17.9.23

5j Famalicão: Empate mau

Ainda o jogo não tinha começado e Luís Freire já estava de pé junto ao banco a caminhar para trás e para a frente. Antes do assobio do árbitro caminhou mais que eu na semana toda. Percebi logo que ia ser daqueles jogos difíceis e que o treinador já estava nas suas caminhadas meditativas para encontrar forma de ganhar o jogo. Não me enganei. Mas apesar de muito caminhar, Freire não encontrou o que queria. 
Eu já não ia ao futebol há algum tempo. Não tenho seguido o nosso clube, mas fui logo convencido quando me disseram que tínhamos um trio que tinha a melhor média de passes certos de toda a Liga. Cedo percebi que me tinham enganado. Pantalon e Aderlan podem ser os maiores do passe certo, mas Sávio não. Aderlan ganha a bola e passa a Pantalon. Pantalon devolve a Aderlan que passa a Sávio e Sávio perde a bola. Logo, não é um trio, é um duo. Mas isto não é necessariamente mau. Se Sávio não tivesse cruzado para um adversário ele não teria feito autogolo nem nós empatado. Portanto, há que colocar as coisas em perspectiva.

Por outro lado, houve claramente uma arbitragem que esteve contra nós. Marcaram dois penalties contra nós que não existiram e anularam um golo ao André Pereira porque estava fora de jogo. Quanto aos penalties alguém lá emendou o árbitro, mas quanto ao golo acho mal terem anulado porque para mal dos nossos pecados o André Pereira estava no jogo. Não estava fora, estava dentro, eu sei que isso diz muito sobre a qualidade do nosso plantel, mas ele estava mesmo em jogo, no campo. Não se pode anular assim um golo e destruir a autoesrima de um jogador. O moço já pouco faz quando está motivado, a deitaram-no assim abaixo ainda fica pior.

Por falar em pior, o Zé Manel que até marca uns golitos ontem falhou um que estava feito. Por momentos olhei para ele e vi Junior Brandão de novo com a nossa camisola. Há coisas que ninguém merece e uma delas é ver Junior Brandão com a camisola do clube do coração.

Não ganhar ao Famalicão é pior que ir a Roma e não ver o Papa. O Papa pode ter mais coisas que fazer e não contar com a visita, até porque por norma ninguém o avisa que vai uma excursão de Vila do Conde ao Vaticano. O Famalicão já nós sabiamos que vinha cá ontem há muito tempo. Dava pra preparar as coisas com tempo. Daí o Freire estar preocupado.

Outra coisa que me deixou algo desapontado foi o facto de apesar de termos uma mulher como presidente, não se notar um toque feminino no Rio Ave. Não há um naperon nas traves das balizas, redes feitas em renda de bilros, um apontamento rosa nos equipamentos, um alfinete de peito, um lenço no pescoço dos jogadores, uns vasos ao lado dos bancos e das balizas, umas flores junto das bandeirolas de campo. Nem há umas almofadinhas nos assentos na bancada. São assuntos a rever, espero melhorias com o passar do tempo.

E pronto malta, é tudo que tenho a dizer. Venha depressa o próximo.