11.9.23

Por falar em Famalicão!

A presidente disse a 28 de Junho que estava a negociar. -Com quem?

 Vieram até mim e disseram-me que o Rio Ave se prepara alegadamente para apresentar uma cópia dos estatutos da SAD do Famalicão aos nossos sócios. Se assim for e sem ver, não concordo!

Foto: JN
 Será apenas um boato, será porque existe uma relação pessoal entre a nossa presidente e o presidente da SAD do Famalicão? É evidente que as pessoas não param de falar no assunto, e porquê? Porque a nossa presidente desde que foi eleita nada diz/disse a este respeito. Esta situação levanta dúvidas, perguntas, que outros sócios e bem, já elencaram. Estamos fartos de colocar á nossa presidente sempre a mesma pergunta, Em que moldes teremos a SAD no Rio Ave? A resposta é:  -Nada, continuamos sem ouvir a nossa presidente sobre este tema, ou outros (situação financeira), isso preocupa quem gosta e acompanha o clube. Eu preferia ver a minha presidente, dar uma conferência de imprensa para anunciar o modelo de SAD que quer implementar no Rio Ave, ao invés de nas semanas subsequentes a ser eleita para presidente, surgir constantemente na comunicação social como mulher e líder. Nada contra, até acho que as mulheres precisam de ser líderes para que este mundo seja mais humano. Mas esta é a 4ª ou 5ª entrevista (contadas por mim)que a sra. Presidente dá na condição de mulher, e não na condição de presidente do Rio Ave, vi e ouvi entrevistas onde apenas se falou da “mulher” presidente, e não da Presidente do Rio Ave que neste caso é mulher, e que quanto a mim deveria estar lá para falar dos problemas e projetos do clube. No caso, foi para isso que eu a elegi a Sra. Presidente.

 Falemos então da SAD do Famalicão, a Quantum Pacific Group começou com 51% em 2018 e hoje detém 85%!

 “…O Famalicão anunciou esta quarta-feira que a "Quantum Pacific Group" aumentou a sua participação no capital social da SAD do clube. Dessa forma, o grupo liderado por Idan Ofer passa agora a deter 85% do capital social da sociedade.  Além de ter sido acionada a opção de compra de mais 34% das ações da SAD (o grupo detinha 51% até aqui).."

  A pergunta é simples Sra. Presidente, é isto que queremos copiar?

 Porque não pegar nesta pergunta que lhe faço e começar a respondê-la junto dos sócios, antes, muito antes da próxima assembleia geral?

A 28 de junho a Presidente disse e passo a citar "estamos a negociar e a analisar

Disse ainda que: 

"Sou defensora de uma SAD, pois acho que o modelo de SDUQ faz pouco sentido nos tempos atuais, sobretudo depois da descida de divisão que tivemos [na época 2020/21]. O negócio do Rio Ave é o futebol, e se a parte financeira não estiver bem, a vertente desportiva vai-se ressentir, e vice-versa", disse à Lusa a dirigente, que é responsável pela área económica do clube há quase duas décadas."

"Os sócios têm de saber que isso é algo para o imediato, e não para os próximos anos. Vamos promover uma assembleia geral extraordinária para os associados perceberem o que implica para o clube tomarem, ou não, essa decisão [de criar uma SAD]",

"Temos procurado soluções, e temos algumas já avançadas e com sustentabilidade. Defendo que o clube, numa primeira fase, deve ficar com a maioria [do capital social], mas percebo que quem entra numa SAD quer ter a maioria. Estamos a negociar e a analisar soluções. Mas é fundamental a entrada de um investidor e de capitais externos elevados"

Fim de citação.

Ora segundo esta entrevista dada ao jogo a 28 de junho, e portanto antes de ser eleita, a nossa Presidente  já sabia o que iria fazer, só não percebo porque razão temos um silêncio absoluto sobre este e outros temas, porque razão os elementos que estiveram no Conselho Geral reunido a de 1 de Setembro AINDA não receberam a resposta sobre o pedido de uma auditoria que os sócios tanto desejam?  Porque razão a tal assembleia geral para esclarecimentos sobre os estatutos e SAD  ainda não foi marcada? E ainda que parceiros estão a ser consultados, e que acordos "já" foram feitos?

Atualizado: apenas para dar nota que após leitura apurada dos estatutos do Rio Ave FC, e do Famalicão, reparei que os estatutos do nosso clube já preveem a constituição da SAD, mas no caso, o Rio Ave ainda não tem SAD tem uma SDUQ. No Famalicão se os últimos estatutos forem aqueles que estão publicados no site, nestes não constam qualquer referencia a SAD´s, sendo que o FC Famalicão já tem constituída uma SAD. O FC Famalicão não publica os estatutos da sua SAD.