O Rio Ave FC não pôde inscrever jogadores durante 3 janelas de mercado. Viu sair alguns sem que pudesse colmatar a sua saída. Isso à partida é mau, contudo, noutra perspectiva pode ter trazido benefícios. Costinha passou de rodar o lugar com João Ferreira, a titular indiscutível e insubstituível desde a saída deste, o que o fez evoluir e afirmar-se totalmente como um dos melhores do Rio Ave FC e o que deu mais consistência à equipa, Fábio Ronaldo teve de ser aposta, porque não havia mais ninguém para lateral-esquerdo (houve Savio por umas semanas só para atrapalhar). Por outro lado, será que com alternativas válidas para essas posições, teríamos jogadores mais frescos que nos pudessem ter ajudado a evitar tantos golos quantos sofremos nos últimos minutos dos jogos? Não se sabe.
Agora que há reforços vamos ver o que se faz.
Helder Sá: um jogador que é lateral-esquerdo, mas a questão é: é alternativa a Fábio Ronaldo ou é para entrar na rodinha dos centrais? Será para as duas coisas? Lateral quando estamos a segurar resultado e central pela esquerda quando precisamos de correr atrás dele? Parece-me mais esta hibridez tal e qual era feito com Savio. Sinceramente não me recordo do jogador talvez por nunca me ter chamado à atenção, contudo Frederico Namora também não fez a diferença quando chamado e percebo a necessidade de reforçar o lugar. Fala-se na saída de Ronaldo. Será que a rescisão de Sá com o Vitória já previa a vinda para Vila do Conde, tendo ficado apalavrada a venda de Fábio a um preço mais acessível? Só o futuro o dirá.
Tanlongo: Um médio defensivo que com idade de junior é titular no Rosário Central, é comprado pelo Sporting e são dadas várias oportunidades que não consegue agarrar e é emprestado a uma equipa que sendo de uma liga menor, não deixa de ser um clube de Champions... a verdade é que também não joga e o que temos são 15 jogos em época e meia. Terá qualidade, acredito que sim, mas será Tanlongo, um jovem a precisar de afirmar-se e sem ritmo, o que o Rio Ave FC, uma equipa aflita e desesperada por pontos, realmente precisa para fazer a diferença em 6 meses e ir embora? Tenho muitas dúvidas, mas claro que espero que sim. Este empréstimo foi "pago" com os saldos da percentagem do passe no Nuno Santos há 2 meses atrás?
João Teixeira médio Box-to-box/ofensivo: conheço, gosto, provas dadas. Poderá fazer o lugar de Guga se este sair, ou se não sair, alternar ou até ser alternativa a Joca e jogar juntamente com Guga. Um jogador experiente e que chega para acrescentar é o tipo de empréstimo que faz sentido mesmo sendo só 6 meses. Parece-me até agora a melhor contratação.
Marios Vrousai - uma prenda do padrinho. Vem da outra loja de Marinakis, porque não tinha espaço na montra e vem para ser mostrado nesta. Mais um jogador sem ritmo. Um extremo, mas será que vem para ser extremo pela saída do Hernani ou será que vem para ser puxado um pouco atrás e fazer concorrência a Costinha? Ou se formos pela amostra, os últimos extremos direitos acabaram a lateral esquerdo: Gabrielzinho, Paulo Vitor e Fábio Ronaldo... espero que não seja essa a ideia. Mais um jogador por 6 meses. Este empréstimo implica Costinha no Olimpyakos no final da época a preço reduzido?
Miszta para quê? Um guarda-redes emprestado por 6 meses para quê? Não entendo. Jonathan vai sair?
Adrien: experiente, com qualidade, mas mais um sem ritmo. Contudo, Adrien tem algo que os outros sem ritmo não têm: experiência e provas dadas. Uma contratação com sentido, ainda mais se perdermos Guga além de um grande jogador contratamos um líder e um jogador com mentalidade de jogar para ganhar.
Aziz: que faça o que fez na primeira volta da época passada. Ninguém lhe pedirá mais. 7 golos farão certamente a diferença nos 16 jogos que nos restam.
Um mercado até agora globalmente bom do qual destaco como positivo os empréstimos de Adrien e Teixeira e o regresso de Aziz. Estes acredito que serão reforços.
Como dúvidas coloco: 1) a condição física de quase todos os reforços porque não estavam a jogar e os que estavam não o faziam com regularidade 2) o porquê da contratação de um guarda-redes por empréstimo de 6 meses, 3) as dúvidas do tipo de negócio: o que implicaram ou implicam no futuro para o Rio Ave FC estes empréstimos para serem "pagos".
Como negativo destaco a quantidade de empréstimos a 6 meses o que pode levar a uma falta de comprometimento dos jogadores em situações de aperto mais para o final da época se a coisas não começarem a correr bem agora.
Saídas: Hernani saiu e aceita-se, Lomboto foi emprestado à liga3 e sinceramente tenho pena porque tem potencial, Sávio ninguem sabe dele, mas mesmo no terreno de jogo já era assim, andava sempre perdido.
Riscos: Guga, Ronaldo, Costinha e Jonathan são neste momento os jogadores com mais mercado e até ao fecho teremos de aguardar. Se a saída de Guga foi acautelada e a de Ronaldo parcialmente, para o lugar de Costinha não há ninguém. Jonathan espero que não saia.
Notas:
Temos 4 guarda-redes, portanto um sairá à partida.
Temos médios a mais e creio que Ventura e João Graça perderão muito espaço (pricipalmente o primeiro) e se Guga não sair, mesmo Vitor Gomes dificilmente será opção. Era importante colocar pelo menos os 2 primeiros.
Ukra, Zé Manel e Ruiz também estarão a mais no plantel, creio. Foram importantes a determinada altura da vida do clube e todos reconhecem certamente isso, mas fazer menos de 1 ponto de média numa primeira volta só leva a um caminho: a segunda liga e estes jogadores por muito profissionais que sejam e por muita vontade que tenham que nem ponho isso em causa, neste momento, com todo o respeito, não têm qualidade para uma primeira liga.
Apesar de termos 5 centrais mais Helder Sá, acredito que nos faz falta ter no plantel um central mais rápido, que nos permita jogar subidos como temos jogado mas que consiga ir buscar os avançados contrários na profundidade para que possamos sofrer menos golos que os que temos sofrido nesse tipo de jogadas. Essa seria a contratação que falta neste momento.