26.9.23

Derrota por 2-0 em Alvalade. Eu continuo a acreditar

O Sporting entrou muito bem e o Rio Ave mal.

A lesão, em cima da hora, de Joca, pode ter contribuido - Graça, o substituto, quase não se viu.

Mesmo a perder 2-0, o Rio Ave mostrou atitude e procurou o golo (faltaram seis centímetros...).

E mesmo após esse golo anulado, ainda vimos uma equipa com personalidade, mas evidenciando as suas limitações (sobretudo no ataque - Ruiz melhor do que Pereira, sem dúvida). Guga saiu com problemas fisicos. O melhor homem do ataque (Boateng) continua lesionado.

Gostei bastante de Patrick William.

Chegamos à sexta jornada em lugar de descida, mas já jogámos com o FC Porto e o Sporting. Domingo, frente ao Moreirense, só há um resultado. Eu continuo a acreditar.


17.9.23

5j Famalicão: Empate mau

Ainda o jogo não tinha começado e Luís Freire já estava de pé junto ao banco a caminhar para trás e para a frente. Antes do assobio do árbitro caminhou mais que eu na semana toda. Percebi logo que ia ser daqueles jogos difíceis e que o treinador já estava nas suas caminhadas meditativas para encontrar forma de ganhar o jogo. Não me enganei. Mas apesar de muito caminhar, Freire não encontrou o que queria. 
Eu já não ia ao futebol há algum tempo. Não tenho seguido o nosso clube, mas fui logo convencido quando me disseram que tínhamos um trio que tinha a melhor média de passes certos de toda a Liga. Cedo percebi que me tinham enganado. Pantalon e Aderlan podem ser os maiores do passe certo, mas Sávio não. Aderlan ganha a bola e passa a Pantalon. Pantalon devolve a Aderlan que passa a Sávio e Sávio perde a bola. Logo, não é um trio, é um duo. Mas isto não é necessariamente mau. Se Sávio não tivesse cruzado para um adversário ele não teria feito autogolo nem nós empatado. Portanto, há que colocar as coisas em perspectiva.

Por outro lado, houve claramente uma arbitragem que esteve contra nós. Marcaram dois penalties contra nós que não existiram e anularam um golo ao André Pereira porque estava fora de jogo. Quanto aos penalties alguém lá emendou o árbitro, mas quanto ao golo acho mal terem anulado porque para mal dos nossos pecados o André Pereira estava no jogo. Não estava fora, estava dentro, eu sei que isso diz muito sobre a qualidade do nosso plantel, mas ele estava mesmo em jogo, no campo. Não se pode anular assim um golo e destruir a autoesrima de um jogador. O moço já pouco faz quando está motivado, a deitaram-no assim abaixo ainda fica pior.

Por falar em pior, o Zé Manel que até marca uns golitos ontem falhou um que estava feito. Por momentos olhei para ele e vi Junior Brandão de novo com a nossa camisola. Há coisas que ninguém merece e uma delas é ver Junior Brandão com a camisola do clube do coração.

Não ganhar ao Famalicão é pior que ir a Roma e não ver o Papa. O Papa pode ter mais coisas que fazer e não contar com a visita, até porque por norma ninguém o avisa que vai uma excursão de Vila do Conde ao Vaticano. O Famalicão já nós sabiamos que vinha cá ontem há muito tempo. Dava pra preparar as coisas com tempo. Daí o Freire estar preocupado.

Outra coisa que me deixou algo desapontado foi o facto de apesar de termos uma mulher como presidente, não se notar um toque feminino no Rio Ave. Não há um naperon nas traves das balizas, redes feitas em renda de bilros, um apontamento rosa nos equipamentos, um alfinete de peito, um lenço no pescoço dos jogadores, uns vasos ao lado dos bancos e das balizas, umas flores junto das bandeirolas de campo. Nem há umas almofadinhas nos assentos na bancada. São assuntos a rever, espero melhorias com o passar do tempo.

E pronto malta, é tudo que tenho a dizer. Venha depressa o próximo. 

16.9.23

1-1 com o Famalicão. As 'férias' fizeram mal...

Depois da boa atitude demonstrada frente ao Casa Pia (o melhor jogo da época) e com o regresso de Guga, esperava-se pelo menos igual.

Mas não.

Freire mexeu no ataque (Boateng lesionado?) e fez alinhar em simultâneo os dois 'patinhos feios' (Zé Manel e André Pereira). Aos 5 minutos Pereira já tinha perdido três ou quatro bolas e a partir daí não parou - no único lance de perigo que criou, estava metro e meio em fora de jogo. Zé Manel esteve em campo 90 minutos com uma produtividade perto do zero. Assim não se ganham jogos. Na segunda parte, com o vento a favor, esperava a entrada de Hernâni, pela velocidade, mas não saiu do banco. E vai mais um jogo em que os avançados não marcam.

A outra mudança que Freire fez foi na defesa: Sávio estreou-se e (tirando o livre que deu origem ao nosso golo) não podia ter sido pior; depois de três lances infelizes, perdeu a confiança. Azar dos azares, Josué, que entrou para o seu lugar, não esteve muito melhor.


Mas se é verdade que Freire não teve 'sorte' nas mudanças que fez, a pausa não fez bem a outros jogadores: até Costinha esteve abaixo do que pode e sabe; Joca por exemplo não apareceu, etc...

Um jogo não muda nada do que penso sobre o papel do treinador nesta equipa, mesmo que hoje as coisas não tenham corrido bem.

Era um jogo para ganhar e perdemos dois pontos. Acho que foi por culpa própria.

13.9.23

Esta equipa precisa de apoio, mais do que nunca

Começo por dizer que não há qualquer intenção da minha parte de criticar adeptos Rioavistas. Eu sou um adepto e também já disse/escrevi (muitas...) coisas no calor do momento, de que depois me arrependi. 

Faço este intróito porque me surpreendeu, ao intervalo do último jogo (quando se supunha que o Rio Ave perdia por 2-0), a violência de algumas reações nas redes sociais.

Insisto: nada em mim pretende limitar o direito dos adeptos (como eu) se expressarem mas, caramba, estamos no início da época, uma época completamente anormal - alguém se lembra de outra equipa da primeira liga que não pode inscrever novos jogadores?

Ainda por cima, se vimos todos o mesmo jogo, o Rio Ave estava francamente melhor do que o Casa Pia na primeira parte (a Sport Tv dava quatro oportunidades para nós e uma para eles, ao intervalo). E sem Guga!

Acredito que no atual contexto Luis Freire é o cimento que vai colar esta equipa. Todos sabemos das limitações do plantel,  mas isso só nos pode exigir mais apoio. 

Não vamos deixar de criticar, se acharmos justo fazê-lo, mas vamos lembrar-nos da realidade que estamos a viver, é a minha ideia.

Sábado lá estaremos!

(foto: Record)

 

11.9.23

Por falar em Famalicão!

A presidente disse a 28 de Junho que estava a negociar. -Com quem?

 Vieram até mim e disseram-me que o Rio Ave se prepara alegadamente para apresentar uma cópia dos estatutos da SAD do Famalicão aos nossos sócios. Se assim for e sem ver, não concordo!

Foto: JN
 Será apenas um boato, será porque existe uma relação pessoal entre a nossa presidente e o presidente da SAD do Famalicão? É evidente que as pessoas não param de falar no assunto, e porquê? Porque a nossa presidente desde que foi eleita nada diz/disse a este respeito. Esta situação levanta dúvidas, perguntas, que outros sócios e bem, já elencaram. Estamos fartos de colocar á nossa presidente sempre a mesma pergunta, Em que moldes teremos a SAD no Rio Ave? A resposta é:  -Nada, continuamos sem ouvir a nossa presidente sobre este tema, ou outros (situação financeira), isso preocupa quem gosta e acompanha o clube. Eu preferia ver a minha presidente, dar uma conferência de imprensa para anunciar o modelo de SAD que quer implementar no Rio Ave, ao invés de nas semanas subsequentes a ser eleita para presidente, surgir constantemente na comunicação social como mulher e líder. Nada contra, até acho que as mulheres precisam de ser líderes para que este mundo seja mais humano. Mas esta é a 4ª ou 5ª entrevista (contadas por mim)que a sra. Presidente dá na condição de mulher, e não na condição de presidente do Rio Ave, vi e ouvi entrevistas onde apenas se falou da “mulher” presidente, e não da Presidente do Rio Ave que neste caso é mulher, e que quanto a mim deveria estar lá para falar dos problemas e projetos do clube. No caso, foi para isso que eu a elegi a Sra. Presidente.

 Falemos então da SAD do Famalicão, a Quantum Pacific Group começou com 51% em 2018 e hoje detém 85%!

 “…O Famalicão anunciou esta quarta-feira que a "Quantum Pacific Group" aumentou a sua participação no capital social da SAD do clube. Dessa forma, o grupo liderado por Idan Ofer passa agora a deter 85% do capital social da sociedade.  Além de ter sido acionada a opção de compra de mais 34% das ações da SAD (o grupo detinha 51% até aqui).."

  A pergunta é simples Sra. Presidente, é isto que queremos copiar?

 Porque não pegar nesta pergunta que lhe faço e começar a respondê-la junto dos sócios, antes, muito antes da próxima assembleia geral?

A 28 de junho a Presidente disse e passo a citar "estamos a negociar e a analisar

Disse ainda que: 

"Sou defensora de uma SAD, pois acho que o modelo de SDUQ faz pouco sentido nos tempos atuais, sobretudo depois da descida de divisão que tivemos [na época 2020/21]. O negócio do Rio Ave é o futebol, e se a parte financeira não estiver bem, a vertente desportiva vai-se ressentir, e vice-versa", disse à Lusa a dirigente, que é responsável pela área económica do clube há quase duas décadas."

"Os sócios têm de saber que isso é algo para o imediato, e não para os próximos anos. Vamos promover uma assembleia geral extraordinária para os associados perceberem o que implica para o clube tomarem, ou não, essa decisão [de criar uma SAD]",

"Temos procurado soluções, e temos algumas já avançadas e com sustentabilidade. Defendo que o clube, numa primeira fase, deve ficar com a maioria [do capital social], mas percebo que quem entra numa SAD quer ter a maioria. Estamos a negociar e a analisar soluções. Mas é fundamental a entrada de um investidor e de capitais externos elevados"

Fim de citação.

Ora segundo esta entrevista dada ao jogo a 28 de junho, e portanto antes de ser eleita, a nossa Presidente  já sabia o que iria fazer, só não percebo porque razão temos um silêncio absoluto sobre este e outros temas, porque razão os elementos que estiveram no Conselho Geral reunido a de 1 de Setembro AINDA não receberam a resposta sobre o pedido de uma auditoria que os sócios tanto desejam?  Porque razão a tal assembleia geral para esclarecimentos sobre os estatutos e SAD  ainda não foi marcada? E ainda que parceiros estão a ser consultados, e que acordos "já" foram feitos?

Atualizado: apenas para dar nota que após leitura apurada dos estatutos do Rio Ave FC, e do Famalicão, reparei que os estatutos do nosso clube já preveem a constituição da SAD, mas no caso, o Rio Ave ainda não tem SAD tem uma SDUQ. No Famalicão se os últimos estatutos forem aqueles que estão publicados no site, nestes não constam qualquer referencia a SAD´s, sendo que o FC Famalicão já tem constituída uma SAD. O FC Famalicão não publica os estatutos da sua SAD.

7.9.23

Passar das palavras aos atos

Faz dois meses que a Direção entrou em funções. Dois meses em que, tirando a AG, pouco ou nada aconteceu. Passou pouco tempo, dirão os leitores. Mas é preciso não esquecer que esta Direção não precisou de ‘conhecer os cantos à casa’, já que Presidente e a metade dos vices continuam em funções. 
Se interpreto bem o sentir dos Rioavistas, estamos como aqueles pacientes que ouvem o médico dizer ‘não tenho boas notícias sobre o seu coração, a sua situação é complicada, mas vá para casa, faça a sua vida normal e nós telefonamos quando chegarem os resultados dos exames”. O que pensa no entretanto o doente: O que se passa comigo? É grave? Tem cura? Há mais de dois meses foi-nos dito que o Clube está com uma doença, que foi classificada como grave (o passivo financeiro) mas aguardamos desde então que o ‘médico’ nos explique o que se passa. O coração não aguenta...
Um exemplo mais simples: a semana passada fechou o mercado de contratações. O Rio Ave não vendeu nenhum dos seus jogadores, o que, neste contexto, é de elogiar desportivamente. Mas quais são os custos financeiros da decisão? Que esta Direção não faça como nos mandatos de António Silva Campos em que se informava o menos possível, crítica que sempre lhe fiz. Se o Clube tratar os sócios e adeptos como pessoas inteligentes, estas, estando informadas, poderão decidir e participar melhor na vida do seu Clube.
(texto construído em parte a partir de um outro texto esta semana publicado no jornal Terras do Ave)
(em dois meses aconteceu a AG)

PS - há um mês um grupo de 3 sócios enviou um pedido de auditoria à Direção. Passou um mês e aguardamos uma resposta.

4.9.23

Tenho que engolir um sapo chamado: Joca

Foto: ZeroZero.pt
  Depois das criticas que fiz na semana passada justo será dizer que Joca merece que eu engula um "sapo", que lhe faça uma vénia, e que lhe peça mais golos iguais a este, grande momento de futebol! 

Obrigado Joca.

  Mas há que ser justo, apesar de achar que Joca esteve claramente uns furos acima do jogo que fez com o FC do Porto, a verdade é que na 1ª parte do jogo com o Casapia o jogador não foi assim tão convincente, novamente quando arrisca o passe longo tem tido dificuldades em acertar, depois no jogo individual, perde a bola em zonas proibidas, obrigando Luis Freire a pedir á equipa que se ajuste ás suas perdas no meio campo adversário, sendo que Costinha é dos que mais sofre com estas perdas. No entanto também é verdade que neste jogo ele foi mais intenso, e foi mais capaz de assistir com qualidade

Foto:SportTv

  Todos percebemos, eu pelo menos, da qualidade deste jogador. O João Paulo Meneses, é minha testemunha, eu disse-lhe na bancada antes do jogo frente ao FCP, que a equipa precisaria do JOCA a bom nível, quanto a mim ele é neste momento o nosso melhor jogador do meio campo para a frente. 

  Justiça seja feita, o melhor Joca que já vimos e está a surgir,  o Rio ave precisa dele, mais do que nunca! Assim sendo, quero agradecer ao "Mister" pelo o facto de manter Joca a titular, eu havia pedido ao "Mister" para o retirar,  mas há que admitir "este" Joca merece a titularidade!

2.9.23

Empate no casa Pia (1-1). Podia ter sido um pouco melhor

Ao intervalo, a estatística da Sport Tv registava 4 oportunidades para o Rio Ave e uma para o Casa Pia. Pelas minhas contas eram 6.

Não sendo o Rio Ave uma equipa que produza muitas oportunidades, este registo é digno de nota. Mas ao intervalo a verdade é que perdíamos por 1-0.

Voltámos a entrar pressionantes na segunda (Boateng quase marcava) e Joca empatou (que grande golo!). Finalmente alguma justiça.

Ainda houve mais uns minutos de Rio Ave mas a partir da substituição de Hernâni (coincidência, certamente) o Casa Pia veio mais para a frente, embora com pouco perigo. Valeu Aderlan várias vezes , compensando uma exibição muito desinspirada de Pantalon.

As substituições de Freire não foram defensivas, mas mais uma vez quem entrou não fez melhor do que quem saiu, sinal evidente das limitações do plantel, acrescidas das lesões. 

Empate final que aceito mas a haver um vencedor só poderia ser - dizem também os números - o Rio Ave.

Gostei da exibição da nossa equipa, mesmo sem Guga (e Vitor Gomes e Jonathan) e gostei da atitude até aos 65 minutos, muito melhor do que frente ao Estoril. Do Rio Ave não espero ópera, espero atitude e entrega. Hoje não falharam.

Falhou a Sport Tv, não falhou o árbitro/VAR. O Casa Pia marcou o segundo golo, que a Sport Tv mostrou até ao intervalo, mas o golo já tinha sido invalidado.