5.5.09

Uma boa ideia - discutir o futuro do Rio Ave

Acho que é uma boa ideia a proposta da Direcção de, nesta semana de aniversário, promover um fórum de discussão sobre o futuro do nosso clube.
É na quinta-feira à noite, no auditório do CCO.
Um reparo apenas: para que este fórum não seja apenas feito de palpites, de bitaites, ou a iniciativa tinha que ser anunciada e preparada antes (o que não aconteceu) ou então deve ser considerada como um ponto de partida, a ter consequências/desenvolvimentos num futuro próximo (uma espécie de primeiro capítulo).
Quinta-feira não é um dia bom para mim (por razões profissionais), por isso deixo aqui as minhas notas:
- não tenhamos ilusões, o Rio Ave será sempre um pequeno clube com dificuldades;
- vender jogadores da formação e fazer uma gestão o mais rigorosa possível dos dinheiros é o caminho;
- um novo estádio, que tenha espaços de rentabilização comercial (spa, clinica, lojas, uma bomba de gasolina, etc), é uma saída inevitável para a actual situação;
- apostar na formação significa ter múltiplas equipas nas camadas jovens, significa ter 'olheiros' que trazem os miúdos para jogar em Vila do Conde (e não deixar que eles vão para o Varzim...) e significa 'obrigar' os treinadores a contar com eles;

Venham daí outras ideias.

21 comentários:

LuisFarpas1598 disse...

Estou de acordo com essas notas, mas sublinho mais ainda o novo estádio e a formação

Anónimo disse...

O ideal seria um estádio para dois clubes; Varzim e Rio Ave.
Capacidade para 15 mil pessoas todo coberto e sem bancadas nos topos, mas sim espaços comerciais e desportivos.
Uma bancada para 7500 pessoas toda verde e uma bancada para 7500 pessoas toda preta.
Vendiam-se os actuais estádios, como já fez o varzim, pagavam as dividas, criavam cada qual a sua academia e desta forma poderiam ter as finanças desafogadas, menos despesas de manutenção e equipas mais competitivas.
Mas reconheço que é dificil.
Se houvesse vontade politica não tenho duvidas seria melhor para os dois concelhos e para ambas as populações.
A rivalidade e a mistica mantinha-se; pois cada qual continuava a fazer parte do seu concelho e cada qual teria a sua escolha/academia de formação.

Viva o futebol; viva o Rio Ave.

Anónimo disse...

Já agora; e qual seria a localização de um estádio para os dois clubes?
Para mim, poderia ser nos terrenos a seguir ao Modelo de Vila do Conde, tem lá muito espaço.
Podia ser também um pouco mais para o lado do Feira Nova.
Poderia ser ainda em Poça da Barca onde tem muitos adeptos dos dois clubes, por fim, poderia ser nos terrenos da Marina junto ao mar. Lá existem terrenos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

Anónimo disse...

Acho de mau gosto o JPM que promove um forum de discussão no seu blogue não consiga estar presente na hora de debater em público.
Está a fugir ás suas responsabilidades? Esta é a melhor altura para o senhor aparecer e dar voz ao visitantes deste forum que é o seu blogue.
No entanto, para além do senhor, existe mais alguém responsável por este blogue; não me diga que também não pode ir?
Mais ainda, os responsáveis deste blogue têm a responsabilidade de ir ao forum promovido pelo clube e apresentar as sugestões que aqui vão surgir até quinta-feira.
Acho que as devia entregar pessoalmente a representantes do clube no dia do forum.
Este é um espaço de discussão promovido pelos responsáveis do blogue; como tal, contamos que o faça em nosso nome. Quem discute os temas e apresenta ideias sobre o Rio ave faz com gosto e convicção; não para ferir ou atingir ninguém do clube mas sim porque gosta de contribuir com ideias e debater temas.
Agora, debater ideias e temas, muitas vezes não dá jeito fazê-lo publicamente. Por isso nada melhor fazer atravez desta plataforma...

Pedro disse...

Penso que essa ideia do estadio a dois ja nao sera possivel pois o varzim ira iniciar a construçao do novo estadio dentro em breve , mas caro jpm concordo no que disse , as finanças do clube tem que ser geridas cuidadosamente e nao cair em loucuras agora que estamos bem nao vamos cair no erro de contratar por contratar , apostar na formaçao é essencial temos jovens de grande valor e que podem render algum dinheiro , oestadio novo seria mais valia para todos , adeptos e clube em si pois dava para rentabilizar o espaço e ganhar algum com isso . força rio ave.

Anónimo disse...

Fala-se do interesse do Rio Ave num miudo do Amares, Ismael. Alguém sabe ou ouviu alguma coisa?
Saudações

Anónimo disse...

Juntar um estádio com 2equipas rivais? Como? tá tudo louco?
Já viram juntar o do Porto e o Benfica??? É exactamente o k se sugeriu aqui, há alguém k tem andado a dormir nos últimos anos.
Já agora, JPM, com as Finanças k tamos quer spa, quer clínicas, mais alguma coisa? Não me parece bem pensado.
Eu sou contra novo estádio acho k o nosso bem remudelado, ficava no ponto, ora vejamos novos estádios feitos em portugal e, na minha opinião, não têm melhores condições k nós, apenas uma pinturinha fresca...

Apostar na formação do clube e saber aproveita-la pra mim é o ideal e deixarem-se de borlas, quem tem verdadeiro gosto pelo clube, que faça como eu: PAGUEM AS QUOTAS!!!

Gil disse...

Caro ANÓNIMO e sublinho o ANÓNIMO das 1:40: por muito que gostemos do Rio Ave, a nossa vida não se limita ao clube. Temos afazeres profissionais, pessoais e familiares a que temos de responder antes de nos podermos dedicar ao Rio Ave. Uma forma de nos dedicarmos ao Rio Ave é este blogue, que já nos leva algum tempo e dedicação e é a forma de homenagear e debater o clube de que ambos tanto gostamos. E todos sabem quem somos e as nossas opiniões levam sempre com a nossa assinatura. Não estamos escondidos em ANONIMATOS. Não podendo estar presentes no forum, lamentamos imenso. O nosso contributo está aqui.

Anónimo disse...

O futuro do RA passa por Vila do Conde.
Só os "grandes" podem ter adeptos por todo o país.
Eu ordeno as minhas ideia da seguinte forma:
1-Criação de um centro de treino. Penso que uma academia (um sonho meu) seria um projecto demasiado caro e a grandeza do RA infelizmente ainda não o justifica. Isto possibilitaria trazer novos jovens até ao RA, e criar novos adeptos. Esses jovens tem famílias, ou seja mais adeptos. Penso que seria interessante criar também uma espécie de centro de treino, fora do país, diria que África seria uma boa escolha. Daríamos mais nome ao RA no estrangeiro e poderíamos trazer de la bons jogadores.
O nosso objectivo passaria a ser vender em vez de comprar.
2- Um estádio. Simples, uma construção a fazer recordar os estádios ingleses, onde a proximidade do relvado faz com que as emoções passem também para a bancada. Seria pequeno, 10 mil lugares. com bancadas a volta de todo o campo, acabaria com o desconfortável vento e com os lugares mais distribuidos a sensação de vazio não seria tão grande.
3-Seria importante rentabilizar o estadio com lojas e usa-lo para concertos, corridas(carrinhos tele-comandados, etc. coisas que não danifiquem o relvado) É preciso dinamizar e atrair pessoas para o clube.

ass. DS

Anónimo disse...

anti polacos

FernandoSoares disse...

Um estádio que é utilizado de 15 em 15 dias nunca poderá ser rentável.
Também defendo a existência de um único estádio para os dois clubes (Rio Ave e Varzim) e cada um teria na sua Cidade um centro de estágio onde treinasse diariamente.
A cor das bancadas e Estádio é secundária, por exemplo o Alvalade XXI é multicolor.
A rivalidade poderá continuar a existir, vide o caso do Inter e do AC Milan em Itália.
Assim o estádio teria futebol semanalmente, sendo rentabilizado o investimento. Não será assim com o novo Hospital?
Deveria ser feito um concurso para um projecto deste tipo.
Vejam o exemplo do arrojado Complexo do Estádio das Dunas na cidade de Natal - Brasil
http://www.lusoarenas.com/pages/fut_mod_solucao_brasil.asp

Para além de servir para o Campeonato do Mundo de 2014, também irá ser partilhado por dois clubes da cidade, o América e o ABC.

Anónimo disse...

Clubes como a Juventus e como o Milan ou Inter dividem os estádios.
Até o Benfica e o Sporting estiveram quase a optar por essa ideia, não fosse Santana Lopes chegar tão tarde á camara de Lisboa.
Agora veja-se os milhões que os três grandes e todos os outros do Euro devem aos bancos, incluindo os milhões que devem os municipios dessas cidades.
Eu pergunto; acham que valia a pena ter dois estádios em Lisboa?
Acham que valia a pena ter dois estádios no Porto? Por causa do estádio e da má gestão, para onde vai o Boavista?
E o Salgueiros? se tivesse construido o estádio apenas tinha adiado o fim do clube devido a má gestão. E o Farense? Agora vão vender o estádio, mas se gastarem mal o dinheiro vão acabar de vêz.
Porque é que o Farense não joga no estádio de Faro/Loulé? Espero bém que não se ponham a cosntruir um novo estádio.
E o Beira mar? Que ameaçou tantas vezes voltar a jogar no Mario Duarte?
E o Leiria? É uma vergonha nacional meterem lá 500 pessoas por jogo. E o estádio nacional? Porque é que não fazem do estádio da Académica ou do Leiria o estádio nacional? Fazendo do actual estádio nacional o centro de estágios e desportos da federação de futebol. Ou então aí sim, façam de vez obras no estádio nacional para que possmos assistir lá a jogos de futebol com o minimo de condições.
Não me venham agora falar em ser impossível um estádio para o Rio Ave e para o Varzim.
Já agora; por acaso as populações não se juntam em suas casas? Vilacondenses casados com poveiras e poveiros casados com vilacondenses?
Se se casam uns com os outros e vivem todos os dias na mesma casa, porque é que não podem jogar no mesmo estádio? Ainda por cima, quando joga um o outro não joga. Não jogam os dois ao mesmo tempo.
Mas é a mesma coisa eu gostar de ter um Ferrari e só tenho um Mercedes.
Ponham-se na vossa vida a comprar Ferraris e depois vão comer deles.
Veja-se o caso do Soares Franco; como não lhe deram autorização para vender a academia e tudo o resto, como o Sporting não tem dinheiro vai embora.
Mas respondam e apresentem os vossos argumentos; é para isso que existe e bém este forum.
Acho interessnte eu não saber com quem estou a debater; é como aquela malta que vai para a Internet namorar; se se conhecessem já não queriam conversar um com o outro...
Estou agradecido pelo vosso blogue, mas meus senhores, gostam tanto do Rio Ave e dizem que têm os afazeres familiares e profissionais? Afinal não gostam tanto do Rio Ave; não vão á Gala, não vão aos jantares não vão ao forum, então quando é que ajudam e participam activamente na vida do clube que não só aqui e nos jogos?
Mas respeito a vossa opinião.
Mas vá lá, façam um esforço e comecem a aparecer mais para ajudar.
Já agora; então o pessoal, quando tivermos o hospital Póvoa de Varzim/Vila do Conde não vão lá quando for preciso?
E agora, onde é que nascem as crianças? Em Vila do Conde ou na Póvoa...

Um abraço

Anónimo disse...

Vejam quanto custou fazer um estádio ao SLB...

11:02 - Futebol - Benfica
Ex-presidente do Conselho Fiscal diz que passivo é preocupante

O elevado passivo do clube é considerado "preocupante" pelo ex-presidente do Conselho Fiscal, Luís Nazaré, que admite a necessidade do Benfica vender um ou mais jogadores no final da época.

"Creio que andará em torno dos 300 milhões de euros, idêntico ao dos seus rivais, mas o valor económico da marca Benfica e a sua capacidade de obter receitas é muito superior", referiu Luís Nazaré, para quem a ausência da Liga dos Campeões da próxima época vai ter consequências.

Uma delas pode ser a venda do passe de um jogador, mas acredita nas palavras de Domingos Soares Oliveira que, há seis meses, numa entrevista, dizia que a não ida do Benfica à Liga dos Campeões obrigaria a um reajuste financeiro, embora não muito significativo.

"Se Soares Oliveira disse isso, e ele é um gestor de reconhecida competência, quer dizer que na próxima época vai ter de haver alguma restrição orçamental, o que pode significar a necessidade de vender um ou mais jogadores", admitiu Luís Nazaré.
http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHora_futslbnazarepassivopreoc_050509_132721.asp


Fonte: Lusa

Anónimo disse...

São interessantes as nomeações para os jogos do fim-de-semana;
Arbitros de Setubal para o Rio Ave; Naval e Trofense...
Para além do Duarte Gomes ir apitar o Sporting que não gosta de forma alguma...

Nomeações:

Sexta-feira
V. Guimarães-Rio Ave, Lucílio Baptista (Setúbal)

Sábado
Benfica-Trofense, João Ferreira (Setúbal)
Sporting - V. Setúbal, Duarte Gomes (Lisboa)

Domingo
P. Ferreira - Marítimo, Hugo Miguel (Lisboa)
Naval - E. Amadora, Luís Reforço (Setúbal)
Leixões - Académica, André Gralha (Santarém)
FC Porto - Nacional, Artur Soares Dias (Porto)

Segunda-feira
Belenenses – Sp. Braga, Jorge Sousa (Porto)

Força Rio Ave... têm de ganhar na sexta-feira.

FernandoSoares disse...

O anónimo das 5.26 PM levantou algumas questões interessantes, mas quando afirma:
..."Acho interessante eu não saber com quem estou a debater"
Esqueceu-se de se identificar.
EU sou o sócio nº 4981, com as cotas em dia.O facto de se estar ou não presente no fórum organizado pelo clube, não significa que não se possa ter opinião.
Eu também não sei se irei ao Fórum/debate, porque também tenho afazeres académicos no Porto à mesma hora que inviabilizam a minha presença.
Nota Final:
E já agora podem consultar o meu blogue, dedicado ao Rio Ave F.C.
http://vc-fernando.bloguedesporto.com/

Anónimo disse...

Se os criadores não podem estar presentes, eu respeito e apoio, porque mesmo assim eles ainda fazem alguma coisa pelo clube. São impedidos de ir, é pena mas acontece.
Uma boa ideia seria passar estas discussões para o próprio site do RA.
Sou a favor da criação de um fórum no próprio site do RA onde os responsáveis sejam quase obrigados a ver as nossas discussões.
Quanto ao estádio conjunto, estou muito dividido.
Se ter um Ferrari é impossível eu prefiro ter um peugeot só meu a partilhar um Mercedes.
Um estádio na Povoa, na Vila, vamos afastar o estádio dos centros da cidade. Tudo isso tem implicações. Partilhar patrocínios, receitas. O facto de o estádio estar ocupado uma vez por mês ou todos os dias é igual, cada um fará as suas receitas, ou vocês estão a espera que os polacos vos deem as suas receitas.
E será realmente mais barato?
Não temos já uma proposta em que nos construem o estádio em troca de terrenos e de um centro comercial?
Eu não peço uma mansão como a de Leiria, mas sim uma acolhedora casa como a de Barcelos. Temos também que pensar numa candidatura a jogos da selecção (não a A como é óbvio, mas sim jogos das camadas jovens da selecção)
Para resumir, eu sou ambicioso e gosto de ter as minhas coisas. Estas partilhas quanto a mim acabariam mais tarde ou mais cedo com a mística que vai segurando o clube. O rivalismo que existe faz com que baixar os braços seja a ultima solução.

ass DS

Peixoto disse...

Acima de tudo precisamos de uma claque aserio para apoiar o rio ave o que é muito dificil de criar.
O estadio como o de Barcelos ou um pouquinho maior com umas loja do clube e um café e coisas do genero para nos render uns trocos.

Anónimo disse...

Lindo; Lindo; Lindo...
Assim sim, gosto das discussões. Mas de discussões de uma forma cosntrutiva.
Quando eu lanço temas para o forum deste blogue como, estádio partilhado, a ida dos responsáveis deste blogue ao forum, e campanhas para levar as pessoas de Vila do Conde ao estádio, faço-o de uma forma construtiva.
Sem debate não pode haver evolução; quer do clube, como também de cada um de nós.
Eu amo o Rio Ave desde os 7 anos de idade que me habituei a ir ao Campo da Avenida.
Tenho pena que o clube não possa ser cada vez maior... que tem possibilidades para isso lá isso tem...
Mas; com milhares de computadores espalhados por Vila do Conde e pelo mundo, incluindo os famosos Magalhães, como é que são tão poucos os que debatem neste forum?
Passem a mensagem, façam publicidade, divulguem este forum nos jornais, nos cafés de Vila do Conde.
Este espaço tem de ser mais participado.

Viva o Rio Ave
Viva a actual direcção

Parabens aos responsáveis do forum.

Anónimo disse...

Concordo com a opinião de alguns comentários...Acho que criar um estádio conjunto seria uma boa solução! Não acho que seja impossível, senão vejamos os inúmeros casos que existem em Espanha, Itália, etc...
Acho que apoiar uma claque com malta jovem, arranjando-lhes transporte e bilhetes mais acessíveis tanto nos jogos em casa, como fora, seria estimular a equipa! Q saudades dos green zone que invadiam os estádios de norte a sul sempre a puxar pelo Rio Ave!
Quanto à equipa, penso que não somos um clube comprador, mas sim vendedor...portanto acho que apostar na "cantera" será dar um passo à frente!
Só mais uma sugestão: divulguem mais este blogue junto da direcção e equipa técnica, para que eles percebam as nossas alegrias e frustrações...como eu passam aqui diariamente algumas pessoas que sofrem pelo Rio Ave e só estamos aqui com criticas construtivas!
VAMOS TODOS INVADIR GUIMARÃES E ACREDITAR NO RIO AVE FC! RUMO À MANUTENÇÃO!
Ricardo S.

João Paulo Meneses disse...

caro Fernando, o seu blogue já está na nossa lista de ligações externas há algumas semanas (aparece como Estádio da Avenida).

Quanto ao anónimo que está preocupado por não saber com quem está a discutir (realmente há coisas fantásticas...), a nossa identificação está no cabeçalho do blogue (nome, nº de sócio e até endereço de email).

Anónimo disse...

Sr. JPM; não leu bem o que escrevi! Por isso, escrevo novamente:
Acho interessnte eu não saber com quem estou a debater; é como aquela malta que vai para a Internet namorar; se se conhecessem já não queriam conversar um com o outro...

O que eu escrevi e disse foi que, se nos conhececemos uns aos outros acho que não era tão interessante debatermos e trocarmos ideias num forum como este.
Se vos conhece-se, convidava-os para tomar um café e falava-mos pessoalmente destes assuntos.

Por isso, continue com este blogue, também estou de acordo com o que outras pessoas disseram, que o mesmo passe a estar alojado no site do Rio Ave; dessa forma, mais visitas teria este blogue e mais interessante se tornava.
Até os próprios jogadores e dirigentes podem debater e argumentar alguns dos temas sob o anonimato. Se se identificassem não estavam a ser correctos com o clube, mas sob o anonimato, podem contribuir de alguma forma que se debata este ou aquele assunto.

Mas lancem mais temas para o vosso Forum.
Por exemplo:

Que tipo de plantel o Rio ave deve de apostar; jovens do clube ou jovens dos outros clubes?

Que tipo de estádio/academia; onde construir?

Parceria com uma academia de futebol de um dos grandes onde a academia do Rio Ave podesse evoluir ainda mais benificiando o clube no seu plantel principal?

Rio Ave; porque é um clube apenas da freguesia de Vila do Conde e não de todo o concelho?

Porque não levam o Rio Ave ás freguesias durante o ano e quando festeja algum feito?

Milhares de jovens em Vila do Conde; dezenas de escolas; porque não existe uma claque devidamente organizada, identificada e controlada por um dirigente do Rio Ave, com apoios e um sector especifico no estádio?

Porque o Rio Ave não faz um acordo com outros clubes do seu campeonato permitindo antecipadamente, no início da epoca, fixar o preço dos ingressos? Por exemplo; fazer um acordo com o Guimarães em que os bilhetes sejam vendidos a 10 € de parte a parte, logo após o sorteio dos jogos e até 30 dias antes dos mesmos. Quando faltassem 30 dias para o jogo o preço dos ingressos sofria um aumento de 25%.
desta forma, antecipavam receitas e enchiam os estádios...

muito mais se pode abordar. Vamos lá, lancem mais temas para o vosso forum; divulguem o mesmo.

Viva o Rio Ave