23.11.23

Entrevista à TSF 22/11/23 - A grande revelação!

"Jorge Mendes volta, estás perdoado!" 

É uma grande entrevista da nossa presidente. 

Foto: TSF
Alexandrina Cruz, obrigado por finalmente nos esclarecer alguns pontos muito importantes. Muito do que foi dito, já havia sido dito na Assembleia geral, mas há novidades. Vale apena ler... 

Obrigado TSF, obrigado ao João Ricardo Pateiro, mas desculpem-me o desabafo, isto devia ter sido dito antes da Assembleia, era tudo tão mais transparente…e essa é a critica que faço à presidente, o resto para quem não ouviu, ficam aqui as principais ideias:

- Vamos reatar as negociações com Jorge Mendes, é um amigo do Rio Ave.

No passado a presidente do Rio Ave disse que muitas vezes não concordou com a anterior direção, mas nunca enumerou quais foram os motivos. Depois desta entrevista ,ficou claro para mim que a discordância em relação ao afastamento de Jorge Mendes foi uma ou mesmo a grande discordância de Alexandrina com o anterior presidente.

Resumo da entrevista:
  1. Elementos da SAD: Não é ainda certo que o Rio Ave tenha 3 elementos na SAD. A ver vamos se serei a presidente, ainda não está definido.
  2. Existiram mais propostas. mas nenhuma se apresentou deixando a maioria para o Rio Ave FC.
  3. Tranquilidade: Marinakis quer dar tranquilidade ao Rio Ave FC , este negócio ainda pode cair, ou  do lado do Rio Ave fc ou do lado do investidor,. O lado macro do acordo está feito, mas o lado dos detalhes não. De hoje até janeiro temos que ter a possibilidade de reforçar a equipa. Não conseguir este objetivo pode inviabilizar a proposta do investidor. 
  4. Injeção de capital: A forma como o capital vai ser injetado no clube tem que ficar definido até ao final desta semana.
  5. Jogadores: TSF: -quais os jogadores a transferir no imediato? Costinha, Fábio Ronaldo, e Guga?AC – e não só, temos mais jogadores com mercado e com propostas que podem ser transferidos.
  6. Aquisições/ reforços: já temos jogadores identificados. Temos tido reuniões de trabalho com Luis Freire sobre o tema e os alvos já estão identificados. Precisamos de reforços do meio campo para a frente em todas as posições, são as mais urgentes.
  7. Empréstimos: TSF: -podem chegar do Olympiacos ou Nothingham? AC: -sim, pode acontecer na esfera dos clubes irmãos.
  8. Treinador:  Marinakis perguntou sobre o Luís Freire e a presidente abonou a favor do treinador no sentido da sua continuidade. O Luís Freire é solução e não problema.
  9. Encontros com Marinakis: 
    Presidente confirma que apenas esteve uma vez com Marinakis, ele fez-se acompanhar pela mulher no Porto. Fiquei com muito boa impressão, passou-me tranquilidade. Marinakis quer o clube a participar nas competições europeias, este ainda não conhece Vila do Conde.
  10. Projecto: Não foi possível apresentar o projeto antes da Assembleia, mas no futuro isso será apresentado, e o que quer que seja que o investidor queira fazer, terá sempre o conhecimento e ou aprovação dos sócios.
  11. Estádio: A presidente novamente disse que o património fica no clube sem reservas e que os melhoramentos serão adicionados ao património sem custos para o clube. Não sendo prioritário neste momento, em breve teremos melhoramentos e muito mais do que uma bancada, o investidor pensa em fechar o estádio e ajustar a academia com o que falta.
  12. Próxima época: O plano é primeiro resolver os problemas de curto prazo, e atacar 24/25 com uma outra abordagem mais objectiva.
  13. Marinakis? - tentei parcerias antigas, concretamente com Jorge Mendes e a Gestifute, com quem tenho uma relação de amizade, e neste momento posso dizer que voltamos a negociar com Jorge Mendes, vivi muita angústia tinha medo de não ter tempo, para conseguir este acordo. Os resultados da equipa surgiram e ajudou a que as coisas tomassem um bom  rumo. 
  14. Jorge Mendes: Tsf: -Porque nos afastamos de Jorge Mendes? AC: -Foram opções que se tomaram, Jorge Mendes gosta muito do Rio Ave e vai voltar a ajudar-nos.
  15. Passivo:  Tivemos 3 resultados negativos e consecutivos e isso indicava um caminho que estava a ser feito. Nesse ano, mesmo com a venda do Ederson, apresentamos um resultado liquido negativo, e isto comprova que o negócio são os jogadores mais as transmissões televisivas, e que estas são as principais áreas de negócio e se não as conseguíssemos , chegaríamos ao que somos hoje.  O afastamento de Jorge Mendes na minha opinião levou a que o Rio Ave chegasse a esta situação, o passado assim o comprova... pensei em muitos momentos que estava a caminhar para o abismo, percebi que sair só iria piorar, percebi que a minha voz muitas vezes era um travão. Eu era a mais experiente e só eu podia dar a volta á situação, principalmente porque acreditava na solução. Assumi-o num ato de grande coragem, porque em consciência achava que ia encontrar uma solução. Senti a nostalgia do tempo, por vê-lo a passar e não conseguir ver uma luz. Os sócios no domingo deram-me um grande voto de confiança, os resultados vão aparecer e todos vamos ficar contentes.
  16. Henrique Maia:   Henrique Maia é o meu braço direito e será dirigente da SAD, só sairá se não quiser assumir esse cargo.
  17. Por fim: TSF: Presidente a ” full time”? AC: - estou a meio termo na Câmara e isso permite-me abraçar outros projetos, este por exemplo. A ver vamos no futuro como as coisas vão acontecer. Acredito que o Rio Ave vai ser um bom exemplo de SAD de sucesso, o Rio Ave fc não será um mau exemplo, Marinakis é uma mais valia porque já está ligado ao futebol e com sucesso, ele é muito acessível.
Se quiserem ouvir a entrevista na integra podem fazê-lo aqui:

Mais uma vez obrigado á tsf e ao João Riccardo Pateiro.