31.8.09

Números frescos

Tudo aqui!

Fechada a jornada o Rio Ave sobe ao 5º lugar em igualdade pontual com o Marítimo.

Gaspar foi o melhor em campo em Matosinhos e recuperou 3 pontos para Bruno Gama na eleição do Rei doAve.

Wires cai de 3º para 6º, Fábio Faria ascende ao 3º lugar. O azarado Carlos mantém o 5º lugar, tal como Vilas Boas se mantem em 4º

Gaspar, o melhor em campo

É impressionante a regularidade de Gaspar, o melhor desta jornada, de acordo com o nosso prémio 'Rei do Ave' (24 pontos).
Logo a seguir vem Mora (sim, não foi apenas o Mais Futebol que o destacou, como se pode constatar), empatado com Fábio Faria (23); depois, no terceiro posto os dois médios que ontem não foram expulsos, Vilas Boas e Chaves (22).
Uma nota ainda para Bruno Gama, habitualmente o melhor da jornada, mas este domingo uns furos abaixo; ainda assim, somou mais 21 pontos para o seu pecúlio. Penalizado, também, Wires, por causa da expulsão, mas Sidnei emparelha com ele nos 16 pontos.

Wires

A expulsão de Wires empurra para fora do 11 o terceiro melhor jogador da temporada até à segunda jornada.
Wires é uma ausência de peso, falta saber por quantos jogos.

E o castigo de Wires abre a porta a quem? Adriano? Vitor Gomes? Eu aposto em Gomes. O português tem mais minutos e acredito que o treinador vai apostar num meio-campo mais musculado contra o Nacional. Adriano é o tal "10", é mais tecnicista, mas falta-lhe maior adaptação.

Gostei

Novo empate fora, mais um ponto. Não demorará até que alguém venha dizer que Carlos Brito é o rei dos empates, mas é injusto. O treinador não precisa da minha defesa, mas quem afirma uma coisa dessas só pode desconhecer o trabalho do treinador. E entre a classe dos jornalistas e analistas desportivos que só seguem as três bestas sagradas, ignorância é o que mais há.

Eu gostei do empate, são 5 pontos que nos deixam muito bem na tabela. Ainda não é o futebol bonito que se gosta? Virá com o tempo. Porque com pontos chega também a confiança.

Fogaça é o homem! - ACT

Apesar do silêncio do site até este momento (18h30), Site oficial já confirma! Várias fontes (incluindo um comentário nesta página) confirmam a contratação do avançado brasileiro Bruno Fogaça.

ACTualizo com mais esta informação: Fogaça é jogador do Rio Ave e não vem emprestado;

O meu comentário: é, por aquilo que dele se conhece, um elemento de bastante valor, que pode, inclusivamente ser mais do que o suplente de Tomás; é uma contratação que me deixa satisfeito, sem dúvida.

Não há um joguinho no fim de semana

... para manter a forma dos jogadores e alimentar o vício dos adeptos?

Hoje é o último dia para se inscrever jogadores

O meu comentário: espero que haja (boas) novidades para a frente atacante, porque em três jogos tivemos João Tomás menos de 45 minutos. O jogador é certamente o primeiro a lamentar, mas toda a equipa se ressente.

(Leixões); empatar fora , ganhar em casa?

Brito quer fazer pontos - e o Rio Ave está a consegui-lo, com dois pontos conquistados fora.
Não vi o jogo, não sei se o Rio Ave jogou para o empate, mas ouvi e sei que tivemos as nossas oportunidades (tal como o Leixões - Mora, pelos vistos, esteve muito bem). A expulsão de Wires não deixou de condicionar.
Algumas notas:
- Carlos lesionado, Mora em campo; e um dos melhores; felizmente o campeonato pára uma semana, para se recuperar os lesionados;
- Wires expulso; «O jogador mais faltoso da Liga à entrada para a 3ª jornada não se conteve em dois minutos cometeu duas faltas para cartão amarelo»; sem dúvida a rectificar;
- Tomás no banco só foi surpresa para quem não lê...;
- Terroso e Magno foram os 'sacrificados' (dois dos 20 teriam de ir para a bancada)

30.8.09

Para pontuar hoje em Matosinhos...

... basta repetir a exibição da época passada (o Rio Ave não voltará a ter tanto azar... nem há Beto na baliza!!!)

PS - hoje não arrisco um onze, por causa das lesões da semana; acho que Brito vai fazer mudanças... (e também por causa disso, além de Carlos, Gaspar, Faria, Sílvio, Wires e Bruno Gama não vejo ninguém que não possa rodar)

Adeus ao 'desejado'

A Bola de hoje garante que Paciência já decidiu: Yazalde vai ficar no Braga; sinal disso «O avançado Yazalde está de volta aos convocados do Sp. Braga»

É este o reforço que faltava?

(e ninguém nos disse nada????)

«A chamada de Emídio Rafael é a grande novidade na lista de convocados elaborada por Carlos Brito para a deslocação a Matosinhos, onde o Rio Ave defronta o Leixões»

29.8.09

3ª convocatória (Terroso chamado, Jeferson de fora)

20 jogadores :
- Para a baliza: Carlos Fernandes e Mora;
- Defesa: Gaspar, Bruno Mendes, Fábio Faria, Tiago Terroso, Zé Gomes, Sílvio, Magno;
- Meio campo: Ricardo Chaves, Vitor Gomes, André Vilas Boas, Adriano, Wires, Tarantini;
-Ataque: Evandro, Sidnei, Bruno Gama, João Tomás e Chidi
;
Ou seja, da lista da semana passada sai apenas Wesllem para a entrada de Terroso.

O meu comentário: Terroso foi convocado [na lista do «site» aparece na defesa...], mas provavelmente será o '19º' e Wesllem ficou de fora; na rotação da baliza, seria a vez de Trigueira, mas a lesão durante a semana puxou Mora; finalmente há Jeferson, que continua de fora; pensei que Brito tivesse uma estratégia de rotação entre ele e Bruno Mendes, mas está visto que não. Tomás foi chamado; estará totalmente recuperado?

Pontuar em Matosinhos

«O triunfo frente ao Setúbal só fará sentido se lhe dermos sequência com um bom resultado diante do Leixões» até porque «o grupo ainda pode "fazer mais em termos exibicionais"»

Sair alguém?

Brito disse ontem que "até ao último dia das inscrições temos de estar sempre preparados para entradas, mas também para saídas"; é uma maneira de falar ou poderá haver surpresas?

27.8.09

Faria e Trigueira regressam à selecção

Os dois jogadores do Rio Ave estão na lista dos 18 convocados sub21 de Oceano para o jogo com a Lituânia, a 4 de Setembro, em Vila Nova de Gaia.

Lista dos 18 convocados: Ventura, Castro, Rabiola, Ukra e Tengarrinha (Olhanense), João Aurélio (Nacional), Rafa (Penafiel), Candeias (Recreativo Huelva/Espanha), Fábio Faria e Trigueira (Rio Ave), Yazalde (Sporting Braga), Fábio Coentrão e Miguel Vítor (Benfica), Adrien Silva, Bruno Pereirinha e Daniel Carriço (Sporting), André Santos (União de Leiria) e Rúben Lima (Vitória de Setúbal).

26.8.09

O 'desejado' vai para Leiria?

A União de Leiria quer muito Yazalde, mas o Rio Ave não lhe fica atrás; o jogador, tanto quanto se sabe, também quer voltar a Vila do Conde (sempre poupa em alojamento...), onde foi muito feliz.
A prioridade do Rio Ave até dia 31 chama-se Yazalde. (Yazalde não foi convocado este fim de semana e agora com Adriano...)

O adeus de Bruno Novo

Rescindiu hoje, depois de ainda ontem ter treinado.


O meu comentário: mais um jogador que fez um contrato desproporcionado em termos de duração, disparate esse que obrigou agora a uma difícil negociação. Bruno Novo não teve sorte em Vila do Conde, mas não é a Brito que deve pedir responsabilidades, mas sim a quem o contratou no início da época (se não foi Eusébio, foi Paulo de Carvalho); felicidades para Bruno Novo

Zé Gomes out?

Zé Gomes continua sem treinar; acredito que, se no apronto geral de amanhã, ainda não estiver em condições Brito optará por uma alternativa. Magno é o óbvio, mas depois do desacerto em Leiria o treinador pode querer puxar Wires para o lado (mas Wires também está lesionado? O Jogo diz que sim, mas o Rio AVe nada diz...). Só que assim destapa o meio campo (para a entrada de Adriano?).
Tem a palavra o mister!

PS - está a ser um arranque de época um pouco azarado para Zé Gomes

25.8.09

Chidi para Matosinhos?

Tomás ainda não está bem e o treino desta tarde confirmou-o; o jogador saiu um pouco mais cedo, com queixas no sítio da lesão de Leiria
Zé Gomes também não treinou, tal como Trigueira (pelo menos na parte final), com queixas. Valdir e Serrão, nem os vi em campo. Em contrapartida, Bruno Novo e Ricardo Martins continuam a treinar normalmente com os companheiros.

O meu comentário: Brito, acredito, não vai arriscar manter Tomás no onze se este continuar queixoso. Para más experiências já bastou domingo. Chidi é o candidato natural (muito mais depois da forma positiva como entrou frente ao Setúbal), o que implica, certamente, outra forma dos extremos e mesmo dos médios jogarem; hoje, no treino, também vi bons pormenores de Parodi: remata bem, de cabeça e com o pé. Mas, acredito, não lhe deve garantir a titularidade para Matosinhos.

Ronaldo reencontra Jorge Humberto

Estavam certas as últimas informações que aqui pus sobre Ronaldo: afinal não ia para o Amadora (ainda que confirmadas por várias fontes).
Ronaldo vai jogar na Oliveirense, com Jorge Humberto.

O meu comentário: repito o que disse quando se soube do AMadora: sem qualquer ironia ou sarcasmo: boa sorte Ronaldo. Foi um jogador bastante desgastado aqui neste blogue, mas apenas porque queremos o melhor possível para o Rio AVe e Ronaldo raramente esteve à altura. Mas isso já lá vai, que marque muitos golos no Amadora (e receba ao fim do mês - que o dinheiro que levou de Vila do Conde, tendo abdicado de uma parte importante do que teria direito até ao fim do contrato, não dura para sempre).

Todos operacionais?

Sílvio e Serrão, sim, diz o Record.

O 'mistério' Adriano

Nas várias previsões de onze que fui fazendo incluí sempre Adriano (e a verdade é que o fiz não tanto por aquilo que vi em campo mas por aquilo que os responsáveis do Rio Ave dele disseram).
Penso que se pode considerar surpreendente a sua ausência do onze: em duas ou três conversas informais que tive com os mais altos responsáveis pela equipa do Rio Ave fiquei com a convicção de que estamos perante um craque, um jogador que se revelará no campeonato nacional. E do qual o onze do Rio Ave não abdicaria. Enganei-me redondamente.
Adriano não só não é opção inicial como domingo nem entrou.
A explicação mais simples é que está tapado por Wires - a jogar muito bem. Mas são dois jogadores muito diferentes; Wires tem qualidades que Adriano não terá (a entrega, a combatividade, a polivalência, a regularidade, o entrosamento colectivo) mas este também as tem em detrimento daquele (a qualidade do passe, a técnica na finta, o remate poderoso e colocado, os seus livres). Em Leiria ainda pensei que Adriano estivesse mais talhado para jogos em casa (de pendor mais atacante), mas enganei-me novamente. Quem sai para entrar Adriano, pensará Brito? (Chaves, recuando Wires, penso eu).
De qualquer forma é um 'mistério' que iremos acompanhando ao longo da época.

PS - outra razão para Adriano jogar: tanto quanto julgo saber é um dos jogadores que a Direcção espera vender e, assim, realizar receitas; também tanto quanto julgo saber só tem um ano de contrato, pelo que deveria ser vendido já em Janeiro. Para isso tem de jogar, certo? (mas não estou a criticar Brito por, por esse motivo, não o pôr a jogar; pelo contrário. O mister deve ter todas a condições para escolher os onze que melhor podem realizar os seus objectivos).

Bruno Gama é Rei (Gaspar ultrapassa Wires)

Numa jornada em que o Rio Ave venceu e está 3 pontos acima da linha de água, Bruno Gama aumenta para 4 pontos a vantagem que tinha sobre o 2º melhor votado do plantel. Wires deixa de ocupar essa posição, é Gaspar o novo vice-líder. O central foi o mais votado desta semana
Eis os primeiros classificados:
Bruno Gama 61 pontos
Gaspar 57
Wires 53
Vilas Boas 52
Fábio Faria 51
Carlos 49
Sidnei 48

24.8.09

Fraco, mal jogado , mas perfeito.

Passei demasiado tempo aborrecido, não porque faltassem oportunidades, mas porque o futebol foi fracote e enfadonho. Faltam ideias ao nosso meio-campo. Pensei que Carlos Brito fosse apostar numa formação Adriano nos jogos em casa, mas foi um meio-campo de luta o que se viu. Adriano poderia não fazer melhor, mas era uma declaração de intenções. O brasileiro não saiu do banco, faltou um organizador e o futebol ressentiu-se. Os laterais também não subiram muito, os alas não foram brilhantes. A equipa ainda me parece um pouco descoordenada.
Há 3 coisas positivas que pretendo realçar: a primeira o Rio Ave teve 3 centrais durante o jogo porque a lesão de Sílvio empurrou Faria para a lateral. Qualquer um deles cumpriu bem e Faria também foi competente na esquerda. A segunda é que o jovem central disse ‘presente’ e vai ajudar a complicar as contas para o centro da defesa, uma excelente notícia para o treinador. A terceira que Chidi entrou muito bem no jogo, mexeu com o nosso ataque. Mas também mostrou que Tomás (está mal fisicamente) é o único homem de área, uma vez que o nigeriano que é mais móvel, andou quase sempre longe da baliza. Vilas Boas foi o melhor em campo.
Carlos Brito vence um adversário que vai estar na luta pela manutenção, não conseguiu ainda que a equipa entusiasmasse, mas leva dois jogos seguidos a pontuar. 2 de nota.

À lupa: Zé Gomes

O defesa-direito passou de 19º jogador para titular por troca directa com Magno. Esta entrada para o 11 inicial fez com que fosse o escolhido por nós para ser analisado à lupa. Os seus números:

- 8 passos certos (6+2) e 7 errados (3+4)
- 6 recuperações (3+3)
- 14 intercepções\cortes (8+6)
- 3 perdas de bola (2+1)
- 3 cruzamentos (3+0)

Wires, o mais faltoso; Bruno Gama, o mais 'parado'

Não é um distinção que seja muito positiva, mas demonstra a combatividade do nosso jogador; sobretudo, as faltas não são violentas (o amarelo de Leiria foi por ter saído da barreira). De qualquer forma, Wires poderá corrigir (sem perder gás em campo...) (o Rio AVe é a segunda equipa com mais faltas por jogo).

... em contrapartida, o jogador mais vezes parado em falta também é do Rio Ave: Bruno Gama (mais do que Coentrão ou Liedson, por exemplo). Gama também é um mais rematadores da primeira liga;

PS - outras curiosidades: o Rio Ave rematou 12 vezes à baliza e não há foras de jogo a assinalar;

Parodi: um ano mais um

Depois da paródia, tudo esclarecido: assinou por um ano com mais um de opção, diz A Bola.

O meu comentário (que é mais uma dúvida): como não conheço, só posso desejar sucesso, mas há algo que me intriga: se ele estava na Rússia emprestado pelo Defensores de Belgrano (da terceira argentina)e agora assina pelo Rio Ave por uma época, isso significa que comprámos o seu passe? Que gastámos dinheiro? Ou é de um empresário (Jorge Mendes) e só cá está para se valorizar, ele que é um jovem (o que não é errado, como é óbvio; errado, à partida, seria gastar dinheiro num jogador que ninguém conhece)?

Gaspar 250

A Bola releva na edição de hoje os 250 jogos de Gaspar na Liga principal, alcançados ontem: são 14 anos de futebol, desde a estreia a 30 de Setembro de 1995 no Tirsense, passando pelo FC Porto (onde foi campeão), Setúbal, ALverca, Belenenses, Gil Vicente e Ajacio (França).
Longa vida a Gaspar - são os votos de todos os rioavistas, que continua a mostrar grande acerto e é indiscutível em Vila do Conde.

23.8.09

(setúbal) Justíssimo, apesar de fracote (e podiam ser mais!) (ACT)

Uma vitória justíssima, que podia ter ficado - e era mais correcto - em 2-0, apesar de não ter sido um bom jogo. Um Rio Ave razoável beneficiou de um Setúbal fraquinho (Carlos não faz uma verdadeira defesa, mas não esteve tão inseguro como em Leiria), que só na segunda parte conseguiu inverter a tendência (e por pouco tempo, até à entrada de Chidi e Vítor Gomes).
O Rio Ave apresentou a mesma equipa de Leiria, com a entrada de Zé Gomes para a saída de Magno - e pelo que jogou, comparativamente - Zé Gomes veio para ficar. Adriano continua a ser a grande ausência.
Tomás também alinhou, mas quase não jogou; não está bem e fez falta. Chidi, em 15 minutos, fez mais e melhor do que Tomás.O meio campo do Rio Ave continua a ser o seu grande trunfo, com Vilas Boas muito nem, Wires também a um nível positivo e Chaves mais apagado; Vítor Gomes entrou para disputar o lugar, ele que é mais combativo.
Bruno Gama está a melhorar o rendimento e começa a fazer a diferença; Sidnei voltou a estar apagado e só deu um ar da sua graça nos 15 minutos finais. 'Sem' Tomás e sem Sidnei, restou Bruno Gama e Wires para as iniciativas atacantes (Sílvio, surpreendentemente, esteve uns furos abaixo, e quase não subiu).
O melhor em campo foi Fábio Faria: seguro na defesa, foi chamado para a lateral esquerda e voltou a estar bem. Até podia ter marcado... Destaques pela positiva para Vilas Boas e Bruno Gama.
Para o treinador nota 2 (até 3): sem jogar bem, o Rio Ave ganhou e tem 4 pontos. Tomou conta do jogo e dominou o adversário. Brito reagiu bem na segunda parte (talvez Tomás pudesse ter saído um pouco mais cedo).

PS - à margem:
- positiva a cerimónia de entrega das faixas aos campeões juvenis (mas uma cerimónia destas deve, penso, ser melhor ensaiada, para evitar algum amadorismo, que se verificou aqui e ali);
- Tarantini e Magno na bancada;
- claque bem mais mexida;
- ACTualizo com o numero de espectadores: 1050 (uma pergunta: se as maquinas não controlavam as entradas, pelo menos na nossa porta, como é que se chega a um número tão certinho?)

Os pontos (um a um)

Segue-se as pontuações de cada um dos jogadores do Rio Ave (de 1 a 3 pontos; entre parenteses as do Gil):

Carlos: 2 (2)
Zé Gomes: 2 (2)
Gaspar: 2 (3)
Fábio Faria: 3 (3)
Silvio: 1 (2)
Vilas Boas: 3 (3)
Ricardo Chaves: 1 (1)
Wires: 2 (2)
Sidnei: 2 (1)
Tomás: 1 (1)
Bruno Gama: 3 (2)
Bruno Mendes: 2 (2)
Chidi: 2 (2)
Vítor Gomes: 1 (1)

Uma sugestão (a propósito de Linz)

Era muito provável que Linz (conhecendo o passado do jogador) não quisesse o Rio Ave - tem todo o direito. Sabendo isso os nossos dirigentes poderiam (?) ter tido outra cautela na abordagem ao caso - é que, do meu ponto de vista, o Rio Ave não saiu muito bem do 'filme', por ter sido imediatamente (ainda no mesmo dia em que surgiu a notícia...) recusado.
Estas coisas fazem-se nos bastidores e, correndo mal, a maior parte das vezes nem se sabem. Talvez tenha sido essa a intenção dos nossos dirigentes (embora os jornalistas não adivinhem, há sempre outras fontes que não o Rio Ave), mas provavelmente ficou a lição.

22.8.09

Brito chamou 20 (e deixou Jeferson de fora)

Mesmo com Jeferson disponível, Brito entendeu deixá-lo de fora da convocatória para amanhã. Da lista da semana passada entram Mora e Vítor Gomes e sai apenas Trigueira. São 20 pelo que dois vão para a bancada. E Tomás também lá está.
Valdir e Serrão estão a recuperar de lesões, Terroso está fora por opção (juntamente com Trigueira).

O meu comentário: ao contrário da convocatória da semana passada, esta já permite fazer algumas leituras (especulações):
1) Jeferson não é, nesta altura, uma prioridade para Brito (Faria vai continuar a titular);
2) Carlos continuará a ser o número um, mas Trigueira lutará com Mora pelo segundo posto?
3) Brito não tem uma estratégia de rotação para Terroso (o que - mais uma vez - muito lamento, por acreditar que o jogador tem qualidade para ser uma mais-valia na equipa; mas vamos ter paciência);
4) Zé Gomes, Wesllem (ou Evandro) ou Tarantini para a bancada?

Agora a sério: Parodia?

A Bola de hoje, depois de online ter escrito que Parodi reforça ataque, escreve «Argentino Parodi pode ser reforço»; pode.
O mais estranho, como lembra A Bola, é que o site oficial confirmou a aquisição. Acontece, escreve o jornal, que ASC confirmou aos jornalistas que o negócio não estava consumado «recusando, inclusivamente, dar um aperto de mão ao atleta sul-americano para as fotografias» (e na foto de A Bola aparecem lado a lado).

O meu comentário: !!!!!!

Hudson regressa? (ACT)

Lembram-se dele?Pois, de acordo com o JN de ontem (que faz uma antevisão ao início do campeonato nacional de juniores que começou), Hudson é um dos jogadores do plantel do Rio AVe para esta época.
Vou estar atento, prometo.

PS - sucesso para equipa de juniores, como é óbvio.

ACTualizo a 23/8: no primeiro jogo o Rio AVe empatou com o Boavista. Jogou com que jogadores? Já agora, esta lista é actualizada?

Ainda pode vir mais alguém?

«Apesar da entrada deste avançado, Carlos Brito não colocou de parte a chegada de um outro atleta para reforçar o ataque: "Até fecharem as inscrições, temos sempre essa possibilidade em aberto"»


O meu comentário: a um bom jogador só o orçamento diz que não; estará Brito a pensar em Yazalde? Não me espantaria...

Brito vai alterar muito?

Não acredito que Brito apresente amanhã o mesmo onze de Leiria.
Adriano dará mais ataque ao Rio Ave, que quer muito ganhar o jogo.
Sairá Ricardo Chaves ou Vilas Boas, porque Wires é indiscutível neste momento. (eu acho que sairá Vilas Boas, mas eu tirava Chaves, como já expliquei várias vezes).
Jeferson ou Fábio Faria? Este não fez um jogo fantástico em Leiria mas não vejo razões para sair, a não ser que Jeferson tenha vindo a fazer muito melhor nos treinos. Uma incógnita.
Já Zé Gomes deveria ser o defesa direito em vez de Magno.
Quanto a Sidnei e Carlos, os outros fraquinhos de Leiria, acredito que Brito lhes continue a dar confiança.
Tomás é o reforço para domingo...
Por isso
Carlos
Zé Gomes, Gaspar, Faria (ou Jeferson) e Silvio
Vilas Boas (ou Chaves), Wires e Adriano
Sidnei, Tomás e Gama
.

Certificado de Jeferson...

... já chegou (diz A Bola de ontem)

(o mesmo jornal diz que o Gondomar quer Bruno Novo e Ricardo Martins e que a ida dos jogadores só depende deles próprios)

21.8.09

Tomás a cem por cento para domingo

E Brito quer uma equipa sem medo e sem ansiedade!

Temos avançado (ACT)

É argentino, tem 19 anos e chama-se Franco Paródi. Um perfeito desconhecido que jogava nos russos do Spartak Nalchik. O contrato é de uma época com outra de opção, pelo que li n' O Jogo. No site oficial apenas se diz que o jogador já treinou. Muito pobre para quem devia contar tudo!

ACtualizo: há pouca informação mas sabe-se que foi para a Rússia emprestado pelo Defensores de Belgrano, onde só esteve quatro meses;

O meu comentário (JPM): foi este o jogador que Jorge Mendes tentou trazer da Rússia? Nesse caso há semanas que o negócio estava para ser feito. Espero que sim, porque Jorge Mendes dá garantias de qualidade. De qualquer forma, e como todos os outros nossos jogadores, sem bem vindo e todos nós lhe desejamos muitos golos!

Novidades da frente atacante...

Tomás deve estar recuperado, mas é novamente para Braga que as atenções se viram; agora é Adriano, depois do acerto de contas em Vila do Conde; Salvador recompensa o Rio AVe...?

O meu comentário: Tomás vai apanhar cartões, vai ter certamente outras pequenas lesões (espera-se que não mas é sempre provável que isso aconteceça com qualquer jogador) e nessa altura ficamos sempre com as calças na mão... Por isso, mesmo com Tomás recuperado, é preciso mais um avançado.

20.8.09

Tomás: sim ou não? (ACT -Sim)

O Jogo diz que «A contas com uma lesão na anca, contraída no decorrer da partida com o Leiria, o avançado não participou na dupla sessão de ontem», mas o Record diz que o jogador está quase recuperado.

O meu comentário: por que é que eu gosto mais do Record?... ACtualizo: POR ISTO!

Leixões-Rio Ave é domingo às 17h

(terceira jornada)

Atenção a Wires!

Sem surpresa (porque está atento e conhece bem o Rio Ave), Luis Freitas Lobo destaca, na sua página das quartas em A Bola, Wires. A primeira frase diz tudo: «não é craque, mas é o tipo de jogador que qualquer treinador gosta de ter».
Só uma nota, Luís: Wires vai mostrar, no final desta época, que é craque!

Novidade pode estar a chegar?

Não é Linz (nem Adriano...), mas vem do estrangeiro. E ainda hoje, garante A Bola.

Da Rússia, pergunto eu?
Que venha e seja bom!

19.8.09

O novo ponta de lança pode ser...

A D R I A N O (do Futebol Clube do Porto!).

Ele não gosta tanto de Vila do Conde??????

Rio Ave quer Linz /ACT)

No momento em que as notícias continuam a dar Tomás como dúvida para o fim de semana, A Bola desta manhã diz que o Rio Ave quer o austríaco do Braga e já terá abordado o jogador durante o dia de ontem.
Linz tem provas dadas e em Vila do Conde teria lugar quase cativo no onze. Saudo a novidade, mostra que a Direcção está atenta e com vontade de melhorar o plantel. Se teremos condições financeiras para o negócio, é outra questão.
Falta o essencial em qualquer negócio destes que é saber se o jogador está interessado.

O meu comentário (JPM): seria excelente se ele viesse, mas além de considerar pouco provável (não é um jogador fácil, gosta de grandes palcos), preocupa-me que tenhamos chegado a Linz, ou seja, que estejamos sem opções; é porque o que vinha sendo tratado não resultou e estamos no ponto zero?

ACTualizo a 20/8: sem surpresa, Linz é uma carta fora do baralho, O jogador considera que o projecto desportivo do clube de Vila do Conde não corresponde às suas exigências, apesar dos esforços de Jorge Mendes (de que falava a edição em papel de A Bola);

Carlos Xistra apita jogo contra Setúbal

18.8.09

Volta Vítor Gomes... (ACT)

... mas Tomás ainda está ausente (informação que tivemos de encontrar noutra fonte que não aquela que nos deviz dizer isso mesmo).
ACTualizo a 19/8: à tarde a informação chegou: «O avançado João Tomás treinou de forma condicionada, devido a um traumatismo na anca», embora O Jogo diga que ele não treinou; por via das dúvidas confio no «site»...

Bruno Gama na frente

Bruno Gama é o melhor colocado após a primeira semana de contas para a eleição do rei do Ave (tem 29 pontos, mas três do que Wires, o segundo).
Curiosamente, Gama não foi o mais pontuado por este blogue, mas vários dos jornalistas em Leiria tiveram uma abordagem diferente. E é por isso que esta contagem pode ter algum interesse, de tão diversificada.

PS - diversificação a ponto de ter havido, como o JN, quem considerasse que Sidnei foi o melhor rioavista em Leiria...; como sempre, respeitamos todas as opiniões e temo-las em conta!

Ricardo Martins no Boavista?

... diz A Bola de hoje.
Ricardo está à espera de ser colocado e o Boavista parece estar interessado. Falta saber em que divisão o Boavista vai jogar; nos distritais não deve ter muita piada...

PS - entretanto falta resolver o problema de Bruno Novo, que ainda não terá rescindido.

Se Tomás não recuperar... (ACT)

... proponho que Brito lance no seu lugar Tarantini - é o segundo melhor cabeceador do Rio Ave e movimenta-se bem na grande/pequena área.

ACTualizo(Acreditem que estou a falar muito a sério, embora admita que ninguém pense assim; Tarantini vai entrar na segunda temporada em Vila do Conde e, à excepção dos golos que marcou na Taça da Liga a época passada, nada o distingiu. Cabeceia com vontade e tem bom chuto; médio de ataque? Provavelmente não terá muitas hipóteses com Brito; mas quem sabe se não está ali um ponta de lança em potência; aliás, nesta pré-época voltou a distinguir-se pelos golos marcados e pelos falhados. Míster: ponha-o por favor no lugar de Tomás, vamos ter uma agradável surpresa, penso!); por outro lado, continuar a apostar em Chidi não é apenas mau para o Rio Ave, também o é para o próprio jogador

17.8.09

O acompanhamento da temporada

À semelhança do que temos feito nas épocas passadas, além de elegermos um Rei do Ave, acompanhamos a evolução da época do Rio Ave.
A informação vai estar disponível na barra direita do blogue e terá como título "Liga 2009-2010". À medida que a informação fôr actualizada, à frente do título surgirá a jornada a que os números acumulados se referem.

Começar em 4º

Numa jornada em que houve 7 empates em 8 jogos, o Rio Ave fica com o 4º lugar.
Não vi o jogo em Leiria, não tenho opinião directa sobre o que lá se passou mas fiquei bastante satisfeito com o resultado, ainda que no quadro geral não pareça grande coisa, porque só a Académica não pontuou.

Da lesão de João Tomás... (ACT)

... pode saber-se alguma coisa?

O meu comentário (Gil): o aviso vem já de finais de Julho. Só Tomás é pouco. É insuficiente. Agora se o ex-Boavista fica de baixa uns meses, como vai ser? Quem é que lhe calça as botas? É óbvio que ninguém!


ACtualizo a 18/8: O Record diz que é recuperável para domingo mas O Jogo diz que está em dúvida.

(Leiria) A (má) arbitragem

Para memória futura, e porque nunca se sabe se vamos precisar de voltar a falar deste assunto, é preciso dizer que o Rio Ave quase era derrotado pela arbitragem de Capela (o árbitro do Marítimo-Rio Ave, a época passada, quando Paiva é socado e os da Madeira empatam no fim, lembram-se?): há uma falta clara (tão clara que o avançado da Leiria nem quis rematar em condições e a bola saiu um pouco ao lado...) que podia ter dado o 2-1 aos da casa; e o defesa Mamadou devia ter visto o amarelo pelo penalti sobre Gama; a seguir o mesmo Mamadou cortou uma bola com o braço e era o vermelho (mas nem amarelo foi).
Por isso, e porque temos de estar atentos, aqui fica o registo...

O rei do Ave!

Nesta nova época vamos continuar a eleger o melhor em campo, a fazer alguns destaques pela positiva se se justificarem e a pontuar o treinador (como sempre fizemos); todas as semanas, os leitores poderão acompanhar as actualizações dos números de cada jogo e os respectivos acumulados (minutos jogados, golos, cartões, etc.), destaques que colocaremos no quadro da direita;
Mas temos duas novidades:
- passaremos a pontuar todos os jogadores do Rio Ave nos jogos que virmos (de 1 a 3 pontos);
- elegeremos no final da época o 'rei do Ave', o jogador mais pontuado ao longo da temporada; para isso vamos juntar as nossas pontuações às dos três diários desportivos, mais o JN e ainda o Mais Futebol (o primeiro exemplo já está online); pensamos que, desta forma alargada, conseguiremos uma eleição o mais justa (porque diversificada) e representativa possível.
Ambas as informações serão também colocadas em destaque, mal estejam disponíveis;

16.8.09

(Leiria) Empate justo, mas Bruno Gama...

Primeira questão: Brito disse-o antes do jogo, era a estreia e há muitos jogadores novos (além de uma equipa nova, o Leiria); O jogo confirmou-o: os jogadores entraram nervosos, alguns ainda a adaptar-se, alguns em estreia (Magno, Sidnei e mesmo Fábio Faria).
Não foi um bom jogo aquele que o Rio AVe fez mas podia ter dado para vencer (embora o empate pareça justo). Pelas oportunidades que teve (então a de Bruno Gama na segunda parte) e pelo melhor futebol que apresentou. Como se não bastasse, ainda ficámos em Tomás, substituído por Chidi (Não era preciso, mas o jogo serviu para confirmar que Chidi não serve para jogar naquela posição; o Rio Ave joga com extremos que centram, Chidi não está lá para cabecear; não é jogador de área; Mister: se o problema persistir, meta o Tarantini!).
O Rio Ave surpreendeu-me ao não ter Adriano em campo; inesperado, face ao que os responsáveis da equipa têm dito dele; não pude conversar com Brito sobre o assunto mas talvez tenha sido por questões tácticas - neste caso, Adriano será suplente nos jogos fora?
Curiosamente, o seu 'substituto' foi o melhor em campo, Wires. Gostaria ainda de explicar uma ou duas notas: Carlos: muito inseguro a sair dos postes, quase comprometia e não sei se no golo do Leiria não podia ter feito melhor; Magno: tirando os minutos finais, foi um desastre; tudo lhe correu mal, o que muito me espantou. Devia ter saído ao intervalo, não fosse o caso de já termos uma substituição feita e de Wires e Chaves terem amarelos; Sidnei: precisa de crescer muito muito como jogador, limitou-se, como dados positivos, a duas ou três fintas;
Sobre o mister: dou nota 2 a Carlos Brito (até 3); penso que a sua intervenção devia ter sido feita antes do golo do Leiria, que se adivinhava; e teve azar nas três substituições que nada trouxeram ao jogo (além de que lhe faltaram opções no banco, com a ausuência de Vítor Gomes, que podia ter dado jeito com os cartões amarelos de Chaves e Wires); espero alterações na equipa (e não apenas motivadas pela entrada de Adriano).

(Leiria) Outras ideias

- Zé Gomes foi o sacrificado (o 19º jogador)
- No penalti, os jogadores ficaram sem saber quem marcaria e tiveram de perguntar a Brito, que indicou Wires;
- 1808 espectadores em Leiria (capital de distrito) é ridículo;
- uma forte presença dos órgãos sociais, a começar em ASC e a acabar em Mário de Almeida (Santos Ferreira, Luis Meneses ou Ernesto Ramalho - entre outros? - também estiveram presentes, além de Henrique Maia);
- uma a duas centenas de adeptos rioavistas, mas a claque - terá sido da distância a que me encontrava - não esteve muito barulhenta;

(Leiria) As notas:

(pontuaremos os jogadores e o treinador do Rio Ave de 1 a 3, sendo que 1 corresponde a mau, 2 a positivo e 3 a bom)
Carlos - 1
Magno - 1
Gaspar - 2
Fábio Faria - 2
Sílvio - 3
Vilas Bopas - 2
Ricardo Chaves - 2
Wires - 3
Sidnei - 1
Tomás - 2
Bruno Gama - 2
Chidi - 1
Wesllem - 1
Adriano - 1

Logo em Leiria

Pontuar.

Sinceramente não sei o que vale este Leiria. Passei os olhos pelos Cadernos d' A Bola e o nome mais sonante é Silas, já no alto dos seus quase 34 anos. Depois chamou-me a atenção os 11 golos em 12 jogos na época passada de Carlão, o brasileiro que terá estado na lista de contratações do Sporting.

Deixei o Leiria fora dos que lutarão por escapar da despromoção porque acho que tem um treinador bem melhor do que os outros 4 clubes que apontei. Mas mesmo com um bom treinadordo outro lado e desconhecendo o valor do opositor, confio nos nossos. Venham pontos!


As minhas expectativas para a época que agora se inicia.

O presidente ASC deixou bem claro que o objectivo passa exclusivamente pela manutenção. Carlos e Jeferson, talvez por serem novos na casa, traçaram objectivos mais ambiciosos com o brasileiro a elevar a fasquia até ao 5ºlugar. Eu acho que temos condições para ficar entre o 10 e o 12º lugar. Estou optimista, não demasiado optimista, mas parece-me que o Rio Ave este ano estará fora do grupo que lutará até ao fim para escapar da descida. Setúbal, Belenenses, Olhanense e… Académica são para mim à partida quem mais vai sofrer. Acho-nos perfeitamente capazes de somar 34 pontos.

Algumas das minhas expectativas entre os jogadores
O abandono de Niquinha foi uma surpresa e no final desta época espero que Evandro e Mora lhe sigam as pisadas.
Wires tem de se afirmar em definitivo esta época. Mostra potencial que tem se confirmar de uma vez por todas, transformando-o finalmente na mais-valia que pode e tem de ser.
Vitor Gomes tem de aproveitar a época para evoluir mais e tornar-se incontestado no meio-campo. Adriano mostrar que justifica a sua contratação para patrão do meio-campo.
De João Tomás que confirme que pode marcar pelo menos 10 golos e Bruno Gama que seja ainda mais desequilibrador e instrumental que foi o seu irmão mais velho.

Brito - a mais valia (e as razões do optimismo)

Começa logo mais um campeonato que todos esperamos que nos dê mais alegrias do que o anterior (o anterior deu-nos uma e sofrida...).
Tanto quanto me apercebo há entre os vários responsáveis pelo futebol do Rio Ave optimismo - eu também acho que há razões para isso.
A equipa tem mais qualidade (e mais opções) do que a do ano passado (apesar de Fábio Coentrão...), a Direcção está a fazer um trabalho muito meritório e há, desde o início, uma mais-valia chamada Brito.
Haverá certamente quem não saiba, mas Brito é o treinador da primeira liga com mais jogos. Jesualdo? Jesus? Bento? Não, Brito. Apesar dos seus 46 anos(que fará em Setembro).
Claro que há treinadores na primeira liga com mais vitórias do que derrotas (Jesualdo e Bento, basicamente, mas também Jesus e Jorge Costa, mas estes com números que precisam de ser confirmados), mas dos 18 treinadores nenhum tem mais de 300 jogos na primeira liga - só Brito, com 314.
Penso que isso não pode ser ignorado e os próprios jogadores terão de ter isso em conta.
Para além dos números, gosto do sistema táctico de Brito, da sua ousadia em campo, confio nas suas capacidades para escolher os jogadores (mesmo que por vezes não concorde, como é óbvio, porque não há ninguém que concorde sempre...).
Por isto tudo também estou (moderadamente) optimista de que vamos conseguir garantir a manutenção cinco ou seis jogos antes do fim do campeonato (chegando longe numa das duas taças); são esses os meus objectivos para esta época.

Leiria-Rio Ave ao vivo na net?

ALguém pode, logo, ver se isto é mesmo assim?
«Assista a transmissão exclusiva do nosso site, a partir das 13h [hora brasileira, 17h em Portugal continental]»

e aqui?

15.8.09

A primeira convocatória (sem surpresas) ACT

Sem Jeferson, Valdir e Serrão, e com Vítor Gomes adoentado, a primeira convocatória não tem surpresas (são 19):
Guarda-redes: Trigueira e Carlos Fernandes;
Defesas: Gaspar, Bruno Mendes, Fábio Faria, Sílvio, Zé Gomes e Magno;
Médios: André Vilas Boas, Tarantini, Wires, Ricardo Chaves e Adriano;
Avançados: Evandro, Bruno Gama, Wesllem, Sidnei, Chidi e João Tomás.


Falta quem?
Mora e Tiago Terroso.

ACTualizo a 16/8: O Record chama a atenção para o facto de todos os reforços desta nova época terem sido convocados, mas, sendo verdade, é preciso ter em atenção que, com quatro impedimentos, Brito chamou, basicamente, todos os jogadores disponíveis (ficou um dos guarda-redes, como é natural, e o jovem terroso, o que não é surpresa face ao evoluir da temporada)

Betclic - vamos ver o que acontece

A Santa Casa da Misericórdia continua a lutar contra moínhos de vento e a olhar para trás; por isso preocupa-se com o que não se devia preocupar...

14.8.09

Uma equipa a cem por cento

Jeferson deve ficar de fora por causa do certificado internacional que não chegou do Brasil, mas a equipa estará a cem por cento. Valdir e Serrão estão fora dos planos, mas nunca seriam opções de primeira linha (pelo menos) nesta altura. Por isso, há que ir ganhar a Leiria!

PS - com Carlos, Magno, Gaspar, Faria e Sílvio; Vilas Boas (ou Chaves?), Wires e Adriano; Sidnei (ou Wesllem), Tomás e Bruno Gama?

Os muito bons...

Carlos: chegou fora de forma, mas rapidamente se impôs. Vai ser titular e vai dar-nos muitas alegrias;
Magno: não gostei dos primeiros jogos, mas a partir de Penafiel deixou sinais de que pode ser um substituto de Miguel Lopes;
Sílvio: está em grande forma e esta época vai fazer muito melhor do que na anterior (sobretudo no sector atacante);
Gaspar: aquela máquina...
Wires: a revelação, para muitos, de um jogador acima da média; o novo Niquinha pode não ter o perfume do velho capitão, mas tem uma garra impressionante; ou me engano muito ou vai ser titular em Leiria; Foi o melhor jogador da pré-temporada.
Tarantini: um caso especial: evidenciou-se pelos golos que marcou e isso não pode ser ignorado; penso que dificilmente será titular (porque lhe falta jogo colectivo e algumas qualidades com a bola nos pés), mas não pode continuar a adiar a sua carreira; será este ano?
Tomás: mostrou que é aquele ponta de lança que todos esperamos; e não se pense que fica na pequena área à espera da bola; vem muitas vezes fora (além de ser mais um nos cantos adversários);
Chidi: como Tarantini; continuo a pensar que não é ponta de lança, apesar dos golos que marcou; vejo-o mais como um numero 10, no lugar que esta época será de Adriano.

... os bons...

Trigueira: chegou tarde, teve pouco trabalho nos jogos que fez, mas mostrou estar à altura;
Mora: quem o dá como acabado enganou-se;
Zé Gomes: lesionou-se numa altura importante, mas já deu para perceber que não perdeu qualidades; o maior problema é a necessidade de se articular com o extremo; Brito é mais rigoroso tacticamente e não quer Zé Gomes até à linha por sistema;
Jeferson: as primeiras impressões são positivas, mas precisa de ser testado a sério;
Fábio Faria: chegou tarde e saiu cedo (selecção) e só por isso não está em lugar de mais destaque; gostei muito do que vi;
Bruno Mendes: fez tres vezes jogos de 90 minutos, o que mostra que fisicamente está em forma; não deve ser primeira opção;
Vítor Gomes: começou bem a preparação, mas parece ter perdido algum fulgor; talvez psicologicamente não esteja tão bem;
Ricardo Chaves: Chaves não engana e sabe-se o que se pode contar com ele: bons passes, mesmo à distância, mas menor combatividade na posição 6;
André Serrão: depois de várias experiências de Eusébio, colocando-o à direita, pode estar ali o futuro trinco do Rio Ave;
Vilas Boas: jogou varias vezes fora do seu lugar e teve problemas na parte final da preparação; a avaliação é condicionada por isso; mas no resto continua um elemento fundamental;
Adriano: há quem diga que ele será a revelação do campeonato; eu não vi ainda o que o confirme, mas vi bons pés e muita força; o resto virá com as primeiras jornadas;
Terroso: jogou a defesa-esquerdo e pouco mais; teve poucas oportunidades; mas sempre que jogou deixou vontade de ver mais;
Wesllem: está a adaptar-se mas vi nele muitas potencialidades;
Bruno Gama: cresceu muito durante a pré-temporada; mais umas semanas e estará a 100 por cento;
Evandro: talvez tenha sido o seu melhor arranque dos últimos tempos, como que respondendo aos que temiam o seu fim antecipado (como eu). Continua trapalhão, mas com uma disponibilidade física assinalável; e muita vontade

... e os menos bons

Valdir: uma avaliação condicionada pelas ausências; esteve apenas em seis dos jogos; e do que vi, vi pouco; lesionou-se quando, provavelmente, estava a adaptar-se; terá tempo de mostrar que um mau ensaio pode dar numa boa estreia;
Sidnei: a minha grande divergência com Brito; para o treinador, o extremo é titular, para mim não. Vi muita vontade, mas pouca clarividência, pouco brilhantismo nos cruzamentos; tem de melhorar

12.8.09

Todos recuperados

Boas notícias: para o treino desta manhã no parque da cidade do Porto foram todos os jogadores (à excepção, penso, de Fábio Faria* e de André Serrão).
Carlos Brito volta a ter mais de 20 jogadores à disposição!
E já pode desenhar o seu onze sem limitações - vamos ver se assim é até final da semana!

* «O jogador Fábio Faria foi dispensado dos trabalhos da Selecção Nacional Sub-21 para regressar a casa, uma vez que apresentava síndrome febril. O responsável médico dos Sub-21 lusos, João Resende, comunicou a situação ao departamento médico do Clube a que pertence o atleta, o Rio Ave, e informou os responsáveis clínicos dos clubes que têm jogadores representados na Selecção Nacional Sub-21 do estado febril de Fábio Faria»

"Novas" instalações

Tive o privilégio de fazer, esta manhã, uma visita guiada pelo próprio presidente ASC e pelo responsável pelo futebol, Manuel Barbosa, às obras que decorrem no estádio, sobretudo às que decorrem dentro da bancada poente.
Há novas salas, nova reorganização dos espaços, balneários amplos, locais mais dignos para quem trabalha e para quem nos visita nos dias de jogos. Também há obras na bancada nascente, nomeadamente uma sala de espera para os pais dos miúdos das camadas jovens. E, claro, a nova secretaria e nova loja, já com portas de vidro a serem instaladas.
Sinceramente gostei e dei os meus parabéns ao presidente!

Rio Ave - Setúbal domingo, às 16h

é a segunda jornada

Gaspar ainda na liderança

Depois do jogo em Infesta, que terá sido o último, Gaspar consolidou a liderança, atingindo os 600 minutos de utilização.
Há, depois, vários jogadores com 500 minutos:
Magno e Tomás, 540
Tarantini, 535
Bruno Mendes, 525
Vitor Gomes, 522
Valdir e Jeferson foram os menos utilizados (um, por lesões, outro por ter chegado mais tarde)

(Insisto: estes numeros revelam tendências mas não podem ser levados ao pormenor; o jogo de ontem, na segunda parte, teve apenas 35 minutos; eu contabilizei, para facilitar, 45;)

O meu comentário: Tarantini é mesmo um caso especial; tentarei desenvolver esta ideia proximamente

Da entrevista de Carlos Brito

ontem na Linear (e que repete hoje depois das 18h):

- reconheceu que a maior lacuna da equipa, neste momento, é o último passe, aquele que pode dar golo;
- explicou que os jogos de 45 minutos se destinam a não excluir à partida ninguém e a contribuir para um bom balneário;
- explicou que há 8 ou nove jogadores que se podem considerar titulares, mas que a partir daí tudo está em aberto;
- explicou o 'folhetim' Yazalde;
- falou do 5º lugar de Jeferson: utópico; 12º lugar da última época seria bom (mas sem ser à última jornada...);
- gostaria de ter 20 pontos no final da primeira volta;
- disse que faltam os certificados internacionais de alguns jogadores (Jeferson? mais algum?) e que isso pode condicionar o primeiro onze;
- Niquinha: lembrou que foi com Brito que Niquinha começou no Rio Ave, disse que propôs a prospecção no Brasil e elogiou o comportamento e carácter do nosso ex-jogador;

O meu comentário: os 8 titulares são Carlos, Gaspar, Sílvio, Vilas Boas, Adriano, Sidnei, Tomás e Bruno Gama? Nesse caso, há três lugares em aberto: defesa-direito, defesa-central e meio campo defensivo/ofensivo?

11.8.09

5-0 in festa (atenção a Magno)

O Infesta é da terceira divisão (e está mais atrasado na preparação) e isso percebeu-se pelas fragilidades físicas e atacantes (além disso, o jogo não teve árbitro).
Por isso é preciso relativizar os 5-0.
Gostei muito de Magno, está a crescer/adaptar-se a olhos vistos; Silvio tambem está muito bem; João Tomás mexe-se bem; Terroso, a defesa-esquerdo novamente, cumpriu muito bem. Wires a defesa direito não tão bem; Bruno Gama a subir de forma; Evandro muito disponível fisicamente; Ricardo Chaves é muito bom passe mas não rouba as bolas de ANdré Vilas Boas; os guarda-redes não fizeram uma defesa; Tarantini é um caso especial: ataca e marca bem mas tem dificuldades em entrosar-se com o colectivo;
O Rio Ave na primeira parte:
Trigueira , Wires, Jeferson, Bruno Mendes e Terroso, Vitor Gomes, Ricardo Chaves e Tarantini; Weslem, Chidi e Bruno Gama;
Na segunda parte:
Mora: Magno, Gaspar, Bruno Mendes e Silvio; Vitor Gomes, Ricardo Chaves (Tarantini aos 65m) e Tarantini (Ricardo Martins aos 60'); Evandro, Joao Tomás e Wesllem
(jogaram todos menos Carlos; Ricardo Chaves sentiu-se indisposto e saiu; a segunda parte teve apenas 35 minutos; jogaram os '90 minutos': Bruno Mendes, Vitor Gomes, Tarantini, Wesllem.
Marcha do marcador: 0-1 aos 10m por Tarantini; 0-2 aos 15m por Tarantini; 0-3 aos 19 por Chidi; 0-4 aos 50m por Tomás e 0-5 aos 75m por Wesllem (em fora de jogo...) (não tem importância, mas A BOla diz que foram apenas 4-0; eu estive lá e contei cinco golos e o «site» também)

O meu comentário: a gripe baralhou-nos a todos; de Brito a Manuel Fernandes, passando pelos adeptos - como eu! Há 'lesionados' que serão titulares em Leiria? Aqueles que fizeram o jogo todo em Infesta serão titulares? Imagino que não dá para estabelecer uma regra, e acredito que Brito tenha várias dores de cabeça inesperadas: Vilas Boas recupera? Adriano idem? E Sidnei? Da maneira que as coisas estão só na sexta é que se sabe...

Quatro com febre (da B, não da A...)!

«A contas com sintomas febris, quatro jogadores do plantel estiveram ausentes da dupla sessão de ontem. Adriano, André Serrão, Wesllem e Sidnei foram medicados e ficaram a repousar em casa, situação que já tinha acontecido recentemente com outros jogadores»; o site do clube confirma: http://www.rioave-fc.pt/index.php?hash=8f6b360e6dd97cec3bef4741283e156c&goto=L25vdGljaWFzL3ZlcmRldGFsaGVzLnBocD9yZWdpc3RvPTI4Nw==
«Os atletas têm febre e outros sintomas gripais, mas os vila-condenses garantem que não se trata de gripe A, negando haver motivo para alarme. Hoje à tarde, o quarteto será sujeito a uma nova reavaliação médica». «O quarteto será reavaliado nesta terça-feira, mas já sabe que não está convocado para o encontro particular com o Infesta, marcado para as 18 horas. O mesmo acontece com Fábio Faria, que está ao serviço da Selecção Nacional de sub-21, e com André Vilas Boas, que apresenta queixas no gémeo da perna direita.
Zé Gomes e Valdir também não integram a convocatória mas já trabalham com bola e devem ser reintegrados nos treinos em breve, prestes que estão a recuperar de lesões
».

10.8.09

Gaspar o mais utilizado

Os números não mentem (*) e dizem-nos que nos 11 jogos Gaspar foi o mais utilizado (556 minutos), o único a fazer mais do que 500 minutos.
Seguem-se Magno com 495 minutos (mais 100 minutos do que Zé Gomes) e João Tomás; depois vários com 450 minutos: Tarantini (surpresa, para mim), Chidi, Wesllem e Evandro.

* Não mentem, mas podem estar enganados - e os enganos podem ser de dois tipos: falta de rigor nas fichas técnicas que consultei e eu próprio que me baralhei ao passar os números (não são o meu forte...). Se detectarem algum erro, vamos corrigi-lo, como é óbvio. Ainda assim, mais 10 para a frente ou para a trás, dão para tirar ilações, certamente.

O meu comentário: além dos números de Tarantini (acima dos de Adriano), vejam a sequência de jogos de Jeferson, desde de que chegou, o empate 'científico' entre Vilas Boas, Vítor Gomes e Wires, com Ricardo Chaves um pouco abaixo; Wesllem com mais minutos do que Sidnei. Com menos de 300 minutos, o 'novato' Jeferson, o 'lesionado' Valdir e o sacrificado Terroso.

Mais um jogo - amanhã em Infesta (ACT)

O Rio Ave vai estar em S. Mamede de Infesta amanhã às 18horas para apresentar equipa local aos sócios e adeptos matosinhenses.

O meu comentário: tenho alguma curiosidade para ver se Brito vai antecipar o onze de Leiria ou ainda fará esperiências para esclarecer eventuais dúvidas. A esclarecer amanhã

ACTualizo a 11/8: em Infesta, mas só com 18 jogadores (três guarda-redes)

Carlos Brito fala na Linear

entrevista amanhã em directo - do restaurante Praça Velha - a partir das 21horas; reposição, espero, no dia seguinte, para os que não puderem ouvir à noite.
Brito vai fazer o inevitável balanço deste mês e meio de trabalho e perspectivar a nova época.

Lesão tira Zé Gomes do onze?

Dos quatro lesionados, Zé Gomes era o que tinha mais hipóteses de ser titular.
A lesão chegou, nesse contexto, no pior momento. E mesmo que domingo esteja recuperado, é provável que Brito já se tenha decidido.
Assim, e a menos que haja qualquer surpresa (lesão...) de última hora, vamos entrar em Leiria com:
Carlos, Magno, Gaspar, Fábio Faria e Sílvio; Vilas Boas, Vítor Gomes ou Wires e Adriano; Sidnei, Tomás e Bruno Gama.
Tenho, portanto, uma dúvida: Wires está em grande forma, Vítor Gomes também começou bem a pré-temporada, mas não a terá acabado tão bem.
Fábio Faria só é surpresa para quem não viu alguns dos jogos-treino e não lê este blogue.

PS - João, aquele que era o quarto guarda-redes, vai para Esposende

9.8.09

Yazalde novamente? (ACT)

A Bola diz que o Rio Ave procura o regresso de Yazalde, dispensável por Domingos Paciencia, sobretudo agora que chegou um disputado Wanderley a Braga...

O meu comentário: claro que seria muito bem vindo, mas acho pouco provável depois do que aconteceu nos últimos tempos. De qualquer forma, espero ser surpreendido...

ACtualizo a 10/08: agora é o Record que volta ao assunto.

(os comentários de volta)

(Dois meses depois, e coincidindo com o regresso da competição a sério, voltamos a aceitar comentários neste blogue.
Gostaríamos que este período de pausa tivesse servido, do nosso ponto de vista, para duas coisas:
- fazer desistir aqueles que aqui comentavam com segundas e terceiras intenções;
- mostrar a esses - e a nós próprios - que o blogue sobrevive sem comentários;
De qualquer forma, e porque sempre sentimos que são precisos espaços de discussão sobre o nosso Rio Ave, voltamos a abrir o espaço.
Recomeçamos os comentários sem qualquer moderação ou filtragem. Mas estamos preparados para aplicar uma moderação se a perspectiva negativa - aquela que visa a honra ou ofende não só de quem aqui escreve mas de terceiros - não desaparecer; de qualquer forma, e é uma garantia, os comentários não desaparecerão.
Uma nota final:
- um obrigado a todos aqueles que nos vão lendo diariamente e que já constituem uma comunidade muito relevante;
E força Rio Ave FC!)

11 jogos, nenhuma derrota

Salvo alguma surpresa que ainda possa aparecer esta semana, o Rio Ave cumpriu a chamada pré-época com 11 jogos. Destes há seis vitórias e cinco empates (ainda que uma das vitórias tenha sido contra aquela espécie de equipa de jogadores brasileiros... o que não devia contar!).
ALgumas notas que se retiram:
- não houve derrotas;
- nunca sofreu mais do que um golo;
- só uma vez marcou mais do que um golo;
- Brito apresentou 17 'onzes' diferentes;

O meu comentário: parece que a consistência defensiva não se perdeu e até terá melhorado. Já relativamente ao ataque há - penso - razão para alguns receios; o Rio Ave marcou 15 golos, mas cinco não contam...
O mais importante é não ter havido derrotas, até porque isso anima os jogadores (e os adeptos); quanto aos 17 'onzes' é uma forma de Brito manter a motivação no balneário, dizendo aos jogadores que todos têm oportunidades. O balanço é positivo. Podia ser muito mais, se o ataque tivesse produzido aquilo que todos esperamos, mas não há razão para não acreditar que a equipa vai fazer mais e melhor do que na época passada.

Duas vitórias em Espinho

«No segundo jogo, o Rio Ave concedeu (!) a Académica a segunda derrota da tarde através dum golo de Magno aos 39'.
Na final do torneio, o Sp. Espinho mostrou qualidades mas a maior experiência do plantel orientado por Carlos Brito traduziu-se numa vitória por 1-0 graças a um golo de Evandro, aos 11 minutos
» («A Académica teve uma fraca prestação, dado que perdeu os dois jogos disputados»).
«De facto, foi inequívoco o domínio dos homens de Carlos Brito, mais agressivos em campo (às vezes até demais) e, muitas vezes, não deixando a Briosa sair do seu próprio meio-campo. Wires, por duas vezes, teve o golo nos pés, mas numa atirou ao lado, enquanto na outra viu Ricardo negar aquilo que parecia certo.
Apesar da superioridade dos vilacondenses, o resultado parecia confinado ao empate, até que Magno (não confundir com o nome de um famoso gelado) acertou em cheio na baliza de Ricardo com um violento pontapé. Estava feita justiça no marcador
». «Foram, de facto, boas as indicações dadas pelo Rio Ave, que teve algumas unidades a sobressair, como foi o caso do guarda-redes Carlos (nas grandes penalidades com a Briosa esteve em grande), Magno e Wires».

O meu comentário: não estive em Espinho, mas destaco os elogios que se podem ler nos jornais. E também os golos de Magno e de Evandro, que parecem estar a subir de forma nesta fase final da preparação; Carlos também parece estar definitivo! Quanto a Wires, eis uma 'dor de cabeça' para Brito. Quem sairá para o «novo Niquinha» entrar?

Só com 21

De de repente o plantel numeroso ficou reduzido a 21 jogadores.
Brito levou os disponíveis para Espinho, o que significa que falta um defesa esquerdo, um defesa direito, um central e um guarda-redes. Felizmente o plantel tem soluções.

PS - e se Tomás se lesionar ou estiver castigado? Até 31 de Agosto (data limite para inscrição de jogadores) ainda acredito.

7.8.09

Do treino desta manhã...

- Brito só teve 21 jogadores de campo mais os dois guarda-redes; entre os 21 estão Ricardo Martins e Bruno Novo (Ronaldo já não);
- Mora descansou no banco; valdir fez exercícios; não vi Zé Gomes nem Bruno Mendes; Bruno Gama estava em pleno (tal como Fábio Faria);
- no final três jogadores seleccionados para marcarem livres directos: Bruno Gama, Vítor Gomes e Adriano.

Uma sessão azarada?

O jogo com o Tirsense - que não vi - não terá corrido da melhor forma. De acordo co o site há vários jogadores 'tocados': Zé Gomes, Bruno Mendes e até Bruno Gama está com febre. Se a estes se juntarem Mora e Valdir, é o pior momento desde que se iniciou a preparação (que tem sido, nesse aspecto, santa...).

O onze do Rio Ave:
Pedro Trigueira; Zé Gomes, Bruno Mendes, Jeferson e Tiago Terroso; Tarantini, Vitor Gomes, Ricardo Chaves; Evandro, Wesllem e João Tomás.
De acordo com o site, «Tiago Terroso saiu para dar lugar ao companheiro André Serrão, mas o defesa vilacondense [Terroso?] viria a reentrar para o lugar de Zé Gomes, devido a este apresentar queixas no adutor esquerdo (...) Fábio Faria foi chamado a entrar para o lugar de Bruno Mendes, uma vez que o central sofreu um traumatismo na perna esquerda. Zé Gomes e Bruno Mendes são reavaliados no dia de amanhã».
O Rio AVe ganhou por 2-1 com golos de Vítor Gomes e Evandro «e poderia ter vencido de forma mais concludente, não fosse o desacerto de João Tomás na finalização». O golo de Vítor Gomes foi de livre directo! (e o de Evandro de penalti).

Amanhã há torneio de meias partes em Espinho.

Fábio Faria novamente na selecção

Tudo se confirma para que este venha a ser o ano de Fábio Faria! (mas sem cólicas...)

6.8.09

O maior rioavista há-de ser presidente!

«Se as [suas] previsões se confirmarem e conseguir a sua oitava vitória eleitoral a 11 de Outubro, Mário de Almeida terminará a sua carreira como autarca em 2013, aos 70 anos, já que este será o último mandato a que legalmente pode concorrer.
"Depois, penso continuar a servir Vila do Conde, nas colectividades do concelho, sobretudo nas de índole social", disse.
Não exclui, poder vir a assumir um papel mais activo no Rio Ave Futebol Clube, a cuja Assembleia-Geral preside
»

O meu comentário: eu voto em Mário de Almeida para futuro presidente do Rio Ave!!!!

Ainda o jogo de Penafiel

A minha análise contrasta com a que os jornalistas presentes fizeram. O Record considera que «os vila-condenses apresentaram-se desprovidos de ideias no capítulo ofensivo durante grande parte do desafio e só conseguiram reagir, curiosamente, quando o Penafiel já não tinha em campo muitos dos titulares. A divisão de pontos aceita-se», ideia com que não concordo (o Rio AVe foi sempre melhor e mereceu ganhar; então na segunda parte...); O Jogo fala na «melhor primeira parte do Penafiel respondeu o Rio Ave na segunda» (quando muito a primeira foi equlibrada) e A Bola dá a entender que só «As muitas substituições ocorridas na etapa complementar acabaram com o melhor da equipa local e o Rio Ave apareceu no jogo, chegando ao empate através de Bruno Gama» (eu acho que as substituições só acentuaram o que se notava).

Atenção: o Rio AVe não fez um bom jogo, um jogo que possa contentar os adeptos. Mas, comparando com o que se tem visto, foi aquele que me fez regressar a casa mais animado.

Matar saudades (ainda Sérgio 'Cafeteira')

O texto sobre os 50 anos de Sérgio 'Cafeteira' foi actualizado com um foto; acho que vale a pena!

Urgente renovar com Fábio Faria!

Se é verdade que, como me disseram, este é o último ano de contrato de Fábio Faria com o Rio Ave, então é urgente propor-lhe a renovação. Estou muito entusiasmado com o que tenho visto dele!

Ronaldo ainda sem clube?

Apesar destas informações, actualizadas pelo Record, Ronaldo terá desmentido ontem a ida para a Amadora aos jornalistas que lhe ligaram.
Aguardemos.

5.8.09

(Penafiel) O melhor jogo da pré-temporada

Dir-se-á: a equipa titular do Rio Ave não conseguiu melhor do que empatar com os suplentes (na segunda parte) do Penafiel, que têm duas semanas de preparação?
É apenas uma forma de ver as coisas - o Rio Ave fez o melhor jogo desta pré-temporada e podia ter ganho por dois ou três golos de diferença.
Além disso não é/será o onze titular.
Magno ou Zé Gomes é uma das incógnitas de Brito (acho...) e jogou Magno. Vítor Gomes esteve no banco e jogou Wires (muito bem na primeira parte); Chidi foi titular e descansou Tomás.
Viu-se mais entrosamento, mais ligação entre sectores, mais produção ofensiva. Viu-se um grande jogo de Sílvio (o melhor em campo) e uma óptima prestação de Fábio Faria (agarrou definitivamente o lugar); também já destaquei Wires e quero acrescentar Vilas Boas, Gaspar e Bruno Gama (está claramente a subir de forma). Terroso teve mais alguns dos seus pormenores de classe, desta feita nos cantos, que marca primorosamente. Curiosamente o golo do Penafiel é marcado na sequencia de um penalti que resulta de uma falha de Fábio Faria e de uma falta de Wires (dois dos melhores). O golo do Rio AVe é de Bruno Gama (também entre os melhores *).
Menos bem estiveram Magno (irregular, mas também foi o seu melhor jogo), Sidnei (gostava de dizer o contrário mas ainda não vi o que possa justificar a sua titularidade; ser rápido e esquerdino não chega) e Chidi (jogou à... Chidi). Falta referir Carlos, que quase não teve trabalho, e Adriano - um caso à parte: confirmou a muita qualidade que se lhe reconhece, tem um chuto fenomenal, entrega-se muito ao jogo, mas ainda vai ter de se ligar melhor aos colegas e procurar um último passe com qualidade. Fez coisas boas mas também coisas erradas (e foi chamado à atenção pelos colegas de equipa pelo menos duas vezes).

O Rio Ave alinhou com:
Carlos, Magno, Gaspar, Fábio Faria e Sílvio; Vilas Boas, Wires e Adriano; Sidnei, Chidi e Bruno Gama.
No final da segunda parte Carlos saiu para entrar Trigueira, Vilas Boas deu lugar a Serrão, Terroso entrou para o lugar de Wires e, por cólicas (!), Fábio faria teve de ser substituído por Jeferson!
(Mora e Valdir estão lesionados)

* Eis Bruno Gama em jogo: fez 10 cortes bons e seis errados; cinco passes bons e cinco tortos; três remates à baliza (um deles golo) e sofreu seis faltas.

Nota: vi todos os jogos de preparação até agora excepto Freamunde e Aves.

O jogo em Leiria...

é domingo, dia 16, às 17 horas.

Os 50 anos de Sérgio 'Cafeteira'


Um dos nossos mais míticos jogadores, o defesa Sérgio 'Cafeteira', vai fazer no final deste mês 50 anos.
A filha - vilacondense e rioavista - quer fazer-lhe uma surpresa, através de uma retrospectiva da carreira, mas a família tem pouco material.
Se alguém puder ajudar com fotos ou recortes, por exemplo, é favor enviá-los ao cuidado de Susana Sérgio Menoita (suyus82@hotmail.com).
Foi a Susana, nossa leitora, que nos pediu esta simbólica colaboração. E é com todo o gosto que aqui ficam os parabéns antecipados a um jogador que muitos de nós ainda se lembram de ver em campo.

(Sérgio é o primeiro a contar da esquerda! Para aumentarem a foto basta clicar)

Vilar do Pinheiro recebe visitante ilustre

O Vilar do Pinheiro que disputa a Série 1 da 2ª Divisão da AF Porto vai receber o Boavista na abertura do campeonato. Quem diria em 2001.

Li no JN que "O Boavista está a negociar a suspensão dos impedimentos levantados por ex-jogadores, que inviabilizam a inscrição na II Divisão de futebol e podem condenar o clube aos Distritais, disse a administradora Adelina Trindade Guedes.", logo não sei se a presença do Boavista da Série 1 da 2ª Divisão da AF Porto é definitiva.

De qualquer forma é assustador. E se fosse o Rio Ave?

Tomás

«João Tomás sempre marcou pelos clubes por onde passou. Agora, no Rio Ave, não será diferente, mas o goleador não quer traçar metas: "É muito relativo. Temos de nos preocupar em ganhar, independentemente de quem marca, mas é lógico que o ponta-de-lança é sempre avaliado pela estatística", defende, lembrando ainda que "quem não quiser estar sujeito a esses números, não pode jogar no ataque»

O Estrela de Ronaldo

Ronaldo já não é jogador do Rio Ave e vai jogar no Estrela da Amadora, da segunda divisão, na próxima época.
Infelizmente a página oficial do nosso clube nada nos diz, pelo que temos de recorrer a outras fontes.


O meu comentário: sem qualquer ironia ou sarcasmo: boa sorte Ronaldo. Foi um jogador bastante desgastado aqui neste blogue, mas apenas porque queremos o melhor possível para o Rio AVe e Ronaldo raramente esteve à altura. Mas isso já lá vai, que marque muitos golos no Amadora (e receba ao fim do mês - que o dinheiro que levou de Vila do Conde, tendo abdicado de uma parte importante do que teria direito até ao fim do contrato, não dura para sempre).

4.8.09

Bruno Gama e Valdir...

... o que é que têm em comum?

Jorge Mendes!

O maior empresário do futebol europeu tem dois jogadores no Rio Ave, o que não podemos deixar de destacar: Bruno Gama e Valdir (Aípio e Fábio Coentrão já se foram e Paím não chegou a vir).

PS - Cícero também é de Jorge Mendes!

O meu comentário: tanto quanto é possível de dizer, Jorge Mendes é um amigo do Rio Ave.

Liga intercalar?

Começa daqui a um mês mais uma edição da Liga Intercalar.
Defendi há um ano que fazia sentido não participar, mas hoje tenho uma opinião diferente: a equipa tem mais qualidade e há jogadores que precisam mesmo de competir. Claro que há custos, mas se forem razoáveis devem ser tidos em conta. A pouco e pouco - é forçoso reconhecê-lo - a Liga Intercalar tem conquistado o seu espaço e a sua visibilidade; continuar de fora não faz sentido.

Do patrocínio da Betclic...

... que é apresentado daqui a pouco, sabe-se mais qualquer coisa: aparecerá numa das mangas das camisolas dos clubes patrocinados.

ACTualizo: foi Evandro quem representou as cores rioavistas! desfilou ao lado de Liliana Aguiar! Não foi só Vilas Boas quem não esteve presente; ASC também não. Valores? Nada se soube...

E já há quem peça uma Assembleia Geral para analisar o dinheiro das mangas...

O meu comentário: é sempre bom, é sempre dinheiro que entra, mas - atendendo a que se trata apenas de uma manga - esperemos que não seja menos do que 100 mil euros (paga o contrato de Bruno Gama e sobra qualquer coisa...)

Da imprensa de hoje

Continua em evidência a lesão de Valdir.

Supresa a possível ida de Ricardo Martins para Espanha.

O meu comentário: Ricardo foi uma agradável para mim. Agrada-me que saia por empréstimo, mas Espanha deixa-me apreensivo. Preferia Ricardo na Vitalis ou na 2ª B. Claro que cada caso é um caso e se Ricardo souber aproveitar a experiência mesmo não jogando, então boa sorte!

3.8.09

Jogo com o Tirsense (ACT)

... esta quinta-feira, menos de 24 horas depois do jogo em Penafiel. ACT: segundo A Bola de ontem será às 17h. ACT a 4/8: o site do clube diz que é às 16h


O meu comentário: faz todo o sentido; Brito vai poder apostar numa equipa em Penafiel, dar-lhe minutos (e não apenas uma parte do jogo) e fará o mesmo no dia seguinte, jogando com outro onze frente ao Tirsense (embora possa haver, como é óbvio, elementos comuns aos dois jogos).

PS - sete euros para ver o Penafiel-Rio AVe depois de amanhã?

O que há para resolver até Leiria

- Jeferson ou Fábio Faria no centro da defesa?
- Sidnei ou Wesllem (ou Chidi)?

Ou seja, pouco.

Mais importante: conseguir mecanizar a equipa, criar um estilo de jogo, aumentar a capacidade atacante, articular laterais com o meio campo e estes com os extremos. De acordo com o plano conhecido, Brito só tem mais uma oportunidade de conseguir pôr a equipa a jogar 90 minutos (em Penafiel, quarta-feira); o torneio de Espinho é, parece-me, uma carta fora do baralho. Por isso faria falta mais um jogo de 90 minutos até Leiria. Pelo que todos temos visto, há ainda muita coisa a rectificar.

PS - sem antecipar o balanço que farei, dentro de dias, da pré-temporada, Chidi está a a marcar pela positiva, muito mais depois de saber que poderia ser dispensado. Ou por causa disso?

Um reforço (financeiro...) inesperado

O Rio AVe é um dos nove clubes da primeira liga que vai ser patrocinado pela Betclic (Braga, Guimarães, Paços, Naval, Academica, Nacional, Leiria e Olhanense são os outros, de acordo com A Bola de sábado, mas pode haver mais).
A formalização do negócio é amanhã à tarde.
A Betclic é o principal patrocinador de clubes como o Lyon ou a Juventus.
Segundo se lê, cada clube estará representado pelo presidente e pelo capitão de equipa, que desfilará - com as cores do seu clube - ao lado de modelos como Diana Chaves, Liliana Aguiar, Mafalda Teixeira, Rute Miranda, Marta Pereira ou Olga Diegues.
Desconhece-se quanto é que cada clube receberá e que de forma a Betclic aparecerá nas camisolas.

O meu comentário: Seria por estar nervoso com esta sessão que ANdré Vilas Boas fartou-se de dar pau no sábado? Se foi por isso, parabéns!!!!

O adeus a Ricardo Martins (e a vantagem da Internet)

Dois dias depois os jornais desportivos informam os seus leitores de que Ricardo Martins não foi apresentado porque vai ser emprestado.
Já os leitores, por exemplo, dese blogue ficaram a saber dessa informação na noite de sábado.
Quanto a Ricardo Martins - do pouco que se viu dele (do pouco que pudemos ver), fica uma imagem muito positiva, como médio de ataque, uma valor que o Rio AVe não deve esquecer ou desperdiçar. Continuaremos, aqui, a acompanhar a sua carreira.

1.8.09

(Apresentação) Nulo

O Rio Ave não sofre golos mas também não marca - afinal, uma marca do início da época passada. Esta frase resume - parece-me - o ponto de situação da equipa riovista: uma defesa segura, um ataque improdutivo;
Por um lado, Adriano ainda não é aquele jogador que o Rio Ave precisa no jogo colectivo; por outro, os extremos ainda não conseguem dinamizar o jogo para o ponta de lança (apenas porque ninguém lhes passa a bola?).
Há ainda muito para trabalhar - mas não me parece que o facto deste ser o sétimo jogo com equipas de 45 minutos ajude (o Marítimo manteve a mesma equipa muito mais tempo)*.
Para o mau jogo do Rio Ave também contribuiu o fraco desempenho de Vítor Gomes (ele que tem sido dos melhores) e de André Vilas Boas (hoje parecia mais apostado em dar nas canetas!). Daí que o segundo Rio Ave tenha sido mais forte do que o primeiro (Wires foi o melhor no meio campo)...
Gostava, pela positiva, de fazer um destaque para Fábio Faria: teve um lance infeliz na pequena área (atrapalhou-se com a bola quando ia cortar) e isso pode ficar na memória de muitos; mas será injusto: fez sete cortes e apenas um errado (esse...); fez oito passes e seis deles acertados. Esteve muito bem!

As equipas:
1ª parte
Carlos (aos 30' Trigueira), Zé Gomes, Gaspar, Fábio Faria e Sílvio; Vilas Boas, Vitor Gomes e Adriano; Bruno Gama, Tomás e Sidnei;
2ª parte
Trigueira (aos 60 Mora), Magno, Bruno Mendes, Jeferson e Silvio; Wires, Ricardo Chaves (Serrão aos 75') e Tarantini; Evandro (aos 75' Terroso), Chidi e Wesllem,


* Brito pode argumentar com razão que este era o jogo de apresentação e que todos deveriam jogar; por outro lado tambem tem razão no facto de a apresentação ter sido adiada uma semana; mas o que é preocupante é que só são conhecidos mais dois jogos e um deles é um torneio de 45 minutos (Espinho)!

(Apresentação) Um a um

Carlos - o guarda-redes que teve mais trabalho; duas excelentes defesas para dois golos do Marítimo
Trigueira - sem trabalho
Mora - fez uma ou outra defesa e esteve num lance confuso aos 67';
Zé Gomes: combativo, arrojado, algumas vezes apanhado em contra-mão;
Magno: aparece menos no ataque do que Zé Gomes, mas também cruza;
Gaspar: esteve sempre seguro e 'autoritário';
Fábio Faria: a «surpresa»; com uma excepção, esteve muito bem;
Bruno Mendes: sem crises;
Jeferson: esteve activo no jogo, avançou um pouco no terreno e pode dizer-se que teve uma boa estreia;
Sílvio: fez os 90 minutos, defendeu bem e quase marcava;
Vilas Boas: apareceu de cabeça perdida, a lembrar tempos antigos; podia ter sido expulso sem qualquer necessidade;
Wires: o novo Niquinha: não esteve sempre bem, mas foi dos melhores em campo (e dos mais activos);
Ricardo Chaves: exibição discreta, com um ou outro lance perdido;
André Serrão: no pouco tempo em campo esteve tão bem ou até melhor do que Chaves;
Vítor Gomes: demasiado discreto, passou ao lado do jogo;
Tarantini: quase marcava, mas a palavra quase começa a aparecer demasiadas vezes colada a Tarantini...
Adriano: quer fazer tudo bem, mas isso é impossível; os seus pés são de ouro nas bolas paradas, mas em trabalho colectivo ou corrido ainda deixa muito a desejar;
Evandro: esteve menos mal do que em anteriores jogos e fez o cruzamento para o melhor lance do Rio Ave (Chidi quase marcava);
Terroso: no pouco tempo que jogou, mostrou dois pormenores de excelência que 'levantaram' a bancada; não teve tempo para mais;
Bruno Gama: muita vontade, mas poucos resultados; parece estar à procura da forma;
Tomás: a bola não lhe chegou e como tal...
Sidnei: desastrado em várias intervenções (cruzamentos e passes)
Wesllem: melhor do que Sidnei, mas também não foi o seu melhor jogo;
Chidi: o melhor em campo - também falhou e fez disparates, mas rematou de longe, cabeceou e quase marcava;

(Apresentação) Outras notas

- Não houve surpresa... atacante;
- Ricardo Martins foi excluído (será emprestado?) e não foi apresentado; o guarda-redes João também, mas já se esperava; Terroso e Serrão vão ficar no plantel;
- Bruno Novo e Ronaldo não foram, como era esperado, apresentados;
- Jogaram todos menos Valdir, lesionado (Sílvio fez os 90 m);
- Apesar do que diz o «site», achei pouca gente para o jogo de apresentação; os espectadores da última quarta-feira surpreenderam-me mais. Mas A Bola fala em 1500 pessoas, o que - a ser verdade - não é nada mau; erro meu?

Três dúvidas para logo

1) Será anunciada alguma surpresa? O tal avançado?

2) Não acreditando que Ronaldo e Bruno Novo sejam apresentados, algum dos jovens ficará de fora?

3) O primeiro onze andará longe deste? Carlos, Zé Gomes, Gaspar, Fábio Faria e Sílvio; Vilas Boas, Vítor Gomes e Adriano; Sidnei, Tomás e Bruno Gama?

PS - choverá?