No final do jogo com o Aves, Petit disse algo que considero inusitado e desconcertante (o Gualter também se referiu a isso na crónica após o jogo): "Senti a equipa um pouco desligada, mesmo no aquecimento e ainda antes do jogo. Quando a partida começou isso notou-se. Entrámos com pouca intensidade e agressividade, muito lentos, e, quando assim é, torna-se tudo mais difícil."
Esta frase tem que se lhe diga. Aqui ficam as minhas reflexões:
- Petit tem razão, a equipa parecia amorfa. Mas porquê? Que razões podem existir? Passa-se alguma coisa que desconheçamos?
- Porque razão um treinador experiente como Petit preferiu passar uma certa imagem de incapacidade / impotência (vi que estava mal e não consegui fazer nada), querendo dizer o que disse?
Pus-me a pensar e lembrei-me do que se passou esta época na Luz, quando o investidor impôs Miszta a Freire e a equipa como que se solidarizou com Jhonatan (5-0). É que ontem também tivemos uma estreia inesperada: o médio Bakoulas (jogador do Olympiakos, claro) remeteu Martim Neto para o banco, fazendo a sua estreia como titular numa equipa profissional - saltou dos sub19 da formação grega para a primeira liga portuguesa.
Talvez seja apenas coincidência.
PS - alguém que por favor me explique porque é que Kiko Bondoso é sempre titular? (é o terceiro jogador mais vezes titular, 22 jogos)