5.8.09

(Penafiel) O melhor jogo da pré-temporada

Dir-se-á: a equipa titular do Rio Ave não conseguiu melhor do que empatar com os suplentes (na segunda parte) do Penafiel, que têm duas semanas de preparação?
É apenas uma forma de ver as coisas - o Rio Ave fez o melhor jogo desta pré-temporada e podia ter ganho por dois ou três golos de diferença.
Além disso não é/será o onze titular.
Magno ou Zé Gomes é uma das incógnitas de Brito (acho...) e jogou Magno. Vítor Gomes esteve no banco e jogou Wires (muito bem na primeira parte); Chidi foi titular e descansou Tomás.
Viu-se mais entrosamento, mais ligação entre sectores, mais produção ofensiva. Viu-se um grande jogo de Sílvio (o melhor em campo) e uma óptima prestação de Fábio Faria (agarrou definitivamente o lugar); também já destaquei Wires e quero acrescentar Vilas Boas, Gaspar e Bruno Gama (está claramente a subir de forma). Terroso teve mais alguns dos seus pormenores de classe, desta feita nos cantos, que marca primorosamente. Curiosamente o golo do Penafiel é marcado na sequencia de um penalti que resulta de uma falha de Fábio Faria e de uma falta de Wires (dois dos melhores). O golo do Rio AVe é de Bruno Gama (também entre os melhores *).
Menos bem estiveram Magno (irregular, mas também foi o seu melhor jogo), Sidnei (gostava de dizer o contrário mas ainda não vi o que possa justificar a sua titularidade; ser rápido e esquerdino não chega) e Chidi (jogou à... Chidi). Falta referir Carlos, que quase não teve trabalho, e Adriano - um caso à parte: confirmou a muita qualidade que se lhe reconhece, tem um chuto fenomenal, entrega-se muito ao jogo, mas ainda vai ter de se ligar melhor aos colegas e procurar um último passe com qualidade. Fez coisas boas mas também coisas erradas (e foi chamado à atenção pelos colegas de equipa pelo menos duas vezes).

O Rio Ave alinhou com:
Carlos, Magno, Gaspar, Fábio Faria e Sílvio; Vilas Boas, Wires e Adriano; Sidnei, Chidi e Bruno Gama.
No final da segunda parte Carlos saiu para entrar Trigueira, Vilas Boas deu lugar a Serrão, Terroso entrou para o lugar de Wires e, por cólicas (!), Fábio faria teve de ser substituído por Jeferson!
(Mora e Valdir estão lesionados)

* Eis Bruno Gama em jogo: fez 10 cortes bons e seis errados; cinco passes bons e cinco tortos; três remates à baliza (um deles golo) e sofreu seis faltas.

Nota: vi todos os jogos de preparação até agora excepto Freamunde e Aves.