17.12.24

(2-2 com o V de Guimarães) acaba por ser justo, mas...

O Rio Ave foi melhor na primeira parte, o Guimarães (claramente) melhor nos primeiros 30 minutos da segunda.

Teria de aceitar a vitória do adversário, se só houvesse dois resultados no futebol, mas não acho o empate desajustado. Principalmente porque, tendo o Guimarães feito uma segunda parte forte até às substituições introduzidas por Petit, também tivemos oportunidades para marcar nos minutos finais (se calhar, até mais oportunidades do que na primeira parte, onde marcámos com poucos ataques perigosos).

Já falei do resultado, positivo para nós porque este Vitória é, nas suas condições, uma das três melhores equipas do campeonato, já falei do mérito de Petit com as alterações (sobretudo no meio campo, mas João Tomé esteve muito bem), resta-me partilhar estas reflexão:

Acho que 100 Rioavistas dirão que o melhor jogador do plantel é Clayton (se tem um pouco mais de qualidade no passe seria um caso muito sério). Atrás virão Aderllan e quem mais? Miszta?

Quantos jogadores vemos em campo a que reconhaçamos a possibilidade de fazer a diferença?

Pelo contrário, Omar ou Polhmann estão longe de confirmar créditos, João Novais muito abaixo do que fez noutros anos, Kiko Bondoso perto de ser uma nulidade, Tiago Morais não é o mesmo que brilhou no Boavista... e muito mais exemplos poderiam ser dados. Gosto de ver Vroussai, Martim Neto e não há muitos mais.

Começo a convencer-me que um plantel que eu pensava ser de qualidade (em termos gerais e face ao investimento feito) está afinal uns furos abaixo. Porquê? Não sei, mas se nem Freire nem Petit estão a conseguir tirar mais dos jogadores, a culpa não deve ser (só) dos treinadores.

PS - Kiko Bondoso esteve  90 minutos em campo e registei uma/duas boas interevenções.