31.8.23

Mas ninguém ouve/ouviu Mário Almeida?

Foto(CM Vila do Conde)
Reflexão

Como sócio, interrogo-me como é possível estarmos onde estamos? 

- Pelos vistos ao longo destes últimos 4 anos "todos", sem excepção, eu inclusive, sócios, adeptos, órgãos sociais, entidades locais, amigos do clube, jogadores, treinadores,  enfim TODOS, temos culpa. Decidimos olhar para o ar e acreditar nas pessoas que como bem diz/disse o Eng. Mario Almeida, até 2017 nos conduziram espetacularmente bem.
Porque razão não desconfiamos que algo não estava bem? E porque não questionamos as  direções subsequentes a 2018 sobre os resultados? Aprovamos as contas, com unanimidades, continuando a acreditar nas pessoas da mesma forma como o fazíamos após a constituição da SDUQ, quando já existiam indícios óbvios tanto das contas como do "mau casamento" entre "o Eng. Mario Almeida" e ASC (António da Silva Campos), toda a gente sabia disso, os próprios não o escondiam. Arrependo-me tanto de não ter lido estes sinais, achei que era uma mera questão de poder, e cobardemente não me envolvi, tinha e tenho admiração pelos dois, e não queria tomar partido, mas a verdade é que na altura se falava em "guerra" de facções. Bom, na minha opinião, acho que nós todos fechamos os olhos, ou juntamo-nos a quem mais nos dava jeito, aliviamos a corda, e deixamos de questionar, e este foi o "nosso" erro.. talvez porque na verdade os resultados desportivos iam aparecendo, os problemas iam se resolvendo(descemos, mas depois subimos), nas vendas de jogadores continuávamos a fazer bons negócios, sabíamos todos da boa saúde financeira do clube, e questionar numa altura em que nada fazia prever este descalabro, podia parecer ridículo, e talvez o fosse. O  que é facto é que ninguém se atreveu, nem mesmo eu! Lamento-me por isso caros sócios, se desculpas me são permitidas, tudo isto aconteceu na fase mais difícil da minha vida, e eu estava obviamente desatento.
 Se por um lado admiro o Eng. Mário de Almeida, pela coragem de se distanciar quando questionou e não concordou com a anterior direção vulgo presidente ASC, acredito que após tantos anos de liderança lhe deve ter sido muito difícil, pois em democracia é assim que se faz: -quando discordamos saímos. Por outro lado também admiro muito ASC, o tempo irá fazer a história, a justiça e o reconhecimento, pois as alegrias que tivemos com ASC na presidência são inesquecíveis, imortais, sem dúvida ficará para sempre na lista como um dos melhores presidentes do nosso clube. Nós ainda não nos apercebemos da real dimensão do que conseguimos, talvez daqui a 20 anos lembraremos tanto esta década(2010 -2020), como ainda hoje lembramos a nossa 1ª final da taça de Portugal. 

 Voltemos á nossa situação do clube, o Eng. Mario Almeida entendeu e bem quanto a mim, que deveríamos passar por uma auditoria ás contas, concordo, isto se não for para lavar roupa suja,  e sim para os que correm por fora como eu possam entender ou não, algumas das coisas que se passaram nestes últimos 4 anos. estou certo que quanto mais cedo "todos" soubermos o que se passa, mais depressa surgirão soluções. O secretismo e a falta de transparência só ajuda aos que julgam que gerir escondendo é a melhor forma de se ser transparente. Transparência e profissionalismo é no mínimo o que nós sócios desejamos de uma Presidente, da nossa Presidente.

Nós não podemos perder mais tempo!

 A demissão do Sr. AS Campos, apanhou-me de surpresa, confesso que não estava á espera. As razões para a saída, nem sequer as vou questionar, entendo perfeitamente, sei o que isso é pois hoje estou reformado por invalidez, sei  bem o que é sofrer por doença. Mas, existe um mas, talvez uma sombra, pois sair assim tão de repente, nomear uma lista única em tempo record com as contas neste estado, soa a falso, assim como eu apanhou muitos sócios de surpresa, não ouve tempo para ninguém se organizar e questionar a gestão anterior, lança suspeitas, soa a fuga para a frente e eu acho que o SR. AS Campos não merecia esta despedida, pois ficará sempre agarrado ao melhor e "talvez" ao pior do nosso Rio Ave nos últimos tempos. 

 A nossa presidente muitas vezes já referiu que e estou a citar: "- nem sempre estive de acordo com as decisões tomadas, pois era  apenas a diretora financeira", fim de citação. Ora, não seria o caso de fazer o que fez o Eng. Mario Almeida?  -Não concorda, sai. Depois contesta, deve ser assim sempre em democracia. Afinal de contas essa situação nem afetaria em nada as funções que ainda exerce na autarquia, falo em termos profissionais. Agora uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa, Sra. presidente gabo-a na coragem de assumir o clube nestas condições, sem falsos feminismos fiquei feliz por perceber que iria assumir em nome do Sr. AS Campos, isso representaria a meu ver a continuidade da liderança anterior.. que até então para mim era espetacular a todos os níveis. Agora outra coisa é assumir nas condições á luz do que aconteceu neste ultimo ano, foi tudo muito nubloso, não houve transparência, tanto ao nível  da candidatura, como da gestão, e ainda a nível desportivo, o problema com a FIFA, o passivo de 9 milhões de euros em junho de 2022, os tais 1400 sócios que ninguém sabe de onde vieram, a lista de encargos elencados na sua candidatura que mais parecem promessas eleitorais, em que o objetivo é que todos se esqueçam daqui a uns meses. Gostava que a Sra. presidente fizesse uma espécie de controle, mais ou menos como o Sr. Presidente de câmara  o Sr. Dr. Vitor Costa o faz eu diria diariamente, e/ou pelo menos  mensalmente nos desse conta(sócios) de como está a decorrer a implementação destas ou de outras promessas. Eu conto vir aqui daqui a um ano para lhe perguntar o que foi feito, acho que ainda é cedo para lhe pedir um balanço, mas eu vou perguntar.

Auditoria.

 Quando o Eng. Mário Almeida, solicitou a auditoria, ou até o grupo de sócios em carta aberta esta seria para "ontem", não para amanhã, esta precisa de ser efetuada o quanto antes, nós(sócios) precisamos de saber o que se passa, ninguém quer ir para a assembleia de aprovação de contas de 2023 lavar roupa suja, ou rejeitar as contas, o clube não pode ficar com as contas não aprovadas, urge resolver problemas, eu sei que a situação é grave, a Sra. Presidente também, insisto ninguém quer ir á assembleia e ouvir que o clube está falido ou que a solução é entrar um investidor, e que a unica solução é perder a nossa autonomia. 


Porquê que ainda não autorizou a auditoria?

 Apelo ao seu bom senso, e autorize desde logo que os 3 elementos propostos pelo Eng. Mario Almeida, ou os ilustres sócios em carta aberta, ou ainda juntando outros que a senhora entenda serem importantes para o apuramento dos motivos deste descalabro, e se for o caso permitir aos sócios abrirem uma frente para apurar responsabilidades. Isso seria uma prova inequívoca de que a Sra. Presidente está do lado da transparência. Não podemos deixar o clube definhar assim, sem que nada seja feito. A auditoria é fundamental rumo á transparência. Já se passaram algumas semanas e ainda ninguém desta direção autorizou a auditoria. 


PS: Gostava de fazer um pequeno "aspas" antes de começarem a bombardear o meu Facebook com  comentários indesejáveis. 

1. Ninguém me encomenda post's, quando isso acontecer eu próprio saberei interpretar tal pedido abominável. Não tenho intensões de me afastar, manter-me-ei por aqui enquanto  a saúde me permitir e os meus pares do Blog sentirem que sou útil.

2. Ninguém me diz para dizer o que não quero, digo o que penso sempre, falo sobre o clube pelo qual realmente sofro. 

3. Fiz comentário desportivo na Rádio Linear durante 17 anos, nunca ninguém veio ter comigo para eu fazer/dizer isto ou aquilo. Sempre me exprimi livremente, e de acordo com a minha consciência.

4. Nunca pertenci a qualquer órgão social do clube, não que não tivesse sido abordado nesse sentido, mas porque me considero independente, entendo que só mantenho a minha independência, se viajar neste meu amor ao clube correndo por fora, pois isso permite-me encostar a cabeça no travesseiro e adormecer com sentido de dever cumprido,  e sem pesos na consciência.

5. Este “post” não é um ataque a ninguém, nem apoio a tantos outros, é apenas a mera opinião de um sócio, algo que á algum tempo pensava escrever sobre este tema delicado do nosso clube, pois recebo mensagens de pessoas ligadas ao clube que também demonstram muita dificuldade em perceber  o que se passa realmente, assumindo-se estes, membros desta lista e desta direção!