16.11.23

O meu voto na AG [ATUAL.]

Vou para AG de domingo com espírito aberto (no sentido em que admito todas as possibilidades).

Espero pelas explicações detalhadas da Presidente (sobre o envolvimento/contrapartidas do investidor) e, sobretudo, espero para perceber como é que vai ficar salvaguardada a maioria do capital do Clube na futura SAD (uma vez que não houve alteração estatutária, que, aliás, poderia ser o primeiro ponto da agenda da AG).

Para mim é ponto de honra que o Clube tem de manter a maioria, mas isso não pode ser apenas uma promessa da Presidente, tem de ficar salvaguardado estatutariamente.

Não tenho dúvidas de que será a AG mais participada (e longa...) da história do Rio Ave e acredito que, com ou sem o meu voto, a mudança vai ser aprovada. Não é difícil antecipar que será difícil de presidir/organizar, pelo que voto em urna é a única solução.



PS - nestes dias que antecedem a AG, a Presidente já veio dizer que não há plano B: ou SAD ou nada. Muitos sócios preferem, para evitar a SAD, que o Clube desça de divisão até acabar como o Varzim, por exemplo. Lembro que há, contudo, uma enorme diferença: se cairmos na terceira ou quarta divisão nunca conseguiremos pagar o gigantesco passivo e, muito provavelmente, isso obrigará posteriormente à extinção do Clube. Voltará a partir do zero, como Rio Ave 2024 ou será mesmo o fim? 

ATUALIZADO: a Direção tem vindo a libertar informação aos bocadinhos; agora soube-se que o possível sócio grego fará "um investimento que será largamente superior a 10 milhões de euros":  parte do montante será injetado de imediato para fazer face às necessidades prementes de liquidez de tesouraria (e o abate do passivo, pergunto eu?); outra parte será destinada ao reforço do plantel; e, por fim, mas não menos importante, haverá também uma verba que vai ser aplicada na melhoria das infraestruturas do emblema rioavista. O meu comentário: Sinceramente parece-me pouco, face às necessidades atuais do Clube (passivo e tesouraria). Mas depende muito da percentagem que vai comprar, do que quer em troca e durante quanto tempo. Não me surpreenderia se o valor final ficasse perto dos 15 milhões e esta notícia fosse apenas para 'abrir o apetite'