2.2.21

As novidades no dia de fecho do mercado.

Ontem foi dia de jogo e dia de fecho do mercado de Inverno, obrigando-nos a estar com um olho no gato e outro no peixe.

A primeira transferência a envolver o Rio Ave gerou alguma confusão por causa do nome do atleta. O site da Liga anunciava Pedro Henrique, jogador com o mesmo nome completo de um central que já tinha jogado pelo Guimarães. Mesmo com a indicação de "transferência Júnior", a dúvida ficou no ar. No final não era mesmo o central, mas sim um guarda-redes para a equipa de Sub-23.

Já não sendo novidade entre a comunidade rioavista, às 19 horas chegava a confirmação de Sávio, lateral esquerdo brasileiro. O atleta assinou por 4 temporadas e meio. Jogava na Série B do Brasileirão e tudo indica ser um lateral de vocação ofensiva forte nas bolas paradas. 
Durante o dia várias notícias de avanços na saída de Matheus Reis para o Sporting envolvendo o empréstimo ao Rio Ave de Rafael Camacho, jovem extremo dos leões. A confirmação chegou na última actualização do site da Liga: Matheus é cedido temporariamente ao Sporting e de Lisboa chegou o jovem Camacho. 
A grande expectativa era a chegada de reforços para o centro do ataque. Maurides foi sendo referido nos últimos dias como alvo, mas mesmo estando livre a chegada não se confirmou. Estando livre poderá chegar mais tarde? Aguardemos. 

A surpresa chegou também à última hora: Junior Brandão. Um desconhecido brasileiro cujo passe pertence ao Ludogorets da Bulgária. Chega por empréstimo até ao final da temporada.

O mercado fechou. Confesso alguma desilusão. Admiti que viria um central e um médio criativo também. Os nomes de quem chegou não me deixam entusiasmado. Este exercício de julgar pelo nome ou fama sem conhecer os atletas é porém extremamente falível. Espero que daqui a uns tempos todos se afirmem e vençam a minha desconfiança. O Rio Ave tem vindo a elevar a sua fasquia e a habituar-nos a coisas boas. Quando não iguala as expectativas dos adeptos como eu que não têm que pagar as transferências a desconfiança instala-se. Espero que, seja só isso.