22.1.20

O que Aí Vem Entronca no que Pedro Martins Disse

O JPM já abordou o tema mas creio que é demasiado importante deixa-lo cair.
Pedro Martins voltou a dizer e desta vez de uma forma muito mais clara: Vila do Conde... e os vilacondenses não acompanharam o crescimento do Rio Ave FC no panorama do futebol português.
Já o tinha dito quando cá esteve,  qualquer coisa como: "O clique que a cidade devia ter dado com as finais das taças e com a Liga Europa não deu. Quando teve oportunidade de crescer o clube estagnou e não passam dos 2000 no estádio." 

Tem razão ou não tem razão? Claro que tem razão.
O que prova são os últimos jogos e os que aí vêm.
O Rio Ave FC, 7º classificado, está a 6 pontos do Famalicão: 3º classificado. Nos próximos 4 jogos defronta o Vitória, o Famalicão e o Braga (6º,3º e 5º), além do Aves. Quantas pessoas irão ao estádio nos jogos em casa? As mesmas que iam há 6 ou 7 anos. Duas mil - não passa disto. (Nem falo nos jogos fora e aqui quero enaltecer e reconhecer o trabalho da Associação de Adeptos que têm feito um trabalho excelente).

Culpas? De toda a gente...
O clube:
O jogo contra o Boavista colocou-nos nesta situação: alguém publicitou esse jogo nesse sentido? De que esta vitória nos poria neste patamar de luta?
Os sub23 estão a fazer outra boa época. Quantos vilacondenses há no plantel principal?

As empresas do Concelho? Também... mas o clube dá-lhes a visibilidade para terem retorno daquilo que investem? As empresas, tal como os clubes têm de dar lucro. Ninguém anda aqui a ar e vento.

Os vilacondenses são do Rio Ave FC? A maior parte não.
Mas é com acções esporádicas em escolas que se chamam os miúdos que ainda não têm clube para se identificarem com o RAFC? Ou esse trabalho deveria ser muito mais incisivo, mais contínuo e com uma planificação muito mais concisa tornando essa forma de abordagem mais agressiva? Quantas escolas públicas, privadas ou de cariz social há nas imensas freguesias do concelho? Ir 1 ou 2 jogadores uma vez por ano (ou menos) a algumas delas diz alguma coisa aos miúdos?

Há coisas positivas? Claro que há... os stands nos eventos dos concelhos... (mas só em alguns?), por exemplo.
Os lugares anuais.
A  nova escola de futebol numa das freguesias é sem dúvida um passo importante.

Mas há mais a fazer.

A culpa é de todos. Mas principalmente quem tem de chamar a si a responsabilidade é o Clube.
E um clube com 2 directores de comunicação tem de apresentar muito mais nesse mesmo aspecto: comunicar e chamar o público que lhe pode dar sustentabilidade no futuro.

Não é só mandar postas de pescada aos órgãos de comunicação quando não aparecem às conferências nem aos poucos sócios e adeptos quando vão embora mais cedo do estádio.
É precisamente pegar  em alguém (e nem que seja com uma equipa de comunicação do clube) e fazer o trabalho que Rádio Linear fazia até há 3 anos atrás. Fazer ante-visão dos jogos, promover programas de debate, manter um directo da conferência do treinador após os jogos, informar sobre o dia-a-dia do clube noutros meios que não apenas as redes sociais. Isso perdeu-se tudo... e uma coisa é certa, pode não ter feito mal, mas bem não fez de certeza.

Fala-se à boca cheia nos 6000 sócios. Vem aí a renumeração. Se formos 4000...

PS: já agora, não lançar lista de convocados também não ajuda. São só menos 40 notícias sobre o clube que não saem por época na comunicação social.
PS2: Temos no concelho o maior outlet da Europa... e pôr lá um stand ou até uma loja de pequenas dimensões? Ou pelo menos ter na Nike os equipamentos do clube à venda, não? Pelo menos para quem vem de fora saber onde está... em Vila do Conde, a terra do Rio Ave FC (já escrevi isto há um ano... mas volto a repetir, porque para mim é demasiado óbvio)...