31.8.23

Mas ninguém ouve/ouviu Mário Almeida?

Foto(CM Vila do Conde)
Reflexão

Como sócio, interrogo-me como é possível estarmos onde estamos? 

- Pelos vistos ao longo destes últimos 4 anos "todos", sem excepção, eu inclusive, sócios, adeptos, órgãos sociais, entidades locais, amigos do clube, jogadores, treinadores,  enfim TODOS, temos culpa. Decidimos olhar para o ar e acreditar nas pessoas que como bem diz/disse o Eng. Mario Almeida, até 2017 nos conduziram espetacularmente bem.
Porque razão não desconfiamos que algo não estava bem? E porque não questionamos as  direções subsequentes a 2018 sobre os resultados? Aprovamos as contas, com unanimidades, continuando a acreditar nas pessoas da mesma forma como o fazíamos após a constituição da SDUQ, quando já existiam indícios óbvios tanto das contas como do "mau casamento" entre "o Eng. Mario Almeida" e ASC (António da Silva Campos), toda a gente sabia disso, os próprios não o escondiam. Arrependo-me tanto de não ter lido estes sinais, achei que era uma mera questão de poder, e cobardemente não me envolvi, tinha e tenho admiração pelos dois, e não queria tomar partido, mas a verdade é que na altura se falava em "guerra" de facções. Bom, na minha opinião, acho que nós todos fechamos os olhos, ou juntamo-nos a quem mais nos dava jeito, aliviamos a corda, e deixamos de questionar, e este foi o "nosso" erro.. talvez porque na verdade os resultados desportivos iam aparecendo, os problemas iam se resolvendo(descemos, mas depois subimos), nas vendas de jogadores continuávamos a fazer bons negócios, sabíamos todos da boa saúde financeira do clube, e questionar numa altura em que nada fazia prever este descalabro, podia parecer ridículo, e talvez o fosse. O  que é facto é que ninguém se atreveu, nem mesmo eu! Lamento-me por isso caros sócios, se desculpas me são permitidas, tudo isto aconteceu na fase mais difícil da minha vida, e eu estava obviamente desatento.
 Se por um lado admiro o Eng. Mário de Almeida, pela coragem de se distanciar quando questionou e não concordou com a anterior direção vulgo presidente ASC, acredito que após tantos anos de liderança lhe deve ter sido muito difícil, pois em democracia é assim que se faz: -quando discordamos saímos. Por outro lado também admiro muito ASC, o tempo irá fazer a história, a justiça e o reconhecimento, pois as alegrias que tivemos com ASC na presidência são inesquecíveis, imortais, sem dúvida ficará para sempre na lista como um dos melhores presidentes do nosso clube. Nós ainda não nos apercebemos da real dimensão do que conseguimos, talvez daqui a 20 anos lembraremos tanto esta década(2010 -2020), como ainda hoje lembramos a nossa 1ª final da taça de Portugal. 

 Voltemos á nossa situação do clube, o Eng. Mario Almeida entendeu e bem quanto a mim, que deveríamos passar por uma auditoria ás contas, concordo, isto se não for para lavar roupa suja,  e sim para os que correm por fora como eu possam entender ou não, algumas das coisas que se passaram nestes últimos 4 anos. estou certo que quanto mais cedo "todos" soubermos o que se passa, mais depressa surgirão soluções. O secretismo e a falta de transparência só ajuda aos que julgam que gerir escondendo é a melhor forma de se ser transparente. Transparência e profissionalismo é no mínimo o que nós sócios desejamos de uma Presidente, da nossa Presidente.

Nós não podemos perder mais tempo!

 A demissão do Sr. AS Campos, apanhou-me de surpresa, confesso que não estava á espera. As razões para a saída, nem sequer as vou questionar, entendo perfeitamente, sei o que isso é pois hoje estou reformado por invalidez, sei  bem o que é sofrer por doença. Mas, existe um mas, talvez uma sombra, pois sair assim tão de repente, nomear uma lista única em tempo record com as contas neste estado, soa a falso, assim como eu apanhou muitos sócios de surpresa, não ouve tempo para ninguém se organizar e questionar a gestão anterior, lança suspeitas, soa a fuga para a frente e eu acho que o SR. AS Campos não merecia esta despedida, pois ficará sempre agarrado ao melhor e "talvez" ao pior do nosso Rio Ave nos últimos tempos. 

 A nossa presidente muitas vezes já referiu que e estou a citar: "- nem sempre estive de acordo com as decisões tomadas, pois era  apenas a diretora financeira", fim de citação. Ora, não seria o caso de fazer o que fez o Eng. Mario Almeida?  -Não concorda, sai. Depois contesta, deve ser assim sempre em democracia. Afinal de contas essa situação nem afetaria em nada as funções que ainda exerce na autarquia, falo em termos profissionais. Agora uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa, Sra. presidente gabo-a na coragem de assumir o clube nestas condições, sem falsos feminismos fiquei feliz por perceber que iria assumir em nome do Sr. AS Campos, isso representaria a meu ver a continuidade da liderança anterior.. que até então para mim era espetacular a todos os níveis. Agora outra coisa é assumir nas condições á luz do que aconteceu neste ultimo ano, foi tudo muito nubloso, não houve transparência, tanto ao nível  da candidatura, como da gestão, e ainda a nível desportivo, o problema com a FIFA, o passivo de 9 milhões de euros em junho de 2022, os tais 1400 sócios que ninguém sabe de onde vieram, a lista de encargos elencados na sua candidatura que mais parecem promessas eleitorais, em que o objetivo é que todos se esqueçam daqui a uns meses. Gostava que a Sra. presidente fizesse uma espécie de controle, mais ou menos como o Sr. Presidente de câmara  o Sr. Dr. Vitor Costa o faz eu diria diariamente, e/ou pelo menos  mensalmente nos desse conta(sócios) de como está a decorrer a implementação destas ou de outras promessas. Eu conto vir aqui daqui a um ano para lhe perguntar o que foi feito, acho que ainda é cedo para lhe pedir um balanço, mas eu vou perguntar.

Auditoria.

 Quando o Eng. Mário Almeida, solicitou a auditoria, ou até o grupo de sócios em carta aberta esta seria para "ontem", não para amanhã, esta precisa de ser efetuada o quanto antes, nós(sócios) precisamos de saber o que se passa, ninguém quer ir para a assembleia de aprovação de contas de 2023 lavar roupa suja, ou rejeitar as contas, o clube não pode ficar com as contas não aprovadas, urge resolver problemas, eu sei que a situação é grave, a Sra. Presidente também, insisto ninguém quer ir á assembleia e ouvir que o clube está falido ou que a solução é entrar um investidor, e que a unica solução é perder a nossa autonomia. 


Porquê que ainda não autorizou a auditoria?

 Apelo ao seu bom senso, e autorize desde logo que os 3 elementos propostos pelo Eng. Mario Almeida, ou os ilustres sócios em carta aberta, ou ainda juntando outros que a senhora entenda serem importantes para o apuramento dos motivos deste descalabro, e se for o caso permitir aos sócios abrirem uma frente para apurar responsabilidades. Isso seria uma prova inequívoca de que a Sra. Presidente está do lado da transparência. Não podemos deixar o clube definhar assim, sem que nada seja feito. A auditoria é fundamental rumo á transparência. Já se passaram algumas semanas e ainda ninguém desta direção autorizou a auditoria. 


PS: Gostava de fazer um pequeno "aspas" antes de começarem a bombardear o meu Facebook com  comentários indesejáveis. 

1. Ninguém me encomenda post's, quando isso acontecer eu próprio saberei interpretar tal pedido abominável. Não tenho intensões de me afastar, manter-me-ei por aqui enquanto  a saúde me permitir e os meus pares do Blog sentirem que sou útil.

2. Ninguém me diz para dizer o que não quero, digo o que penso sempre, falo sobre o clube pelo qual realmente sofro. 

3. Fiz comentário desportivo na Rádio Linear durante 17 anos, nunca ninguém veio ter comigo para eu fazer/dizer isto ou aquilo. Sempre me exprimi livremente, e de acordo com a minha consciência.

4. Nunca pertenci a qualquer órgão social do clube, não que não tivesse sido abordado nesse sentido, mas porque me considero independente, entendo que só mantenho a minha independência, se viajar neste meu amor ao clube correndo por fora, pois isso permite-me encostar a cabeça no travesseiro e adormecer com sentido de dever cumprido,  e sem pesos na consciência.

5. Este “post” não é um ataque a ninguém, nem apoio a tantos outros, é apenas a mera opinião de um sócio, algo que á algum tempo pensava escrever sobre este tema delicado do nosso clube, pois recebo mensagens de pessoas ligadas ao clube que também demonstram muita dificuldade em perceber  o que se passa realmente, assumindo-se estes, membros desta lista e desta direção!

30.8.23

Derrota com "prejuízo" avultado.

Foto Rioave FC
Infelizmente, não ganhamos ao FCP, mas estivemos muito perto disso. No final do jogo fico com algumas certezas que não vi ou apercebi no estádio:

  • Eustáquio teria que ir para a rua(ponto). O jogo seria muito diferente..
  • O Costinha não fez penalti,  podem argumentar o que quiserem, até me podem dizer que o Costinha tocou, mas para mim não fez falta, é o jogador do FCP que deliberadamente reconhece o movimento do Costinha sente o ligeiro toque e simula a queda, é tão, mas tão obvio, como as imagens que não vimos.. e eu questiono porque razão não as vimos. Enfim...
  • A equipa estourou nos últimos intantes e perdeu concentração. foi pena estivemos quase lá.
  • O pior foi Joca, eu nem sei porque jogou JOCA de início, esteve nos lances de perigo do FCP na 1ª parte mas pela negativa, sem iniciativa, sem força, sem capacidade de ter bola, sem conseguir fazer a diferença. Deve ser dificil para um treinador perceber isso, e não querer mexer logo aos 20min, pois era isso que Joca merecia. A jogar assim, mister não vale apena insistir nele... vá buscar um junior, ou faça ao contrário inicie o jogo com o Zé Manuel e deixe o Joca no banco.Ele é muito bom jogador, mas tem que dar muito mais. O Costinha rende metade, quando o Joca joga. 
  • O FCP colocou o nosso melhor jogador fora de campo com constantes entradas brutais sobre o GUGA,  a do Eustáquio então é gritante, Verissimo tem que ir para a jarra.. o FCP chegou ao empate já Guga estava fora... Guga saiu aos 90 LESIONADO, Galeno marcou aos 91, e Marcano aos 94...Inadmissivél. Provavelmente ficamos sem Guga para o próximo jogo. Mesmo assim Guga a par de Costinha foram os melhores em campo.
  • A nossa presidente TEM que vir a terreiro dizer algo.. Ao contrario do que dizia AS Campos, que falar não ajuda, eu sou mais dos que acredita que quem não chora não mama, por isso ficar calada não ajuda. Vi o treinador sozinho, na conferência e não gostei...

29.8.23

Derrota (1-2) com o FC Porto. A pior notícia? A lesão de Guga

Se o FC Porto tem ficado com menos um jogador aos 7 minutos (ou mesmo na segunda parte, como afirma, e bem Freire), o resultado teria sido outro, acredito.
É verdade que o Rio Ave tem uma quebra física a partir dos 80/85 minutos, mas no pressuposto anterior as coisas teriam sido diferentes.
Obviamente que também há falhas nossas, como no segundo golo e no facto de os cinco suplentes não terem sido capazes de fazer melhor, eventualmente porque o adversário não deixou, do que os que saíram.
A derrota, amarga, já lá vai, só penso no jogo de sábado com o Casa Pia. 
E na lesão de Guga.
Tal como FC Porto sem Otávio foi o que se viu ontem, o Rio Ave sem Guga entra mais fraco em campo.
Tenho uma velinha acesa pela recuperação a tempo!
PS - quem não se lembra de chegar à bancada e esta estar cheia de adeptos adversários ou, pior, do seu lugar já estar ocupado por um deles? Que bonito é ver a bancada do Rio Ave apenas com adeptos do Rio Ave!

27.8.23

Repetir 2022 - Vamos Ganhar ao Porto!

AMBIÇÕES LEGITIMAS

Jhonatan, Asis, e P.Amaral, os grandes protagonistas do jogo do ano passado, são precisamente os grandes ausentes para o jogo de amanhã, em comparação com o jogo do ano passado, se na 1@ parte foram Asis e Pedro Amaral que arrasaram, já na 2ª foi o Jhonatan. Um jogo que ainda teve Taremi a falhar um penalti. 

Se olharmos para a equipa do Rio Ave deste ano e tentarmos perceber o que mudou, talvez assim conseguiremos surpreender novamente o FCP. Quais serão as novas(mesmas) armas para o jogo de amanhã? Facilmente percebemos que no lugar de Asis teremos Ruiz, Fábio Ronaldo tem sido adaptado a lateral, (alternativa na lateral, temos o Sávio que na semana passada comprometeu no 2º golo e por isso não deve ser titular). Para a baliza teremos Margão, por troca com Jhonatan (lesionado) e que para mim tem estado em bom nível, não foi por ele que perdemos frente ao Estoril, aliás Margão evitou pelo menos 2 golos com 2 excelentes defesas.

Já quanto a Ruiz, não consegue fazer de Aziz, e com o Fábio adaptado ficamos mais fracos no jogo de campo, sendo que na baliza mantemos eu diria a qualidade, embora admita que para já Jhonathan nos oferece mais segurança. O FCP pode ser uma surpresa, pois ainda não vimos o Porto jogar sem Octávio esta época, e perceber quem vai jogar no meio campo, é, eu diria quase uma lotaria. Os grandes ausentes para este jogo em relação ao ano passado são: Uribe, B.Costa, Octavio, Pepe. Como sabemos o FCP tem bastantes alterações, e incógnitas, mas globalmente e pelas jornadas inicias parece-me que este Porto assim como está, e assim como o Rio Ave, valem menos que o ano passado.

Eu diria que se tivermos o Guga, Margão, Costinha, Joca, e Fábio em muito bom nível, teremos as nossas chances de repetir a gracinha do ano passado. Pressionar este Porto não é fácil, ter posse de bola muito menos, mas a nossa equipa tem sido das melhores nestes capítulos, e por isso espero um bom jogo do nosso lado! Não perder será bom , ganhar seria um inicio de sonho num campeonato que já sabemos será muito difícil para nós, Assim seja!

23.8.23

Bilhetes esgotados para o Jogo com o FCP

(Foto Rio Ave FC)
 Já não há bilhetes para o FCP na próxima terça feira.
O Rio Ave FC comunica que apenas os sócios podem comprar bilhetes para o jogo com o Futebol Clube do Porto. Sem bancada nascente o FCP consegue encher os cerca de 1500 lugares disponíveis para não sócios, e com isso prevê-se uma enchente. Eu diria que a ausência da bancada nascence começa a dar os seus prejuízos. É urgente voltarmos  ao tema da Bancada Nascente, pois não podemos ambicionar crescer conforme disse a nossa presidente na sua proposta de candidatura, ou ainda conforme o fizemos a época passada:1400 sócios em 8 meses, e estou a ser irónico, pois falta confirmar se são reais ou fictícios. Só ficaremos a saber provavelmente na próxima revisão da numeração ou por comparação dos relatórios de contas de 2022-23 e 2024-25 e perceber se esses sócios que entraram em 2022 deixaram ou não de pagar as cotas após a construção da tal SAD.

Comunicado na integra:  "Bilhetes de público 𝗘𝗦𝗚𝗢𝗧𝗔𝗗𝗢𝗦!

A partir de agora, apenas os sócios do Rio Ave FC podem ainda adquirir ingressos. Garanta os seus na Rio Ave Store."

O maior risco? Os jogadores acomodarem-se

Não podemos inscrever novos jogadores, que no meio campo e ataque fariam muita falta, e por causa disso também não 'podemos' vender, porque não os podemos substituir.

Mas sobre isso não há nada a fazer, é tocar para a frente!

Há, contudo, um risco a que a equipa técnica deve estar muito atenta: o risco de alguns se poderem acomodar, por pensarem que, por falta de alternativas, jogam sempre. Um exemplo: há, essencialmente, quatro avançados (Ruiz, Hernâni, A.Pereira e Boateng): jogam dois de início e entram os outros dois na segunda parte!

Atenção: não estou a dizer que isso está a acontecer, uma vez que apenas temos duas jornadas cumpridas, estou a dizer que pode vir a acontecer. E que nesse contexto o treinador tem de ser mais ‘agressivo’, fazendo ver aos eventuais ‘acomodados’ que há alternativas - deve haver certamente nos sub23 quem se queira mostrar e possa compensar em garra o que faltará em qualidade técnica e maturidade.


 

20.8.23

Derrota 2-0 com o Estoril.

O jogo é fácil de resumir; o Rio Ave dominou a primeira parte e, apesar de poucas oportunidades, podia ter chegado ao golo. O treinador do Estoril percebeu que alguma coisa tinha de mudar e os 35 minutos (ainda estava 0-0) fez duas alterações. Na segunda parte o Estoril entrou forte e apanhou o Rio Ave apático. Adivinhava-se o golo do adversário, que apareceu (a marcação de Joca a Mangala é muito fraca). Luís Freire mexeu a seguir e equilibrou mas acabou por ser o Estoril a fazer o segundo golo (Sávio sem garra...).

No global, o Estoril foi melhor e mereceu a vitória, mas o empate não era um escândalo - Fábio Ronaldo podia ter empatado mesmo a fechar. A nossa segunda parte foi muito desinspirada. 

Uma nota para Guga: sempre se soube que a equipa dependia muito dele. Guga, que nãoifoi dos piores nem podia ser, está a 60/70% da época passada.

 Mais duas notas: 

- Joca tem de ser fazer mais, na construção de jogadas de ataque;

- não há nos sub23 quem faça melhor do que André Pereira?


18.8.23

Sávio pode tirar-nos 3 pontos?

 Fui ver como estava o caso Sávio, a punição surgiu a 10 de agosto de 2023, e no dia seguinte a mesma punição foi enviada á FIFA. Ou seja a 11 de Agosto a FIFA e o Rio Ave ficaram a saber da punição da justiça Brasileira.

  1. Qual foi o argumento para se  autorizar o jogador Sávio a jogar no dia 15 pelo Rio Ave? -A necessidade de um defesa direito porque vamos vender Costinha?
  2. Nos dias que correm somar mais este caso na FIFA, não justificaria por si só não o usar até que a FIFA se pronuncie?
  3. E se a FIFA usar as datas da justiça Brasileira, e suspender o jogador desde 11 de agosto?
  4. isto é real? nós podemos perder 3 pontos? Se assim for, eu que já estava  muito preocupado com as questões das contas, com mais este caso podemos estar perante um amadorismo bacoco desta direção como á muito não  se via no nosso clube.
  5. Não devia o jogador do Rio Ave ser punido pelo Rio Ave? Haver uma rescisão por justa causa ao invés de o aceitarmos de volta? Isto não mancha o nome do clube? Neste caso,  um jogador seu ainda que emprestado, surja assim severamente punido, e nós assobiamos para o lado como se tudo estivesse bem? - Claro que mancha, não o fez ao serviço do RAFC, mas fêz-lo com contrato ativo com o RAFC. Isto manchará sempre, se isto não ficar por aqui como parece que não vai, a FIFA e a justiça desportiva podem tirar-nos 3 pontos por utilização indevida do jogador!
  6. Eu não perdoarei esta direção se perdermos 3 pontos por causa deste caso, é muito óbvio e infantil.
Que motivo temos nós (RAFC) para inscrever um jogador que foi punido por corrupção, e que vai cumprir castigo nos próximos 360 dias? 
E se ele prevaricar de novo ao serviço Rio Ave? não pensaram nisto? eu pensei, eu pensaria! -Eu sei o jogador tem um valor e contrato com  o RAFC, além disso não podemos inscrever jogadores, mais, não foi punido aqui pela nossa justiça desportiva.. Eu sei disso tudo, mas como diz o ditado português "cautela e caldos de galinha.." - Eu não arriscaria! Afinal de contas, seria mais uma imparidade nas contas de próximo ano, e de certeza que não seriam de 10 milhões de euros!
POR ÚLTIMO SE O JOGADOR FOR PUNIDO PELA FIFA, E FICAR SEM JOGAR 1 ANO, QUEM LHE VAI PAGAR O ORDENADO? Eu respondo O RIO AVE, porque ao invés de o despedir por justa causa, aceitou-o de volta! Isto para mim é MÁ GESTÃO!

O melhor da vitória frente ao Chaves

Ausente e sem acesso a televisão (obrigado AMS Rádio!), só vi (a gravação d)o jogo a meio da semana.

E se optei por, mesmo assim, escrever algumas linhas é porque gostaria de destacar algo que me agradou muito: é verdade que a equipa esteve muito tempo a jogar com mais um, mas já todos vimos o Rio Ave, e outras equipas, a não tirar partido dessa situação.

O Rio Ave tirou partido mas não só: esteve sempre em cima do adversário, mesmo a ganhar por 1-0 e na segunda parte o Chaves a bem dizer nem entrou em campo. O facto de termos sido a equipa mas rematadora da primeira jornada diz algo sobre isso.

O facto do guarda-redes do Chaves ter sido o melhor em toda a jornada da primeira liga só o reforça.

Foi apenas o primeiro jogo. E teve aquela condicionante favorável. Mas se a equipa mostrar a mesma atitude nos jogos que aí vêm acredito que vamos ter mais alegrias!

16.8.23

Já Chega!! - Tudo nos acontece... Agora é Sávio.

 Noticia de "a Bola":



15.8.23

Porta Aberta - A chave encaixou

A época do Rio Ave FC já tinha começado com 2 jogos da Taça da Liga, mas com o impedimento na inscrição de jogadores, o que torna o plantel limitado, com todas as mudanças que aconteceram e ameaçam acontecer fora de campo e com todo o ruído inerente a isso, o foco na Liga é mais importante que nunca.

Por norma nunca desvalorizo nenhuma competição, mas o formato da Taça da Liga principalmente este ano tende ainda mais a favorecer os grandes e dada a conjuntura, não ter essa competição como factor de distracção pode ser importante para manter o foco naquilo que realmente interessa - a permanência.

O Rio Ave FC entrou bem no campeonato com uma vitória em casa contra um adversário directo.

O jogo estava repartido, mas aos 15 minutos uma infantilidade de um jogador adversário deixou-os com menos um e o Rio Ave soube aproveitar essa vantagem numérica, o que também é preciso dar mérito. A equipa instalou-se no meio-campo contrário e mesmo na primeira parte com o vento contra tomou conta do jogo. Alas abertos, centrais subidos, meio-campo em movimento e avançados dinâmicos sempre a criar espaço ou a dar soluções de passe para as tabelas.

Na segunda parte com o vento a favor tornou-se ainda mais evidente a superioridade com a concretização em golos e um amasso no adversário.

Apesar de algumas tentativas continuo a achar que com o vento que faz no nosso estádio se explora pouco esse factor na meia-distância e ter o vento como se tem e marcar cantos abertos faz-me imensa confusão.

Notas individuais:

Pior - para a ausência de Jhonatan e a entrada de Magrão que se percebeu que não é a mesma coisa e que se o jogador do Chaves não estivesse fora-de-jogo teria comprometido o jogo com uma saída completamente falhada. Por outro lado, Aderllan que apesar de ter melhorado a época passada continua em locais sensíveis a correr alguns riscos escusados, principalmente na saída de bola e em algumas abordagens aéreas.

Melhor: Fábio Ronaldo que dá à equipa aquilo que as grandes equipas têm que é um jogador que quando o colectivo não funciona ele pode estar lá para decidir e por isso acho que pode e deve jogar mais próximo da baliza adversária e ser-lhe retirada a imensa responsabilidade defensiva que lhe é atribuída. Neste jogo não se notou tanto porque o Chaves cedo ficou com 10, mas vimos na época passada o que lhe é pedido e é um desperdício de talento ter um craque a ter de correr atrás do adversário quando é o adversário que tem de se preocupar com ele. O regresso de Joca após um ano de lesão com pormenores de qualidade e demonstração de classe que me arrisco a dizer únicas no plantel deste ano do nosso clube.

Estranho: a titularidade de Ruiz ao invés de André Pereira que o ano passado foi mais regular que Ruiz e nem sequer entrou. A saída de Hernâni quando na primeira parte foi o jogador que criou a melhor oportunidade de golo da nossa equipa. Acho que merecia pelo menos 10 a 15 minutos para ver o que fazia a favor do vento, pois não tendo o fulgor de outros tempos, ainda sai no 1 para 1, embora não com a frequência dos tempos do Vitória, com vantagem para o cruzamento ou para o remate como poucos.

Nota para as declarações de Luis Freire no final do jogo, que me parecem um pouco estratégicas e que espero que não seja o preparar de uma desculpa caso as coisas corram mal. Ao dizer que perdeu 6 jogadores desde janeiro está a dizer que perdeu 25% do plantel e que não inscreveu ninguém.

É verdade: perdeu Aziz em janeiro, Samaris, Paulo Vitor e Baeza para esta época e talvez os quisesse manter porque os utilizava com regularidade e ajudavam a equipa, mas perdeu também também João Ferreira e Pedro Amaral em janeiro, que os utilizava com regularidade e a sua ausência obrigou a que Costinha jogasse mais e Fábio Ronaldo pudesse aparecer, o que também fez com que o rendimento da equipa subisse, quando o treinador insistia em colocar em campo os 2 jogadores com rendimento quase nulo.

Em todo o caso é importante aproveitar o embalo do início de época pois enquanto os outros estão a apurar a equipa com entrosamento de novos treinadores e/ou jogadores, a vantagem que eventualmente podemos tirar de ter a mesma equipa há 3 épocas é agora no início, aproveitando o conhecimento e engrenagem que esse período nos deu.

Além do mais, ganhar ao Estoril permitiria uma vantagem de 6 pontos para outro adversário directo. É esse o foco. Ganhar.

13.8.23

Vitória Justíssima - 2-0 sobre o Chaves.

(Foto Maisfutebol)
O Rio Ave inicia o campeonato com uma vitória justíssima, 3 pontos importantíssimos sobre o Desportivo de Chaves tendo em conta um inicio de campeonato difícil já que defrontaremos os candidatos ao titulo nas 1ªs 8 jornadas.

O resultado é curto dadas as oportunidades da equipa na 2ª parte, mas é bem verdade que jogar cerca de 75 min em superioridade numérica e a favor do vento outra coisa não seria de esperar.

Langa defesa esquerdo do chaves é bem expulso, desrespeitou o árbitro, e nós aproveitamos muito bem essa vantagem oferecida. Muito mérito da equipa na 1ª parte, sempre com muita paciência (jogávamos contra o vento), para depois mudar muita coisa na segunda, colocamos um extremo (Sávio) e mais um ponta de lança (Boateng)carregamos a favor do vento na atitude, e seguiram-se as oportunidades e os golos. Tivemos bolas na barra e no poste, e o penalti sobre Fábio foi apenas uma consequência da avalanche e do caudal ofensivo da nossa equipa. Ruiz marcou e convenceu na exibição depois de um guarda redes do chaves de grande categoria Hugo Sousa (melhor em campo) defender quase todos os lances de perigo.

Aos 84 min, quanto a mim fica um penalty por marcar sobre o Aderllan, pois Steven Vitória deu com o cotovelo na cara de Aderllan dentro da área, falharam aqui Var e árbitro.

O 2º golo veio tarde, e o chaves com as alterações ainda deu alguns lampejos de reação(o chaves marcou mas o golo foi anulado), com as nossas substituições, o jogo esfriou, e a nossa equipa ainda teve tempo para marcar com justiça o 2º golo por intermédio de Zé Manuel. Golo que colocou mais justiça no marcador dada a supremacia do RAFC.

Não consegui perceber um jogador da nossa equipa que se destacasse em relação a todos os outros, no entanto e por esta ordem destacaria as boas exibições de Guga, Fábio Ronaldo, e Leo Ruiz. Margão não foi muito requisitado,  mas deu sempre muita segurança.

O nosso treinador também gostou da equipa e do seu jogo, e não teve mesmo nada a apontar. 

Bom jogo de futebol, e os 1ºs pontos da época já cá cantam. Parabéns!

10.8.23

A necessidade de uma auditoria financeira

Na sequência do que foi dito na última Assembleia Geral, um grupo de três sócios, no qual me incluo, decidiu enviar uma carta -aberta à Presidente do Rio Ave, solicitando a realização de uma auditoria financeira e respetiva divulgação aos sócios

A carta explica que pretendíamos dar público conhecimento da iniciativa quando fosse possível ter uma resposta, para que a notícia não fosse o nosso gesto mas a decisão de avançar com a auditoria (que é o mais importante).

Ontem a carta veio a público no site de A Bola, o que entendo como um sinal de que a Direção está empenhada em avançar. Espero que seja isso. Aguardemos.



Aqui fica o teor da mensagem:


Exma. Senhora Presidente do Rio Ave FC,

Os sócios do Rio Ave FC estão confrontados com uma situação que não desejam nem percebem completamente.

Aproveitando o repto lançado na última Assembleia Geral Ordinária e a disponibilidade manifestada pela senhora presidente, vimos por meio desta carta formalizar o pedido de uma auditoria detalhada às contas do nosso Clube e da nossa SDUQ desde a sua criação em Maio de 2013. É de extrema importância que possamos conhecer a verdadeira situação financeira do Clube e da SDUQ antes de qualquer alteração societária que possa existir. Só assim é que os sócios e o Clube poderão tomar uma decisão ponderada e sustentada.

A auditoria tem como objetivo proporcionar uma análise minuciosa de todas as transações financeiras, receitas, despesas, investimentos, e demais aspectos contabilísticos que impactaram diretamente a saúde financeira do Clube. Desejamos obter uma visão transparente e completa de como os recursos foram geridos nos últimos anos.

Solicitamos que a auditoria seja conduzida por uma empresa devidamente qualificada e independente, de forma a garantir a imparcialidade e a credibilidade dos resultados apresentados. Além disso, pedimos que o processo seja conduzido com a devida confidencialidade e sigilo, para preservar as informações sensíveis do Clube.

Os resultados da mesma deverão ser apresentados após a sua conclusão.

Estamos convictos de que esta auditoria será uma ferramenta valiosa para sustentar qualquer decisão futura que envolva alterações na estrutura societária do Clube. A transparência e a procura pela verdadeira situação financeira são fundamentais para o bem-estar e a sustentabilidade do nosso Clube.

Agradecemos desde já a atenção dedicada a este pedido e aguardamos com expectativa uma resposta positiva da sua parte sendo que esta carta-aberta será publicada nos blogues/redes sociais a que alguns destes subscritores estão associados uma semana depois do seu envio, de modo a dar tempo a Direção possa entretanto responder.

Sócio 3883 — Daniel da Costa e Silva

Sócio 675 — João Paulo Menezes

Sócio 334 — Sérgio Oliveira

Vila do Conde, 7 de agosto de 2023.

8.8.23

A crise financeira afinal começou em 06/2020!


Depois de ficar a saber que alguns sócios pediram á presidente para auditarem as contas do clube, decidi eu próprio ir ver os relatórios e contas disponíveis no site do clube, das épocas 2019, 2020, 2021 e 2022. Concentrei-me em verificar quais foram as receitas, e que endividamento o clube havia declarado.

1.       Factos:

a.       O Relatório de contas de Junho 2021 NÃO ESTÁ DISPONÍVEL no site, porquê? Falha do administrador do site? Intencionalmente, pois o FCP não tinha pago, mas entregou a declaração de não divida, lembram-se? Talvez por isso não esteja lá. Quem de direito que o diga. Felizmente que no relatório de Junho 2022 conseguimos ver os valores de 2021, permitindo-me assim olhar para ambos ao mesmo tempo, e assim prosseguir com a análise superficial ás contas.

b.       O endividamento aos BANCOS começou em/até junho de 2020. Está no relatório e contas de 2020. Pelo relatório de Junho de 2019 o nosso endividamento era zero ou próximo disso.

c.       Junho de 2021 foi o ano que descemos de divisão, as receitas foram as da 1ª liga!!

d.       Agosto de 2020 vendemos o Taremi e o NunoSantos.

e.       Em julho de 2022 o FC Porto ainda devia 3.7milhões ao Rio Ave FC

f.        Em/até junho de 2020 havíamos pedido ao Banco 4 Milhões de Euros. Porquê? Eu respondo, porque já estávamos mal, muito mal...

h.       Em 2021 pedimos ao Banco mais 6.2 Milhões de Euros, mas pagamos 4.5 milhões  de divida até junho de 2022 e em junho de 2021 pagamos 4.3 milhões de euros de divida. Eventualmente refizemos as dividas com juros menos penalizantes depois de receber o dinheiro do Sporting e Mónaco.

i.         Em junho de 2022 o nosso passivo corrente passou para 9.6 milhões.

j.         Em 2022 pedimos ao Banco mais 1 Milhões de Euros.

k.       Em 2021 e 2022 pagamos de juros cerca de 500 mil euros dos empréstimos obtidos.

b.       Em 2020 tivemos a receita de 5.5 milhões de receita em transferências.

c.       Em 2021 tivemos a receita de 5.4 milhões de Euros em transferências, e em outros rendimentos(não sei o que é isto) 9 milhões de Euros, e em junho de 2021 mesmo com a entrada deste dinheiro todo, tivemos um saldo negativo de -1.6 Milhões de euros.

d.       Em 2022 tivemos a receita de 2.5 Milhões de euros em transferências, sendo que tivemos na rubrica outros rendimentos 5.6 milhões de Euros, e mesmo assim tivemos um saldo negativo de -6 Milhões de euros.

e.       Em junho de 2020 e ás custas do grande endividamento tivemos um resultado liquido positivo de 1.4 Milhões.

f.       Em 2019 tivemos um resultado liquido positivo de 1.9 milhões

Conclusões:

1.       O NÃO pagamento do FCP e outros, mas não só, eu diria que a ausência de vendas e de receitas extraordinárias, no tempo devido levou a um endividamento antecipado, do qual o nosso clube teve de pagar cerca de 500 mil euros de juros…

2.       A crise realmente começa em 2020 e não em 2021 conforme nos querem fazer acreditar. é só ver que o endividamento começou nesse exercício, porquê? Não consegui pensar num facto que possa ter levado á necessidade do endividamento começar em 2020.

3.       Efetivamente o grande buraco e endividamento acontece em 2021, ANO em que O FCP, o SPORTING e o Mónaco nos deviam uma “montanha de dinheiro”.

4.       Tudo isto era previsível, e foi antecipado pela nossa presidente não tenho dúvidas.

5.       A opção de subir á custa da divida revelou-se desastrosa, eu diria mesmo catastrófica porque depois se sucede um período de impossibilidade de transferências( impedimento FIFA).

6.       Há responsáveis por tudo isto, talvez os mesmos que agora vêm a SAD como única salvação da responsabilidade que têm nesta gestão!

7.       Em 2019 não tínhamos endividamento, em junho de 2022 já tínhamos 78% de endividamento. A nossa autonomia financeira era de 22%, o que quer dizer que 78% já é dos Bancos!!!

TODOS ESTES DADOS FORAM RETIRADOS DOS RELATÓRIOS E CONTAS PUBLICADOS NO SITE DO CLUBE.