11.12.20

Os números por trás dos 500 jogos de ASC - 2

 Cada treinador tenta sempre deixar uma marca nos clubes por onde passa. Como vimos ontem, ASC trabalhou com 12 técnicos nestes 500 jogos, tendo contratado 10 deles. 

João Eusébio foi o primeiro a trabalhar com o presidente. Aguentou 6 jogos, saindo do clube a 05 de Janeiro de 2009. 

Carlos Brito foi o treinador que mais jogos orientou o clube, 132. Foi o único que esteve no clube mais de duas épocas. O icónico treinador pegou na equipa após a saída de Eusébio e só saiu no final de 2011/2012. É o 3º com maior % de derrotas e o 9% com maior % de vitórias. 

O homem que se lhe seguiu foi das figuras mais importantes do clube na sua história recente. Nuno Espírito Santo trouxe ao Rio Ave uma atitude ganhadora e muito trabalhou para mudar mentalidades acomodadas. Duas temporadas, duas finais e mais a supertaça que já não disputou, a primeira ida à Europa. 80 jogos e a 4ª maior % de vitórias.

Pedro Martins substitui Nuno com a possibilidade de jogar na Europa. Conseguiu chegar à fase de grupos na Europa e põe a equipa a jogar bom futebol. Na segunda temporada volta a levar-nos a uma posição europeia. É o 2º técnico com mais jogos, 101.

Segue-se Capucho. Uma desilusão: não chegámos à Liga Europa e o futebol da equipa não convence. Saiu com 14 jogos disputados.

Com a chegada de Luis Castro percebe-se outro perfume. A equipa muda radicalmente e consegue chegar ao 7º lugar. Castro decide não continuar, mas fica na história como o técnico com maior % de vitórias nos jogos em que participou, 48.15%. 

2017/2018 traz-nos Miguel Cardoso, o técnico do controlo. Apesar de desconhecido fez um trabalho meritório, mas deixou-se embriagar pelo seu sucesso e decide procurar a sorte além fronteiras. 42 jogos, a 2ª maior % de vitórias destes 500 jogos.

2018/2019 é um ano desportivo agitado. José Gomes é o escolhido, mas não nos leva à fase de grupos na Europa. Ainda assim, atrai a atenção do Reading que paga ao Rio Ave para levar o treinador. Faz 21 jogos e apresenta maior média de golos marcados por jogo, mas também a maior média de golos sofridos. Segue-se Gama que interinamente assegura 3 jogos em que empata 1 e perde 2. Daniel Ramos chega em Janeiro de 2019 e fica até final. 19 jogos com a 2ª maior média de golos obtidos. 

2019/2020 traz a surpresa Carlos Carvalhal. Bom futebol, recorde de pontos, 5º lugar. A maior diferença de golos positiva dos 500 jogos: 20 golos. Foram 42 jogos do técnico que provavelmente mais saudades deixa nos rioavistas.

O actual príncipe regente é Mário Silva. Contribuiu com 13 jogos. para o total. Tem o 2º pior desempenho percentual a atacar, mas o melhor a defender.  

O resumo do desempenho de cada técnico no quadro abaixo.