26.5.23

34 j - Famalicão: empate a 2 não dá pra grandes festas.

Fim de época com um jogo a puxar ao fraco, mas pelo menos entretido. A equipa que Luís Freire escolheu para começar o jogo tinha várias mudanças, como o regresso de Jhonatan, a ausência de Costinha a opção por Ventura. O início foi mau com muitas falhas defensivas que nos levavam a já perder por 0-2 com 12 minutos, golos sofridos no espaço de 2 minutos. O Famalicão quando chegava à nossa baliza marcava e já parecia o jogo da segunda volta no Bessa. A expulsão de um famalicense à meia hora fazia antever uma mudança vincada na forma como o jogo iria decorrer, mas demorou até o Rio Ave encontrar o fundo da baliza adversária. Tivemos de esperar pela segunda parte e por substituições para Boateng marcar com assistência de Sávio. 12 minutos depois Ruiz empatava. 2 minutos passados penalty assinalado sobre Baeza que o VAR haveria de desfazer.

O jogo acabou por valer alguma coisa pela emoção que a busca de recuperar o resultado trouxe. Não foi bem jogado, mas manteve toda a gente na cadeira até ao apito final. Não deu pra muita festa, salvou-se um ponto. Falta saber qual o nosso lugar definitivo na classificação. 
A época acabou e o objectivo principal foi cumprido. A equipa perdeu acutilância e algum rasgo quando se sentiu segura. Não sei se terá sentido que tinha atingido o seu limite e já não dava pra mais ou se foi outro motivo qualquer. O que fez foi suficiente para não nos deixar aflitos. Na minha opinião acabou por fazer uma época melhor do eu esperava. Sim, houve equipas que estiveram muito mal este ano, mas isso não é problema nosso. O nosso era conseguir somar pontos suficientes para continuar na primeira liga em 2023/2024. Foi conseguido, parabéns a todos os que contribuíram para isso.