23.12.20

Nem com Rennie

Ponto prévio: tenho por hábito tentar não escrever nada sobre os jogos quando nos correm mal. A emoção comanda os dedos e o fel é o combustível a alimentar o cérebro. Por isso ontem, no final do jogo, fui muito cáustico. 

Hoje, já dormido, fígado lavado em Rennie e mais sossegado queria dizer algo menos negativo. Não consigo.

Admitirei que o resultado foi pesado, como simpaticamente Carvalhal referiu após o jogo. Mas só isso. E por falar do nosso ex-treinador, foi esclarecedor na análise que fez do jogo. Sabe bem ouvir Carvalhal falar e explicar passo a passo os momentos do jogo. Até nisso deixa saudades. Mário Silva: o discurso do nosso actual treinador não é mau. Pelo menos não é negativo, não se escusa nem escuda com argumentos patetas, nota-se que ele tem fé na reviravolta. Qual é então o problema de Mário Silva? Golos. Os que sofremos a mais e os que marcamos a menos. Ter uma equipa com tanta preocupação defensiva não tem sido suficiente. Ok, 6 golos sofridos, mais de metade, foram com Braga e Benfica, duas das melhores equipas da Liga. Mas isso não justifica tudo. Ao Braga e ao Benfica nem chegamos a incomodar. A outras equipas não conseguimos fazer a diferença e vencer. É porque nos respeitam muito e têm mais, cautelas defensivas ou porque deixaram de nos temer? 
Parece que as distâncias para as melhores equipas da Liga aumenta enquanto que diminui para as menos fortes. Não será a hora de repensar as escolhas e mudar a agulha para uma equipa mais ofensiva, menos medrosa e com mais atitude? Um detalhe do jogo de ontem: 12 faltas do Rio Ave, 24 do Braga. Tenrinhos ou não? De que adianta acenar a bandeira que temos um jogador que é recordista dos passes certos se não são em progressão ofensiva, ou é para o lado ou para trás? 

Tudo isto são apenas opiniões irrelevantes de um treinador de bancada, eu sei. Mas não me parecem perguntas ilegítimas. Vale a pena ter Geraldes a jogar numa ala quando ele rende é no meio? Vale a pena desperdiçar o talento de Dala tendo-o entalado entre centrais e à espera que a bola lhe chegue? Vale a pena ter dois médios de contenção sempre? E como estas, outras questões. 

Bom Natal rioavistas. Muita saúde para todos.