4.2.25

Balanço final do período de transferências: o Rio Ave inscreveu 15 jogadores na Liga, mas o melhor reforço já cá estava

 O Daniel já falou de sete contratações, mas na verdade o Rio Ave inscreveu 15 novos jogadores neste último período de transferências - foi o clube, pelas minhas contas, que mais jogadores meteu.

Desses 15, o Rio Ave só anunciou seis, que serão aqueles que jogarão (ou até se estrearam, como aconteceu como Ntoi, Abbey e Andre Luiz) na primeira equipa. Faltam: Matheus Teixeira (gr), João Pedro (defesa) e Bakoulas (médio, emprestado pelo Olympiakos).

Os restantes 9 são jovens (um deles, um sueco chamado Ferati, tem 16 anos!) e o mais certo é alinharem pelos sub19 ou pelos sub23. Ainda assim, a SAD entendeu que deveriam estar inscritos na Liga, de modo a poderem jogar pela equipa principal.

Para memória futura, os 9 são: Caike, Hassan (defesa egípcio), Camara, Ferati, Cherif, Saba, Junior, Dudu e Naziru.

Outra nota: há apenas três jogadores da formação inscritos na Liga;: o guarda redes Pedro Virgínia, Jorge Karseladze e Valentim. Há seis guarda-redes na lista da Liga!

O que é que tudo isto significa? Apenas a confirmação de que, cada vez mais, o Rio Ave será uma espécie de aeroporto, com passageiros a chegar e outros a partir, sem que deles tenhamos muitas vezes conhecimento. A ligação mais frequente é para Atenas (5 jogadores...).

Mas o melhor reforço, na minha opinião, foi a continuidade de Clayton. Está por confirmar oficialmente que a opção de compra tenha sido acionada (3 milhões de euros ao Vasco da Gama), mas sabemos que pelo menos cá estará até final da época.

PS - saíram 9 jogadores. Nenhum me custou tanto como Aderllan. Ainda ontem senti a falta dos seus cortes destemidos (às vezes demais...) na área. Petrasso parece ter um perfil semelhante. Miszta está a fazer esquecer Jhonatan e ainda bem. Siga a vida!