31.1.24

Estoril - É o Nosso Jogo do Ano!

Foto: Rio Av fc

  É também o jogo do ano para o Estoril, não tenho dúvidas. 

  Uma vitória do Rio Ave faz com que cavemos um fosso de  6 pontos no mínimo para os lugares diretos de despromoção, saímos do 16º lugar "Playoff de descida",  colocamos claramente a cabeça fora de água, e ainda ultrapassamos de uma assentada Estoril, Estrela  Amadora, e igualamos o Casa Pia. No confronto direto, este jogo vai decidir quem fica á ferente na tabela, por isso é importante marcarmos golos, mais 2 que o adversário, em caso de empate pontual no final do campeonato, lembro que perdemos 2-0 na 1ª volta. Ou seja este jogo vale muito mais que 3 pontos. No sentido contrário é o Estoril que pode sair de uma mini crise de vitórias. O empate manterá tudo na mesma, e apenas dá ao Estoril a possibilidade de ficar á nossa frente em caso de ser necessário usar o confronto direto.

 Por isso, a pergunta impõe-se: 

Faz sentido, usar a maior parte dos reforços, depois de termos assistido a boas exibições nos últimos jogos da equipa? (com a exceção do Chaves perdemos apenas 2 jogos nos últimos 9, e as 2 derrotas foram com SLB e Vitória(derrotas totalmente imerecidas).

                - Na minha opinião, não! Ou melhor, deve ser uma entrada QB, acredito que neste momento, dos jogadores que chegaram apenas João Teixeira pode entrar diretamente nesta equipa, e isso deve acontecer amanhã, é assim que interpreto as declarações do nosso treinador hoje na antevisão, na defesa sem surpresas, Aderlan regressa, mas Nobrega sai por castigo, no meio campo, Anime sai da titularidade, entra João Teixeira, e Guga faz o Jogo de despedida. no ataque, quanto ao Aziz que precisamos que venha o mais depressa possível para uma forma aceitável ainda não está em condições de ser titular, e por isso acredito que será suplente usado amanhã, André Pereira está lesionado e Ukra em dúvidas. Dos restantes reforços Tanlongo deverá precisar de mais tempo e o mesmo acontecerá com Helder Sá, mas devem entrar no decorrer do Jogo,

Foto: Rio Av fc
Adrian que foi anunciado hoje, não deve ser convocado, não tem treinos, e tem zero minutos nos últimos 9 meses, Marius Vrousai e Miszta pelo mesmo motivo, também não deverão ser convocados, já que os jogadores chegaram esta semana a uma realidade muito diferente e precisam de se ambientar.

 Estando praticamente fechada a janela, apenas antevejo mais uma entrada de recurso, o grosso modo está feito, e desde já dá para identificar por parte do Treinador, que existe uma grande preocupação por parte dele, do clube e estrutura em reforçar o meio campo. (do qual falarei mais tarde quando percebermos as ideias do Treinador em relação a todas estas entradas).

 Falando do Estoril, é tudo uma incógnita, eles afirmam, que estão numa boa fase, eu ao contrário  digo que não, 1º eles perderam a taça, logo devem estar tristes(melão dos grandes), e é difícil motivar nestas condições, depois não ganham, á 6 jogos(tempo regulamentar) apesar de terem jogado bem contra o SLB, tiveram claramente a sorte de jogo, e que mesmo assim lhes deu o passaporte  para a final, o jogo com o Braga foi mais fraco, mas á parte de tudo isto, eles têm qualidade onde destaco

Foto: Estoril Praia

 Rafik Guitane é jogador de equipa grande e estando bem pode mesmo fazer a diferença. Que jogador? Acelera o jogo como ninguém, é um criativo ao estilo de Rafa, ninguém lhe tira a bola do pé. Os grandes andam a dormir, mas isso para nós não conta, o meu desejo é que jogue muito mal amanhã. 2º, eles tem 4 derrotas e 2 empates nos últimos 6 jogos…isso pode pesar, sabem que se perderem trocam de lugar com o Rio Ave(nervosismo), e podem claramente entrar num espiral negativo. Logo e por estas razões vai ser um jogo de vida ou morte para eles, o tal jogo do ano, e que por inerência para nós também o é.

Entrar cedo a ganhar, marcar cedo, criar vantagem será importantíssimo, e depois jogar um pouco com o facto de eles terem jogado 4 jogos em 12 dias. Este será o 4º jogo, controlando o jogo pelo  lado da bola, da posse, cansando-os, temos muitas hipóteses de jogar bem e vencer, este é o meu mote e desejo, para o jogo.