13.2.25

O melhor jogador formado no Rio Ave desde Fábio Coentrão?

 O Sporting venceu ontem o Monaco para a Youth League por 4-0, com dois golos de Flávio Gonçalves, jogador de 17 anos que, em janeiro, o Sporting inscreveu na Liga Portuguesa e também na Liga dos Campeões.

Antes que o leitor pergunte qual a relação connosco, Flávio Gonçalves foi formado no Rio Ave, onde esteve pelo menos três épocas, até rumar ao Sporting (diz-se, com a intervenção de Jorge Mendes).

Há sete anos escrevi este texto, depois de ter assistido a vários jogos dele (sub11, sim!) e de ter ouvido outras tantas histórias (uma, por exemplo, dizia que o treinador tinha decidido poupar Flávio e que estava 0-0 ao intervalo. Entrou na segunda parte e marcou quatro ou cinco golos): "Há quem diga que é o melhor desde Fábio Coentrão mas outros garantem que, aos 10 anos, Flávio mostra ainda mais potencial. Eu, que me lembro de Coentrão nos juvenis, acho que Flávio não fica atrás. Em comum, além do enorme talento, o facto de serem dois jogadores da nossa formação, ambos avançados. O Flávio joga habitualmente pelos sub11 e contam-se maravilhas das jogadas que faz e dos golos que marca. Não admira que os empresários e olheiros passem pelos seus jogos..." (foi a primeira e única vez que escrevi um texto sobre jogador tão jovem)

A formação do Rio Ave não tem formado grandes talentos na última década (Ronaldo acabou na Amadora, Karseladze tarda em se afirmar, etc; Costinha é sem dúvida o melhor de todos), pelo que ainda estou mais convencido agora de que Flávio é o grande talento da formação dos últimos 10 anos. Ao nível de um Fábio Coentrão?

Boa sorte Flávio; quem te viu jogar no Rio Ave não se esquece de ti!