31.1.20

Jogos de Bastidores - Querem-nos Afastar?



Este semana, além de encontrarmos um negócio curioso, em que um emblema empresta um jogador a um rival directo (Vitória SC e Rio Ave FC), houve outro acontecimento ainda mais caricato que passou despercebido a muitos envolvendo um terceiro clube a lutar pelos mesmos objectivos: O Famalicão.

Contudo, este episódio, ainda que indirectamente (espero eu), envolve novamente o Rio Ave FC.

Um Video-árbitro assumiu publicamente um erro perante um órgão de comunicação social:

"Foi um erro da minha responsabilidade", assumiu, a O JOGO, Cláudio Pereira, videoárbitro do Famalicão-Santa Clara deste domingo, a propósito do penálti que resultou no único golo da partida e permitiu aos açorianos levarem os três pontos do Minho. 


Isto não deixa de ser curioso que aconteça quando o Famalicão atravessa a pior fase da temporada e no momento em que o jogo seguinte é contra um rival directo que vem de uma sequência brilhante e com possibilidade de os igualar na tabela classificativa: o Rio Ave FC. E há mais: após o jogo com o Rio Ave FC o Famalicão jogo com o Vitória SC, o outro grande adversário pelo 5º lugar final.

O erro de facto existe. É inequívoco e o Famalicão foi prejudicado. Nem discuto isso.
Agora, o que é estranho é que um árbitro atropele os regulamentos falando publicamente de um momento de um jogo que nem sequer era muito mediático e que portanto aconteceu num lance que não nos entrou pela casa dentro de 5 em 5 minutos como acontece com os lances que envolvem os 3 estarolas, não podendo o árbitro sequer alegar que já não podia ouvir nem ver mais vezes o erro que cometeu, ou que se sentiu pressionado a fazê-lo. Ou... será que sentiu?!?

Mais: não vi nenhum árbitro nem vídeo-árbitro assumir publicamente erros bem mais graves que envolveram o Rio Ave FC e que nos prejudicaram também com subtracção de pontos.

Portanto, não está em causa o assumir do erro que é evidente.
Está em causa diferença de postura, o não cumprimento com os regulamentos e a dualidade de visibilidade que um árbitro quis dar a um lance, quando não foi dado por ele nem por outros colegas a ênfase a outros erros em lances bem mais graves e muito mais "descarados".

Espero que isto não condicione o árbitro nomeado e que é o árbitro mais experiente e para a grande maioria o melhor árbitro português da actualidade: Artur Soares Dias.

PS: Vi um director do Rio Ave FC falar nisto no seu Facebook pessoal. Nada contra e até fez bem. Mas depois da reacção de Carvalhal e de ASC no jogo da Taça da Liga e de não aparecer ninguém da arbitragem a assumir publicamente o erro, isto era assunto para ser abordado num meio oficial do clube, nem que fosse em tom de piada no Facebook Oficial do RAFC.