esforço para tentar esclarecer os nossos leitores.

PS - Não intervim porque ASC esclareceu a questão dos novos sócios e porque, admito, talvez ainda seja cedo para abordar em AG as outras questões que aqui expus; o que não signifique que não procure respostas e informação sobre elas, porque o assunto é importante e preocupa.

AG 2 - As contas (no verde!)

Contas positivas, o que não sendo inédito (a nossa vice-presidente financeira confidenciava que nos seis anos que leva de mandatos esta é a terceira vez que acontece) é sempre de elogiar.
Por isso o voto de louvor proposto pelo associado Manuel Quintela fez todo o sentido.
A época desportiva fechou 20 mil e 600 euros positivos.
ALguns destaques:
- O Rio AVe recebeu 2,247 milhões de euros de proveitos suplementares (televisão e patrocínios, sobretudo) e 3,260 milhões de euros de ganhos operacionais (jogadores vendidos - ver texto acima), mais 191 mil euros da Câmara, 238 mil de quotas e camarotes e ainda 230 mil de bilhetes vendidos. (os amigos do Rio ave deram 50 mil euros, ou seja, quase nada...)
- Os custos com pessoal atingiram os dois milhões e meio de euros, mais dois milhões e meio de «fornecimentos e serviços externos, um valor exagerado mas explicado pelos quase dois milhões de euros pagos a Jorge Mendes (ALípio); continuaram a ser feitas amortizações de emprestimos.
Relativamente à proposta de orçamento apresentada pela anterior direcção para este mesmo ano desportivo, há diferenças substanciais: por exemplo, estavam previstos 71 mil euros para treinadores e gastou-se quase 250 mil euros (já com jogadores a subida é menos relevante em termos proporcionais). Mas ainda bem que isto aconteceu... Estavam previstos 500 mil euros de receitas com venda de jogadores e o valor real mais do que duplicou.

AG 3 - Outras notas

- A derrota ontem dos juniores por 4-1 (em Vila do Conde, com o Varzim) foi abordada mais do que uma vez. Mário Almeida classificou-a de dolorosa (e fez um balanço negativo da época desportiva nas camadas jovens, com excepção dos juvenis); isto surgiu por causa da intervenção de Paulo de Carvalho, que alertou para a necessidade de haver um 'canal' entre a formação e a equipa principal, para que mais jogadores locais possam despontar e assim garantir o futuro do clube.
- Renato Sousa trouxe à Assembleia um problema que é mais do que uma questão pessoal: com a renumeração perdeu os anos em que esteve como sócio-estudante. Almeida, que afirmou conhecer vários casos, entre eles o seu próprio, pediu que as situações que puderem ser comprovadas sejam corrigidas. Ficou a sensação, com a intervenção posterior de ASC, que sim. (nota negativa para o facto do Renato ter contado que escreveu uma carta à Direcção, sobre este caso, e não ter obtido qualquer resposta).
- campanha de sócios'mais mil': já entraram mais de 420 sócios, revelou ASC (um número que me surpreendeu pela positiva).

Brito em grande destaque no Record de hoje

Se não puderem/conseguirem comprar, a partir das 15 horas, a versão integral estará disponível no Record Online.

«É o diário da minha existência»
«Este Benfica é mais forte que o de Trapattoni»
«Ficarei satisfeito se Fábio Faria sair»
«Não consigo vender a minha imagem»

28.11.09

Sílvio ausente amanhã?

Sílvio está com gripe.´É provável que não treine amanhã e que, portanto, não´vá ao dragão.
Valdir?
APosto em Fábio Faria, com Jeferson ao lado de Gaspar.

AInda há treino antes do jogo

«A equipa de Vila do Conde treina amanhã, domingo, 29 de Novembro, pelas 11h15, no Estádio do Clube. Após a sessão matinal vão ser conhecidos os jogadores convocados pelo técnico Carlos Brito para a partida da 11.ª Jornada da Liga Sagres» (só falta irem de metro para o jogo a meio da tarde)

27.11.09

Três lesões - mas na máxima força!

André Serrão, de tanto treinar, voltou a lesionar-se. Bruno Mendes também está fora do dragão.
Mas vamos para o Porto na máxima força, sem margem para dúvida. Mas temos capacidade para poder surpreender.

Bruno Gama e Miguel Lopes

... o que é que têm em comum?
Bruno Gama é jogador do Rio Ave, mas parece que ainda tem meio pé no FC Porto; Miguel Lopes é jogador do FC Porto, mas uma perna e um braço ainda pertencem ao Rio Ave.
Felizmente para nós o Bruno Gama vai jogar e o Miguel Lopes não. Mas devo dizer - e os leitores sabem - que sou um fã do Miguel. Tenho muita pena do azar que o tem perseguido, a tal ponto que se jogasse domingo até me deixaria satisfeito. O Miguel é um grande jogador e um grande profissional! Domingo espero vê-lo no Dragão!

Leonor Pinhão preocupada com o Rio Ave...

Pessoalmente não gosto de ler o que escreve Leonor Pinhão em A Bola, mas como fala no Rio Ave...: «O FC Porto recebe o Rio Ave e toda a gente sabe que, nesta temporada, o Rio Ave é a equipa das recuperações espectaculares. Ainda agora, na última jornada da Liga, encontrando-se a perder por 2-0 ao intervalo com o Sporting conseguiu dar a volta ao infortúnio e, num instantinho, empatou o jogo com dois bonitos golos de João Tomás (...). para este fim-de-semana de decisões imprevisíveis, fazem votos os adeptos do FC Porto para que seja o Rio Ave a primeira equipa a marcar no Estádio do Dragão de modo a não permitir à equipa de Carlos Brito a glória de mais uma recuperação. (...) Tudo isto não passa de encenações estratégicas pensadas e repensadas por Carlos Brito e por Jorge Jesus, dois dos melhores treinadores portugueses»

26.11.09

Tomás vai marcar e o Rio Ave vai pontuar

De acordo com A Bola de hoje apenas três jogadores do actual campeonato marcaram três golos no estádio do FC Porto: Coentrão, Nuno Gomes... e João Tomás.

O 'novo' (velho) «site»

Reabriu o site.
Tanto quanto me parece está mais bonito mas, genericamente, com os mesmos conteúdos.
Não me deixou especialmente entusiasmado, mas é importante esperar para ver. Espero ver uma atitude mais activa por parte de quem tem a responsabilidade de gerir e executar o 'site', não se limitando ao óbvio, aos serviços mínimos, como acontece até agora. E, já agora, gostava que os textos fossem escritos num português mais escorreito.

Pontuar no Dragão? O que podemos esperar

Se eu fosse o Jesualdo sabia de antemão algumas coisas:
- o Rio Ave não vai alterar o seu sistema táctico e apresentar-se-á com Sidnei, Tomás e Bruno Gama (não há muitas equipas que se apresentem no Dragão com três homens de ataque);
- que o Rio Ave vai ao Dragão discutir o resultado, tentando ganhar o jogo no meio campo;
- que os laterais não vão avançar muito no terreno, mas se tiverem chance...;
Se eu fosse o Jesualdo teria apenas duas dúvidas:
- Vítor Gomes, Tarantini ou Ricardo Chaves;
- José Gomes ou Magno;
(a primeira é mais relevante porque pressupõe alguma alteração táctica, com uma equipa mais defensiva - Chaves - ou ofensiva - Tarantini; por mim, Vítor Gomes)

PS - «FC Porto: Campeão nacional na máxima força para a recepção ao Rio Ave»

25.11.09

Brito preocupado com a relva do estádio

e por isso, acho, suspendeu o treino da tarde. Por causa do tempo??? Na semana passada choveu torrencialmente!

Pontuar no Drãgão? «Actuar cirurgicamente»

A receita é de Sidnei, hoje no Record. E faz algum sentido: «"Nós atuamos sempre da mesma forma, seja em casa ou fora, e independentemente do opositor. Jogamos todos muito juntos e unidos, e tentamos marcar os adversários em cima. Sair rapidamente para o ataque é apenas uma das nossas características de jogo", explicou, lembrando que "defender mais atrás" não é sinal de "jogar para não perder". É que defrontar o FC Porto, em sua casa, de peito aberto, pode ser fatal. Há que atuar cirurgicamente: "Temos de aproveitar uma ou outra falha que eles cometam."»

Vamos então lançar o jogo de domingo no Dragão: do meu ponto de vista as responsabilidades da equipa passam, em primeiro lugar por honrar a camisola do Rio Ave. Jogar bem e ganhar será quase impossível; mas pontuar já não o será. Acima de tudo, insisto, gostaria de ver uma equipa motivada, alegre, dinâmica, inteligente, que não desistisse de marcar e sem interferência da arbitragem. Até pode não conseguir, mas isso já é secundário.

(Vem aí o jogo 500) 81/82: uma segunda época brilhante

Depois da péssima época de estreia, e da descida de divisão, o Rio Ave voltou à primeira divisão em 1981/1982. E voltou da melhor maneira, com 13 vitórias, 8 empates e apenas 9 derrotas (22 na experiência anterior).
Grande responsável pelo sucesso: Félix Mourinho, à frente de uma equipa onde se podem destacar Trindade ou Caíca, Duarte, Quim ou Adérito, Alfredo, Baltemar Brito, Paquito, Figueiredo ou João Eusébio. Foi nesse ano que o Rio Ave ganhou nas Antas. Também lá estava José Mourinho! Félix Mourinho entrara a meio da época anterior, com a equipa no primeiro lugar da zona norte da segunda divisão (Cabrita fora o treinador que descera e continuara em Vila do Conde).
Para os 500:

Foram 13 vitórias, 8 empates e 9 derrotas.

PS - mais sobre Paquito.



















(crédito Fernando Soares)

24.11.09

Se não era Fogaça, o departamento médico ia de férias...

«Os jogadores titulares contra o Santa Clara fizeram recuperação física, enquanto os restantes trabalharam normalmente. Fogaça é o único "cliente" do departamento médico, tendo hoje iniciado uma nova fase de recuperação com exercícios na piscina»

Taça da Liga: Benfica, Nacional, Guimarães e... (actualizado)

Rio Ave.

Não podia ser pior, certo?

Mas pelo menos as receitas vão ser boas!

Grupo A: F.C. Porto, Leixões, Estoril e Portimonense*

Grupo B: Sporting, Sp. Braga, Trofense e U. Leiria

Grupo C: Benfica, Nacional, Rio Ave e V. Guimarães

(só há um grupo sem equipas da segunda liga; o nosso; o grupo A tem Estoril e Portimonense!)
Os nossos jogos:
2/3 Janeiro: Guimarães- Rio Ave
13 Janeiro:  Rio Ave - Nacional
23/24 Janeiro: Rio Ave - Benfica
(fazemos dois jogos em casa, o que é bom; Nacional e Benfica fazem dois fora; recebemos o Benfica, o que garante uma boa receita; recebemos o Nacional, que é a fava do grupo... mas pelo menos não se gasta dinheiro a ir à Madeira...)

em 26 equipas, o Rio Ave é (quase) a única...

... que já disputou a Taça da Liga e a Taça de Portugal e se mantém em prova.
Dirão que vale o que vale, mas será sorte? será coincidência?
Por mim a explicação é clara: deve-se ao bom trabalho que a equipa está a fazer. Afinal são 26 equipas que estão em causa (16 da segunda e 10 da primeira, uma vez que os seis primeiros da época passada entram na próxima fase!). e só o Guimarães tem o mesmo currículo.
Parabéns Brito, em nome da equipa toda!

23.11.09

Em frente

Falhei o jogo de ontem, fico satisfeito pela vitória, mas não valorizo muito a Taça como já sabem.

Os números que os jogadores vão acumulando na(s) Taça(s) mostram que a rotação é apenas em parte da equipa, decisão com que concordo de forma a não desvirtuar por completo a equipa e para testar alguns jogadores em lugares muito específicos, caso Brito necessite de recorrer a eles. Esse quadro parece desenhar-se claramente quando se fala por exemplo de Bruno Mendes, Evandro, Chidi, Mora, Magno e Tarantini.

Novas actualizações à estatística desta época nos links do costume, Taça de Portugal e nos totais das 3 competições em conjunto.

Paulo de Carvalho e a Liga: sim, se...

Bem me queria parecer que Paulo de Carvalho não fechava a porta a ir para a Liga: o cargo é motivador.

22.11.09

(Taça/Santa Clara), justo qb

Está provado que é difícil motivar as equipas da primeira divisão quando os adversários são menos 'categorizados'. Do outro lado, pelo contrário, entram em campo equipas muito mais motivadas. Foi mais ou menos isso que aconteceu hoje. E só não o foi mais porque o Santa Clara fez uma primeira parte nas calmas (houve jogo a meio a semana, terá sido isso?).
O Rio Ave foi sempre melhor - com excepção de 10 minutos na segunda parte, até entrar Sidnei - e os jogadores estavam convencidos de que mais cedo ou mais tarde a bola entraria. Não faltou empenho nem dedicação, mas terá faltado, em muitos jogadores (ver lista...), motivação e concentração.
O Rio Ave venceu e até, pelos últimos dez minutos, podia ter conseguido um resultado maior. Mas assim está bem. O Santa Clara não merecia derrota mais pesada (atenção ao defesa-esquerdo do Santa Clara, tem qualidade!).
O melhor em campo foi Gaspar - finalmente o defesa-goleador marcou! E se faço mais um destaque é apenas para referir Sidnei, que foi decisivo para segurar/garantir a vitória.
Para Brito nota 2 e só porque, incompreensivelmente, continua a apostar em Chidi, tapando outros jogadores com ambição e motivação, que não se podem mostrar. Quanto ao resto, somou mais uma vitória (já haverá poucas equipas que continuem a disputar as três competições) e mostrou mais uma vez uma excelente (decisiva) leitura de jogo na segunda parte.

PS 1 - Serrão e Terroso na bancada;
PS 2 - Bruno Novo voltou aos Arcos (ele que está desempregado)

(Taça/Santa Clara) Um a um: Gaspar (e Wesllem...)

Mora 2 (pouco trabalho, a cumprir)
Magno: 2 (muito em jogo, muito voluntarioso; dois lapsos com alguma gravidade)
Gaspar: 3 (... e marcou!)
Bruno Mendes: 2 (menos vistoso do que o colega e mais incerto)
Sílvio: 2 (melhor a defender do que a atacar; está a melhorar)
Wires: 2 (cedo apanhou amarelo; tem de se refrear; alguns passes mal medidos)
Vítor Gomes: 2 (o mais irreverente, mas muito perdulário; falhou mais passes hoje do que em toda a época!)
Tarantini: 1 (quase marcava; e foi isso, acho, que o manteve em campo - é um bom cabeceador; não correspondeu)
Chidi: 1 (também podia ter marcado, mas espremendo bem, são 90 minutos com muito pouco)
Tomás: 2 (esteve bem, mas desapoiado; andou recuado. Podia ter marcado)
Bruno Gama: 1 (talvez o seu pior jogo; um pouco desconcentrado e muitos passes perdidos; mas empenhado, disso não há dúvida)
Sidnei: 2 (a sua velocidade foi suficiente para virar o jogo; velocidade e qualidade nem sempre casam...)
Vilas Boas: 1 (ainda fez um desarme na hora, mas não teve tempo para mais)
Wesllem: 2 (em cinco minutos? Ainda mandou a bola à barra, e confirmou que merece uma oportunidade)

Paulo de Carvalho, presidente da Liga?

Hermínio Loureiro anuncia ontem, em A Bola, aquilo que quase todos desejavam: o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis não se recandidata (felizmente...) a novo mandato. De saída deixou o perfil para seu sucessor e apontou cinco nomes: Fernando Gomes, do FC Porto, Domingos Soares Oliveira, do Benfica, Miguel Ribeiro Teles, do Sporting, Rui Silva, do Trofense e Paulo de Carvalho, do Rio Ave.
Se por um lado os que estão em funções não estarão interessados em sair para a Liga, por outro não me parece que um qualquer dos 'grandes' queira essa guerra. Sobra... Paulo de Carvalho.
É cedo, mas pode estar em Vila do Conde o próximo presidente da Liga (a menos que o próprio não esteja interessado, o que - sem nada saber - não acredito).
O Rio Ave, certamente, apoiará o seu ex-presidente!

21.11.09

Rio Ave na máxima força * (Zé Gomes descansa)

Toda a equipa treinou esta manhã, à chuva e ao vento, com excepção de Carlos e de Fogaça. 24 jogadores à disposição de Brito, que pode escolher os melhores 11 sem os constrangimentos de que aqui se falou ao longo da semana. Brito já disse que haverá uma ou outra alteração (três ou quatro, de acordo com o normal nestas circunstâncias).

Para já, além de Carlos e de Fogaça, são certas as saídas de Fábio Faria (tem lógica) e de José Gomes, que não foram convocados. Eis a lista: Mora e Trigueira, Magno, Bruno Mendes, Gaspar, Sílvio e Jefferson, André Vilas Boas, Wires, Vítor Gomes, André Serrão, Tiago Terroso, Adriano e Tarantini, Bruno Gama, João Tomás, Chidi, Evandro, Weslem e Sidnei.  Ou seja, 20 convocados em 21 possíveis. Sacrificado também: Valdir.


* Lembram-se da prioridade do início de época? mais um avançado? Se esse avançado não está e está quem já estava, talvez não se possa falar em máxima força...

20.11.09

Brito define meta: chegar às meias-finais da Taça

«Carlos Brito quer chegar à meia-final da Taça de Portugal, mas reconhece que equipas como o Rio Ave dependem muito da 'sorte' do sorteio, para que possam ir mais além numa competição a eliminar. (...) Sobre as pretensões do clube na Taça refere: «nesta competição o importante é chegar às meias-finais e depois esperar pelas contingências do sorteio. O Rio Ave está entre as equipas que dependem da sorte do sorteio»

PS - Se o Rio Ave conseguir Brito repete o feito de 1999/2000; foi eliminado no Estádio das Antas pelo FC Porto (3-0); mas nesse ano mesmo o Rio Ave desceu de divisão...

(Vem aí o jogo 500) 79/80: uma primeira época muito má

O Rio Ave já tinha 40 anos quando se estreia na primeira divisão (e, nessa altura, o Varzim era muito mais forte, com algumas presenças nas primeiras divisões). Depois da estreia, em Maio de 1939, acontece finalmente a subida de divisão na época 1978/1979 (1979/80 é portanto a época de estreia). Treinador? Pedro Gomes, o antigo internacional do Sporting, que continua no activo, apesar de inúmeros insucessos recentes (e comentador de futebol na TSF). Curiosamente, Pedro Gomes não foi o treinador nessa primeira época primodivisionária, mas voltou a Vila do Conde dois anos depois, para orientar uma equipa com, entre outros, Alfredo, Baltemar Brito, Paquito, Quim ou o mítico N'Habola.

O primeiro treinador foi o argentino Ruben Garcia, que durou pouco no lugar; foi aliás uma época tumultuosa; o nosso Duarte e Mário Reis tiveram, por exemplo, a sua oportunidade, até chegar Fernando Cabrita; muito cedo se percebeu que Rio Ave estava condenado a descer de divisão e, entre outros registos, sofreu nessa época a maior goleada da sua história, 8-0 na Luz.

Para os 500:
Foram 5 vitórias, 3 empates e 22 derrotas.

(informações recolhidas no livro A Paixão do Povo, além da Internet; se tiverem outras informações sobre esta época e quiserem contribuir...; a ideia é fazer um texto sobre cada uma das épocas em que o Rio Ave esteve na primeira divisão)

As dúvidas de Brito (sobretudo o meio campo)

A infeliz coincidência de haver três jogadores no meio campo com limitações deve estar a fazer Brito pensar duas vezes. É que se Vilas Boas e Vítor Gomes não estão mesmo a cem por cento, pode haver recaídas, com consequências, essas sim, graves para os próximos jogos. Por outro lado, Brito quer seguir em frente na Taça e sabe que o Santa Clara, sendo um adversário de nível inferior, vem à partida, diminuído para Vila do Conde (ainda que tenha o seu valor, como é óbvio). Está, portanto, perante um dilema: apresentar a equipa mais forte (nomeadamente no meio campo) e arriscar futuramente ou optar por fazer descansar Vilas Boas e Vítor Gomes e apresentar um meio campo mais 'frágil'; eu, tudo pesado, optaria por Wires, Tarantini e Adriano. Eles precisam e merecem essa oportunidade.

PS - Também faria alinhar Trigueira, Jeferson (no lugar de Faria) e Terroso (no de Sidnei).

19.11.09

Um meio campo improvisado?

Pelos vistos Vítor Gomes tem uma lesão, Vilas Boas ainda não estará completamente recuperado e Chaves está castigado (confirma-se que cumpre o castigo, já que os cartões vermelhos contam em todas as competições); sobra Wires; Wires, Tarantini e Adriano? Uma oportunidade para Serrão? Vilas Boas recupera (e não será perigoso arriscar)?

Vem aí o jogo 500 (e uma sugestão)

De acordo com várias fontes que consultei nos últimos tempos (e não apenas o zerozero), o Rio Ave fará o jogo nº 500 na primeira divisão do futebol português quando for a Guimarães, no dia 19 de Dezembro.
500 jogos é uma marca de que nos temos que orgulhar (até porque o primeiro jogo é só em 1979) e por isso, à falta de uma ideia melhor, proponho que durante o mês de Dezembro, através do site, se evoquem alguns momentos históricos ( por exemplo, o 1º, o centésimo, etc., etc., se possivel com fotos e testemunhos de antigos jogadores que participaram nesses momentos; dá algum trabalho, mas - sejamos francos - o site, tal como está a ser feito - dá menos trabalho do que fazer, por exemplo, este blogue!)

Assembleia Geral, dia 29

Via JVC fiquei a saber da próxima Assembleia Geral. É dia 29, de domingo a oito dias, no Auditório.
Como mandam os estatutos vamos votar as contas da época passada.

Espero que o presidente da Direcção aproveite para esclarecer pelo menos estes dois pontos:
- campanha de novos sócios (o que foi feito e com que resultados);
- venda de jogadores (nomeadamente a questão da percentagem do passe de Fábio Coentrão, que até é da época passada, e o ponto da situação relativamente a Fábio Faria);

Carlos, titular ontem

Carlos estreou-se ontem a titular na baliza de Angola. De completo desconhecido em ANgola, passou a ser um nome obrigatório na convocatória a divulgar no próximo mês para o campeonato das nações africanas. E estreou-se sem sofrer golos.

PS - ao contrário do que diz a notícia, penso que não foi a estreia na selecção; já fez um jogo no sábado, entrando para substituir o guarda-redes titular, do Petro de Luanda, que se lesionou.

18.11.09

O 'segredo' de Carlos é Gaspar e companhia!

Dos 13 guarda-redes que fizeram 10 jogos no campeonato, Carlos é aquele que menos defesas fez. Enquanto Bracalli fez 65 defesas nesses 10 jogos, Carlos fez apenas 21. Há inclusivamente guarda-redes com menos do que dez jogos mas que fizeram mais defesas (Ventura, com 33 em 9, e Nuno Santos com 24, em 6). Da seguinte lista 19 guarda-redes, que já defenderam nas dez primeiras jornadas, Carlos é o que tem pior média!
Ou seja, o segredo de Carlos está nomeadamente na defesa que evita que a bola seja rematada e vá à baliza (além do seu mérito, claro)..

Guarda-redes Defesas Jogos Média
1. Bracalli (Nacional) 65 10 6.5
2. Peiser (Naval) 46 10 4.6
7. Helton (FC Porto) 34 10 3.4
12. Patrício (Sporting) 25 10 2.5
13. N.Santos (Setúbal) 24 6 4
14. Quim (Benfica) 23 10 2.3
16. Carlos (Rio Ave) 21 10 2.1
19. Nereu (Académica) 9 3 3
Fonte: Wtvision

(h)À gripe?

Falava eu de Valdir, e eis que ontem não treinou com gripe Há (jogadores com azar!)

Valdir e Serrão; Wesllem, Adriano e Chidi - casos interessantes

Valdir e Serrão são os jogadores que ainda não tocaram na bola em 13 jogos oficiais. Wesllem tem 14 minutos. É o único jogador que, tendo alinhado, nunca foi titular.
Bruno Gama, em contrapartida, esteve nos 13 jogos (12 como titular e um como suplente utilizado). É o único caso. Há quatro jogadores que estiveram em 12 jogos: Gaspar, Wires (10 mais 2), Chidi ( 5 a titular e 7 a suplente utilizado) e Adriano (3 a titular e 9 a suplente utilizado). Adriano é, pois, um caso à parte.
Há muitas outras curiosidades que se podem tirar a partir destas listas que vos disponibilizamos.

17.11.09

Nova funcionalidade

Sabem qual o jogador que este ano mais vezes foi eleito pelos editores deste blogue como o melhor em campo?


É uma nova funcionalidade estatística do Reis do Ave!, que fazemos votos possa ajudar a compreender melhor a época futebolística do Rio Ave.

Bom proveito.

Comparar esta com a época passada...

... os números não mentem!
«O Rio Ave foi a única equipa que melhorou em todas as vertentes - classificação, pontos, golos marcados e sofridos. A formação de Vila do Conde ocupa o sexto lugar, enquanto na temporada passada estava no último, com apenas sete pontos. Agora, o conjunto orientado por Carlos Brito soma mais oito pontos.
Para além disso, os vilacondenses têm 11 golos marcados, mais cinco que em 2008/09, e sofreram menos três (8)»

Comparação por pontos:

Sp. Braga, 25 (+9)
Rio Ave, 15 (+8)
Benfica, 25 (+3)
U. Leiria/E. Amadora, 14 (+3)
Belenenses, 8 (+1)
P. Ferreira, 10 (+1)
F.C. Porto, 20 (=)

Posições:

6º Rio Ave (+10)
1º Sp. Braga (+6)
7º U. Leiria/E. Amadora (+3

Golos marcados:

Benfica, 31 (+13)
U. Leiria/E. Amadora, 14 (+7)
Rio Ave, 11 (+5)

Taça de Portugal: a nosso favor

O Santa Clara joga hoje na Covilhã um jogo em atraso da Liga Vitalis. Domingo estará em Vila do Conde para o jogo da Taça (isto depois de terem jogado no sábado com o Benfica). É uma vantagem para nós, que não podemos deixar de aproveitar para seguir em frente (três jogos em 8 dias, com diversas viagens).

Omer, ex-Rio Ave, adjunto da selecção da Bósnia

Lembram-se dele, dos tempos de Calisto? Mirsad Omerhodzic, mais conhecido como Omer (1994/95 e 95/06; Carlos Brito e Gama lembram-se dele!)

16.11.09

Brito: uma questão de justiça

O futebol não se faz com sentimentalismos, mas o futebol é feito com e por homens. Por isso - e embora não acredite que o vá fazer - acho que Brito deveria dar uma oportunidade a Tiago Terroso no próximo domingo. É que na eliminatória anterior, e porque não havia nenhum defesa-esquerdo disponível, Terroso foi titular a defesa-esquerdo. Domingo deveria ser titular a extremo-esquerdo. Era uma questão de justiça. E, provavelmente, uma das últimas oportunidades para isso acontecer.

PS - não acredito que isso vá acontecer porque Terroso não tem feito parte das últimas opções de Brito.

Fogaça, o único lesionado (ACT)

A equipa voltou ao trabalho com um lesionado e meio...
Fogaça é o único que está fora de combate para domingo, mas Vilas Boas ainda não está completamente recuperado. De resto a equipa vai apresentar-se na máxima força

PS - Chaves está castigado para o próximo jogo da Liga, mas não acredito que Brito o recupere para a Taça. Mesmo que Vilas Boas não recupere. Wires, Vítor Gomes e Tarantini são, nesse caso, a tripla mais provável. Quer-me parecer que o nosso treinador não vai aproveitar este jogo para dar muitas oportunidades. É que o onze-base precisa de jogar para não perder ritmo, depois de 10 dias de paragem. Mora na baliza será das raras excepções. No jogo anterior da taça, recordo, Trigueira, Magno, Bruno Mendes, Terroso, Adriano e Evandro foram titulares. Acredito que será diferente desta vez, embora Fábio Faria possa descansar por causa da selecção.

ACT a 17/11: A Bola de hoje diz que Chaves vai cumprir o jogo de castigo frente ao Santa Clara, já domingo, e que estará disponível para o Dragão (ou seja, o contrário do que escrevi; como apanhou vermelho num jogo da Liga pensei que só o podia cumprir o jogo numa competição da Liga; pelos vistos não é assim)

... mas um novo guarda-redes? (ACT)

Se o Rio Ave não pensa substituir Fábio Faria, o mesmo não se passa com Carlos.
Tudo vai depender se o guarda-redes é chamado para disputar a CAN em Janeiro (para já estreou-se no sábado), mas se isso acontecer, é muito provável que venha um novo guarda-redes.
Por estas diversas razões:
- entre estágio e competição, pode passar um mês;
- Mora tem correspondido, mas as lesões são um risco;
- Trigueira não está a inspirar confiança, mesmo que o seu valor não esteja em causa; por outro lado, Trigueira tem sido chamado à selecção, o que agravaria;
- Carlos tem contrato até ao final da época e se se valorizar na CAN poderá querer voltar a sair;
- também vai depender do número de competições que o Rio Ave estiver a disputar em Janeiro (três, como agora?) e da classificação na Liga Sagres (pela manutenção? garantida a manutenção, por algo mais?).

ACTualizo a 17/11: «Fiz as contas e devo falhar os jogos com o Benfica e a U. Leiria para o campeonato. A equipa não se irá ressentir, com certeza." A previsão de Carlos poderá estar errada, por defeito, assim a seleção angolana chegue à final da competição, marcada para dia 31 de janeiro, precisamente a data da partida contra oSetúbal, a contar para a 17.ª jornada da Liga Sagres»

15.11.09

Surpreendente (Jeferson e Fábio Faria)

Uma minúscula notícia de A Bola de ontem (10 linhas), ainda por cima com um título tão estimulante como 'Pensar no Dragão em dias de folga', esconde duas revelações surpreendentes:
- Faria sai mas não vai ser substituído;
- O eleito para o seu lugar é Jeferson;

O meu comentário:
- é surpreendente porque Brito sempre disse que queria quatro centrais (na época passada e nesta);
- é surpreendente porque Jeferson não tem jogado e a opção tem sido claramente Bruno Mendes, como se viu ainda a semana passada);
- é surpreendente também porque a notícia de A Bola é assinada pelo jornalista Carlos Pereira Santos. Quando CPS assina uma notícia do Rio Ave os nossos leitores podem ficar certos de que é verdade.
(sendo que, a mim, a notícia não me surpreende - faz sentido, até no facto de não se gastar dinheiro com mais um central, se a permanência estiver quase assegurada; surpreende, sim, pelo inesperado contexto)

Faz sentido?

Para o seleccionador nacional de sub 21, Miguel Vítor é indiscutível como defesa-central. Fábio Faria joga, em alternativa, na esquerda. Ora Miguel Vítor não joga no Benfica e até deverá ser dispensado em Janeiro. Para entrar, provavelmente, Fábio Faria.
Faz sentido?
Ou me engano muito ou Oceano pensava melhor dentro de campo do que fora das quatro linhas...

PS - para A Bola, Faria foi o melhor em campo, com vários cruzamentos para a área; Sílvio que se cuide...

Acabar com o campeonato português?

O administrador da SAD do FC Porto Fernando Gomes reconheceu hoje que seria "aliciante, do ponto de vista de receitas", a integração do tetracampeão português de futebol, e Sporting e Benfica num potencial campeonato ibérico.

O meu comentário: sem estas equipas o campeonato português perderia sentido, mas sem as restantes 15 equipas, as três maiores também não podem jogar em Portugal!

Rogério Matias, lembram-se dele?

Uma página ontem em A Bola: está parado porque não recebeu convites para onde queria jogar (em Portugal). Diz que ou volta a jogar na próxima época (está com 35 anos) ou abandona os relvados (mas não, necessariamente, o futebol, uma vez que está a preparar-se para outros voos)

13.11.09

Equipa tem dois dias de folga

E é justo - merecem-nas! O trabalho regressa na segunda-feira.

Ainda a percentagem do passe de Coentrão

A questão aqui suscitada há 15 dias (meio a sério, meio a brincar) teve alguns desenvolvimentos. Por um lado ASC falou do assunto, explicando que o Rio AVe tem direito a uma percentagem (que não especificou) do diferencial de uma futura venda de Coentrão. Por outro, o sempre-bem-informado-mas-muito-reservado «aqueduto» avançava ontem: «palpita-me que os 20% que o Rio Ave FC detém no passe de Fábio Coentrão também já foram negociados (...) significa que a transferência do Fábio Coentrão renderá a quantia de quatro milhões e setecentos mil euros (aos três milhões e setecentos mil euros, acrescenta-se o milhão já recebido)».

O meu comentário: ou, ao contrário do que um destacado dirigente do Rio Ave me informou, não estamos a falar de um valor residual (20 por cento é muito dinheiro!) ou anda tudo enganado e há muita coisa que não se conhece neste particular. Espero que ASC esclareça na próxima AG.

Niquinha e o 'Reis do Ave'

«Queria agradecer ao Blogue REIS DO AVE por estes anos que aqui passei, pela dedicação que vocês têm pelo Rio Ave.
Um abraço do Niquinha especialmente para as pessoas que são adeptas do Rio Ave e pelo carinho tão dedicado até hoje.
Felicidades a todos e um abraço do Niquinha que estará sempre em Portugal para poder fazer uma visita a todos vocês»

Niquinha vai continuar a ler-nos no Brasil e assim mantendo-se ligado ao seu clube.

Salários em dia - é sempre bom lembrar

Infelizmente os salários em atraso são cada vez mais frequentes (a partir de Janeiro começará a falar-se novamente), por isso recupero a informação de O Jogo de hoje: não é propriamente novidade (é uma promessa do presidente ASC manter os salários em dia, o que não é nada fácil num clube como o nosso), mas é sempre bom saber que assim é. «após a vitória em Olhão, a 1 de Novembro, António da Silva Campos, presidente da direcção, anunciou que, no dia seguinte, seria pago o vencimento de Outubro. Consequências? O presidente foi ao ar em pleno balneário».
PS - a notícia de O Jogo de hoje não refere o prémio pelos 15 pontos pago ontem aos jogadores.

64% dos golos são de 'bolas paradas'

Contam como os outros, mas são (teoricamente) mais anuláveis pelas defesas contrárias. «Uma referência para o Rio Ave que se destaca na terceira posição nesta categoria com um total de sete golos, quase dois terços dos golos marcados pela equipa de Carlos Brito».
Outros dados: dois golos de penalti, dois golos de canto, um golo de livre indirecto e dois golos de livre directo (nenhuma equipa tem mais golos de livre directo do que o Rio Ave)

12.11.09

Vilas Boas a recuperar

O médio André Vilas Boas iniciou esta quinta-feira uma nova etapa no processo de recuperação da lesão no adutor direito, tendo realizado corrida no relvado durante o primeiro treino do Rio Ave após o apuramento para a 3.ª fase da Taça da Liga, garantido, ontem, com um «nulo» no terreno do Gil Vicente.

Fábio Faria quer o Benfica!

ASC disse hoje à TSF que é Fábio Faria que está a pressionar o Rio Ave para ir para o Benfica. Ou seja, tanto quanto se percebe, o Rio Ave poderia vender o jogador para quem dá mais, mas Faria quer ficar na Luz (que será a proposta mais baixa).
É impressão minha ou vamos ficar a perder? Resta-nos confiar nas capacidades negociais do nosso presidente! 

Do jogo de ontem, algumas ilações (os que sobem e os que descem):

- Valdir e Terroso viram o jogo na bancada;
- Na época passada Brito quis muito um novo central. E veio Edson. Bruno Mendes 'encostou'; Esta época o novo central é Fábio Faria, mas veio Jeferson; Bruno Mendes é a terceira opção de Brito, Jeferson a quarta. Parece não ser abusivo concluir que Jeferson não é opção em que Brito queira apostar (ele que é o único emprestado do plantel);
- Adriano deu um passo atrás na sua caminhada no sentido de se afirmar na primeira equipa, ao contrário de Tarantini; não me admirava que Brito apostasse mais em Tarantini nos próximos jogos;
- Chidi também perdeu uma oportunidade;
- ao contrário de outros, que já tiveram a sua oportunidade, Wesllem continua a ser uma incógnita. Peço ao ´míster' que lhe dê uma oportunidade no jogo da Taça!
- Mora, o melhor em campo, não surpreende. Sempre que é chamado tem cumprido.

PS - nunca é demais dizê-lo: não vejo os treinos e, mesmo que visse, não sou treinador. O respeito que Carlos Brito me merece não impede que qualquer um de nós possa ter as nossas opiniões, como é óbvio.

«The Style Outlets»

... é o nome do novo patrocínio do Rio Ave. Ou melhor, o novo nome do velho patrocínio Factory...

11.11.09

13 jogos, uma derrota

O Rio Ave já fez esta época 13 jogos oficiais:
- cinco vitórias (3+1+1);
- sete empates (5+1);
- uma derrota;
Não há muitas equipas com este conjunto de resultados!

(taça da Liga) Empate em Barcelos e Rio Ave apurado

meia hora de jogo zero-a-zero
(um empate basta, mas o Rio Ave está em Barcelos para ganhar)
dois lances de mão na área do Gil Vicente; Rio Ave pede penalti (sem resultado)
O Rio Ave termina a primeira parte perto de marcar, mas ao intervalo há zero-a-zero.

Segunda-parte:
Adriano sai e entra Vítor Gomes. Estará Adriano lesionado? é certo que tinha amarelo; Não é animador para o jogador, que tarda em afirmar-se na equipa principal.
Meia hora: Tomás envia a bola à barra
Sai Chidi e entra Sidnei.
85' - Ricardo Chaves expulso, duplo-amarelo
Golo anulado ao Rio Ave por fora de jogo de Sidnei
Sai Bruno Gama e entra Wires (para o lugar de Chaves)
no último minuto: Mora defende o que podia ter sido o golo do Gil Vicente
ACABOU

Rio Ave com Mora, Magno, Gaspar, Bruno Mendes e Sílvio; Chaves, Adriano e Tarantini; Chidi, Tomás e Gama.
(confirma-se a titularidade de Mora, de Magno, de Bruno Mendes, de Adriano, Tarantini e de Chidi - seis novidades face ao onze habitual; ou seja, mais de metade da equipa é nova, o que significa uma pequena revolução; é uma equipa de pendor atacante, sem margem para dúvida)


PS - ao contrário do que aqui escrevi - e pelos vistos passou despercebido a todos os nossos leitores - o jogo não podia ser no fim de semana porque a Liga Vitalis não pára; O Gil Vicente joga domingo em Oliveira de Azeméis (o que não invalida que continue a considerar estes jogos às quatro da tarde de um dia de trabalho anti-desportivos)
(informações a partir do relato da Linear)

10 jogos, 15 pontos, prémio pago! (ACT)

Foi à justa, mas os jogadores lutaram por isso e mereceram o prémio que - tanto quanto sei - já foi pago: a primeira parte dos objectivos está cumprida: 10 jogos, 15 pontos; seguem-se 20 jogos com 30 pontos  [27 pontos]!
Eu acredito.

PS - 30 jogos, 40 pontos? Bem esteve a direcção que elevou a fasquia ao pedir 15 pontos em 10 jogos. Só assim se obtém resultados. E os resultados já estão á vista.

ACTualizo a 12/11: o prémio é pago hoje (revelou ASC à TSF)

Nºs do primeiro terço: de Valdir a Gaspar, passando por Magno e Adriano

- três titulares completos: Carlos, Gaspar e Faria
- 11 jogadores nunca foram titulares: Mora, Trigueira, Jeferson, Valdir, Serrão, Tarantini, Adriano, Terroso, Evandro, Wesllem e Fogaça (ou seja, mais de um terço do plantel);
- Adriano é o suplente mais utilizado (9 vezes, só uma vez não entrou) e Evandro o suplente menos utilizado (nunca entrou, 9 vezes no banco);
- Magno é o jogador que, convocado, mais vezes foi para a bancada (3);
- Só um jogador nunca foi convocado: Valdir;
- Wires já viu cinco amarelos (e um vermelho); todos os jogadores que viram vermelhos (Wires, Zé Gomes e Vilas Boas) tambem viram amarelos;
- Faria foi o jogador que mais vezes foi distinguido com o nosso 'melhor em campo' (três vezes);
- Gaspar lidera isolado o 'Rei do Ave', com 257 pontos, mais quatro do Bruno Gama e sete do que Faria (os únicos com mais de 250 pontos);
(tudo aqui)

Taça da Liga logo...

se não forem a Barcelos e não puderem ouvir na Linear (FM ou Internet), e tiverem acesso à net, acompanhem por aqui os principais desenvolvimentos

10.11.09

(GilVicente/Taça da Liga); Valdir estreia-se; Zé Gomes descansa

Brito não tinha muitas opções: há dois na selecção e três lesionados (Serrão, Fogaça e Vilas Boas) ; Convocou 20, deixou um de fora!
Mora e Pedro Trigueira; Gaspar, Jeferson, Bruno Mendes, Sílvio, Magno, Valdir, Ricardo Chaves, Vitor Gomes, Tiago Terroso, Adriano, Wires, Tarantini, Evandro, Wesllem, Sidnei, Bruno Gama, João Tomás e Chidi

Ou seja, Valdir foi convocado! Zé Gomes fica a descansar (certamente por causa do 'toque' de domingo),
A dúvida não está, portanto, nos convocados mas nos titulares...

Alô presidente ASC: 4 milhões e meio por Faria! (ACT)

O jornal Daily Mirror diz que o Manchester City estará disponível para pagar €4,5 milhões de euros por Fábio Faria (também em inglês, para reforçar...)

ACTualizo com este comentário recolhido no 'Estádio dos Arcos': «Se bem me recordo de um esclarecimento prestado por Paulo Carvalho numa AG, se a transferência do FF for pelo valor da cláusula de rescisão (três milhões, a ser verdadeira) a parte que caberá ao RA será, sensivelmente, de um milhão seiscentos e cinquenta mil euros. Isto porque o empresário teria cerca de 45% do valor (nos casos dos Fábios: Coentrão e Faria)»

É a semana de Tomás

... e por isso ele foi o Rei do Ave relativo à 10ª jornada. 37 pontos deixam-nos claramente à frente dos 34 de Bruno Gama. E em terceiro aparecem jogadores com 28 pontos (grande diferença!): Vítor Gomes, Faria e Tarantini (sim, o suplente!).
Chaves, com 18, foi o pior dos titulares, não muito longe estão Sílvio e Wires (21) - afinal, sem grande novidade (a excepção talvez seja Zé Gomes, bem pontuado nesta tabela - 27 - apesar de estar a gerar muitas divisões entre os adeptos rioavistas).

Bruno Gama, o jogador que mais faltas sofre no campeonato (ACT)

Não é Alan nem Aimar... é Bruno Gama, que já soma 33 nas pernas! (O Rio Ave, colectaivamente, é a oitava equipa que mais faltas sofreu até ao momento)
(ACTualizo a 11/11/09: Mas Bruno Gama também é um dos jogadores que mais bolas perde: Hulk já perdeu 49, seguem-se  Cristiano, Alan, Mossoró e depois Bruno Gama, com 25 bolas perdidas; fonte: Record)
Wires é o terceiro jogador mais faltoso (e Bruno Gama o 14º de todo o campeonato); o Rio Ave é a terceira equipa mais faltosa.

Vamos ver um jogo no Estádio da Avenida?

A partir do novo «site» de Luís Freitas Lobo, estão lá alguns jogos do Rio Ave, com N'Habola, Alfredo e Quim, entre outros, em destaque.

Niquinha volta a 'jogar'

... mas do lado de fora; amanhã à tarde vai comentar o Gil Vicente - Rio Ave em directo de Barcelos, na Linear (é a despedida antes do regresso ao Brasil).

É bonita a loja!


Nem tudo é mau ao nível da comunicação do nosso clube - e como me dá mais gozo falar do que está bem, aqui fica um grande elogio para a qualidade do Espaço Verde domingo inaugurado. Para além de ter sido uma boa ideia trazer para baixo a secretaria e criar uma loja, esta está bonita, tem bom gosto e dignifica-nos perante qualquer um que nos visite.

9.11.09

Lupa - João Tomás

Ontem tomámos a feliz decisão de analisar com mais cuidado a prestação de João Tomás. O nosso avançado é um jogador mais fixo perto da área, pouco dado a combates fora dessa zona e por isso contámos também as vezes em que a bola chegou à sua zona preferencial.

Os números recolhidos foram estes:

12 passes curtos certos: 8+4
3 passes curtos errados: 0+3
1 passe longo certo: 1+0
1 recuperação: 1+0
3 cortes\intercepções: 1+2
1 perda de bola: 0+1
2 remates à baliza: 0+2 (ambos golo)
2 remates para fora: 0+2
2 faltas sofridas: 1+1
2 golos: 0+2

Bolas que lhe foram lançadas para a sua zona de finalização
Vindas da direita
5 cruzamentos interceptados: 4+1
1 cruzamento mal direccionado: 1+0
2 disputas de cabeça perdidas para defesas: 2+0
1 vez mal posicionado: 0+1
1 golo: 0+1
(há ainda uma outra situação em que estando bem posicionado para finalizar, isolado no centro da área, viu Bruno Gama optar pelo remate)

Vindas da esquerda
1 golo: 0+1

Também por aqui se vê a influência de Bruno Gama (e Zé Gomes) na produção ofensiva do Rio Ave. Muito trabalho para se fazer à equerda.

Niquinha

Achei a homenagem a Niquinha um pouco murcha. Esperava um pouco mais de glamour, de referências ao que fez em Vila do Conde e esperava também ouvir algumas palavras do presidente e, óbvio, ouvir Niquinha dizer alguma coisinha simples.

Mas antes esta homenagem que homenagem nenhuma.

E a campanha de angariação de sócios? Porque não se usa a instalação sonora do estádio para reforçar a promoção da campanha? Antes do jogo, no intervalo, no fim da partida...

Quem é o próximo Fábio?

Depois de Fábio Coentrão e de Fábio Faria, é urgente encontrar um novo Fábio para vender ao Benfica; dá-lhes sorte e a nós sai-nos bem.
Já há algum na calha?

Números de ontem (um jogo sem amarelos)

Mais ataques: Bruno Gama (15), Postiga (10) e Liedson (7)
Mais cruzamentos: Zé Gomes (6), Bruno Gama (6), Sidnei (5)
Mais renates: Tomás (4), Matias (3) e Postiga (3)

Bruno Gama ao raio x: 15 ataques, 6 cruzamentos, 2 faltas cometidas, 6 faltas sofridas, 0 recuperações de bola, 5 perdas de bola, 2 remates;
(dados Record)

Cantos: 4 Rio Ave (Sporting 5); Faltas cometidas: 10 Rio Ave (17 Sporting); Remates: 10 Rio Ave (9 Sporting); Remates perigosos: 3 Rio Ave (5 Sporting); Foras-de-jogo: 3 cada; Cartões amarelos: 0 Rio Ave (2 Sporting)
(dados A Bola)
O meu comentário: Os seis cruzamentos de José Gomes são um elemento muito positivo. E não ter havido amarelos ainda mais!

Mora titular na quarta-feira!

Com Carlos a caminho de Angola e Trigueira engripado, Mora é o único guarda-redes disponível (não é a primeira vez, esta época, que Trigueira 'perde' uma oportunidade de se afirmar, por lesão ou selecção). Mora dá garantias, sem dúvida.
Parece-me lógico que Brito faça descansar alguns titulares de ontem, apesar da importância do jogo. Tarantini e Adriano, por exemplo, podem ser titulares, ainda que Fogaça esteja lesionado e isso possa obrigar Tomás a jogar. Também acho normal que Magno e Jeferson alinhem, porque precisam de ser motivados (Faria está na selecção); em contrapartida, José Gomes e Sílvio já treinaram hoje.

Sobre o jogo ser às quatro da tarde de quarta-feira, subscrevo totalmente o que aqui se disse! Do presidente da Câmara de Oliveira de Azemeis aos dirigentes dos clubes, passando pelos patrocinadores da competição, todos têm culpa.

10ª j - Sporting - Soube-me a pouco.

Que mistério bloqueia as equipas quando estão em vantagem numérica? Isso e as faltas de concentração custaram-nos 2 pontos que nos deveriam ter mantido no 4º lugar.

O Sporting tem méritos? Sim, tem. Foi só a defesa do Rio Ave que falhou? Não. Acho que o ponto mais fraco foi o meio-campo que começou o jogo.

0-2. Intervalo, Carlos Brito deve ter dado a cheirar aos jogadores daquele produto que dão aos halterofilistas. Depois na segunda parte o Rio Ave jogou os primeiros 15 minutos a sério, o suficiente para empatar e depois esquece-se que falta mais meia hora e esquece-se que tem de continuar a explorar as alas onde Sidnei foi razoável e Gama um constante perigo (Olá Bruno! Afinal sempre jogas cá!). Deve ter passado o efeito do cheirinho. Com mais um era preciso mais qualquer coisinha. E assim, empatar com este Sporting depois de uma recuperação que sendo boa, sabe a muito pouco.

Dou 2 a Carlos Brito. A recuperação é muito boa. Mérito seu na entrada de Tarantini. Mas Chidi, mister? Tenho o maior respeito por Chidi (apesar de...), acho-o um grande profissional, empenhado e combativo, mas isso não chega para mim. Intriga-me a insistência no jogador. Brito lá saberá porque o escolhe sempre. Wesllem não demonstra nos treinos qualidade que chegue? Não estará ainda "pronto"? Não está motivado? Chidi é melhor que ele? Gostava que o treinador explicasse isto um dia.

5 já cá cantam!

8.11.09

(Sporting) Não foi nada mau, mas com mais um podiamos ter feito mais

Brito disse no final que foi um jogo fantástico do Rio Ave. E quero começar por justificar porque é que não concordo: o Rio Ave entrou muito bem na segunda parte, empatou justamente mas, depois do Sporting ter ficado com menos um, caiu. E, sejamos francos (sem que isso fosse justo) o Sporting até podia ter feito o 2-3, se Caicedo...
Esperava mais, tendo sido um bom da nossa equipa.
O Rio Ave entrou bem no jogo e o Sporting só se adiantou por dois acidentes nossos: aquele Wires da primeira parte não parecia o mesmo (insegurança por estar a fazer de Vilas Boas?) e o lance do penalti de Sílvio.
Brito surpreendeu com a entrada de Tarantini (parecia uma opção muito conservadora para quem perdia por 2-0 mas ganhou a aposta); já não se entende a entrada de Chidi (Wesllem não pode fazer melhor? Trata-se de um jogador que entraria cheio de garra). Por Brito o Rio Ave não se encolhia no final, como aconteceu, mas quando os jogadores não querem é difícil. Nota 2, apenas pela insistência em Chidi.
O melhor em campo foi Tomás, sem dúvida. Defendeu, atacou e marcou. Um destaque também para Tarantini. Penso que merece uma oportunidade a titular, mas no actual contexto só no jogo da Taça.

(Sporting, um-a-um) Faria, Tomás e Tarantini

(como sempre, seguem-se às minhas, as do Gil)
Carlos: 2 (não fez grandes defesas, mas teve dois maus momentos: uma saída arriscada no meio campo e o atrasar do jogo, no final, que lhe valeu um puxão de orelhas de Brito); 2
Zé Gomes: 2 (esforçado); 2
Gaspar: 2 (menos acertado, com bastante trabalho); 3Fábio Faria: 3 (apenas uma 'fífia' em todo o jogo) 3.
Sílvio: 2 (um dois fraquinho, não está em forma); 1
Wires: 1 (o pior jogo de Wires; melhorou na parte final); 1
Ricardo Chaves: 2 (fez alguns desarmes, mas é muito 'macio' para aquele meio campo); 1
Vítor Gomes: 2 (luta, luta, luta, mas ontem nem sempre bem); 2
Sidnei: 2 (está melhor, mas ainda inconsistente); 2
João Tomás: 3 (e quase fazia o terceiro...);3 para mim o melhor.
Bruno Gama: 2 (acredito que o verdadeiro Bruno Gama ainda estará para vir); 3
Tarantini: 3 (entrou muito bem, quer a cortar quer a desmarcar; foi determinante na reviravolta); 3
Chidi: 1 ; 1
Adriano:1 (sem tempo); 1

(convocados para Sporting); Trigueira não aparece; Magno e Jeferson regressam

Eis os 20 convocados para logo:
Carlos Fernandes e Mora. Gaspar, Bruno Mendes, Fábio Faria, Jeferson, Zé Gomes, Sílvio e Magno. Ricardo Chaves, Vitor Gomes, Adriano, Wires e Tarantini; Evandro, Wesllem, João Tomás, Chidi, Sidnei e Bruno Gama.

Quem de 26 tira Vilas Boas, Fogaça e Serrão (lesionados), sobram três, de fora por opção técnica: Trigueira, Valdir e Terroso.  Magno e Jeferson regressam (há dois defesas-direitos, um na bancada logo); Uma nota para o ausente Trigueira: ainda são ecos da frangueirada para a Taça?

FF de novo elogiado

N' A Bola, comparado a Michael Jordan pelo número que usa na camisola.

Curioso o título, "Fábio Faria nas asas de Jordan", uma referência ao interesse do Benfica?

E porque não voar para um golo de cabeça logo à noite?

7.11.09

Chaves, está decidido?

Parece que sim.
Assim sendo, vamos a eles!

E Brito não?

Nos jornais de hoje vi imensos nomes apontados como futuros treinadores do nosso adversário de amanhã. Mas não o do nosso treinador.

Leituras que fiz:

- Brito não tem boa imprensa;
- Brito não tem "valor de mercado" que justifique entrar na lista;

E será que Brito quer?

Fábio Faria no Benfica. Por apenas um milhão?

«Fábio Faria, defesa internacional sub-21 do Rio Ave, vai ser reforço do Benfica. O princípio de acordo entre as partes foi selado recentemente e a operação custará às águias cerca de um milhão de euros».


O meu comentário: antes de mais, aquilo que digo muitas vezes e de que não me quero esquecer: o respeito pelos dirigentes, sobretudo por aqueles que têm de fazer as contas, tratar do orçamento e pagar. Ainda por cima são eles que têm a informação e não nós. Mas a menos que me digam que estamos desesperados e que temos de vender pela primeira oferta que nos fazem, acho que o Rio Ave recebe muito pouco. Sobretudo se for por cem por cento do passe. Confio no nosso presidente, que sabe fazer bons negócios, e quer-me parecer (quero acreditar) que nem tudo o que vem a público é exactamente assim...

Rio Ave e Sporting, duas equipas muito iguais

Não acreditam? Os números não mentem...

Os jogadores têm os pés bem assentes no chão

Este domingo ainda há treino

O Rio Ave é das poucas equipas a fazê-lo, mas Brito gosta de chamar os jogadores no próprio dia e por isso amanhã de manhã ainda há treino. Só no final há convocados - mas se não há surpresas no onze, também nos convocados não se esperam novidades.

6.11.09

Ele teve medo!

Se bem me lembro, no trailer que na década de 80 promovia o filme 'A Mosca' em Portugal (a frase até é dita por uma das personagens), usavam a expressão "tenha medo, tenha muito medo". Para além de medo, muito respeito pelo Rio Ave e não tendo Paulo Bento vontade de mais uma derrota no currículo, foi-se antes de vir a Vila do Conde.

É a vida. Preocupa-me é que as hipóteses do Sporting vencer em Vila do Conde podem ter aumentado em 5%. De 0 (zero) para 5%! Mainada! Foi o que subiram as acções deles hoje...

Vilas Boas não treinou esta manhã

Parecem confirmar-se os piores receios, Vilas Boas vai ficar de fora no domingo.
(E se Niquinha fizesse o seu lugar????)

Os números para a história de Edson Pereira de Barros

97-98: 19 jogos (1 golo)
98/99: 30 jogos (2 golos)
99/00: 33 jogos (2 golos)
00/01: 31 jogos (1 golo)
01/02: 31 jogos (0 golos)
02/03: 29 jogos (3 golos)
03/04: 32 jogos (2 golos)
04/05: 33 jogos (1 golo)
05/06: 29 jogos (2 golos)
06/07: 29 jogos (2 jogos)
07/08: 22 jogos (1 golo)
08/09: 25 jogos (1 golo)

Ou seja, 343 jogos (em todas as competições oficiais) pelo Rio Ave e 18 golos. É quase de certeza o jogador da história do Rio Ave com mais jogos disputados (lembro-me que no ano passado se falou do recorde de Gama, com 180 jogos para a Liga). Está na história do Rio Ave.
Não vejo como nos próximos anos alguém possa ultrapassar Niquinha (mas Vilas Boas está no bom caminho).
Obrigado Niquinha.

Não gostam de Rui Santos?

Pois ele é um dos raros que, nos palpites do Record, dá vitória do Rio Ave (2-1)

Ora porra!!!

Não podia ter esperado três dias?
«Paulo Bento já não é treinador do Sporting. A informação é oficial e foi comunicada pelo clube à CMVM.

A Sporting SAD «informa que o treinador Paulo Bento apresentou nesta data a demissão do cargo de treinador principal da equipa profissional, por entender não estarem reunidas as condições para se manter no comando técnico da equipa», diz o comunicado»

Vilas Boas ausente? Isto sim é uma baixa

A situação clínica de André Vilas Boas é a principal dor de cabeça para Carlos Brito na preparação da recepção ao Sporting, na 10ª jornada da Liga. O médio falhou o treino da manha desta quinta-feira devido a uma mialgia de esforço e está em dúvida para o encontro.

Wires no seu lugar, Chaves a fazer de Wires e Vítor Gomes à frente? ou Vítor Gomes recua e entra Adriano? Acredito que seria uma equipa mais adaptada à realidade do adversário (ou seja, ir para cima dele...)

Niquinha hoje na Linear

... às 18 horas e repete domingo às 19 horas.

19 milhões de diferença...

«Os 19 milhões de euros que separam os orçamentos de Rio Ave e Sporting nesta época desportiva de 2009/2010 estão longe de espelhar as prestações das duas equipas na tabela classificativa da Liga de futebol», diz a Lusa, hoje

5.11.09

Uma ideia curiosa, esta de Evandro

Já tinham pensado nisto? Não andará longe da verdade... «Se repararem, não temos nenhum jogador que esteja a sobressair-se. Jogámos como uma verdadeira equipa».
Na verdade o Rio Ave não tem  - ainda? - aquilo que muitas vezez no futebol se chama um patrão!

Não vai ser fácil, mas...

Evandro quer repetir golos frente ao Sporting: «Evandro acredita que a sua equipa "pode repetir a vitória frente ao Sporting" obtida em 2003/2004, altura em que os "leões" saíram de Vila do Conde com uma derrota por 4-0»

E esta, hein? (ACT)

A chamada de Carlos à seleção de Angola, para os particulares dos dias 14 e 18 com o RD Congo e o Gana é a grande novidade da lista do selecionador Manuel José. O guardião, de 29 anos, estreia-se nos Palancas Negras e passa a ser opção para a Taça de África. Carlos chegou a ser convocado para a Seleção portuguesa B, mas nunca jogou na equipa A.

ACTualizo a 7/11/09: «Participar numa grande competição, como é o caso da CAN, que é vista em todo Mundo, foi um dos grandes motivos para aceitar este desafio»; «O guarda-redes do Rio Ave Carlos lamentou hoje "não ter oportunidades para representar Portugal" e reconheceu que aceitar o convite para jogar pela selecção angolana de futebol foi uma “decisão difícil”»

A loja do Rio AVe vai chamar-se...

...não loja do Rio Ave mas «Espaço Verde». Porque não?

Promoção do clube nas escolas? Muito bem!

É certamente coincidência, mas não posso deixar de registar - e aplaudir - a informação de que hoje mesmo se vai realizar uma visita promocional à Escola Primária dos Benguiados, quinta-feira, dia 5 de Novembro, pelas 16 horas. Os jogadores Sílvio, Magno e Ricardo Chaves vão marcar presença junto dos mais pequenos.
Que se tornem num hábito e pelo menos duas vezes por mês se lance a semente rioavista!

4.11.09

Sidnei é baixa para domingo?

A Bola diz que amanhã já treina, mas «o avançado Sidnei não esteve às ordens do treinador do Rio Ave, Carlos Brito, no treino matinal devido a fadiga muscular, que se apresenta através de dores na coxa esquerda. O brasileiro irá integrar a sessão de trabalho da próxima quinta-feira, não estando ainda disponível para participar no apronto vespertino».

Porque não joga Adriano

«Sem fazer ruído, o Rio Ave está no quarto lugar. É a equipa tacticamente mais rigorosa em termos de disciplina posicional dos jogadores. Casa um sabe bem a limitação periférica do espaço e a responsabilidade nele. Não vemos trocas posicionais (...).Um estilo que é a base do processo defensivo, sobretudo o triângulo-carraça do meio campo (Vilas Boas, Wires e Vítor Gomes) muito pressionantes sem bola. No processo ofensivo, porém, sente-se a falta de maior mobilidade, ou seja, os jogadores libertarem-se mais das suas posições. Disfarça com a criatividade de um-para-um de Sidney, mas falta Gama surgir mais por dentro e fazer passes verticais para João Tomás. O jogador que pode mexer na relação meio-campo e ataque ainda está meio escondido: Adriano. É forte, rápido e objectivo. Mas ainda lhe falta... disciplina posicional. Sem esse rigor, as possibilidades de desequilibrar o adversário são as mesmas de... desequilibrar a própria equipa quando perde a bola. E esse risco, uma equipa pequena não pode correr...», escreve Luís Freitas Lobo em A Bola de hoje (sublinhados meus).

Adriano é o 12º jogador de Carlos Brito: em nove jogos apenas uma vez não foi utilizado. Mas soma apenas 169 minutos (com um golo e um amarelo).

A (última) semana de Niquinha

Niquinha chega hoje a Portugal para viver a sua última semana como 'jogador' do Rio AVe.
A generalidade da comunicação social, penso, não se vai esquecer dele: «Niquinha, que durante uma década desempenhou o cargo de capitão, vai ser alvo de uma significativa homenagem por parte dos vilacondenses, por ocasião do jogo Rio Ave-Sporting, marcado para as 20.15 horas do próximo domingo, nos "Arcos"»; ou «O Rio Ave vai fazer uma homenagem a Niquinha, jogador que esteve em Vila do Conde durante 12 épocas e que se notabilizou como grande profissional e um símbolo do clube».

A Linear/Paulo Vidal vai entrevistar Niquinha e o Reis do Ave não vai deixar de se associar!

3.11.09

Duas equipas que não me entusiasmam

Só vi 3 jogos do Rio Ave esta época, Setúbal, Nacional e Braga. Gostei do que vi contra o Nacional. Os restantes deixaram-me não muito satisfeito com o futebol jogado. O adversário da 10ª jornada, do que tenho visto, deve ser a equipa que pior futebol joga em Portugal.

Portanto, sem querer parecer demasiado optimista, acho que não sendo o nosso futebol de entusiasmante qualidade, vale o suficiente para bater este Sporting moribundo e fraco.

Sim, pode ser mais um treinador que no fim do jogo de Vila do Conde tenha de fazer as malas. Há uns anos atrás, um houve que após ter perdido aqui, foi despedido e até levou com um processo por incompetência. Dura vida a de treinador.

Deixa-me (JPM) comentar o seguinte: claro que gostaríamos, todos, que o futebol do Rio Ave tivesse mais golos, mais oportunidades, mais brilhantismo técnico. Mas como não estar entusiasmado com a temporada que estamos a realizar? Eu estou entusiasmado com aquilo o Rio Ave está a fazer neste campeonato.  

Rei Gaspar

Se é certo que a defesa ainda não marcou nenhum golo, é o eixo central da defesa que ocupa o pódio dos jogadores mais pontuados.

Gama que esteve no "top 2" desde a primeira jornada, com quatro primeiros lugares, caiu para 4º, sendo ultrapassado por Fábio Faria.

Os irmãos Gomes que tiveram discretos inícios de época têm vindo a subir devagar, estando Vítor em 5º e Zé em 6º.

A defesa ainda não marcou um golo

Eu sei que há quem diga que os defesas devem defender e que para marcar estão lá os avançados, mas Gaspar foi o primeiro, na época passada, a desmenti-lo. E só em Vila do Conde há bons exemplos de defesas-que-também-marcavam: Franco*, Peu, Marcos e outros (só para referir os mais recentes). Ora, esta época, a defesa ainda não marcou um golito. Vamos lá Gaspar!

* Franco joga actualmente no Vila Meã; desde que regressou da Coreia que a sua carreira nunca mais foi a mesma. E com pena minha, que gostava de o ter voltado a ver em Vila do Conde.

Uma equipa 'abençoada'

Não haverá equipas, neste primeiro terço do campeonato, com tão poucas lesões como Rio Ave (e as raras que se registaram, com excepção de Sílvio, não tiveram qualquer importância)

Tomás à selecção?

se é o melhor ponta de lança português (também há Liedson...), é por ter 34 anos que não é chamado? «Por que razão? Costumo dizer o seguinte: conheço jovens de 35 anos e velhos com 25 anos. As pessoas não se podem guiar pelo bilhete de identidade de um jogador, mas sim pela sua produtividade e qualidade. Vejam como exemplo outras selecções, em que há jogadores com mais qualidade e que são indiscutíveis nos seus países. Marcar golos não é uma questão de idade, mas sim de qualidade e competência. Não vejo nenhuma razão para não ser novamente chamado à Selecção»

Mais um treinador que vamos ter de despedir...

Não será o primeiro treinador que ajudamos a despedir esta época... «Mudança da equipa técnica só equacionada após o jogo com o Rio Ave (domingo)»

2.11.09

Tomás é rei!

Tomás marcou, decidido e ganhou... o rei do Ave desta semana.
29 pontos para Tomás, mais três do que a dupla inseparável, dupont-Gaspar e dupond-Faria (26). Também Carlos fez 26.
Vítor Gomes, com 25, aparece logo a seguir.
Wires foi, dos titulares, o menos pontuado (21).

Uma boa notícia (Niquinha)

Niquinha, como prometido pela direcção, será homenageado no proximo domingo.
O capitão dará o pontapé de saída simbólico e depois, ao intervalo, haverá uma homenagem mais formal. Espero que ao mesmo tempo simbólica e digna.

Há alguma dúvida?

Com Vilas Boas, Wires e Vítor Gomes o Rio Ave está mais forte, certo?

O lugar ou os pontos?

Honestamente o quarto lugar, nesta altura, não me diz nada. Importante são os pontos. Claro que uma coisa puxa a outra, mas estar em quarto, em quinto ou em sétimo, nesta altura, é apenas um prazer efémero: ao contrário dos pontos, que são sempre a somar, os lugares na tabela serão provavelmente a sumir.
Não acredito, já agora, que o Rio Ave fique num lugar europeu, mas tenho muitas dúvidas de que fosse bom disputar essa eventual competição; explicarei, posteriormente, essa ideia.

Aí estão os elogios (merecidos!)

ALém do Braga, todos no futebol português olham para nós. Os elogios já estão aí: «Carlos Brito faz sentido como treinador do Rio Ave. Conhece a casa, foi feliz nos Arcos e continuará a ser enquanto a relação mantiver o aspecto saudável. Reforça-se a noção de continuidade, de segurança no grupo de trabalho (..:) João Tomás continua a dizer que é o melhor ponta-de-lança português»

PS - só não havia necessidade de escrever «Carlos Brito viu uma tripla interessante no Boavista, lamentou a queda do histórico xadrez mas recolheu os frutos (João Tomás, Sidnei e Adriano

1.11.09

Hey Joe!

"Where' you going with that gun in you hand?" Dar o tiro que abate o Olhanense!

Sim, João Paulo, são mais 3 pontos, sacudindo para mais longe alguns dos que poderão ser adversários directos.

Não deixámos o Braga em crise, mas aproveitamo-nos da que o Olhanense vive! Venham agora outros 'bentos' que queremos continuar a faina!

GANHÁMOS em OLHÃO!

- O Rio Ave ganhou 1-0 em Olhão - obrigado equipa!
- Tomás marcou (foi o seu terceiro golo no campeonato e é nesta altura o melhor marcador da equipa);
- Brito apresentou o onze que jogou com o Braga (com Vilas Boas, Wires e Vítor Gomes);
- Já cá cantam 14 pontos;
- Este foi o primeiro resultado verdadeiramente positivo fora de casa e deixa a equipa muito mais motivada para o jogo de domingo com o Sporting;
- Esta semana o Rio Ave vai voltar às páginas dos jornais - vai ser a sensação da jornada (com o Braga...);

A derrota do Benfica ontem serve...

... para valorizar os nossos jogadores, que foram os únicos que travaram o Braga; logo, em Olhão, os jogadores podem ser mais ousados do que aquilo que o têm sido - afinal têm qualidade para isso.

Assim fala João Tomás!

Interessante entrevista no Correia da Manhã:
«– Esperava mesmo uma prestação tão boa? Não. Há sempre margem para acreditarmos numa classificação acima das expectativas. Neste caso, é surpresa por estarmos a somente um ponto do Sporting.
– A que se deve tão boa forma? A um grupo de jogadores com qualidade, um treinador competente e uma Direcção empenhada em dar-nos o que precisamos.
– Que objectivos tem para esta temporada? Já não me bato por recompensas pessoais. Incarno o espírito do Rio Ave: pensa-se jogo a jogo, e isso tem-nos levado à parte honrosa da classificação. Queremos alcançar logo a manutenção.
(...) – Aos 34 anos, consegue antecipar o que fará depois de pendurar as chuteiras? Acredito que encontrarei algo à minha medida. Agora só penso em jogar esta época e mais outra»