31.12.20

Tempo de Pedro Cunha

foto: Rio Ave FC

Não é propriamente claro o tempo que Pedro Cunha será o treinador principal do Rio Ave. Para já é interino, o que costuma significar que é um posto a prazo, de transição até se encontrar uma solução "definitiva".

Pedro Cunha tem quase uma década de ligação ao Rio Ave sempre ligado às camadas de formação, tendo esta época assumido a equipa B. Tem 54 anos e frequenta o curso de nível IV da UEFA que começou este mês, curiosamente o mesmo curso que o treinador cessante frequenta.

O seu nome foi referido por muitos entre a comunidade rioavista nas redes sociais como uma boa solução. Reconheço a Pedro Cunha muitos méritos no excelente trabalho feito nas camadas jovens, ainda que esse trabalho não tenha tido uma expressão muito grande no número de jovens que chegou à equipa principal. Mas essa decisão não passava por PC, como é óbvio. 

Em Maio de 2019 confessava na 10ª tertúlia rioavista a sua ambição de ser profissional de futebol, de chegar a treinador principal de uma equipa profissional, admitindo que já recebera contactos. Na altura,  faltava-lhe ainda o nível mais alto do curso de treinadores, o tal que agora frequenta. O desejo parece agora cumprir-se, pelo menos parcialmente.

Pedro Cunha merece a sua oportunidade. Entre um desconhecido e um homem com conhecimento profundo da casa, prefiro Pedro Cunha mil vezes. Não seria a minha escolha óbvia, porque também eu na vertigem de achar que o Rio Ave já não é clube para experiências, queria um treinador de perfil consolidado e com mais provas dadas a um nível competitivo que Pedro Cunha não tem. Mas enquanto for o treinador principal, tem a minha confiança e apoio até deixar de os merecer.