14.5.25

Uma excelente notícia sem dúvida, mas é legítimo colocarmos algumas perguntas

(imagem tirada a 16 de Novembro de 2020, no momento da demolição da bancada nascente)



Segundo garantiu, será feita uma intervenção na bancada poente para que o recinto cumpra os requisitos legais e possa voltar a acolher jogos oficiais do Rio Ave. Uma excelente notícia, sem dúvida. Um anúncio há muito ambicionado por todos os sócios, que se viram privados de ver a equipa em Vila do Conde no final desta época.

Mas é legítimo — e necessário — colocarmos algumas perguntas. Afinal, o que vai realmente ser feito na bancada poente?

Serão apenas remendos provisórios para cumprir os mínimos exigidos?
Será reposta a cobertura que já lá existia, com o mesmo alcance limitado que sempre teve?
Ou aproveitar-se-á este momento para fazer algo com mais ambição, uma intervenção mais profunda, que traga mais conforto, mais lugares cobertos e que pense, finalmente, nos sócios?

É importante que todos compreendam o alcance real da obra. Porque uma coisa é voltar a jogar em casa. Outra, bem diferente, é voltar a um estádio remendado, sem melhorias de fundo, apenas com o objetivo de “cumprir os mínimos” para receber os jogos. Isso seria curto. Seria, no fundo, mais do mesmo.

Segundo informações que recolhi, o seguro foi ativado — como era expectável —, mas o valor recebido pelo clube foi residual. Muito aquém das necessidades reais da intervenção.
Isto significa, naturalmente, que será o investidor a colocar o capital necessário para a execução da obra. E é precisamente aqui que começam as dúvidas.

Sob que condições será feito esse investimento?
O que está previsto?
Quem decide o quê?
Qual o nível de exigência da obra?

Percebe-se que Alexandrina Cruz tenha preferido não se comprometer com detalhes mais concretos. Afinal, sendo o investidor a pagar, será provavelmente ele a ter a palavra final sobre o que se faz ou não se faz.
Mas seria interessante sabermos com clareza o que vai ser feito no estádio.

Se é para regressarmos a casa, que seja um verdadeiro regresso.
Que se aproveite a ocasião para melhorar e modernizar.