28.12.25

Sporting CP 4 - 0 Rio Ave SAD (podia ter sido pior)




A estratégia do Rio Ave passou por retardar ao máximo o golo do Sporting para que depois pudesse jogar com a entrada de André Luís e jogasse com a velocidade e frescura do jogador perante uma equipa que se iria abrir mais na segunda parte. 
Prova disso é André Luís ter começado no banco e termos alinhado com 4 centrais (Ntoi adaptado no meio campo), 2 laterais e um médio defensivo (Liavas).

Se é verdade que foi algo que não foi conseguido (Sporting chegou a vantagem aos 34 minutos - Athanasiou adormeceu num canto), também não deixa de ser verdade que o Rio Ave chegou a segunda parte dentro do jogo e com a possibilidade de conquistar algo em Alvalade.

Na primeira parte o Rio Ave foi competente e apesar de um maior domínio do Sporting e de um par de oportunidades, o Rio Ave foi coeso a defender.
Na segunda parte, entrou André Luís para explorar as costas dos defesas do Sporting e incomodou mais a defesa do Sporting em 5 minutos do que Zoabi nos primeiros 45min.
No entanto o segundo, terceiro e quarto golo do Sporting aos 53min, 59min e 60 min respectivamente deitaram abaixo qualquer estratégia que teria sido montada ao intervalo.

Athanasiou responsável no primeiro e terceiro golo para mim foi o pior em campo.
Para além da falta de agressividade nos lances que dão golo, esteve muito errático.
Liavas também tem novamente responsabilidade num golo do adversário (parece uma constante).

Sotiris tentou implementar uma tática identifica ao jogo da Luz. Na altura, a jogar muito mal, conseguiu conquistar um ponto. Hoje a jogar mal (apesar de alguma competência na primeira parte), trouxe zero da Luz.

Resultado justo e que podia ser ainda mais pesado.