28.6.24

Alexandrina, segundo A Bola, é Administradora executiva

É administradora executiva, ou não executiva? 

mas há dúvidas? de quem?

Se se trata de um erro do jornal é inadmissível, e merece retificação por parte do mesmo, se foi mensagem  passada em jeito de cartilha é igualmente grave, e aqui fica o meu total repúdio, pois estão a fazer da Dra. Alexandrina Cruz administradora executiva do Rio Ave FC SAD coisa que não corresponde á verdade. Para que fique claro a Sra. Dra. Alexandrina Cruz conforme a escritura que o nosso blog fez questão de mostrar, é administradora NÃO executiva da Rio Ave FC SAD. A diferença principal está na remuneração, e nas exigências que são bastante diferentes, mas como AINDA não temos os estatutos da nova SAD publicados, (não entendo porque motivo ainda não foram apresentados, medo de quê? Estarão prontos?)  estamos no limbo onde tudo é permitido sem o devido reparo, porque minguem sabe de nada. Voltamos á transparência, Sra. presidente. lá está outra vez a questão da transparência. 

A noticia no jornal abre com:

 "  Rio Ave: orçamento do clube aprovado (e sócios satisfeitos com explicações sobre a SAD) " 

como é que o jornal emite uma opinião destas se não podia estar lá? é porque alguém fez questão de passar esta mensagem, mais uma vez errada e tendenciosa.

O Jornal não coloca uma única pergunta ás muitas perguntas feitas pelos sócios precisamente sobre a SAD, e que mais uma vez, NÃO foram respondidas.  Eu ouvi e li muito desagrado por este facto nas redes sociais, - o SR. Amândio Couteiro mais uma vez não pediu á sra. Presidente que respondesse pelo menos a metade das perguntas feitas pelos sócios, inadmissível Sr. Amândio Couteiro, é minha convicção que o Sr. é  muito fraco como Presidente da Assembleia Geral do Rio Ave FC, e peço-lhe um favor como sócio, demita-se... eu não o vejo nem me revejo como meu representante, e dos sócios, mas sim como um simples representante desta direção. Enfim na minha opinião, a história encarregar-se-á de o julgar como o pior presidente deste ilustre orgão social, que o nosso clube alguma vez teve.


27.6.24

SAD: uma originalidade preocupante

Começo por dizer que, tendo sido contra a SAD e a forma como foi 'desenhada', espero, como Rioavista, que corra tudo bem, em termos desportivos, financeiros e patrimoniais.

Mas o facto de o investidor não ter um líder em permanência em Vila do Conde parece-me preocupante.

Sejamos francos, há muitas SAD, mas aquela que mais se aproxima do nosso caso é a do Famalicão. O investidor está em Israel mas tem um presidente em Famalicão, que vive o projeto intensamente (muito mais, sabendo nós de quem se trata...).

O facto de o nosso investidor não ter alguém com poder, em permanência em Vila do Conde, é estranho. Por alguma razão não existe, que eu saiba, outro caso assim.

Dir-se-á que Diogo Ribeiro estará em Vila do Conde a tempo inteiro, mas não só não é o presidente da SAD, como, ainda por cima, é um financeiro e não alguém do futebol. Quem vai ao balneário quando for preciso? Os jogadores sentirão aquele apoio que por vezes é necessário? Luis Freire vai continuar a ser o treinador e manager?

Para obter duas assinaturas será preciso pedir, primeiro, autorização a Atenas, depois enviar para Israel e finalmente para Vila do Conde [a forma como a SAD foi revelada é um primeiro sinal disso*].

Espero estar enganado, mas a solução parece-me indicar desinvestimento (desinteresse?) do acionista: o negócio não é suficientemente importante para ter um presidente dedicado a 100 por cento.

* Lembram-se que a notícia chegou perto da meia noite, na semana passada? A explicação, parece-me, pode ser reveladora de como as coisas funcionarão daqui para a frente: é na Grécia que se tomam as decisões e o timing definido previamente pelo investidor foi ‘atropelado’ pela divulgação dos documentos que surgiram entretanto no site do Ministério da Justiça e no Reis do Ave, com consequentes réplicas nas redes sociais. Quando o assunto já era notícia na Grécia é que o investidor mandou libertar a informação. Era quase meia noite...

 

26.6.24

AG ontem à noite: presidente da SAD não vai viver em Portugal

 Como previsto, realizou-se ontem à noite uma Assembleia Geral para aprovação do orçamento do Clube para a próxima época. Além disso, houve oportunidade para prestar esclarecimentos sobre a SAD.

Principais notas (presentes cerca de 70 sócios):

- reforço do orçamento, com especial destaque para o futsal, que terá uma equipa para tentar subir de divisão;

- reforço das verbas para obras, destinadas à sede que, apesar da intervenção recente, precisa de obras consideráveis para acolher o futuro Museu do Clube.

- Alexandrina Cruz diz que o Clube está a pensar criar outras modalidades;

- Para falar da SAD primeiro tomou a palavra o administrador Diogo Ribeiro, que falou várias vezes nas vantagens do 'multiclube', que prometeu investimento na equipa (para lutar pelo 7º/8º e se calhar 'morder os calcanhares' do 5º, mas sem ter ainda como objetivo lutar pela Europa), que prometeu a bancada para crescer a nível de adeptos e que prometeu autonomia, face a Atenas, no dia a dia (a ajuda será sobretudo na construção do plantel e nas futuras obras);

- Depois seguiram-se as perguntas dos associados e Alexandrina Cruz teve oportunidade de dizer que não está prevista a criação de uma Comissão Executiva dentro da Administração (que isolaria os dois administradores do Rio Ave), que pelo menos por agora continuarão a ser 4 administradores, que reconheceu falta de informação aos sócios, resultante do momento de transição que se vive, mas a resolver em breve (com o anúncio da estrutura do futebol e dos estatutos da SAD), e que, finalmente, anunciou aquela que para mim foi a informação mais relevante: o presidente da SAD, Boaz Toshav, não viverá em Vila do Conde, mas "virá cá com alguma frequência, será uma pessoa muito presente". O investidor ser estrangeiro é uma coisa, o presidente da SAD não estar em Portugal é outra. Acho preocupante e voltarei ao assunto em breve.


PS - Alexandrina Cruz respondeu a um sócio confirmando a demissão do vice-presidente Paulo Calhão, por "motivos profissionais"

24.6.24

Karem Zaobi está "Verde".

 O que se pode dizer sobre Karem?

- O Rio Ave contrata para o futuro...

 Consegui ver algumas imagens(não jogos) sobre Karem Zoabi. Trata-se de facto de um avançado moderno pois joga nas 3 posições do ataque, na direita, na esquerda, e a ponta de lança,  é um esquerdino, parece  rápido quando joga com os da idade dele, com bom drible, gostei especialmente de o ver a jogar sobre a direita, onde me parece ter mais experiência e desenvoltura quando flete para dentro, é muito esguio e alto. Parece de facto ter “potencial”, mas na minha opinião está muito “verde”, num campeonato de 3ª ou 4ª divisão na Europa como é o Israelita pode realmente destacar-se, mas quanto a mim ainda lhe falta algumas coisas que a tenra idade não esconde. 

Falta-lhe físico, falta-lhe experiência num campeonato profissional, falta-lhe capacidade de choque, velocidade, explosão, potência. Pelo menos nos lances mostrados no video isso não foi possível vislumbrar. Com bola no pé e sem grande pressão parece-me ser um jogador com grandes capacidades de rasgar linhas, ou seja pode ainda ser aproveitado para jogar também no meio campo próximo dos avançados, tudo depende da sua evolução e do que o treinador dos sub23 souber aproveitar deste jogador.

Comentário final: É um jogador que vai ter que evoluir nos sub23, não acredito que seja opção para Luis Freire, nota-se muita imaturidade para um campeonato profissional como é o nosso, e quanto a mim é muito soft. Assim sendo trata-se de uma contratação para o futuro.

Veja aqui o video resumo da última época de Karem Zaobi. e tire você mesmo as suas conclusões.

23.6.24

Jogador israelita vem por €900,000

 A notícia do Israel Hayom diz que o Rio Ave contratou um jogador, Karem Zoabi do Hapoel Jerusalem for 900,000 euros.

Karem Zaobi é internacional sub-19 e destacou-se em 2023/24 por ter sido o mais jovem de sempre a marcar na Liga israelita, acumulando um total de 22 jogos, com três golos e duas asssitências (diz o Record)

A notícia tambem diz que Boaz Toshav é o administrador financeiro de toda a parte desportiva dos clubes Marinakis e que dividirá o seu tempo entre Atenas, Nottingham e Vila do Conde (onde também será presidente da SAD) 

(crédito da foto: Israel Hayom )

19.6.24

Quem vai mandar no futebol?

Nesta altura, com os dados disponíveis, a minha grande interrogação é saber quem vai tomar as decisões relativamente ao plantel da próxima época.
Ao contrário do que aconteceu com o Famalicão (e, goste-se ou não, o Famalicão será a nossa referência ao nível de SAD nos próximos tempos), o investidor não escolheu alguém que perceba de futebol.
Nas notícias que saíram na Grécia, Boaz Toshav era descrito como um tecnocrata (o seu perfil no LinkedIn é claro). Se a isto juntarmos o outro administrador executivo, que é um financeiro, vemos que - até este momento - os dois administradores não são da bola.
Como a família Marinakis não quis dar funções executivas aos dois representantes do Rio Ave, fica a dúvida: as decisões vão ser tomadas fora de Vila do Conde (na tal lógica de multiclube de que falava Diogo Ribeiro na entrevista que deu no Facebook do Rio Ave, aproveitando o trabalho do tal Syrianos) ou falta nomear um administrador e será ele quem vai decidir contratações e renovações?
Curiosidade: quem aparecerá ao lado da primeira contratação?
PS - ontem (sem surpresa, na minha opinião, exceto Joca) ficou a saber-se que 8 jogadores não vão continuar. E Sávio???


16.6.24

A SAD anunciou-se

Esta noite a SAD fez a sua primeira comunicação aos sócios do Rio Ave FC.

O que se sabia (do texto que publicámos na sexta feira) e foi confirmado:

- os nomes e as respetivas funções na administração;

O que não se sabia:

- o nome da empresa proprietária dos 80%: RAH SPORTS INVESTMENTS LIMITED.

- o que pretendem ("A RAH SPORTS INVESTMENTS LIMITED está muito entusiasmada com este projeto e pretende levar a Rio Ave FC SAD a outros patamares desportivos e organizacionais. Este é um importante passo para o futuro do Rio Ave FC e da sua sociedade desportiva e que resulta de um conjunto de esforços conjuntos para dotar o Rio Ave FC de melhores condições técnicas e humanas, de infraestruturas e know-how, por forma a projetar um futuro de excelência.")

O que o comunicado não diz (e eu penso estar certo):

- que a Rah Sports é uma empresa sediada no Chipre, criada em janeiro deste ano e detida a 100 por cento por Miltiades Marinakis, filho de Evangelos Marinakis (os jornais portugueses dizem que "o magnata grego Evangelos Marinakis passa a deter 80% da sociedade, através da RAH Sports Investments Limited")


   (a imagem já nos diz uma coisa sobre o novo presidente: é um homem sério!)



 

15.6.24

João Tomé - 1º reforço - Lateral direito

João Tomé é o substituto de Costinha.

Gonçalo Bexiga
 Está encontrado o substituto de Costinha, trata-se da 1ª contratação com a responsabilidade da nova equipa de scouting liderada por Gonçalo Bexiga, quem o anuncia é o site online de "A Bola"
O jogador de 21 anos vem a titulo definitivo, e o Benfica fica com 50% do passe.
O jogador fez toda a formação nas águias, desde 2011/2012. Na última época esteve em 31 jogos, com três assistências para golo. Foi campeão de juniores, campeão na UEFA Youth League em 2021/2022 e na Intercontinental de sub-20 em 2022.

O Rio Ave Fc ainda não confirmou esta noticia.


O ponta de lança Henrique Araujo pode também estar a caminho, quem o diz é "A Bola Online"


14.6.24

Pelé e Nuno Santos "apanhados"

Ainda a auditoria do SLB, Pelé e Nuno Santos apanhados pela auditoria forense do SL Benfica.

 Pelé

A auditoria forense conclui que o Rio Ave pagou cerca de 22% (575.000€)de comissão ao agente Ulisses Santos pela transferência de Pelé do SL Benfica para o Rio Ave FC, estávamos em junho de 2017, neste negócio o Rio Ave FC pagou pelo jogador 2.650.000€ sendo que o Benfica ficou com 50% do passe de Pelé.  Um ano depois o Rio Ave vendeu Pelé ao Mónaco, por 10.000.000€, dos quais pagou 50% ao SLB. O Pelé não fez um único jogo pelo SLB. Desconheço os valores de intermediação pagos pelo Rio Ave ao Mónaco.

O meu comentário: O Benfica e a E&Y podem não achar isto um alerta, eu acho que pagar 575.000€ a uma empresa num paraíso fiscal no Panamá(ver fotografia em anexo) é um alerta dos grandes, a mim cheira-me a esturro.


Quanto a Nuno Santos o meu comentário:

pagaram-se em comissões cerca de 35% do valor total do negócio, mas ainda mais estranho é o facto Luis Filipe Vieira, ser proprietário em 50% de uma empresa envolvida no negócio. Outra vez, os alertas todos estão lá mas...no Benfica mandam eles, no Rio Ave de então, mandavam ASC, e a nossa atual presidente(avessa a auditorias), sendo que hoje, e pelos vistos, quem vai mandar é um Grego, e sabe-se agora representado por um Israelita na nova SAD!


A FIFA  recomenda que se paguem em comissões aos seus agentes,  3% quando se trata de salário bruto, e 10% quando se trata  de valores transacionados na transferência.

Marinakis escolheu Boaz Jacob Toshav para presidente da SAD (CORR.)

 Acaba de ser publicado a escritura de transformação da SDUQ em SAD e  fica a saber-se que Boaz Jacob (na escritura aparece Jacov, mas deduzo que seja erro) Toshav será o presidente e administrador executivo

Quem é Boaz Toshav? Um gestor de fundos e gestor financeiro, pelo que percebo do LinkedIn (espero que seja o mesmo).

Nesta notícia de 2020, Toshav é apresentado como um dos donos e administrador do Hapoel de Telavive. Não sei se está atual. CORRigido a 19/6: via LinkedIn, Boaz Toshav acaba de me informar que a pessoa em causa é o tio. Ele é apenas adepto do Hapoel.


O outro administrador-executivo será Diogo de Araújo Pinto Ribeiro, que desconheço por completo. Suponho que seja Era o anterior diretor financeiro do Vitória de Guimarães.

Alexandrina Cruz e Henrique Maia não terão funções executivas.

Para já há apenas 4 administradores, o que será certamente provisório.

Houve um aumento de capital para 1000000.00 Euros 
Modalidade e forma de subscrição: em numerário com a entrada de novos sócios
Capital após o aumento : 1.250.000,00 Euros

Prazo de duração do(s) mandato(s): 01-06-2024 a 30-06-2027
Data da deliberação: 2024-05-31


Auditoria forense ficou para as calendas gregas!

 Muitas foram as vezes que pedi á minha presidente transparência. 

 Muitas foram as vezes que a nossa presidente disse que não era preciso nenhuma auditoria forense, o nosso Conselho Geral (Rio Ave FC) na única reunião que teve, e de que eu tenha conhecimento, aconteceu creio na tomada de posse dos seus órgãos, em setembro de 2023,  solicitou ao Dr Lacerda e respectivos membros da direção uma auditoria forense. A resposta veio pela própria presidente algumas SEMANAS depois, "-a vontade manifestada da realização de uma auditoria, nos termos pretendidos, não é partilhada por um número significativo de associados, muito menos pela sua maioria";, disse, na altura a Sra. Presidente.

 Ora um clube que durante 4 ou 5 anos apresenta sucessivos prejuízos sem que ninguém preste contas para onde foi o dinheiro, (pelo menos no detalhe). Um clube que vende o seu clube a um "investidor" por "tuta e meia, sem que haja o mínimo de contestação. Um clube cuja presidente se nega a ser e a parecer transparente, deveria no mínimo olhar para os exemplos que vêm de fora:

 O SLB, disponibilizou hoje aos seus associados, a possibilidade de estes consultarem a auditoria forense realizada aquando Rui Costa se elegeu. Vem tarde, sim vem, mas veio...e veio ANTES das assembleias que estão agendadas. Rui Costa mostrou coragem e lisura, já quanto á nossa presidente, não sei o que lhe diga... Gostaria de lembrar á Sra. Presidente, que também no SLB as contas do Clube têm merecido aprovação quase unânime por parte dos associados e nem por isso os seus órgãos diretivos deixaram de esclarecer os seus associados permitindo que se fizesse a Auditoria Forense!

 Sra, Presidente, nunca o ditado português se lhe encaixou tão condignamente. "-á mulher de César não basta ser séria, tem também que parecer...". 

Já agora gostaria de a lembrar que ainda estamos á espera dos tais estatutos da nova SAD. Datas?

11.6.24

"Vítor Gomes vai reunir com Alexandrina Cruz para acertar a renovação"

 A notícia é de O Jogo de hoje e merece dois comentários:

1) Vítor Gomes não será importante apenas para ajudar a integrar os novos jogadores (e não serão poucos, imagino) e para liderar o balneário; acredito, sinceramente, que ainda fará pelo menos 30 minutos quando a equipa precisar. 

2) Desde que a época terminou que não saiu uma notícia sobre contratações, renovações ou dispensas (será agora que se resolve a questão de Sávio???). A explicação parece lógica: apesar de já terem passado mais de três semanas desde a última Assembleia, pelos vistos ainda não existe SAD e sem SAD não há decisões (e sem SAD o novo diretor desportivo não é anunciado nem aparece em público). Mas agora surge a indicação de que a renovação de Vítor Gomes será acertada com Alexandrina Cruz. O que significa? Teremos mais daqui para a frente?



8.6.24

Costinha já está na Grécia, de férias?

Segundo fontes "Caxineiras",  Costinha já está ou viajará em breve para a Grécia, os Gregos já confirmam a sua chegada ao Olympiakos, citando quase sempre as fontes portuguesas, a integração no estagio de inicio de época a começar  a 10 de Julho segundo esta noticia  é uma realidade, e Costinha que chegou a sonhar com Inglaterra (Nottingham) vai mesmo para Atenas.

Lembro que o Rio Ave na última assembleia geral informou que vendeu o Jogador ao Olympiacos por cerca de 2.5 milhões € por 70% do passe.

Boa Sorte Costinha,  muito sucesso e já agora boas férias. 

5.6.24

A Chuteira, conhecem?

Agora que o campeonato terminou divulgo uma publicação que circulou em algumas redes sociais. Desconheço o autor ou autores.

Por regra não gosto de anonimato, mas, numa época em que quase nunca sorrimos, vale a pena destacar o esforço de quem fez os vários números d'A Chuteira e reconhecer a piada de alguns textos.